Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Largo do Boticário no Rio de Janeiro: História e Beleza

Índice


O Largo do Boticário é um local pouco conhecido dos visitantes da cidade maravilhosa, mas na verdade é uma relíquia arquitetônica e cultural

O acesso se dá por um beco estreito – o Beco do Boticário – que passa sobre a pequena ponte que cruza o rio Carioca.

No Largo do Boticário, você encontrará casas antigas em estilo neocolonial e exuberante Mata Atlântica. São seis casas no Largo e seis no beco. O beco também é protegido, por possuir área de ambiência de bens tombados.

É um dos poucos lugares que ainda dá para ver as águas do Rio Carioca correr. Aliás, um dos locais mais pitorescos do Rio de Janeiro.

Procurando hospedagem no Rio de Janeiro?

Confira os melhores hotéis, hostels e pousadas

 

LARGO DO BOTICÁRIO E SUA HISTÓRIA

O Largo do Boticário tem este nome por causa de seu antigo morador, o Sargento-Mor Joaquim José da Silva Souto, que em 1831 mudou-se para a região do Cosme Velho.

Joaquim ficou conhecido como o Boticário porque tinha sua Botica na antiga rua Direita, atualmente chamada de Primeiro de Março.

O Boticário tinha entre seus clientes, a família real, o que possibilitou que ele comprasse terras na região do Cosme Velho.

Em 1846, mudou-se para o Largo o marechal Joaquim Alberto de Souza Silveira, frequentador da corte e também padrinho de Machado de Assis.

Todavia, a afeição pelo lugar começou efetivamente nos anos 20.

Já em meados de 34, a família Bittencourt, que era proprietária do Jornal Correio da Manhã, contratou o arquiteto Lúcio Costa para reformar duas das quatro casas.

Ele utilizou materiais de demolição, mantendo assim, as características originais e o estilo neocolonial das casas. Desde então, o beco conserva a mesma aparência, sem nenhuma manutenção.

 

LARGO DO BOTICÁRIO HOJE

O local foi muito bem frequentado antigamente, em seus dias de glória, inclusive por personalidades nacionais e estrangeiras. Elas acabavam ali devido aos inúmeros eventos que seus moradores realizavam.

Já em meados de 2006, uma das casas do Largo do Boticário foi invadida e ocupada por um grupo de moradores de rua. Pois o local estava abandonado e se deteriorando.

Todavia, após este longo período de descaso, em maio de 2018, o conjunto arquitetônico do Largo do Boticário foi vendido à Rede Francesa de hotéis Accor. Que comprou cinco das seis das casas do largo e, pretende instalar ali um hostel.

Segundo, Marcus Monteiro, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a empresa se comprometeu a restaurar e devolver o local para a cidade, o qual foi tombado em 1987.

Dessa maneira, o projeto prevê a preservação das fachadas e interiores do conjunto, respeitando suas principais características originais. Ou seja, as escadas caracóis, o piso, as pias bastimais, os azulejos antigos, além de outros elementos que restaram e terão que ser restaurados.

Anteriormente, alguns órgãos públicos pensaram em transformar o local em um Museu ou Centro Cultural, mas com a crise econômica e a dificuldade que os espaços de cultura tem tido para se manter, fizeram com que tomassem outra atitude, vender.

Justificaram a decisão dizendo que, se eles não flexibilizassem os imóveis para a venda, este espaço histórico, correria o risco de deterioração e desabamento.

Além disso, a rede hoteleira se comprometeu na negociação, a publicar um livro contando a história do Largo do Boticário e do Rio Antigo.

Passando por todos os períodos, desde a sua construção, o abandono e a restauração. Será um grande ganho para a cidade. Visto que o Largo corria risco de desabamento e até de morte.

 

COMO CHEGAR AO LARGO DO BOTICÁRIO

O Largo do Boticário fica poucos metros acima da Estação de Trem do Corcovado, portanto pode ser visitado no mesmo dia que fores ao Corcovado. Que foi o que eu fiz.

O acesso para o Largo se dá em uma pequena ruela, chamada Beco do Boticário, na Rua Cosme Velho. Esta pequena rua está cercada de casas antigas.

Mas também pode ir até lá só pra visitar o Largo do Boticário. Então, pegue o Metrô Linha 2 (se estiver na Zona Norte) ou o Metrô Linha 1 (se estiver na Zona Sul) e desça na Estação do Largo do Machado.

Verifique o ponto de ônibus mais próximo e pegue o ônibus 580, sentido Cosme Velho. O trajeto durará cerca de 15min até o ponto que você terá que descer.

Não se esqueça de pedir para o cobrador te avisar qual a parada, porque precisará descer ali. Ela fica bem próxima ao número 857. Assim que descer, caminhe por cerca de 1 minuto, ou 200 metros aproximadamente, em direção a Beco do Boticário.

 

ATRATIVOS DO LARGO DO BOTICÁRIO

É bastante visitado por estudantes e pessoas que se interessam pela arquitetura e história do local.

Estudantes de artes, assim como pintores, podem ser vistos por ali, tomando o local como inspiração para suas obras. Para quem gosta de desenhar ou pintar, é um local muito interessante.

Aliás, também é lindo pra fotografar!

Veja dicas de outros lugares no RJ para visitar!

 

COMO FOI A MINHA VISITA NO LARGO DO BOTICÁRIO

Estive por lá antes de acontecer a venda para a rede hoteleira. Visitei o Largo do Boticário num sábado final de tarde, quando a Rua do Cosme Velho estava movimentada por conta do Corcovado.

No entanto, o Largo do Boticário estava deserto, parecia terra sem lei, um tanto quanto assustador. Por isso, recomendo que enquanto as obras não finalizarem não vá lá sozinho.

Naquela vez, não consegui acessar nenhuma das casas internamente, pois estavam ocupadas por sem-teto. Sendo assim, preferi não arriscar.

Espero que com o fato do local se transformar em um hostel, fique mais amigável e seguro, tanto para os visitantes quanto para os moradores locais.

 

COMO VISITAR O LARGO DO BOTICÁRIO NO RIO DE JANEIRO

Endereço do largo do Boticário: Beco do Boticário, 26 – Cosme Velho, Rio de Janeiro

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas. Mas recomendo ir durante o dia!

Valor: Entrada gratuita

 

Afinal o local é lindo e cheio de historia e não podemos ter medo de visitá-lo, não é?!

Queres ver mais posts do Rio de Janeiro? Clique aqui!

 

*Crédito de imagens: Suriàn Dupont

 

Gostou das Dicas do Largo do Boticário? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!