O Mini Mundo de Gramado é considerado um ícone do turismo nacional, apresentando muitas réplicas de obras arquitetônicas de alto valor histórico mundial.
Então, permita-se entrar neste Parque vestido com a Alma de uma Criança!
Todas estas lindas réplicas, sim são réplicas fiéis e não maquetes, foram construídas em escala de 1:24, ou seja, 24 vezes menor do que o tamanho real. Essa escala é visível também no tamanho dos “minimoradores” e em todos os cenários do Mini Mundo.
O lugar é incrível e você poderá observar que tudo foi reproduzido com muito cuidado nos detalhes, formando uma minicidade interligada por ferrovias e estradas.
HISTÓRIA DO MINI MUNDO DE GRAMADO
O parque pertence à Família Höppner, também proprietária do tradicional Hotel Ritta Höppner, que recentemente completou 61 anos.
Mas o Mini Mundo surgiu 25 anos depois da família iniciar o seu trabalho com hospedagem.
Tudo começou por uma paixão de Otto Höppner que começou a montar miniaturas super detalhadas de cidades e paisagens alemãs no jardim de sua casa. Dizia que fazia para os netos brincarem, mas na realidade tinha uma paixão por criar miniaturas.
E foi o seu jardim florido, com castelinhos, brinquedos e uma linda casa de bonecas, construídos inicialmente para os filhos do casal Höpnner brincarem, acabou atraindo os amigos e viajantes que se hospedavam no hotel.
Seu grande destaque sempre foi a perfeição e os detalhes dos trabalhos expostos em terreno vizinho ao hotel. E com tanto amor colocado nos trabalhos que fazia, construiu um jardim incrível e super bem feito, tanto que em 1983 decidiu abrir ao público.
Com o passar dos anos, a reprodução dos prédios, 24 vezes menor que a realidade, atingiu níveis mais criteriosos e exigentes, passando hoje por vários processos, pesquisas, informações de projetos originais e materiais fotográficos.
Atualmente, o local também conta com miniaturas nacionais, como da Usina do Gasômetro de Porto Alegre e a Igreja de São Francisco em Ouro Preto.
Leia também: Passeio pelos pontos turísticos de Porto Alegre!
COMO É A VISITA AO PARQUE DO MINI MUNDO EM GRAMADO
Este é um dos passeios clássicos de Gramado! Confesso que visito o Mini Mundo desde pequena, quando ele era uma das únicas atrações desta cidade da Serra Gaúcha.
E continua sendo um lugar incrível que está em constante transformação com as novas miniaturas que chegam ao local. Além disso, todas as árvores são bonsais.
Pois continuam recriando cenários do cotidiano, em sua maioria europeus e brasileiros, fazendo o Mini Mundo crescer, ano após ano. Que tem como objetivo manter viva a fantasia e a alegria da criança que existe dentro de todos nós.
Ele é um parque ao ar livre repleto de réplicas fiéis de obras arquitetônicas de várias partes do mundo, todas ricas em detalhes e únicas, baseadas em seus respectivos projetos originais.
Além disso, preciso contar que todas foram e são elaboradas na oficina do parque, que gerou o pioneirismo de técnicas construtivas, há mais de 30 anos.
Todas as estas obras lindas criaram um “mundo” em miniatura, animada por milhares de mini-habitantes.
JORNAL DO MINI MUNDO
Logo depois de você entrar, será recepcionado por um guia que te entregará o jornal do Mini Mundo. Nele são contadas as histórias desta mini cidade, tem classificados, desafios, bem como os acontecimentos e novidades desta mini cidade.
Basta seguir o trajeto para passar por todos os complexos de miniaturas do parque. É um mais lindo que o outro, com toda a certeza você ficará encantando com tantos detalhes.
Tem algumas réplicas que contam, como por exemplo o Castelo de Mônaco com um QRCode para que você leia com a câmera do seu celular e possa ver o interior deles, é fantástico! O parque também conta com um aplicativo disponível para Android e IOS: Parque Mini Mundo.
DICA PARA FOTOGRAFAR AS MINIATURAS!
E uma dica para quem quiser fotografar é utilizar o zoom do seu celular de 1.4x, porque dessa forma as fotos das miniaturas parecerão que tem tamanho real.
Leia Também: BusTour de Gramado: Passeio pela Serra Gaúcha
Além disso, diariamente tem visitas guiadas gratuitas, que mostram todos os detalhes do Mini Mundo. A primeira do dia começa às 9h15 e depois tem toda hora cheia, das 10h até às 17h. O ponto de encontro é ao lado do Museu do Ipiranga.
O local conta também com área de alimentação, parquinho infantil e lojas temáticas.
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
MAPA DO MINI MUNDO DE GRAMADO
CURIOSIDADES DO MINI MUNDO DE GRAMADO
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] No dia 9 de julho de 1994 devido a neve que caiu em Gramado, as entradas dos tuneis onde passam os trenzinhos ficaram obstruídas, sendo assim o Mini Mundo teve que ficar fechado.
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] A miniatura do Museu Paulista é como a original, isto é, conta com 171 janelas e 84 portas.
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] Todas as réplicas ficam expostas ao tempo, ou seja, sofrem uma variação de temperatura brusca – de 47 graus no verão até 10 graus abaixo de zero no inverno.
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] O trenzinho de carga do Mini Mundo percorre cerca de 5mil quilômetros por ano na ferrovia do parque.
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] Em 2008 o Mini Mundo teve sua primeira eleição para prefeito da mini cidade e quem ganhou esta disputa foi a Rosicléia Justina do PDMM (Partido Democrático Mini Mundense).
[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] A réplica do Castelo de Lichtenstein que está exposta no parque desde 2014 foi construída com matéria prima semelhante a do Castelo original.
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
ONDE FICAR EM GRAMADO
Já que você está planejando conhecer esta linda cidade da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Inclusive elas também estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Gramado está sempre lotada!
Whyndham Termas: avaliação – 8,4 (muito bom)
Hotel Ritta Höppner: avaliação – 9,6 (excepcional)
Laghetto Viale: avaliação – 8,8 (fabuloso)
Hotel Wood: avaliação – 9,6 (excepcional)
Alpestre: avaliação – 9,1 (fantástico)
Hotel das Hortensias: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Vovó Carolina: avaliação – 9,3 (fantástico)
Petit Casa da Montanha: avaliação – 9,1 (fantástico)
Pousada Recanto da Lua: avaliação – 9,0 (fantástico)
Alameda Alegra Hotel: avaliação – 8,9 (fabuloso)
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em Gramado.
Já me hospedei no Hotel Wyndham Resort e Spa, na Pousada Recanto da Lua, no Hotel Laghetto Viale. Então confira nossa experiência em cada um deles clicando no nome do hotel.
MINI MUNDO DURANTE O NATAL LUZ
Aliás, do dia 15 de novembro até o dia 12 de janeiro, o Parque Mini Mundo permanecerá aberto por uma hora a mais para acompanhar as atrações de Gramado durante o Período do Natal Luz (das 8h30 às 17h30).
Entre as surpresas preparadas para este período pelo parque está a transformação da mini habitante Natália para tamanho normal. Isso tudo porque ela comeu algumas guloseimas mágicas da Bruxinha Ju.
Dessa maneira, ela poderá interagir com os visitantes no período do Natal Luz, contando como foi a sua experiência com o Papai Noel na Lapônia. Mas o combinado é que Natália voltará a ser 24 vezes menor em 12 de janeiro. Isto é, até janeiro, quem visitar o parque pela manhã poderá ter contato com ela.
Então, confira as atividades que Natália proporcionará aos visitantes, sempre das 9 às 10 horas, na Casinha de Bonecas, em frente ao Café Mini Mundo:
- Conto de Natal: com pintura com lápis de cor ou giz de cera.
- Semente de Natal: com plantio de girassóis.
- Bolacha de Natal: as crianças decorarão sua bolacha com glacê.
- Cartinha de Amor: Natália ajudará as crianças a escreverem um agradecimento ao Papai Noel.
Enfim, este parque tem uma profunda capacidade de se reinventar e de tornar o passeio de quem visita Gramado uma experiência inesquecível. Então não deixe de visitá-lo!
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
COMO VISITAR O MINI MUNDO
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291, Gramado (RS).
COMPRE SEU INGRESSO AQUI ANTECIPADO E EVITE FILAS!
Horário: diariamente das 9h às 17h.
Tempo da Visita: normalmente a visita dura cerca de 1h, mas é lógico tudo depende do quanto você gostar do parque (eu amo!). Aliás, ele é um dos passeios mais bacanas para fazer com crianças!
VEJA MAIS DICAS DE GRAMADO AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, bem como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a manter o blog. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Mais Fotos do Mini Mundo
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
Gostou do Mini Mundo de Gramado? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala visitou o parque a convite do parque. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. Pois, o Garfo & Mala preza pela transparência.
Respostas de 14
Que lugar mais deliciosooooo… 🙂 Dá-nos uma outra perspetiva da realidade. Mais um lugar interessante a puxar-me para uma visita a Gramado.
Um lugar único e incrível em Gramado! ?
fui no mini mundo anos atras quando era criança e achei incrivel os detalhes, a gente se transporta mesmo né! hj gostaria de visitar novamente para ter uma visão diferente
Se o Mini Mundo não for a melhor atração de Gramado, está bem perto disso. O parque é fofo demais (e o jornalzinho tb), imperdível para crianças e para adultos. Ótimo para rever e lembrar de outras viagens e eu adorei porque tem muita coisa da Alemanha, meu país queridinho!
O Mini Mundo foi um dos lugares que mais gostei em Gramado. O Parque é encantador, fiquei horas me divertindo apreciando as miniaturas. Passeio imperdível em Gramado
Lindo e muito bem feiro esse mini mundo de Gramado, eu vi um parecido em Paraty, mas esse é bem maior.
Gramado me parece que está ficando super popular no Brasil. O que acha? Acha que está ficando demasiado turístico? Obrigada
Realmente Gramado é bem turístico, a cidade vive do turismo. Mas você é quem opta o tipo de roteiro que quer fazer, afinal tem muitas atrações gratuitas e a cidade é linda!
Mini mundo, que coisa mais lindinha! Acabei não indo quando visitei Gramado por falta de tempo, mas deve ser muito lindo mesmo
É incrível, eu adoro ir lá, vou desde criança e sempre tem coisas novas pra ver.
Adorei saber que o mini mundo de Gramado agora tem versões nacionais de miniaturas, rs. E fica tão linda essa reprodução, eu adoro. Boa dica de como fazer as fotos.
Como não amar esse Mini Mundo? Adorei as dicas e reconhecer alguns monumentos
O Mini Mundo realmente é um dos programas mais bacanas de Gramado, não tenho dúvidas! E o mais legal é que, como vc disse, o local não “envelhece” e está sempre se renovando e modernizando. Adorei as dicas de poder usar o celular para ver as miniaturas como se estivessem em tamanho real, não havia essa opção da última vez em que estive lá.
Adorei as dicas de como visitar o Mini Mundo em Gramado. Achei que seria algo meio infantil mas as fotos me convenceram que é um lugar para quem gosta de viajar, não importa a idade.