Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

A Ferro e Fogo: Projeto Gastronômico de Experiências

Índice


Todos os domingos o Parador Hampel realiza o projeto gastronômico Ferro e Fogo, repleto de delicias em um ambiente pra lá de aconchegante!

O projeto gastronômico a Ferro e Fogo une técnica, experiência, rusticidade e muito amor e paixão pelo fogo e pela carne.

Criado em outubro de 2015, virou tradição aos domingos no Parador Hampel, com edições de grande sucesso no Planeta Atlântida, Churrascada, Mesa São Paulo, Jack Daniel´s BBQ, Binacional de Enogastronomia, entre outros.

O propósito é oferecer um domingo clássico e especial, com uma experiência fora do comum.

Mas não esqueça: o A Ferro e Fogo não é um churrasco, nem um almoço. Pois ele é uma experiência. Uma espécie de Day Use do Parador Hampel, mas sem a utilização de uma quarto.

Lei também: Sabe o que é “Day Use” e Como Funciona?

 

COMO É A EXPERIÊNCIA NO A FERRO E FOGO

Ele é uma grande celebração que acontece ao meio dia de domingos em São Francisco de Paula, mais especificamente no parador Hampel.

Lá amigos, hóspedes, turistas, músicos e chefs de cozinha se reúnem para desfrutar de um dia regado a muita comida boa, música e descontração.

O objetivo do projeto é reunir pessoas que queiram viver e oferecer uma experiência única, ao ar livre, em contato com a natureza.

Mas para isso eu aconselho que você chegue cedo, porque assim poderá aproveitar as instalações do Hampel e ainda curtir a natureza.

Mais um motivo para que você conheça (caso ainda não tenha visitado) a histórica área que em 2019 completou 120 anos.

Tem muitas atrações, entre elas, trilhas, a horta de PANC’s, as três cachoeiras e o lago. Se o dia estiver quente e bonito, não hesite em levar seu traje de banho para se refrescar nas cachoeiras.

Você terá mais de 21 hectares de área nativa preservada, para desfrutar sem pressa e respirando ar puro. O lugar é incrível!

Leia Também: Como é se Hospedar no Parador Hampel

DICA

Ah a dica é ir com roupas e sapatos confortáveis! Além disso, leve repelente, protetor solar e chapéu/boné, que também são sempre bem-vindos.

COMO FUNCIONA O A FERRO E FOGO

Logo depois de desfrutar deste ambiente incrível de natureza, sugiro que volte ao pátio principal para apreciar a cozinha rústica e ao ar livre, onde as carnes e legumes são preparados!

Os meninos que fazem as carnes iniciam o fogo às 5h da manhã e em seguida começam a temperar e colocar as carnes para assar. A cozinha rústica do chef gaúcho radicado em São Paulo Marcos Livi.

Mas atenção vale avisar, que no A Ferro e Fogo não tem espaço para a pressa, muito menos para a ausência de risadas e conversas.

Porque neste projeto, você poderá circular entre as estações e ir “beliscando” iguarias que entregam muita cor, aroma e sabor. Porém, sem deixar de dividir e compartilhar suas experiências gastronômicas com os cozinheiros.

Chef Rodolfo Meyer e eu no A Ferro e Fogo

Deguste como se não houvesse amanhã todas as delícias que saem do calor da brasa, servidos no nosso jardim externo, espaço localizado entre o histórico prédio colonial e a construção de alvenaria datada da década de 60.

Aliás, saiba que fumaça, brasa, chama, fogo, faíscas e cheiro inconfundível não faltam por aqui. O projeto não abre espaço para o gás, não usa eletricidade, não tem forno, muito menos micro-ondas.

É tudo feito na brasa. Além disso, é democrático, pois até mesmo quem não come carne sai satisfeito.

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

COMO É A COZINHA DO A FERRO E FOGO

Tudo começa no pátio do Hampel, às 5h da manhã, que é quando os churrasqueiros iniciam o fogo e espetam as carnes que serão assadas. As estruturas são de ferro, idealizadas pelo chef Marcos Livi.

Próximo aos legumes e frutas, o prato típico dos gaúchos foi reinventado para oferecer experiências culturais e atrair novas gerações.

O Carrossel de carnes e legumes, uma espécie de carro alegórico do assado brasileiro, foi lançado no primeiro semestre de 2019, durante a edição gaúcha da Churrascada.

Ele é uma estrutura circular de quatro metros de diâmetro, em formato de carrossel, porém fixo. Ali, são colocadas dezenas de ganchos que permitem pendurar alimentos em esferas, bandejas e outros equipamentos.

Ele causa um impacto visual, porque deixa os assados em evidência, bem no centro do evento. Confesso que é de encher os olhos e perfeito para fazer fotos!

Esse carrossel virou uma cozinha completa, que faz a vez de um grande fogão que defuma, assa, cozinha e grelha.

Os nossos vizinhos argentinos e uruguaios são craques nestes eventos que colocam a carne em evidência. De lá que veio a parrilla, que mostra o fogo e a carne como centro do evento.

Diferentemente das churrasqueiras gaúchas, que, na maioria das vezes, ficam escondidas em um canto da casa ou dos restaurantes. Esse evento busca a conexão.

Os assados podem ser com carne bovina, suína, frango, ovos, peixes, legumes e frutas. Lembrando que os vegetarianos também são bem-vindos.

O que mais importa na verdade é a valorização do momento, compartilhado entre família e amigos.

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

TÉCNICAS DO A FERRO E FOGO

O A Ferro e Fogo busca utilizar técnicas ancestrais no preparo do churrasco, com parrilla ou espetos, oferecendo aos consumidores momentos de contemplação, confira abaixo outras técnicas de preparar assados utilizadas no A Ferro e Fogo:

 

VARAL DE CARNES E LEGUMES

Armação metálica que usa correntes e ganchos para controlar a distância dos alimentos do fogo. Podem ser penduradas carnes, frutas e legumes.

 

CORDEIRO NA CRUZ

Uma reinvenção do jeito patagônico (argentino) de preparar cordeiro.

O animal é assado inteiro, lentamente, em estacas adaptadas. Além do cordeiro, são assados leitões e animais de caça – colocados a quase um metro de distância do fogo.

 

CARROSSEL

Em uma estrutura circular de quatro metros de diâmetro, em formato de carrossel, porém fixo, são colocados dezenas de ganchos que permitem pendurar alimentos. O impacto é visual, colocando os assados no centro do evento.

 

FOGO DE CHÃO

O desafio aqui é manter o fogo constante, para sustentar a temperatura, já que o churrasco é feito com uma fogueira acesa em local aberto.

A lenha deve ser colocada na parte da frente e de trás da carne, que pode ser de porco, cordeiro ou gado, a cerca de um metro de distância.

A parte de trás deve ter temperatura mais branda, cerca de 100°C, e tempo mais prolongado -é ela que aquece osso e interior da carne.

O fogo da frente deve ser colocado algumas horas depois, a temperatura média de 150°C.

 

INFERNILLO

Mais comum na Argentina e no Uruguai, esse método consiste em assar rapidamente, em temperatura muito alta, com calor vindo de cima e de baixo.

Além do fogo convencional, uma chapa de ferro é colocada no andar superior da churrasqueira e abastecida com mais brasa.

 

CARDÁPIO DO A FERRO E FOGO

A recepção começa pela mesa de Boas-Vindas que fica no pátio, com petiscos, Choripan (Linguiça Artesanal, Chimichurri, Tomate, Cebola, Cheiro Verde servidos em uma pequena Baguette feita pela equipe do Parador) e creme de moranga cabotiá.

Em seguida você pode se deliciar com a estação de Saladas, preparadas com ingredientes frescos diretos da Horta e da Ilha de PANC!

Logo depois, é hora de começar a degustar as carnes: o Costelão Bovino e o Leitão, assados lentamente na lenha por 8 horas, além de Cordeiro Orgânico e Galeto Al Primo Canto.

Além disso tudo, tem também a Estação de Comida Campeira, com pratos quentes servidos no fogão campeiro como Arroz Carreteiro, Feijão, Moranga Caramelada, Batata Doce, Aipim, Polenta, Farinha, entre outros.

E para adoçar a vida, as sobremesas, que contam com Frutas Assadas na brasa e Churros de doce de leite, creme e chocolate.

E para beber, água saborizada, bem como água natural e com gás, suco natural, refrigerante e chopp artesanal (cervejaria Farol).

Água Saborizada!

Tudo isso à vontade! Top né?

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

COMO PARTICIPAR DO A FERRO E FOGO

E um cafezinho passado na hora para finalizar!

Endereço: Rua Boca da Serra, 445 – Indianópolis, São Francisco de Paula – RS

Quando? Todos os domingos

Horário: das 10h às 15h, mas como já falei, você pode chegar mais cedo e aproveitar todo o hotel!

Reservas: (54) 3244-1363

Valor: R$132 por pessoa com chopp e bebidas não alcoólicas inclusas. (valor de jan/2020).

Obs: O evento acontece mesmo com chuva! Dessa maneira ele é transferido para o salão interno do Hotel.

 

VEJA MAIS DICAS DO QUE FAZER NA SERRA GAUCHA!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Faça aqui seu seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!