O Parque do Caracol em Canela é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Sul e um lugar incrível para você se conectar com a natureza
Ele é um conjunto paisagístico de rara beleza por isso se tornou um cartão postal da Serra Gaúcha. Também conhecido como o Parque da Cascata do Caracol.
Até porque conta uma boa infraestrutura, que permite o visitante interagir e entender melhor cada um dos atrativos.
Como por exemplo, painéis interpretativos, trilhas ecológicas, área de lazer, lancheria, restaurante, lojas de artesanato e uma escadaria de 730 degraus que leva os visitantes até a base da cascata.
O QUE TEM PRA FAZER NO PARQUE DO CARACOL EM CANELA
O parque foi criado nos anos 50, quando toda a área foi desapropriada para a criação do Parque do Caracol. Mas somente 25 dos 100 hectares, são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservada.
Sabe por que a Cascata do Caracol tem esse nome? Porque o rio visto de cima, que forma a Cascata, tem curvas que lembram um Caracol.
Neste mesmo local é onde fica a Cascata do Caracol, que possui uma queda de 131 metros. Então não se assuste se estiver passeando por lá e avistar um lagarto, graxain ou uma cotia.
Logo após entrar no parque você já poderá sentir o ar puro e fresco da mata. O parque é gigante, mas tudo está indicado por placas o que torna fácil você chegar aonde quer visitar.
Normalmente as pessoas visitam primeiro o mirante para a Cascata do Caracol, a atração principal do Parque.
MIRANTE DA CASCATA DO CARACOL
De lá você tem uma vista incrível! Nos finais de semana tem muita gente e pode acontecer de demorar um pouco para tirar aquela “foto perfeita”, mas mesmo assim vale a pena esperar um pouquinho.
Nas placas com os mapas das atrações do parque, você consegue se localizar. Mas vale também observar outras placas que contam sobre a vegetação e os nomes das árvores.
E se bater um cansaço, não se preocupe, no parque tem lancheria e restaurante onde você pode sentar para tomar ou comer algo.
TRILHAS DO PARQUE DO CARACOL
O Parque conta com várias trilhas para caminhadas em meio a mata nativa, a maioria delas estão pavimentadas, permitindo fácil acesso aos portadores de necessidades especiais e também estão sinalizadas com placas que indicam as direções das atrações.
Trilha do Arroio: Se for escolher uma das trilhas do parque, escolha esta. Mas saiba que ela é a maior delas com 1.100 metros e cobre a maior parte do parque. Ela inicia próxima a Estação Sonho Vivo, passando pela barragem e segue o contorno do rio que desemboca na Cascata do Caracol e termina na Escada da Perna Bamba (interditada), já próxima do mirante.
Trilha do Moinho: essa é bem curtinha (180 metros) e consiste em uma bifurcação da Trilha do Arroio que dá acesso ao rio. Mas atenção, pois não é permitido nadar no rio;
Trilha do Silêncio: É a mais curta de todas com apenas 120 metros, que parte de um braço da Trilha do Arroio.
Velha Trilha: Inicia no estacionamento e explora o lado oposto do parque de onde se encontra a famosa cascata.
Trilha da Cutia: Pequena trilha que liga a Estação Sonho Vivo a Trilha do Arroio.
QUANTOS DEGRAUS TEM A CASCATA DO CARACOL DE CANELA
O segundo maior atrativo do parque está fechado para manutenção, devido a um temporal.
Ele é a Escadaria da Perna Bamba, com 730 degraus para descer e depois subir, que leva até o pé da Cascata do Caracol.
Ou seja, não tem como não ficar com a perna bamba né?!
Mas agora existe outra possibilidade de visitar o pé da Cascata do Caracol sem fazer muito esforço, confere aqui!
PARQUE DO CARACOL PARA CRIANÇAS: ESTAÇÃO SONHO VIVO
O Parque do Caracol em Canela é um excelente passeio para fazer com as crianças.
Porque lá tem playground, trilhas e ainda o passeio de trenzinho, guiado pelo simpático maquinista conhecido como Zé do Apito. Ele faz um passeio na mata em um um percurso de 800m que te leva até a vila dos imigrantes, retratando os povos colonizadores da região e seus costumes. Mas é pago a parte, custa 25 reais por pessoa (set/2021).
Além disso, o parque tem a vila do artesanato é um dos pontos que os visitantes adoram, porque tem diversos produtos e preços justos. Tem também a arvore do amor, playground, observatório e muito mais.
Para quem decidiu passar o dia inteiro no parque pode desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros que ficam em um imenso gramado lindo.
Aliás, tem muita gente que leva suas cestas de piquenique e desfrutam ali no gramado também. E sem esquecer de contar pra vocês que o Parque do Caracol é pet friendly! 😀
RESERVE SEU HOTEL EM CANELA AQUI!
COMO É O PARQUE E A CASCATA DO CARACOL
Mas para a maioria das pessoas o principal motivo para visitar o Parque do Caracol é ver, o mais perto possível, a Cascata do Caracol.
É uma cascata lindíssima e também o símbolo natural da cidade de Canela. Esta queda d’água tem 131 metros de altura, e você poderá avistá-la de vários ângulos quando passear pelo parque.
A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Com uma beleza indescritível, a Cascata do Caracol é uma das atrações que você não pode deixar de visitar na Serra Gaúcha.
Ela tem sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento da cidade de Canela, que atualmente recebe mais de 2.500.000 turistas por ano.
Na minha opinião, os lugares melhores e onde ela fica mais linda é do mirante e do observatório.
Mas também tem a opção de descer a escadaria, caso esteja aberta quando você for visitar. Porém já aviso que é preciso um bom preparo físico para descer e subir. Atualmente ela está desativada devido a um temporal que ocorreu em 2015.
Outras opções para ver a cascata são as trilhas, que demoram mais, mas são menos cansativas. Elas percorrem o leito do rio até chegar à Cascata do Caracol, mas cuidado com as áreas escorregadias do caminho.
A trilha mais pesada é a Trilha do Moinho, porém as outras são possíveis fazer com crianças. E não se preocupe porque tudo está muito bem sinalizado!
Ainda existe a possibilidade de ver a Cascata do Caracol visitando o Parque da Serra onde ficam os Bondinhos Aéreos de onde também tem uma bela vista da cascata, bem de frente. Confira aqui como foi nossa experiência nos Bondinhos!
OBSERVATÓRIO OU MIRANTE DO PARQUE DO CARACOL?
O mirante é uma construção isolada do parque que foi construído para que os visitantes possam apreciar a Cascata e a vista para o Vale.
No Parque do Caracol tem um mirante que proporciona uma das visões mais belas do parque.
É uma plataforma suspensa, feita de concreto e cercada, construída e estruturada para que você tenha segurança.
Com certeza é a principal atração dos viajantes que passam pelo parque. Dali você pode apreciar a queda d’água, fotografar, filmar ou somente observar.
A outra opção é o Observatório Ecológico, que também tem uma visão privilegiada, é uma torre de 30 metros de altura que você sobre por um elevador panorâmico.
Chegando lá em cima você terá uma vista exclusiva de 360 graus do Parque através dos vidros.
A torre é o ponto mais alto do Parque, que fica acima das copas das arvores.
Lá do alto da torre você conseguirá enxergar mais do que a Cascata do Caracol. Porque de lá dá pra ver as corredeiras do rio e até o Parques da Serra, onde ficam os Bondinhos Aéreos.
Além disso, tem binóculos pendurados para que você use e veja tudo mais de perto, bacana né?!
A subida na torre está inclusa no ingresso. E não tem limite de tempo para ficar no observatório, então se subir desfrute do tempo que quiser!
Se quiser visitar o Parque dos Bondinhos é preciso pagar outro ingresso, pois se trata de outro parque.
Ah e olha este funcionário do parque que lindo! Fiquei “xonada” nele.
RESERVE SEU HOTEL EM CANELA AQUI!
ONDE FICA A CASCATA DO CARACOL?
COMO CHEGAR AO PARQUE DA CASCATA DO CARACOL EM CANELA
O Parque do Caracol fica em uma área de preservação ambiental a 8,7 km do centro da cidade de Canela. O acesso é bom através da Estrada do Caracol (RS-466) que leva diretamente ao parque.
Você pode ir de carro, Uber ou ainda pegar o ônibus Turismo, conhecido na Serra por Bustour que faz uma parada no parque.
De ônibus: Nenhum ônibus de linha chega até o Parque do Caracol. Entretanto, a empresa Bustour oferece um transporte turístico que passa pelos principais pontos da serra. O percurso funciona no sistema hop on / hop off e permite descer e subir em qualquer uma das mais de 35 paradas do roteiro.
De carro: Logo na entrada da cidade, em frente ao Hotel Vestena, você encontra uma rotatória com placas que indicam como chegar até o parque. São 7 km de distância do centro de Canela e 14 km para quem vem do centro de Gramado.
De táxi ou aplicativo: Pode ser uma alternativa para quem não gosta de dirigir ou não possui carteira de motorista, ou está em busca de mais comodidade, praticidade e custo-benefício. Porque não precisará pagar o estacionamento.
Leia também: BusBier Tour de Gramado: Conheça as Cervejarias Artesanais
MAPA DO PARQUE DO CARACOL
COMO VISITAR O PARQUE DO CARACOL DE CANELA
Endereço do Parque do Caracol: Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol, em Canela (RS)
Horário de Funcionamento do Parque do Caracol: Diariamente das 9h às 17h30min, mas a ultima entrada é às 17h.
Quanto custa para entrar na Cascata do Caracol?
Clique aqui pra ver o preço do ingresso do Parque do Caracol e já garantir a sua entrada!
Gramadenses tem desconto e pagam R$37 por pessoa (2023), mas não inclui a torre panorâmica.
Moradores e nascidos na cidade de CANELA TÊM ENTRADA GRATUITA no Parque apresentando comprovante de residência na bilheteria, mas não inclui a Estação Sonho Vivo.
O estacionamento que fica dentro do parque é cobrado a parte (R$30), aceitam cartão de crédito como pagamento.
Quanto tempo demora a visita ao Parque do Caracol?
Não tem tempo pré-determinado para que você fique no parque, ou seja, se quiser pode passar o dia todo por lá.
Mas sugiro que reserve pelo menos 3 horas para visitar o Parque, sem contar tempo para fazer as trilhas.
Porém o melhor mesmo é você reservar pelo menos uma manhã ou tarde inteira para visitar com calma o parque.
ATENÇÃO PARA O QUE NÃO FAZER: Coletar plantas, animais e minerais. Tomar banho no Arroio Caracol. Entrar na água para fotografar. Fazer fogueiras fora das churrasqueiras, beber água do Arroio, alimentar os animais silvestres ou sair das trilhas.
Mas para um passeio tranquilo evite sair das trilhas, observe a sinalização das trilhas, coloque seus resíduos nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Ou seja, pare, olhe, escute e contemple a natureza.
ONDE FICAR EM CANELA, CIDADE DO PARQUE DO CARACOL
Já que você está planejando conhecer as cidades da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Canela é a cidade irmã de Gramado. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se é mais barato ficar em Gramado ou Canela. Com toda a certeza, Canela oferece hospedagens com preços mais baratos que Gramado.
As duas cidades são separadas por apenas 7 km, por uma estrada repleta de atrações turísticas.
Aliás, é importante você saber que Gramado e Canela fazem parte do mesmo polo turístico. Então, não importa onde você fique, que você vai acabar conhecendo as atrações das duas cidades.
Mas se formos comparar as duas, Gramado tem mais agito e um turismo mais intenso, com mais atrações, restaurantes, construções em estilo europeu. Canela tem tudo isso, mas em menor intensidade, é um aqui que ficam as atrações turísticas de natureza, como o Parque do Caracol.
Inclusive as dicas de hospedagem em Canela que listei abaixo, estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Canela, assim como Gramado está sempre lotada!
Grande Hotel Canela: avaliação 9,0 = Fantástico
Possui ampla área verde com lago e lindos jardins. A estrutura de lazer conta com piscina coberta, academia, sauna, quadra de tênis e quadra de esportes. Possui restaurante e bar. Acomodações em quartos ou chalés. Fica a 1,2 km da Praça da Matriz.
Confira como foi nossa experiência no Grande Hotel Canela clicando aqui!
Pousada Cravo e Canela: avaliação 8,7 = Fabulosa.
Pousada romântica, charmosa e luxuosa fica em um antigo casarão. Possui piscina coberta aquecida, sauna, Spa, salão de jogos, sala de estar com lareira e jardins. Fica a 700 metros da Praça da Matriz.
Pousada Doce Canela: avaliação 9,5 = Excepcional.
Pousada charmosa e aconchegante, uma bela construção e com decoração vintage. Lindos jardins e conta com piscina. Fica a 1,4 km da Praça da Matriz.
Pousada Villa Vecchia: avaliação 8,4 = Muito Bom (Bom Custo Benefício)
Pousada simples e agradável. Opção econômica. Fica a apenas 500 metros da Praça da Matriz.
Chalés Araucária da Serra: avaliação 9,5 = Excepcional (Bom Custo Benefício)
Chalés simples e práticos com excelente localização e custo-benefício. Os chalés possuem cozinha. Fica a 400 metros da Praça da Matriz.
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em CANELA.
Outros Passeios Incríveis em Canela:
Alpen Park de Canela: Parque de Diversão e Aventura, na Serra Gaúcha
Mundo a Vapor: Parque Temático de Canela
VEJA AQUI MAIS DICAS DO QUE FAZER EM CANELA!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas do Parque da Cascata do Caracol em Canela? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
Respostas de 13
Já ouvi vários viajantes dizerem maravilhas do Parque do Caracol…parece que é mesmo uma visita obrigatória 🙂
Acredita q ainda nao fui nesse parque? E meu marido é da serra gaucha hhah q vergonha, ele eh maravilhoso!
Tem que voltar aqui Ângela pra visitar. Tu vai amar
Como o Brasil tem lugares pouco conhecido já visitei muitos parque mas este nunca tinha ouvido falar, a vista do mirante de cascata do Caracol é impresionante.
Oi Suriàn, que lugar lindo o Parque do Caracol! Tem tanto lugar no Rio Grande do Sul que eu quero conhecer…
Adorei o observatório ecológico com os binóculos, muito bacana poder aproveitar a paisagem de outra forma. Adoraria passar uma manhã por lá e aproveitar as trilhas.
Sempre achei que fosse mais difícil o acesso ao Parque do Caracol. Animei de incluir em um roteiro pela Serra Gaúcha, um dia consegue explorar bem tudo né?
Com certeza, um dia inteiro você consegue explorar suuuper bem o parque do caracol!
Como a natureza é maravilhosa, né? As fotos tiradas no mirante ficaram lindas. Adorei o Parque do Caracol, vou colocar na minha longa lista de locais a conhecer!
Esse mirante para a Cascata do Caracol deve ser bem legal, fora a vista incrível né?
O parque esta na minha lista de lugares para conhecer esse ano! tomara que de certo
Realmente o Parque é incrível. tu vai amar! qualquer dica extra que precise, só chamar. abs
Visitamos em 2014 canela e gramado. Infelizmente não pudemos ir ao parque do Caracol, mas vendo sua postagem bateu aquele arrependimento e vontade de visitar.
Puxa que pena! Pensa que agora tu tem motivo pra voltar! 😉
Quando fomos no Parque do Caracol ainda não tinha esse observatório e com certeza iria incluí-lo numa nova visita. Visual privilegiado.