Estava para escrever esta coluna já faz alguns meses, desde novembro para ser mais exato, mas meus dias aqui em Toronto, no Canadá, estavam bem corridos
Vim deixar aqui minhas Dicas do Canadá! Porque iniciar uma vida em um novo país, como aqui no Canadá, com idioma e clima diferentes, recém casado não é tão simples como parece.
Além disso, deixei a família e os amigos para trás, buscando uma recolocação no mercado de trabalho. Enfim, são muitos os desafios.
Pois bem, mas deixa eu me apresentar formalmente.
Muito prazer, sou o Rafael Alencastro, porto-alegrense, canceriano, relações públicas, jornalista e, desde agosto passado estou morando no Canadá. E será sobre este país que irei falar aqui no Garfo & Mala.
Para iniciar, vou listar aqui algumas diferenças culturais com o Brasil. Além disso, como você terá que fazer para entrar no Canadá.
Ele é o segundo maior país do mundo em questão territorial, mas com uma população menor que o estado de São Paulo.
DICAS DO CANADÁ: Você vai precisar de Visto
A primeira coisa que você precisa providenciar para viajar ao Canadá é um visto.
A má notícia é que o visto físico de turista é burocrático, você precisa enviar vários comprovantes, pagar muitas taxas e nenhuma é reembolsável caso seu pedido não seja aprovado.
Você pode solicitar esse documento aqui , que possibilita uma permanência ininterrupta de até 180 dias (seis meses) e também permite que você faça um curso de idioma dentro do período de sua estadia.
A boa notícia é que, desde maio de 2017, o brasileiro que possui visto americano válido ou já teve um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos, pode solicitar o chamado eTA (Electronic Travel Authorization – Autorização Eletrônica de Viagem).
Esta autorização é emitida clicando aqui, custa apenas 7 dólares canadenses (algo em torno de R$21, pagos no cartão de crédito internacional).
A maioria das aprovações acontece em minutos, e enviada para o seu e-mail cadastrado, e garante as mesmas coisas que o visto físico.
Sobre o eTA valeria um artigo exclusivo para falar dele, mas o principal que você precisa saber agora é
- Sua primeira entrada no Canadá tem que ser via aérea. Isso não é opcional;
- Imprima a confirmação e leve no dia da viagem, mesmo que no e-mail diga que não precisa imprimir. Muitas companhias aéreas solicitam na hora do embarque e somente a imigração canadense possui acesso ao sistema de sua autorização;
- O eTA tem validade de 5 anos ou até a data de expiração do passaporte, o que acontecer primeiro. Ou seja, caso seu passaporte seja renovado, você precisa solicitar uma nova autorização eletrônica.
Independente de visto físico ou eTA, sempre é bom ressaltar que o agente de imigração possui autonomia para decidir quanto tempo você poderá ficar no Canadá.
Então, se nenhuma data de saída for anotada no seu passaporte pela imigração, sua permanência está garantida por 180 dias corridos.
DICAS DO CANADÁ: Regime de Governo
Muitas pessoas não sabem, mas o Canadá é uma monarquia parlamentar.
Temos uma rainha e um primeiro-ministro. O atual primeiro-ministro é Justin Trudeau, do Partido Liberal.
Já a monarca canadense é a Elizabeth II, do Reino Unido, que também é rainha de outros 15 países, os chamados Reinos da Comunidade das Nações (Commonwealth Realms, em inglês).
DICAS DO CANADÁ: Toronto é Multicultural
Toronto é a capital da província de Ontário e a maior cidade do país. Uma cidade cosmopolita, com turistas e residentes do mundo inteiro.
Aqui você verá muitos latinos, orientais, indianos, muçulmanos, judeus, heteros e gays, todos compartilhando os mesmos ambientes e espaços públicos. Todos respeitando a individualidade do próximo.
Então, não se espante caso você veja alguém de pijama no supermercado ou tenha um morador de rua sentado ao seu lado na cafeteria. Então, antes de embarcar rumo a Toronto, tenha a mente aberta.
DICAS DO CANADÁ: Restaurantes para todos os gostos e bolsos
Por causa dessa multiculturalidade, Toronto é o lugar ideal para fazer turismo gastronômico internacional.
É possível encontrar restaurantes, lanchonetes, cafeterias e padarias com comidas típicas de todos os cantos do mundo, com preços para todos os bolsos. E temos brigadeiros, coxinhas e feijoadas para a alegria dos brasileiros.
Confira aqui o que comer no Canadá!
DICAS DO CANADÁ: Entre no Restaurante e Aguarde
Assim que entrar em um restaurante, aguarde por um atendente. Mesmo que o estabelecimento esteja vazio. Você será direcionado até uma mesa e um garçom logo irá tirar o seu pedido.
DICAS DO CANADÁ: Gorjetas
Já que falei do tema restaurante, vou entrar em um assunto que gera bastante polêmica. Os atendentes de restaurantes estão entre as raras categorias de profissionais que os empregadores podem pagar abaixo do salário mínimo local.
Os trabalhadores complementam sua renda com as gorjetas (tips) e parte delas fica também para os funcionários que trabalham nas cozinhas dos estabelecimentos.
Essa gratificação varia entre 15% e 20% sobre o valor da conta. No táxi, Uber, hotéis, salão de beleza e entregadores de comida, também recebem gorjetas.
O prestador de serviço ficará ofendido e poderá até ser rude se você não der uma gorjeta.
DICAS DO CANADÁ: Preço da etiqueta não é o preço final
Diferente do Brasil, onde o preço da etiqueta corresponde ao preço final do produto, no Canadá não é assim. Porque aqui só na hora de pagar, que os impostos são incluídos.
Existe o imposto federal, chamado de GST (Goods and Services Tax), que é uma taxa de 5% aplicada sobre produtos e serviços de todo o Canadá. Já o imposto provincial, chamado de PST (Provincial Sales Tax), equivale ao ICMS brasileiro e sua taxa varia conforme a província.
Aqui em Ontário é de 8%. No final das compras, o GST e o PST são somados (tal combinação é chamada de HST – Harmonized Sales Tax) e acrescidos no valor da nota.
Então, em quase todas as suas compras dentro da província de Ontário, adicione 13% de taxas em cima do preço da etiqueta. Na província do Quebec, o HST é de quase 15%.
DICAS DO CANADÁ: Consciência Sustentável
Confesso que demorei um pouco para entender como funciona a questão do lixo por aqui.
Existem 3 tipos de separação: green bin, com restos de comida, absorventes; recicláveis, com plásticos, vidros e papéis que não estejam sujos; e o garbage, com papéis, vidros e plásticos sujos.
Nos supermercados, você precisa comprar as sacolas plásticas, que custam cerca de 0,05 centavos a 0,10 centavos de dólar canadense a unidade + 13% de HST (Ontário). Por isso, leve sempre uma ecobag ou mochila.
DICAS DO CANADÁ: Atravesse a rua apenas na faixa de segurança
No Canadá, atravessar a rua fora da faixa de segurança ou quando o sinal do pedestre ainda está fechado, mesmo que não venha nenhum veículo, é infração (chamado de jaywalking). E pode render multa.
DICAS DO CANADÁ: Bebidas Alcoólicas
Na maioria dos restaurantes, bares e night clubs, você só poderá beber até às 2h da manhã, que é o horário limite para a venda de bebida alcoólica.
Aqui, você não vai encontrar seu blend favorito nos supermercados, porque só se pode comprá-los em lojas especializadas, as duas maiores pertencem ao governo provincial.
A LCBO, que vende vinhos, espumantes, gins, vodkas, cervejas, energéticos, rum, conhaques, whiskies, e a Beer Store, apenas de cervejas. Também é terminantemente proibido beber na rua.
DICAS DO CANADÁ: Tire os sapatos dentro de casa
Um hábito que todo canadense possui é retirar o sapatos ao entrar em casa. E a maioria dos imigrantes acabou incorporando esse costume no dia a dia.
Toda residência possui um cantinho, geralmente próximo da porta de entrada, para que todos deixem os calçados ali.
Então, para evitar constrangimentos quando for visitar um amigo ou parente, verifique sempre se sua meia está limpa, sem furos e cheirinhos desagradáveis.
DICAS DO CANADÁ: Toronto é pet friendly
A cidade é muito acolhedora com seus turistas e moradores, incluindo os pets. Por aqui, você vai ver os bichinhos com seus donos dentro do transporte público ou nos shoppings.
CONFIRA MAIS DICAS DO CANADÁ CLICANDO AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar no Canadá, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas do Canadá? Deixe seu comentário abaixo!