Procurando o que fazer na quarentena do coronavírus no Brasil?
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é evitar sair de casa.
Restringir as aglomerações e eventos públicos são atitudes que podem reduzir a disseminação do COVID-19.
Fazendo isso, além de nos protegermos contra o coronavírus, estaremos pensando no coletivo e na saúde de nossa população.
Diante desse momento difícil que o mundo todo vive, como lidar com sentimentos ruins sem deixar que eles afetem a saúde mental em pleno isolamento social?
Pensando em sugerir atividades que podem ser feitas durante esse tempo de resguardo, fizemos uma lista de 10 coisas que certamente você vai gostar e se divertir fazendo. Além disso, relaxar.
O QUE FAZER NA QUARENTENA?
-
LEIA MAIS
Há quanto tempo você não lê um livro inteiro? Tem passado mais tempo nas redes sociais do que lendo um livro sim ou com certeza?
Saia do percentual de brasileiros que não leem e busque uma obra que preencha suas horas de forma que nem perceba o tempo passar. Qual o estilo de livro que você gosta?
Quer saber mais sobre gestão profissional e como liderar uma empresa? O livro recém-lançado “Gestão Profissional na Prática”, do empresário e CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, é uma ótima pedida.
Já se sua vontade é acalmar o coração e segurar a ansiedade nesses tempos difíceis, a obra “Valor Presente – A Estranha Capacidade de Vivermos Um Dia de Cada Vez”, do autor Pedro Salomão, tem até um capítulo que fala sobre a Covid-19, intitulado ‘Pandemia da Humanização’ com ensinamentos e questões existenciais que precisamos responder no dia a dia.
Mas se quiser viajar viajar no sofá e acalmar a alma, confira aqui algumas dicas de livros!
Ler nos ensina muita coisa, nos faz viajar e também viver experiências sem sair do lugar.
Por isso, a sugestão é que você coloque em dia sua leitura, busque os livros da sua estante que comprou e não teve tempo para ler ou que releia seus livros preferidos, inclusive os da sua adolescência.
Aliás, esse também é um bom momento para ler historinhas para as crianças. Aqui tem algumas dicas bem legais para ler pros pequenos.
-
ORGANIZE SUAS FOTOS
Quase todo mundo tem em casa uma caixa de fotos, onde guarda as histórias da família. Seja em álbuns, daqueles que a página era autocolante e que tinha uma película plástica por cima ou em pilhas.
Então que tal dar uma olhada neles? Organizar por ordem cronológica? Você também pode aproveitar para anotar as informações no verso da foto, como os nomes das pessoas que estão na foto, quando e em que evento ela foi tirada e a data ou ano aproximado.
Se quiser ainda vale digitalizar as imagens, tirando uma foto da foto com o telefone ou scaneando. Lembre de salvar em .jpg e ajustar a resolução para 600dpi.
Pode também subir elas pra nuvem para não perder e para ajudar em uma busca futura, crie uma pasta com nome ou ano das fotos.
Além disso, esse isolamento devido ao coronavírus também é um bom momento pode aproveitar e organizar/selecionar aquelas fotos digitais que ‘jogou’ numa pasta para um dia organizar e, quem sabe, imprimir algumas.
-
VER FILMES E SÉRIES
Coloque em dia os capítulos que faltam de suas séries ou veja novos filmes.
Esse é o momento de ficar no sofá e acompanhar suas séries, preferidas ou novas, com muitas temporadas.
Lembra daquela listinha de filmes que você anotou e ficou perdida numa gaveta? Confira sua lista, porque certamente haverá vários filmes e séries para assistir neste momento de tensão do coronavírus.
Eu amo os filmes estrangeiros e deixei uma listinha dos meu preferidos no instagram do Blog, clique aqui pra conferir @garfoemala.
-
PIPOCA E CINEMA EM CASA
Uma boa ideia é fechar as cortinas, apagar as luzes e pegar o pote da pipoca.
Logo depois, agradeça a Nossa Senhora do Streaming por não precisar mais ir até a locadora (apesar que eu curtia escolher filmes na locadora – vixi revelando idade! hahah).
São muitas as opções na Netflix, PrimeVideo, Globoplay (que abriu seu conteúdo para não assinantes), HBOPlus e Now. Essa é a hora de ver ou rever os clássicos do cinema do qual você ouviu falar e não teve tempo pra ver.
Descubra, por exemplo, o cinema espanhol, argentino, francês, italiano, coreano. Tem muito filme bom que não é “hollywoodiano”, além disso escutar outros idiomas é sempre construtivo.
-
ARRUME O ARMÁRIO E AS GAVETAS
A gente sempre deixa arrumação do armário pro dia de folga e, ele chegou, nesse momento esse é um programa para fazer na quarentena e obedecendo o isolamento criado pelo coronavírus. Você vai encontrar uma gaveta com papéis, anotações e bilhetes.
Arrumar toda essa papelada ocupa o tempo e faz com que a energia circule no ambiente de uma forma positiva, coloque no lixo o que não precisa mais.
Bem como separe as roupas que não está usando mais pra doar ou vender num brechó.
Você vai sentir, é claro, a satisfação de uma tarefa cumprida. E, com certeza, você vai achar alguns tesouros no meio a tantos papéis e roupas.
-
ESCREVER
Organize sua agenda futura, separe as caixas e veja o que tem dentro. Mas também, coloque no papel todas as ideias que você tem e que passam batido. Sejam ideias para escrever um livro, um conto ou poema.
Aproveite que o ritmo de vida está mais devagar, com menos saídas, para anotar os novos projetos, seja planejar uma viagem, um evento, esboçar um plano para empreender, ou simplesmente anotar a lista de compras para sua próxima ida ao supermercado.
Devido a tecnologia deixamos, muitas vezes, de exercitar algo que é nosso e tão característico: nossa escrita, nossa letra emendada ou não. Aproveite para voltar a usar o papel e a caneta durante esse período.
-
ESCUTE MÚSICA, DANCE E FAÇA UMA PLAYLIST
A música é uma maravilha. Ela alegra, relaxa, provoca sentimentos, faz reviver. Seja nos antigos vinis, num CD que há tempos não gira ou por meio de streaming, a música é eterna.
Plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music, Youtubemusic reúnem diversos estilos musicais, com e sem intervalos comerciais, além de playlists temáticas.
Também é possível encontrar podcasts (áudio transmitido pela internet, com conteúdo variado, normalmente com o propósito de transmitir informações) sobre os mais variados temas que educam e entretêm ao mesmo tempo.
-
COZINHE
Cozinhar é uma das formas de demonstrar carinho pelas pessoas que moram com você. Quando as panelas estão no fogo, pense não apenas no alimento, mas no momento de alegria que isso vai proporcionar.
Esse período de estada forçada em casa por causa do coronavírus também pode ser um bom momento para criar e experimentar novas receitas.
Bem como, ensinar às crianças algumas receitas de famílias que estão naquele antigo caderno de sua avó. Aqui no blog tem várias receitinhas, confira clicando aqui!
-
COLOCAR A CONVERSA EM DIA
Não é porque você vai ficar em casa que as conversas estão proibidas. Aproveite então para responder para aquele amigo que te enviou um WhatsApp e até agora está esperando o seu oi de volta.
Ligue e faça conversas por vídeo, converse com quem mora ou está longe, mas também com quem está perto.
E busque falar sobre outros assuntos, porque tá todo mundo muito tenso com os noticiários e uma conversa sobre a vida ou viagens pode ser relaxante.
-
EXERCITE-SE
Um estudo realizado pela UFSP mostrou que 3 a cada 10 pessoas têm depressão por conta da falta de exercícios na pandemia.
Na pesquisa, realizada com 1.110 mulheres e 743 homens de todo o Brasil, os pesquisadores descobriram que 30% dos participantes apresentaram sintomas de depressão de grau moderado a grave e 23,3% sintomas de ansiedade de grau moderado a grave.
Antes da quarentena, 69% desses voluntários eram classificados como muito ativos, contra somente 39% durante a pandemia.
Fato é que a endorfina, liberada com a prática do exercício físico, ajuda a aliviar o estresse, a tensão e a ansiedade e, consequentemente, traz a sensação de bem-estar.
Evite se forçar a fazer alguma atividade física que não goste, por isso sugerimos que procure exercícios que façam com que você se sinta bem.
Com o isolamento social, não faltam exercícios para fazer em casa por vídeo. Outra sugestão é agendar um horário com um educador físico à distância que poderá passar um treino ideal para o que você procura.
11. HAPPY HOUR VIRTUAL
Busque a presença das pessoas que você gosta ainda que à distância e faça ligações em vídeo com os amigos e a família.
Para acompanhar esse momento, Ousadia Drink é a parceira ideal. A bebida à base de vodca acaba de ganhar versões exclusivas “Candy Colors” de maracujá, iogurte, pedacinho do céu (tutti frutti) e maçã verde.
Outra opção de drink, e que ainda é uma opção bem refrescante, é a SYN Ice, vodca gaseificada da Arbor Brasil, que agora também está disponível no sabor kiwi. Que tal ainda fazer um jogo de mímicas a la Imagem & Ação?
Sim, é possível sim se divertir muito mesmo longe fisicamente de quem você ama!
12. PERMITA-SE FAZER FUTILIDADES
Muitas pessoas, por estarem trabalhando em home office, acabam cumprindo muito mais horas do que deveriam.
Mas não dá para viver só de acordar, comer, ir trabalhar e dormir.
O trabalho deve ser só uma parte da sua vida e não a principal. Por isso, quando não estiver trabalhando, faça coisas divertidas ainda que você considere que não tem tempo para futilidades.
Desligue a mente. Assista a algum programa bobo, mas que prenda a atenção. Não se obrigue a estar o tempo todo fazendo apenas tarefas que considere úteis. Permita-se fazer nada nas horas vagas.
13. MUDE O AMBIENTE DA SUA CASA
Que tal aproveitar o momento e distrair a cabeça renovando um cômodo da casa ou o home office?
Busque na internet dicas de como pintar uma parede e compre os itens necessários para fazer a pintura.
Além de economizar com a mão de obra, a tarefa irá relaxar a mente, exercitar a criatividade e o corpo.
14. SE DESCONECTE
Tire aqueles jogos de tabuleiro ou baralho da gaveta. Brinque, dance, durma, acorde, reze, medite, lave as mãos, leve o cachorro para passear. Peça tele entrega e ajude os pequenos empreendedores da sua cidade.
Tudo isso é permitido desde que você proteja a si mesmo e aos demais. Lembre-se que esse período de isolamento não é férias, mas não precisa ser de tristeza por estar em casa sem poder sair.
Todos nós queremos que essa quarentena seja um momento de reconstrução das nossas relações, seja com a família ou com a comunidade. Que nos sirva para mostrar que somos responsáveis por nós e pelos outros.
Porque afinal de somos todos humanos.
E quando tudo isso tudo passar, teremos mais um capítulo para contar e poderemos colocar em prática as viagens que estamos sonhando ou as que tivemos de adiar.
Gostou das Dicas de o que fazer na quarentena? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*Texto Palavra Bordada, editado pela Equipe Garfo & Mala e fotos Pixabay