A Don Giovanni concentra várias maravilhas em um só local: vinhedos, vinícola, pousada e restaurante. Fazendo nossa estada inesquecível
O blog Garfo & Mala foi convidado a conhecer e desfrutar de um final de semana na Pousada Don Giovanni. Ela fica localizada em Pinto Bandeira (RS), a apenas 12km de Bento Gonçalves.
A pousada é uma graça e foi montada na antiga casa da propriedade, com um toque familiar e muito requinte, um casarão em estilo colonial de 1930.
COMO É A POUSADA DON GIOVANNI EM PINTO BANDEIRA
Com decoração rústica que lembra bastante a época em que o casarão foi construído, mas com muita comodidade. Nosso quarto era aconchegante e confortável (todos apartamentos possuem banheiro privativo).
A pousada possui apenas 7 apartamentos e a pintura de cada quarto é assinada por um artista diferente, amigos da Dona Bita (proprietária).
Depois de uma noite super bem dormida (o silencio do local é incrível!). O café da manhã é servido na sala do piso inferior. Enfim, repleto de delicias coloniais. Confesso que ficamos sem saber o que servir primeiro…
Aproveitamos então a manhã para conhecer o ‘Caminho dos Vinhedos’.
VISITA AOS VINHEDOS DA VINÍCOLA DON GIOVANNI EM PINTO BANDEIRA
A vinícola Don Giovanni conta hoje com 50 hectares de terras, sendo 17 delas plantadas e, portanto, todas suas uvas são próprias. As principais: pinot noir e chardonnay. O produto carro chefe da Don Giovanni é o espumante, seguido pelo vinho.
Caminhamos, sem pressa, por toda a propriedade para conhecer os parreirais. Que aliás, traz as informações dos tipos de uvas lá plantadas. A paisagem é muito bonita.
Encontramos, além disso, nogueiras no caminho. Então paramos para comer algumas nozes que estavam no chão…
À tarde fizemos o tour pela vinícola Don Giovanni, que fica colada na Pousada.
VISITAÇÃO NA VINÍCOLA DON GIOVANNI
Daniel Panizzi, o diretor comercial da vinícola, foi quem nos mostrou o local e então nos contou como funciona.
O foco da Don Giovanni são os espumantes, todos elaborados pelo método champenoise. Esse método consiste na fermentação de um vinho base, que acontece dentro da própria garrafa, proporcionando intensidade ao sabor do produto.
Ele explicou ainda, que a região de Pinto Bandeira vem sendo considerada um dos melhores terroirs do mundo, para elaboração de espumantes.
Não é pra menos, recentemente, Altos de Pinto Bandeira recebeu a 1ª Denominação de Origem Exclusiva de Espumantes do Novo Mundo!
Também comentou, sobre como fazem o controle de pestes nos vinhedos, que é com o uso do TPC (Thermal Pest Control / Controle térmico de pestes). Esse método assegura a redução do uso de agrotóxicos e pesticidas.
Em seguida Daniel nos levou para conhecer a cave, onde explicou sobre o processo de produção dos espumantes.
Logo depois, fomos até o mirante, que fica em frente aos parreirais. De lá temos uma linda vista para o pôr-do-sol.
Que tal degustar aqui as espumantes Rosé Brut e Nature? Pois foi isso que fizemos. Mas o destaque foi para o Nature. Que estava especialmente fantástico, tornando nossa estada na Don Giovanni uma experiência única.
Ficamos encantados com a delicadeza que fomos recebidos. Mas ainda queremos vivenciar o local no verão para aproveitar a piscina! Porque já que sabemos que no inverno é bom demais.
COMO CHEGAR NA POUSADA DON GIOVANNI
O caminho até a Vinícola e Pousada Don Giovanni é bem simples. Quem estiver vindo dos Caminhos de Pedra, deve seguir a placa rumo a Pinto Bandeira e ficar atento a uma placa do lado direito que indica a entrada da vinícola! Ou seja, não tem erro!
Como de costume, vamos deixar aquela receita pra vocês. E esta é mais do que especial!
RECEITA DA CALDA DE ESPUMANTE DA DG
É a calda de espumante, receita exclusiva, que a da dona Beatriz Giovannini, conhecida como Bita, desenvolveu e nos passou.
Com toda a certeza, essa calda dará um toque todo especial para a sua cassata de sorvete. Inclusive esta é a sobremesa servida no jantar harmonizado da pousada.
A DG elabora espumantes de 12 a 36 meses. Mas agora conta com uma série limitada, elaborada em homenagem a Sra. Beatriz Dreher Giovannini, com envelhecimento de 70 meses. Ou seja, serão 5,8 anos de envelhecimento nas caves.
No momento de finalizar o produto, é feito o remuage, que agrupa os sedimentos no gargalo da garrafa, Que é congelado.
Então, tira-se a tampa de metal, retira-se esse pequeno depósito onde estão as leveduras e adiciona-se o licor de expedição.
Logo depois, coloca-se a rolha e a gaiola de metal para prendê-la, finalizando o produto que aguarda apenas para ser rotulado.
Com todos estes anos de conhecimento na produção de vinhos dona Bita, resolveu usar estas leveduras que são retiradas no momento do degourge, como matéria prima, para então criar uma deliciosa calda de espumante.
Ela revelou este gostoso segredo e, então vamos compartilhar com vocês…
Ingredientes:
- 5 litros de leveduras
- 2 kg de açúcar
- Cravo
- Canela
Modo de fazer:
Primeiramente ferver as leveduras e o açúcar até engrossar. Em seguida colocar cravo e canela a gosto.
Rendimento da calda: cerca de 1,5 litros
COMO SE HOSPEDAR NA POUSADA DON GIOVANNI
Endereço: VRS 805 – Linha Amadeu (28) – Km 12. Pinto Bandeira – RS
Fones: (54) 3455.6293 e 3455.6294
Valores: conforme datas, é necessário verificar. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site ou telefone!
Horário de visitação, degustação e varejo: Diariamente das 9h às 11h30 e das 13h às 16h. Sábados, Domingos e Feriados das 9h às 16h.
CONFIRA AQUI MAIS DICAS DO VALE DOS VINHEDOS!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Clique aqui para fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala viajou a convite da pousada. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. O Garfo & Mala preza pela transparência.