Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Comidas Típicas da Serra Gaúcha: Deliciosos Pratos Típicos

Índice


Sempre que eu viajo procuro saber quais as comidas típicas do lugar que estou visitando, por isso estou deixando aqui as delicias típicas da Serra Gaúcha.

Até porque acredito que os pratos típicos explicam muito sobre o lugar e as pessoas, eles têm alma, história e muito amor envolvido.

A Serra Gaúcha é um lugar lindo e de mesa farta, sim, é um lugar de para comer sem fim!

Então se prepare pra comer e beber muito, quando for visitar a Serra Gaúcha. Um conselho é levar umas roupas mais soltinhas, para a volta ser mais confortável! Hahahha

Confira abaixo alguns dos pratos típicos que você não pode deixar de provar quando for visitar a região serrana do Rio Grande do Sul.

 

COMIDAS TÍPICAS DA SERRA GAÚCHA

A gastronomia da serra gaúcha reúne especialidades alemãs, italianas, suíças feitas com ingredientes coloniais.

1.       GALETO

Ahhhh o Galeto. Essa delícia é uma das comidas mais típicas das colônias italianas que se estabeleceram na região sul do país.

O nome real dessa iguaria na Itália é “passarinhada”, mas no Brasil os passarinhos foram substituídos por pequenos frangos, que são abatidos até um mês do nascimento quando estão pesando cerca de 700 gramas. Por isso são chamados al primo canto!

Esse pequeno frango que é assado na brasa você vai encontrar nas galeterias da Serra Gaúcha. Ele normalmente é servido acompanhado de salada verde, salada de maionese de batata, massa com molho, polenta frita.

Onde comer galeto na Serra gaúcha:

Di Paolo (Bento Gonçalves, Gramado, Garibaldi, Caxias e POA), Mamma Mia, Nonno Mio (Gramado), Giordani Gastronomia (Vale dos Vinhedos), Galeteria Alvorada (Caxias do Sul), Nona Ludia, Casa Angelo (Caminhos de Pedra).

 

2.       SOPA DE AGNOLINI (CAPELETTI)

Eu amo essa sopinha! Porque ela é leve e super gostosa.

Então se você for em uma galeteria da Serra Gaúcha, certamente o rodízio vai começar com uma sopa de agnolini (ou capeletti – uma versão um pouquinho maior da massa recheada com carne ou frango).

Essas pequenas massinhas são cozidas em um caldo típico italiano feito com vegetais e frango. Prove ela com queijo ralado e tempero verde, tenho certeza que você vai amar! Aliás, ela é perfeita para os dias e noites de frio!

Onde tomar sopa de agnolini na Serra Gaúcha:

Osteria della Colombina (Garibaldi), Hostaria Casacurta (Garibaldi), Di Paolo (Bento Goncalves, Gramado, Garibaldi, Caxias e POA), Del Filippi (Garibaldi), Famiglia Veadrigo (Flores da Cunha), Restaurante Maria Valduga (Vale dos Vinhedos).

 

3.       PIEN

O pien, nada mais é do que o recheio do agnolini ou do capeletti. Esse recheio é um embutido típico dos imigrantes italianos, que foi transformado em um “salame” e, logo depois, é colocado no forno para assar por algumas horas.

Ele é assado no forno ou cozido dentro de um caldo, e normalmente é servido em fatias.

Antigamente ele era feito com fígado e coração de frango. Atualmente ele não é mais feito com estas carnes e sim com partes nobres de frango ou de gado.

Onde Comer pien na Serra Gaúcha:

Locanda di Lucca (Bento Gonçalves), Del Filippi (Garibaldi), Nona Ludia (Bento Gonçalves), Nonna Metilde (Monte Belo do Sul).

 

4.       CARNE LESSA

Alguns restaurantes mais coloniais da Serra gaúcha servem também a chamada carne lessa. Ela nada mais é que a carne cozida dentro da sopa.

Ou seja, como é cozida na água, por algumas horas, ela fica bem macia.

Onde comer carne lessa na Serra Gaúcha:

Nono Otávio (Carlos Barbosa)

 

5.       POLENTA BRUSTOLADA

Polenta é uma delícia sempre, né?! Seja ela frita, mole ou brustolada! Polenta tá na mesa do brasileiro, mas a polenta brustolada é uma das comidas típicas da Serra Gaúcha.

Feita do mesmo modo que a polenta frita, só que não é frita.

Cortada em retângulos quando fria, em seguida a colocam em uma chapa quente onde fica até dourar e leva um pedacinho de queijo derretido por cima! Difícil não gostar de polenta né?!

Onde comer polenta brustolada na Serra Gaúcha: 

Festa do Polentaço (Monte Belo do Sul), Giordani Gastronomia (Vale dos Vinhedos), Andrea (Caxias do Sul) e Di Paolo (Bento Gonçalves, Gramado, Garibaldi, Caxias do Sul e POA), Nonna Metilde (Monte Belo do Sul), café da manhã Hotel Vinocap (Bento Gonçalves).

Leia mais: Roteiro de 2 Dias no Vale dos Vinhedos com a Giordani Turismo

 

6.       TORTÉI

O tortéi é uma massa recheada, cortada em quadrados e recheada com uma pasta feita com abóbora levemente adocicada. Essa massa recheada é, geralmente, servida com molho de tomate e queijo ralado em cima.

Onde comer tortéi na Serra Gaúcha:

Belvedere Sonda (Nova Pádua), Galeteria Alvorada (Caxias do Sul), Monte Reale (Flores da Cunha), La Cantina D’noni (Carlos Barbosa), Hostaria Casacurta (Garibaldi), Andrea (Caxias do Sul), Famiglia Veadrigo (Flores Da Cunha), bem como no Gelain (Caxias do Sul).

 

7.       FONDUE

Além das influências italiana e alemã, as cidades de Gramado Canela são famosas por servirem a famosa sequência de fondue, uma comida típica Suíça.

fondue é o prato mais pedido do inverno gaúcho, até porque super combina com noites românticas ou entre amigos, mas aquelas sem pressa.

Sim, porque que nem diz o Carlo, você é quem vai cozinhar! Hahah Pois as carnes vêm cruas e precisam ser cozidas na mesa. Então vá sem pressa e com fome!

A sequência começa com a fondue de queijo, normalmente acompanhada de batatinhas, goiabada, pão, bem como legumes cozidos.

Em seguida vem a fondue de carnes (frango, gado e porco) que pode ser no óleo ou na pedra quente, acompanhada de diversas opções de molhos. E, por fim, a fondue de chocolate, servida com diversas frutas.

Onde provar fondue na Serra Gaúcha: 

Malbec (Gramado), Colosseo (Gramado), Chez Lyz Blanc (Canela), Catherine (Gramado), Chamonix (Vale dos Vinhedos).

Leia mais17 Pontos Turísticos Gratuitos em Gramado

 

8.       FORTAIA

A fortaia é uma omelete, mas muda de nome porque vem dos imigrantes da região do Veneto da Itália.

Essa comida típica da Serra Gaúcha leva manteiga e, quase sempre, é feita com queijo da colônia e salame.

Mesmo conhecendo a omelete, sugiro que não deixe de provar a fortaia, porque vale a pena e é diferente das omeletes que você já provou, posso garantir.

 

9.       CUCA

Esse pão doce é de origem alemã, e pode levar recheios e coberturas deliciosas, finalizada com uma farofa amanteigada de açúcar super crocante por cima.

Você pode dar sorte de encontrar uma fornada saindo, afinal comer esta delicia quentinha é ainda melhor!

Os sabores mais comuns e fáceis de encontrar são: doce de leite, requeijão, assim como a de uva.

Onde provar cuca na Serra Gaúcha: 

Na estrada para Gramado e Canela (Rota Romântica): na cidade de Presidente Lucena, na Casa da Vovó (Dois Irmãos) e no Café da Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis).

Em Gramado na Praça das Etnias onde os colonos ser revezam fazendo pães e cucas.

Já na estrada para Bento Gonçalves, na Casa das Cucas. Além disso, muitos hotéis da Serra também servem cucas no café da manhã.

 

10.    GROSTOLI

O grostoli é um biscoito doce frito, feito de farinha de trigo e ovos, também chamado de cueca virada.

Ele é cortado em tiras largas, que levam um pequeno corte no centro para ser feito um nó. Logo depois, a massa é frita e passada no açúcar com canela.

Mas existem várias versões do grostoli, que pode ser fininho e crocante, como se fosse uma massa de pastel frita, ou mais fofinho. A minha vó faz o melhor do mundo!

Nas tendas da estrada, lojinhas e mercados da região, você poderá encontrar a versão fininha e crocante do grostoli em pacotes. Perfeito pra levar pra casa

Onde comer grostoli na Serra Gaúcha:

Um dos melhores lugares para provar esta comida típica da Serra Gaúcha é na Osteria della Colombina (Garibaldi). Mas você também pode encontrar nas padarias locais.

 

11.    APFELSTRUDEL

Esse é um doce muito conhecido na Alemanha, assim como na Serra Gaúcha, principalmente nas cidades de colonização alemã.

Trata-se de uma torta de maçã feita com massa podre, servida quentinha. Simplesmente irresistível!

Onde comer apfelstrudel na Serra Gaúcha:

Na subida da Serra, na Strudel Café (Morro Reuter), Castelinho Caracol (Canela), Casa do Colono ou na Praça das Etnias nos pães dos Colonos (Gramado), Colina Verde e no Unser Haus (com ricota, Nova Petrópolis), Hostaria Casacurta (Garibaldi) e no Empório Canela (Canela).

 

12.   CAFÉ COLONIAL

O famoso café colonial é um clássico da Serra Gaúcha, uma das comidas típicas das cidades de colonização alemã na Serra Gaúcha. Especialmente em Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Geralmente, o café colonial possui uma ampla variedade de pães, bolos e tortas doces e salgadas, chimias, queijos, embutidos, leite, café, vinho, chocolate quente, chás, cucas, carne de porco, rosca, biscoitos e muito mais.

Quase tudo produzido na região. Se optar por conhecer esta orgia gastronômica, nem almoce para conseguir provar um pouco de cada coisa!

Ah e não deixe de provar um clássico pão com chimia e nata!

Onde provar Café Colonial na Serra Gaúcha:

Coelho Café Colonial ou Café Colonial Bela Vista (Gramado) ou no Opa’s Kaffeehaus (Nova Petrópolis).

 

13.   SAGU COM CREME

Essa é a sobremesa mais popular e queridinha da Serra Gaúcha. São bolinhas imersas em uma calda feita com vinho, suco de uva ou somente com a fruta.

Seu acompanhamento clássico é um creme de baunilha. É fácil encontrar sagu, quase todos os restaurantes servem ou tem ele no cardápio. Então não deixe de provar esta sobremesa típica dos imigrantes italianos.

Onde comer sagu na Serra Gaúcha:

Di Paolo (Bento Gonçalves, Gramado, Garibaldi, Caxias do Sul e POA), Dona Adélia (Otávio Rocha). Na Vinícola Cristófoli (Bento Gonçalves) você encontra sagu de morango e moscatel.

 

14.   QUEIJO COLONIAL E SALAME

O queijo colonial e embutidos como salame italiano e copa são produtos bastante comuns na região serrana do RS. Inicialmente os colonos produziam estes produtos somente para consumo próprio.

Mas com o tempo passaram a comercializá-los para auxiliar na renda das famílias de origem alemã e italiana. O petisco mais comum na Serra Gaucha é queijo com salame.

Onde comer queijo e salame colonial na Serra Gaúcha:

Você vai encontrar esta dupla em quase todos os lugares e restaurantes que visitar. Além disso, na estrada tem diversas banquinhas que vendem também.

 

15.   CHOCOLATES ARTESANAIS

A Serra Gaúcha é conhecida em todo o Brasil por sua produção de chocolates artesanais. Eu sou uma apaixonada por doces e chocolates.

Existem diversas fábricas de chocolate artesanal na Serra Gaúcha, como por exemplo, Prawer, Lugano, Caracol e Florybal na região de Gramado e Canela.

E na região dos Vinhedos tem a maravilhosa Devorata, com as melhores trufas que já provei. Quando visitar a Serra não deixe de prová-los. São maravilhosos!

Otávio Rocha conta com a Chocolate com Arte, que faz delicias incríveis também.

A Lugano tem o parque Mundo do Chocolate, a Florybal tem o Terra Mágica e a Caracol conta com o parque Reino do Chocolate.

Onde comer chocolate na Serra Gaúcha:

Prove a rama da Prawer, o chocolate quente da Caracol. Em Otávio Rocha visite a Chocolate com Arte. E se for ao Vale dos Vinhedos, não deixe de ir a Garibaldi para provar as trufas da Devorata.

 

Bateu a fome né?! A região serrana do RS é repleta de delícias, isso sem falar nos vinhos incríveis e premiados mundialmente. Se quiser saber mais dicas da região, clique aqui e confira!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de Comidas Típicas da Serra Gaúcha? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 3

  1. Sou apaixonada pela gastronomia dos locais que visito. E apesar de ninca ter conhecido a Serra Gaúcha fiquei cheia de vontade de provar alguns desses pratos

  2. Meu tipo de post favorito no blog é de comida típica! Quando envolve essas delícias da Serra Gaúcha então, nem me fale. Sou apaixonada por cuca e pelo queijo colonial!

  3. Nossa! Muita coisa mesmo das comidas típicas da serra gaúcha vem da cozinha italiana! Mas o que eu gostaria mesmo é de tomar o café colonial. Muito farto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!