Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Moinhos da Holanda: Conheça a Pequena Zaanse Schans

Índice


Quem vai visitar a Holanda precisa conhecer este vilarejo encantador das Moinhos de Vento!

Fica situada perto da capital Amsterdam, a apenas 22km, na cidade de Zaandam.

A vila dos moinhos de vento da Holanda, Zaanse Schans, possui além de moinhos, construções originais das casinhas holandesas dos séculos XVIII e XIX. Ela é um verdadeiro museu a céu aberto.

Nesta vila, tudo está preparado para receber o viajante. Além das visitações aos moinhos e museus você também poderá visitar diversas pequenas lojas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, fábrica de tamancos de madeira, entre outras.

Na minha opinião esse passeio não pode ficar fora do seu roteiro. Porque além de ver de perto moinhos de vento na Holanda funcionando você também ficará deslumbrado com a paisagem da região, tipicamente holandesa.

Isso tudo, sem precisar se deslocar muito. Podendo facilmente fazer um bate e volta de Amsterdam.

Por isso, neste post, eu vou contar pra você como ir e o que fazer em Zaanse Schans, a vila dos moinhos mais popular na Holanda.

 

O QUE É E COMO FUNCIONAM OS MOINHOS DE VENTO?

Um moinho é uma máquina que aproveita a energia do vento ou da água.

Um moinho tem várias lâminas que giram quando o vento sopra ou a água passa por elas. No caso dos moinhos de vento, as lâminas ficam no alto de uma torre ou construção e são conectadas a um eixo.

Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e ela fica presa a um eixo.

Os moinhos podem ser usados para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS MOINHOS DE VENTO DE ZAANSE SCHANS NA HOLANDA

Zaanse Schans é um bairro de Zaandam na Holanda. É mais conhecido por sua coleção de moinhos de vento e casas históricas bem preservadas.

A famosa vila dos moinhos foi a primeira zona industrial na Holanda, no século XVII mais de 600 moinhos de vento foram construídos naquela zona.

Desde então eles têm como função moer especiarias, produzir tinta, cortar madeira, fazer óleo entre outras funções.

São pedaços de história da revolução industrial dos Países Baixos que, atualmente é uma das atrações turísticas mais visitadas do país.

 

COMO FOI NOSSA VISITA AOS MOINHOS DA HOLANDA, EM ZAANSE SCHANS, NO INVERNO

Logo na entrada do vilarejo, você vai encontrar o Zaans Museum, um museu que conta a história de Zaanse Schans e da Holanda industrial.

Além disso, tem bastante informações sobre o famoso pintor que morou em Zaandam: Claude Monet. Além do museu, que cobra entrada (gratuita para quem tem I Amsterdam City Card) tem também no local, um café e uma lojinha de souvenir (estes dois com entrada gratuita).

Em frente o museu você verá a entrada do vilarejo. Pode entrar que não tem custo algum… e comece passeando por onde te der vontade. Quando fomos era inverno, então a vila estava com poucas pessoas, o que foi excelente para passear e fotografar.

CASINHAS VERDES

Logo verá as casinhas verdes algumas delas são de moradia (não permitida a entrada) e outras delas abrigam pequenos museus temáticos (alguns pagos e outros gratuitos) e lojinhas.

Importante lembrar que nem todas as casas são abertas para o público, porque algumas casas são habitadas.

Então, por razões de privacidade, recomendamos gentilmente que você não entre nos jardins ou nas casas. Por isso eu sugiro que você vá observando para ver dá pra entrar.

Algumas você perceberá de cara que são comércios, museus porque chamam mais atenção.

FÁBRICA DE QUEIJO, LOJINHAS, TAMANCOS DE MADEIRA E MUSEUS

Como por exemplo a fábrica de queijos Catharina Hoeve, bem como a lojinha de tamancos de madeira, onde há demonstração de como os tamancos são fabricados, e o museu do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda, que teve a sua primeira loja (na verdade, uma pequena mercearia) em Zaanse Schans.

A fábrica de queijos e a loja de tamancos de madeiras não cobram entrada.

Tem também o museu do relógio, que cobra entrada e é interessante para quem curte relógios, ver sua evolução.

Visitamos também o pequeno museu da tecelagem, que retrata como eram as casas por dentro na antiguidade e como fabricavam os tecidos que são colocados nas pás dos moinhos (cada um tem um custo para entrar, já com o I Amsterdam City Card não paga).

MOINHOS DE VENTO NA HOLANDA

Mas o que atrai mesmo os turistas para este vilarejo de Zaanse Schans são seus moinhos de vento.

Por aqui é possível visitar alguns deles. A vila possui no total 11 moinhos, mas somente 6 deles estão abertos para o público (os valores de entrada de cada um pode variar, mas com o I Amsterdam City Card você entra em todos eles sem gastar nada).

Com toda a certeza, o mais interessante do vilarejo além da linda paisagem são os moinhos. Nós amamos visitar cada um deles! Sugiro que você visite pelo menos um.

Nós visitamos 4 dos moinhos: o das especiarias, o das tinturas, o que fabrica óleo de amendoim e a serraria.

A maioria das casinhas verdes de Zaanse Schans são de moradores, muitos deles alugam as casas para morar.

Conforme informação de uma senhora que estava trabalhando como voluntária em um dos moinhos, tem fila de espera para alugar as lindas casinhas verdes.

Outra atração bacana é o passeio de barco pelo rio Zaan, que dá nome a cidade e ao vilarejo. Os passeios duram cerca de 45 minutos, mas acontecem somente na primavera e no verão (de abril a setembro). Por isso não pudemos fazê-lo.

QUANDO IR PARA ZAANSE SCHANS, O VILAREJO DOS MOINHOS DE VENTO DA HOLANDA

Na minha opinião, vale a pena você visitar Zaanse Schans em qualquer época do ano. Mas sugiro que antes você consulte o calendário oficial disponível no site.

Assim você pode verificar o horário de funcionamento dos moinhos, museus, bem como dos passeios de barco e outras atrações por lá.

Normalmente, as atrações funcionam das 9 às 17h. Contudo, algumas delas não abrem todos os dias. Então clique aqui, coloque o mês e o dia que você pretende visitar e veja o que estará aberto.

 

QUANTO TEMPO FICAR EM ZAANSE SCHANS

Para visitar as atrações de Zaanse Schans recomendo que você disponibilize pelo menos um turno do seu dia. Vale lembrar que se você estiver de carro alugado (não transporte público), você pode unir dois lugares no mesmo dia.

Confira estes posts para ver o qual local por ali que te chama mais a atenção se este for seu caso: Volendam, Castelo de Muiderslot.

 

COMO IR A ZAANSE SCHANS: DE AMSTERDAM A ZAANDAM

Existem 5 formas de você chegar à vila de Zaanse Schans, são elas:

  1. ÔNIBUS PARA ZAANSE SCHANS

Esta é a maneira que considero mais fácil para chegar ao local, porque o ônibus deixa você mais próximo da vila dos moinhos sem ter que caminhar. Nós pegamos o ônibus na plataforma da Estação Central.

Vale lembrar que esta linha de ônibus não está inclusa no I Amsterdam City Card, mas todas as atrações do vilarejo estão (entrada museu, moinhos e outros).

Confira aqui o post completo sobre este cartão que fará você economizar MUITO em Amsterdam.

A parada do ônibus fica no fundo da estação, no segundo andar, na plataforma onde saem os ônibus. Chegando lá, pegue o ônibus 391 da empresa Connexxion que irá te deixar na entrada da vila de Zaanse Schans.

Se você comprar só a ida paga 6,5 euros, mas se optar por comprar ida e volta ganha um desconto (pagamos 11,50 euros ida e volta).

De ônibus custa um pouco mais que a de trem, mas tem o benefício de te deixar bem na entrada do local. O percurso até lá leva cerca de 45 minutos, e é super bonito, você poderá ir curtindo as paisagens da Holanda.

Você deve descer na última parada do ônibus, que fica exatamente na entrada do vilarejo, não tem erro. Esta linha sai da Estação Central de Amsterdam a cada quinze minutos em direção a parada do Zaanse Schans.

 

  1. TREM PARA ZAANSE SCHANS

Se optar pelo trem, basta pega-lo na Estação Central de Amsterdam para a direção Uitgeest e descer na estação Zaandijk – Zaanse Schans.

A viagem demora cerca de 17 minutos, mas depois terá que caminhar mais uns 15 minutos até a vila dos moinhos. O trem da Estação Central de Amsterdam à Zaanse Schans custa pouco mais de 3 euros o trecho.

 

  1. EXCURSÃO E PASSEIO PARA ZAANSE SCHANS

Mas se você quer unir a visita a Zaanse Schans e depois ir direto à Volendam, a melhor forma é contratando um passeio. Caso contrário você terá que ir a voltar de Zaanse Schans para a Estação central e depois pegar outro ônibus para Volendam.

Uma outra opção, é fazer uma excursão guiada, com um ônibus especial, que sai da Damrak (próximo à Estação Central). Além de Zaanse Schans, você pode conhecer a famosa vila de pescadores de Volendam e seguir em um cruzeiro à ilha de Marken, uma pequena e tradicional vila holandesa.

Na nossa lojinha você pode fazer a reserva do seu passeio, clicando nos links abaixo, conforme sua escolha:

 

  1. BICICLETA

Mais uma opção interessante é ir até Zaanse Schans pedalando. Mas lembre-se, se você estiver acostumado a andar de bicicleta, porque o trajeto de ida é 22km e o mesmo pra voltar.

Se optar por ir de bike, sugiro que você pegue a balsa para a região Norte de Amsterdam (NDSM) e comece o trajeto por lá.  A travessia de balsa não tem custo e sai a cada 10 min da Estação Central atravessando o canal.

Nesta balsa você pode levar a bike sem nenhum problema. Se fizer este trajeto sugiro que tenha internet no seu celular para verificar o caminho e usar o Google Maps para chegar até lá.

Sendo assim, não esqueça de solicitar seu chip de celular com internet ilimitada antes da sua viagem, que o receberá em sua casa. Clique aqui para saber mais.

Na vila de Zaanse Schans existe uma ciclovia contínua tanto ao longo assim como em uma parte do vilarejo. Mas devido à segurança, não é permitido andar de bicicleta sobre os caminhos estreitos entre as casas.

Por isso, existem suficientes bicicletários no estacionamento maior para estacionar sua bicicleta.

 

  1. CARRO ALUGADO

Se você pretende alugar um carro na Holanda para desbravar no seu próprio tempo os locais próximos de Amsterdam, sugiro que faça uma cotação neste comprador de locadoras para garantir o melhor preço na sua viagem.

Então, se optar por ir de carro, coloque o seguinte endereço no seu mapa (sistema de navegação): Schansend 7 em Zaandam.

Vale lembrar também que o estacionamento lá é pago, mas se for em 4 pessoas pode valer mais a pena pagar o estacionamento que o em passagens de transporte público. O estacionamento custa € 12,00 por dia.

 

COMO VISITAR ZAANSE SCHANS, OS MOINHOS DA HOLANDA

Endereço: Schansend 7 – Zaandam

Horários de Zaanse Schans: A maior parte das atrações de Zaanse Schans funcionam das 9h às 17h durante todo o ano. Mas sugiro que confira neste link para os horários no período que estiver indo visitar o local.

Entrada em Zaanse Schans: Gratuita. Passa-se para entrar nos moinhos, museus e algumas outras atrações. Mas se quiser somente caminhar pelo vilarejo, não precisa gastar nada!

Drone: Drones só são permitidos em Zaanse Schans se aprovados pela Fundação Zaanse Schans e somente se o operador possuir um ROC (RPAS Operator Certificate) e as regras legais forem observadas.

Acessibilidade: Os Zaanse Schans se mantém uma vila do Zaanstreek nos séculos XVII e XVIII. Isso significa que, infelizmente, a acessibilidade é limitada aos cadeirantes. Zaanse Schans, no entanto, oferece pontes acessíveis e banheiros para cadeirantes.

Estes são encontrados em Tweekoppige Phoenix e het Zaans Museum. Além disso, existem vagas especiais de estacionamento e se quiser pode reservar uma cadeira de rodas no Museu Zaans.

Dos moinhos, o Jonge Schaap é o único moinho de vento acessível para cadeirantes.

 

CONFIRA MAIS DICAS DA HOLANDA AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Porque o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas dos Moinhos na Holanda? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 5

  1. Nossa que lugar lindo que é Zaanse Schans!! Fomos num moinho de vento próximo de Amsterdã mas com certeza não tem a mesma graça que esse. Adorei saber a dica do ticket I Amsterda com várias atrações grátis.

  2. Eu também peguei o ônibus para visitar Zaanse Schans. Achei super prático e fácil. A única coisa que detestei foi que o ônibus não tinha janela e na volta, o clima estava quente e o ônibus não tinha janela ou ar condionado para refrescar. Foi um horror! Fico imaginando nessa época de covid19, onde a circulação do ar é fundamental.

  3. Que fofura esse lugar!!! Olhando suas fotos preciso concordar que Zaanse Schans é um passeio imperdível! Estou planejando minha viagem para a Holanda e adorei saber que dá para visitar esses moinhos de vento em um bate-e-volta de Amsterdam.

  4. Nossa, não sabia que dava para visitar os moinhos de vento da Holanda tão perto de Amsterdam.

    Acho que o passeio bate-volta já está de bom tamanho, né? Ou será que vale a pena passar uma ou duas noites na cidade de Zaandam?

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!