O único parque temático no mundo que possui miniaturas de maquinários a vapor em pleno funcionamento
Sempre que viajamos estamos em busca de novidades, surpresas e diversão, é claro! Então se você estiver planejando passar alguns dias na Serra Gaúcha, não deixe de incluir no seu roteiro uma visita ao Mundo a Vapor.
Ele fica localizado no Rio Grande de Sul, na Serra Gaúcha, que com toda a certeza, é uma das regiões mais lindas do Brasil. E por lá, o Mundo a Vapor é uma das principais atrações turísticas da cidade de Canela.
Por isso, reserve algumas horas do seu dia para conhecer este parque e fazer uma viagem diferente rumo ao tempo em que as máquinas eram movidas a vapor.
COMO NASCEU O PARQUE MUNDO A VAPOR DE CANELA
Esse universo surpreendente que você irá conhecer é fruto de uma história real, a história da família Urbani. Ficou curioso? Contamos aqui como tudo começou.
A ideia do Mundo a Vapor nasceu muito antes do parque existir. Em 1920 a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias da Serra Gaúcha que eram movidas por grandes máquinas a vapor.
Os herdeiros do Sr Ernesto, seus filhos Omar, Benito e Hermes Urbani cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis e também herdaram seu talento.
Cresceram apaixonados por máquinas a vapor. E fizeram da oficina do pai um laboratório para a criatividade, onde passaram a criar artesanalmente réplicas, reproduzindo um processo industrial de maneira minuciosa e encantadora.
Então, aquilo que inicialmente era um passatempo prazeroso acabou inspirando um novo negócio. Em 1991 nasceu o parque temático Mundo a Vapor, apresentando máquinas em miniatura de proporções exatas, detalhes perfeitos e funcionamento mecânico completo.
A fachada do parque relembra um fato histórico que aconteceu em Paris, no ano de 1895, quando uma locomotiva atravessou a parede da estação e caiu no centro da cidade.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM CANELA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
COMO É A VISITA NO MUNDO A VAPOR
O Mundo a Vapor é um parque temático que combina diversão com conhecimento. Quem visita o parque é contagiado pela energia criativa que movimenta cada máquina e que contextualiza os cenários.
Você não vai aguentar só olhar, porque se sentirá instigado a interagir. Ao entrar no parque você será surpreendido por cenários que foram criados de forma minuciosa e ainda, se preferir seguir a visita com o guia do parque que demonstram como funcionam cada uma das pequenas máquinas movidas a vapor.
No Mundo a Vapor você vai poder acompanhar cenas do cotidiano vivido no passado e também no presente, mas tudo de uma maneira leve e descontraída. Exatamente como gostamos de nos sentir quando estamos em um momento de lazer.
Todas as miniaturas em funcionamento têm o tamanho aproximadamente 20 vezes menor do que o real e em perfeita sincronia. Tem siderúrgica, olaria, serraria, fábrica de papel, usina hidrelétrica, usina eólica, moinho, fábrica de erva mate, entre outros.
A olaria, por exemplo, produz minitijolinhos e a fábrica de papel produz papel reciclado e é a menor fábrica de papel do mundo em funcionamento, muito legal!
AS MINHAS 3 ATRAÇÕES PREFERIDAS
Na minha opinião, as 3 atrações que mais chamam a atenção são: a fundição e laminação de aço (feito com estanho), a pequena olaria, que fabrica tijolos e telhas (com cerca de 3 cm) e a menor fábrica de papel do mundo (onde se fabricam as etiquetas como logotipo do parque).
Além das miniaturas, o parque também tem espaços voltados ao entretenimento, às brincadeiras e às compras.
E vale lembrar que independentemente da previsão do tempo, você pode fazer este passeio. Porque as instalações do parque são fechadas e ele possui climatização.
Mas se o dia estiver ensolarado, não deixe de dar uma volta com o trenzinho que percorre o jardim do parque, passando por pontes, túneis e muito mais. Super divertido.
O trenzinho está incluso no preço do ingresso, ou seja, não precisa pagar nada a mais para andar nele, basta entrar na fila.
E por fim, se quiser ainda pode tirar foto de época, visitar a lanchonete e a loja com produtos da região.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM CANELA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
ONDE FICAR EM GRAMADO
Já que você está planejando conhecer esta linda cidade da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Inclusive elas também estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Gramado está sempre lotada!
Whyndham Termas: avaliação – 8,4 (muito bom)
Hotel Ritta Höppner: avaliação – 9,6 (excepcional)
Laghetto Viale: avaliação – 8,8 (fabuloso)
Hotel Wood: avaliação – 9,6 (excepcional)
Alpestre: avaliação – 9,1 (fantástico)
Hotel das Hortensias: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Vovó Carolina: avaliação – 9,3 (fantástico)
Petit Casa da Montanha: avaliação – 9,1 (fantástico)
Pousada Recanto da Lua: avaliação – 9,0 (fantástico)
Alameda Alegra Hotel: avaliação – 8,9 (fabuloso)
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em Gramado.
Já me hospedei no Hotel Wyndham Resort e Spa, na Pousada Recanto da Lua, no Hotel Laghetto Viale. Então confira nossa experiência em cada um deles clicando no nome do hotel.
COMO VISITAR O MUNDO A VAPOR
Endereço: Av. Dom Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rod. Gramado / Canela
Telefone: (54) 3282-1125
Horários: Abre diariamente das 9h às 17h (exceto quartas-feiras).
Tempo aproximado de visita: O passeio completo acompanhando os guias internos (sem custo) do parque dura cerca de 1h. Logo depois você poderá andar de trenzinho e revisitar o que mais gostou. Mas se não quiser seguir os guias pode fazer o passeio sozinho.
Estacionamento: possui estacionamento sem custo.
Valores: Ingressos com passeio de trenzinho R$ 80,00
VEJA MAIS DICAS DA SERRA GAUCHA AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala viajou a convite da assessoria do Parque. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. O Garfo & Mala preza pela transparência.
Respostas de 8
Muito lindo esse parque temático em Canela, amei pelas fotos, ao vivo então deve ser maravilho.
Fui pra Gramado e Canela, mas muito rapidinho então não deu para conhecer o Mundo a Vapor, mas aposto que faz o maior sucesso com crianças, engenheiros ou pessoas apaixonadas por trens! Adoro esse trem caído aí na frente da atração! rs
Estive em Gramado e Canela recentemente e o Mundo a Vapor foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer!
Nem estava com muita expectativa, mas acabou me surpreendendo demais!
Adorei que eles dão várias explicações durante o a visita!
Ótimas dicas!
Abraço
O Mundo a Vapor é sensacional! Acho demais as miniaturas que funcionam de verdade – meus filhos guardam até hoje o pedacinho de papel que sai da fábrica de papel. Acho um passeio obrigatório na serra gaúcha.
Conheci o Mundo a Vapor há dois anos e me encantei. Os detalhes impressionam. Amei a fábrica de papel, o tijolinho e a erva mate. Estarei em Canela no carnaval e quero visitar novamente o parque. Amei seu post
O parque é lindinho né?! Que bom que tu gostou das dicas! Sintra-se em casa aqui no blog
Passei em frente ao museu já, indo para Canela, mas não parei. A princípio achei que não fosse interessante. Ledo engano, já que lendo seu post me bateu aquele arrependimento de não ter conhecido o interior do Mundo a Vapor. Obrigado por despertar esse interesse.
Que pena que tu não foi! Agora fica na obrigação de voltar pra Serra Gaúcha! (Desculpas pra voltar não vão faltar! Hahah)