Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Cerveja ou Chopp? Curiosidades e Diferenças

Índice


Seja no bar, em casa, ou em uma festa, a cerveja e o chopp marcam presença em diversas situações cotidianas.

Existem várias dúvidas que costumam surgir quando o assunto é a ‘cerveja de cada dia’, que vai desde qual é a temperatura ideal até o consumo após a data de validade.

Pensando nisso, o Gustavo Passaia, sommelier de cervejas, nos deu as dicas sobre cerveja, confira:

 

DIFERENÇA ENTRE CHOPP E CERVEJA     

Essa dúvida entre cerveja ou chopp costuma surgir com frequência e acaba confundindo muita gente.

Em teoria não existe diferença entre CERVEJA ou CHOPP (diferindo somente pelo método de envase, um no barril e outro na garrafa).

A cerveja que é servida na torneira apenas no Brasil é chamada de chopp, palavra que é derivada de “Schoppen” e é, na verdade, uma unidade de medida.

Porem, a legislação brasileira diz que conforme inciso III do art.37 do Decreto 6.871/2009:

“Art. 37.  Das características de identidade da cerveja deverá ser observado o seguinte:

(…) III – a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;”

Então podemos concluir que, no Brasil, o chopp passa pelo processo de pasteurização, choque térmico utilizado para retirar os germes patogênicos da bebida e transformá-lo em cerveja. Já a cerveja é pasteurizada.

Outra dúvida é o famoso colarinho, que já foi até caso de justiça em 2008.

Alguns acreditam que ele só serve para enfeitar, mas na verdade é que ele tem a função de atuar como isolante térmico e manter os aromas, sabores e o gás carbônico da cerveja.

 

ESPUMA ABUNDANTE AO ABRIR A CERVEJA

Sabe quando você abre uma cerveja e de repente começa a sair uma quantidade absurda de espuma? Pois então, esse efeito é conhecido como Gushing (tradução livre: jorrando).

Existem alguns fatores que podem contribuir para que isso aconteça:

  • Agitar a garrafa ou lata de cerveja antes de abrir ou no momento de transportar
  • Contaminação (de diversos tipos)
  • Líquido muito carbonatado, no caso das artesanais, quando ainda há resíduo de leveduras e a cerveja não foi pasteurizada.
  • Temperatura muito diferente da armazenada.

 

CERVEJA “CHOCA”

Com o objetivo de fazer com que a cerveja fique gelada em um curto período, muita gente tem o hábito de colocar dentro do congelador e acaba esquecendo, fazendo com que ela congele.

Ao descongelar e abrir se depara com a cerveja totalmente sem gás, conhecida popularmente como choca. Esse efeito acaba prejudicando o sabor da cerveja, então o ideal é deixar a bebida na geladeira na hora da refrigeração.

 

CERVEJA COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO

Assim como qualquer outro alimento, a cerveja também possui seu prazo de validade. Porém, o vencimento não ocorre da mesma forma.

O que acontece é que os aromas e sabores acabam sendo afetados, então o consumidor consegue perceber uma diferença na hora que estiver bebendo.

De qualquer forma, não existe algo que comprove de fato que beber cerveja com algum tempo fora do prazo de validade não sirva mais, mas o ideal é respeitar o período indicado para apreciar uma bebida fresca e saborosa.

 

CERVEJA QUENTE

Infelizmente não existe uma fórmula certa que faz com que a bebida fique gelada por várias horas, porém, alguns truques são capazes de contribuir para isso.

A caneca com asa evita que a mão fique em contato com o copo, isso ajuda para que ela fique gelada por mais tempo. Os suportes de isopor também ajudam, principalmente em locais como praias.

Curtiu estas dicas sobre cerveja e chopp?

 

CONFIRA MAIS DICAS DE CERVEJARIAS E OUTROS LOCAIS PARA DESFRUTAR!

 

Gostou das Dicas sobre Cerveja ou Chopp? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 9

  1. Que post super informativo, confesso que nunca me atentei nessas diferenças entre chopp e cerveja e fiquei sabendo aqui no post da maioria delas.

  2. Muito interessante esse post, confesso que não sabia dessas diferenças, agora vou ficar mais atenta.

  3. Que post interessante! Eu não sabia NADA sobre as diferenças de cerveja e chopp porque nem bebo kkkkk Mas tem todo um mercado cervejeiro enoooorme crescendo nos últimos anos e cervejarias artesanais que o pessoal curte visitar em viagens ne?

  4. Pra mim, nem importam as diferenças entre cerveja ou chopp… bem geladinhos, podem vir os dois! Adoro! Hahaha

  5. Sempre bom saber mais sobre a cerveja nossa de cada dia rsrsrs acho muito interessante a história da cerveja e admiro quem consegue fazer boas cervejas artesanais. E um chope geladíssimo no verão hmmm é sempre uma boa pedida!

  6. Que massa! Amei saber dessa diferença entre cerveja e chopp. Não fazia ideia. kkk Obrigado pelos ensinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!