A dica de hoje é um convite para você fazer uma pausa e apreciar um bom café em uma das cafeterias de Porto Alegre
Porto Alegre, a encantadora capital do Rio Grande do Sul, é um destino que cativa seus visitantes com sua rica cultura, paisagens pitorescas e, é claro, uma cena de café em ascensão.
Se você é um amante do café ou apenas deseja saborear uma boa xícara de café, Porto Alegre oferece uma variedade de cafeterias encantadoras para explorar.
Neste artigo, vamos apresentar algumas das cafeterias imperdíveis em Porto Alegre, onde você poderá descobrir a essência do café e apreciar momentos de prazer e tranquilidade.
CAFETERIAS INCRÍVEIS EM PORTO ALEGRE
UM POUQUINHO SOBRE A HISTÓRIA DO CAFÉ
Na verdade, não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que a planta é originária das terras altas da Etiópia, e era transportada pelos mouros para o Egito e para a Europa.
Mas, ao contrário do que se pensa, a palavra “café” não é originária de Kaffa (local de origem da planta), e sim da palavra árabe qahwa, que significa “vinho”.
As lendas que envolvem o café são várias. Mas uma delas, conta que foi um pastor etíope, de nome Kaldi, que percebeu que havia algo diferente nas plantas da região.
Pois suas cabras se comportavam de modo diferente ao comê-las. Isto é, elas ficavam mais espertas e cheias de energia ao comer as folhas e frutos desta planta.
O pastor então levou a planta para um monge com o intuito de que ele analisasse tal planta. O monge demonstrou curiosidade e preparou uma infusão, provou-a e sentiu que o líquido aguçava seus sentidos, principalmente o da atenção.
Considerando estes efeitos, o monge passou a consumir a infusão dos frutos, a fim de resistir ao sono enquanto orava.
CALDEIRÃO FURADO: CAFETERIA TEMÁTICA DO HARRY POTTER EM PORTO ALEGRE
O Caldeirão Furado, localizado no bairro Cidade Baixa, serve a famosa cerveja amanteigada, em um espaço totalmente inspirado no universo bruxo.
Essa cafeteria inspirada no universo mágico recebe bruxos e trouxas (como é chamado na série quem não é bruxo).
A fachada é discreta, até difícil de se achar, em um sobrado branco no meio da quadra. É como se a cafeteria estivesse escondida para pessoas não-mágicas.
Ao entrar, o ambiente é pequeno, mas com quadros que se movem, chapéu seletor, pomo de ouro e outros itens que os potterheads vão amar.
Porém, o grande destaque vai para a passagem secreta que leva ao segundo andar, que é aberta pressionando um dos livros da estante.
O banheiro também é temático, com uma réplica da cobra de Voldemort no teto e a frase “Inimigos do herdeiro, cuidado” pintada no espelho – uma referência à obra A Câmara Secreta.
O local serve a Cerveja Amanteigada com álcool que é uma receita da casa, que inclui cerveja preta, sorvete de creme, butterscotch e chantilly. O sabor é amargo por conta da cerveja, já a versão sem álcool, que, ao invés da bebida, vem com água com gás e refrigerante de limão, proporcionando um sabor docinho e refrescante.
No cardápio de comes, tem sanduiches, quiches, tortas, bolos, bem como o Cupcake Seletor, de chocolate com recheio colorido que remete a uma das quatro casas de Hogwarts.
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 197, no bairro Cidade Baixa
Horário de Atendimento: de terça a quinta, das 14h às 21h. Sextas e sábados das 14h às 01h e domingos, das 14h às 21h.
RELICÁRIO CAFÉ EM PORTO ALEGRE
O Relicário Café, fica na Avenida João Pessoa, uma vias das mais movimentadas de Porto Alegre e mistura antiquário, sebo, brechó e cafeteria.
Essa cafeteria temática fica nos fundos de um antiquário e conta com decoração feita por itens antigos pensada para lembrar o conforto da casa de vó. Basta tocar a campainha do local que alguém vem abrir a porta pra você.
Funciona também como brechó e sebo, além da venda de itens do antiquário.
A cafeteria é linda e serve bebidas quentes e geladas, doces, salgados, petiscos e pratos.
Tomar um café aqui é uma viagem no tempo pelo ambiente romântico, com atendimento personalizado, além de música ambiente.
Endereço: Avenida João Pessoa, 1007 – Cidade Baixa
Horário de Atendimento: de terças a sextas das 14h às 21h. Sábados e domingos das 11h30 às 21h.
CAFETERIA AGRIDOCE EM PORTO ALEGRE
Essa cafeteria em Porto Alegre lembra os cafés de Buenos Aires e Europa.
Situada na Cidade Baixa, um bairro boêmio da capital gaúcha. A casa possui diversos ambientes, cada um deles com decoração diferenciada, detalhes incríveis e peças de antiquários. Com toda a certeza, você ficará em dúvida de onde sentar!
É difícil escolher em qual sala sentar. Bem, dependendo do horário você nem consegue escolher a mesa pois a casa fica lotada. Tudo é lindo, inclusive as louças.
No cardápio tortas, bolos, muffins, cookies, salgados, quiches, sanduíches, chocolates quentes, cafés, bem como chás.
Endereço: Sarmento Leite, 1024 – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS
Horário de Atendimento: de terças a sextas, das 12h às 21h; sábados e domingos das 11h às 21h.
CAFETERIA SABOR DE LUNA EM PORTO ALEGRE
O Sabor de Luna é um pedacinho do Uruguai em Porto Alegre!
Quem aí também ama uma medialuna ou então pan de miga com dulce de leche, uma torta pascualina, ou até quem sabe umas empanadas.
A vibe aqui é pra você se sentir no Uruguai, com decoração que remete aos paradores cheios de charme de Punta del Este no Uruguai. Um lugar perfeito para tomar café da manhã ou fazer um happy hour em Porto Alegre!
A cafeteria conta com wi-fi e, com toda a certeza, é um lugar perfeito para aquela tarde de estudo ou trabalho acompanhado de um gostoso lanche e café de qualidade.
E se o negócio for sede de outras coisas, não se acanhe em chegar, porque eles também servem cervejas, vinhos, chás gelados e sucos.
Endereço: Rua Dr. Freire Alemão, 328 – Mont’serrat, Porto Alegre – RS
Horário de Funcionamento: diariamente das 08h às 22h.
5 DIFERENTES MÉTODOS DE FAZER CAFÉ
Existem diversos métodos de fazer café, cada um com suas particularidades e características únicas.
O método mais tradicional e popular é o café coado, em que água quente é passada através de um filtro com café moído, resultando em uma bebida suave e aromática.
Outra opção é o espresso, um método de extração rápida em que água quente é forçada através de uma quantidade compacta de café moído, criando uma bebida encorpada e intensa.
O café feito na prensa francesa é apreciado por sua simplicidade e sabor encorpado, já que o café é imerso em água quente e, em seguida, filtrado com o auxílio de um pistão.
Para os amantes de sabores mais intensos, o café turco é uma excelente escolha, em que o pó de café é fervido com água e, em seguida, servido sem filtragem.
Independentemente do método escolhido, cada um oferece uma experiência única e deliciosa, permitindo que os apreciadores de café explorem diferentes nuances de sabores e aromas.
Confira abaixo cada um dos métodos que já conheci e vou mostrar para vocês.
PRENSA FRANCESA
Este método não precisa de filtro de papel ou energia elétrica, mas dá um show de charme na hora de fazer seu café!
A cafeteria é feita de vidro e metal. Possui uma malha, que serve como filtro e é mais espaçada, por isso se recomenda um grão com moagem grossa para o preparo.
Aliás, o grande diferencial desse método é que ele não absorve os óleos essenciais do grão, os quais ficam mais aflorados na bebida final, tornando-a mais doce, e com corpo mais aveludado.
O liquido é extraído devagarzinho, pressionando o pistão para baixo.
CAFÉ NA AEROPRESS
Esse método faz aquele café passado, mas com a cara de um espressinho! Aliás, foi por este motivo que ele conquistou xícaras e corações dos amantes de café pelo mundo!
Desde seu lançamento em 2005, este método ficou tão conhecido, que criaram campeonatos nacionais e internacionais de “sommeliers de café” (baristas) que competem para extrair o melhor líquido na Aeropress.
Leve, usa um filtro de papel pequenino, que é preciso escaldar antes de passar o café, para tirar o gosto da celulose do papel e deixar o café ainda mais gostoso.
O equipamento conta com um pistão que tem uma borracha hermética em uma de suas extremidades, que encaixado em um tubo de plástico, precisa de certa força para passar o café.
As gotinhas vão pingando na jarra, parece chuva, muito bonitinho!
CAFÉ NO SIFÃO OU GLOBINHO
Um dos mais amados dos adoradores de café, porque ele sempre provoca admiração quando usado. Aliás, é o melhor método para impressionar, na minha opinião.
Esse método a primeira vista parece complicado, mas não é! Basta saber montar tudo direitinho (água no globo de vidro inferior e café no superior e encaixa-lo no suporte), para que a mágica inicie.
Funciona assim, a água é aquecida pela chama, que a faz evaporar e subir para o recipiente superior e se misturar ao pó do café. Mas, quando se apaga a chama, o café começa a descer sozinho, já coado e pronto!
A moagem ideal para esse método de preparo é grossa (tipo açúcar cristal). Esse também é um método que não usa filtro, onde os óleos essenciais deixam o café ainda mais rico.
CAFÉ ESPRESSO
Espresso ou expresso é aquele pequenino, mas cheio de sabor.
Este método é muito utilizado em competições de baristas, na avaliação do café, pois se trata de um método simples e rápido. Mas, um espresso bem extraído é aquele que apresenta uma espuminha aveludada cor de mel ou caramelo.
Utiliza-se, normalmente, o grão moído na hora, para garantir o frescor da bebida final.
Mas o que faz a diferença de verdade neste método é a qualidade do grão, porque as máquinas não fazem milagre. Se o café não é de qualidade, sua bebida também não será.
HÁRIO V60 OU HÁRIO V60 CITRUS (GELADO)
Esse é aquele método que todos conhecemos, mas que depois desse dia vi que não sabemos usar corretamente.
Optei por experimentar o método Hário V60 Citrus, que é um café gelado com toque de laranja e canela. Uma maravilha, difícil explicar!
Mas, o Hario V60 não é apenas um suporte de filtro bonitinho, suas características que o diferenciam dos filtros comuns. Porque ele foi projetado por uma empresa japonesa chamada Hario, e possui detalhes que o diferencia dos coadores comuns.
Isto é, espirais na parte interna, que facilitam a expansão do pó de café e uma grande abertura na base do coador, que permite controlar a velocidade e a absorção do café durante a filtragem.
No caso do Citrus, as rodelas de laranja ficam posicionadas propositalmente nas laterais da jarra para que a água quente não extraia o amargor da casa da fruta.
Além disso, coloca-se canela em pau dentro da jarra e cubos de gelo do mesmo tipo/espécie de café que você vai usar depois.
Então a água quente é colocada sobre o pó de café lentamente e em movimentos circulares fazendo a infusão na hora. Resultado: um café gelado delicioso com a acidez da laranja e a doçura da canela.
DICA: Sempre prepare seu café com água mineral.
COISAS QUE APRENDI SOBRE CAFÉ: TIPOS DE ESPÉCIES DE PLANTAS DE CAFÉ: ARÁBICA E ROBUSTA
Mas não está entendendo? Vou te explicar. Inicialmente, o café era somente a semente de uma fruta, do “pé de café”. Assim como outras frutas, existem também tipos de cafés.
Como por exemplo, a maçã, que pode ser a Gala, a Fuji, a maçã-verde, entre outras. O café é a mesma coisa, porém só existem duas espécies diferentes, a Arábica e a Robusta. Então é a partir destas espécies existem as variedades de “tipo de café”.
O café da espécie arábica tem qualidade muito superior ao da robusta. Ou seja, se você ainda compra seu café no supermercado, preste atenção na informação “100% arábica” na embalagem.
Sendo assim, isso indica que você comprará um produto melhor!
Porto Alegre é um verdadeiro paraíso para os amantes do café, oferecendo uma variedade de cafeterias encantadoras para explorar.
Cada cafeteria tem sua própria essência e estilo, proporcionando experiências únicas para os clientes.
Seja você um aficionado por café ou apenas um apreciador de momentos de tranquilidade, não deixe de explorar a cena de café em Porto Alegre e descobrir os sabores e aromas que essas cafeterias especiais têm a oferecer.
Desfrute de momentos deliciosos e inspiradores enquanto se conecta com a cultura e a arte do café na encantadora cidade de Porto Alegre.
CONFIRA MAIS DICAS INCRÍVEIS DE PORTO ALEGRE AQUI!
Acompanhe as nossas dicas também no @garfoemala no Instagram | Youtube | Facebook