Este artista cubano transformou seu bairro esquecido e pobre em um reino sonhador de arte folclórica, a Fusterlandia, em Cuba
Cuba tem uma rica tradição artística, que pode ser encontrada em todos os lugares, desde murais pintados nas paredes até peças de arte alojadas no Museu Nacional de Belas Artes de La Habana.
Mas, pra mim, um dos lugares mais exclusivos para encontrar arte cubana moderna é na Fusterlandia.
É uma galeria de arte a céu aberto, que fica no bairro Jaimanitas em Havana.
Esse é o bairro onde mora Fuster, que era uma área economicamente deprimida antes de sua chegada. Mas agora o local se transformou num paraíso para quem curte arte.
Muitos viajantes visitam o bairro para poder admirar o reino, ainda crescente, de Fuster. Isso porque o artista continua a fazer obras e a enfeitar as ruas e casas do seu bairro.
Jaimanitas é uma vila de pescadores que se transformou em uma obra-prima de azulejos e cores caleidoscópicas. O verdadeiro país das maravilhas para a arte de rua.
Ouso dizer, que é um estilo tipo Gaudí de impacto máximo, mas transferido para um cenário tropical.
ATRAÇÃO PRINCIPAL DE JAIMANITAS
A atração principal por lá é a Fusterlandia, mas mais conhecida pelos cubanos como a Casa de Fuster. Uma residência consideravelmente decorada do telhado às fundações, com muita arte, cor e esculturas.
São mosaicos de todos os tipos e cores. É uma mistura fantástica de espirais, piscinas ondulantes e fontes de raios de sol. Difícil de explicar. Você precisa ir!
O trabalho mistura homenagens a Pablo Picasso e Gaudí num realismo mágico, com motivos marítimos, linhas curvilíneas do modernismo, e uma dose cubanês de Fuster.
Tem bandeiras cubanas, bem como as palavras ‘Viva Cuba’ estampadas em chaminés.
Fusterlandia em Cuba, vai muito além da residência de Fuster.
Mais da metade do bairro já recebeu tratamento semelhante, desde placas de rua até pontos de ônibus, inclusive a casa do médico local.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM HAVANA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
COMO É A VISITA NA FUSTERLANDIA EM CUBA
Fusterlandia é o apelido dado para o local onde mora Fuster, que é Jaimanitas, uma cidade costeira a oeste do centro de Havana. Mas em Cuba ele é mais conhecido como “Casa de Fuster” e não por Fusterlandia.
Atualmente não é mais só a casa de Fuster que está enfeitada. As obras foram tomando conta de todo o pequeno vilarejo, incluindo muros, casas e ruas próximas.
Ele queria colocar sua realidade artística na rua e em seus arredores, por isso começou em seu próprio bairro.
Foi em 1975 que tudo começou, logo depois de Fuster se mudar para uma modesta casa de madeira no bairro degradado de Jaimanitas, nos arredores de Havana. Foi então que ele começou a decorar seu estúdio em mosaico colorido.
Uma vez terminado, ele perguntou a seus vizinhos se também poderia decorar suas casas e negócios. Alguns aceitaram sua oferta e as criações de azulejos cresceram.
Ao longo de uma década, consultórios médicos, pontos de ônibus, fontes, bancos, portões e muito mais foram envolvidos pela imaginação extravagante de Fuster.
Agora sua arte reveste o bairro em um arco-íris de fantasia e encanto. Belezas que você verá pelas ruas próximas, antes de chegar à Casa de Fuster.
Olhe pra cima, pra baixo e para os lados, curta cada cor e pedacinho de azulejo, enquanto caminha em direção a casa do mestre do mosaico em azulejo de Cuba.
CHEGANDO NA CASA DE FUSTER
Quando chegar na casa, passe por baixo do grande arco e escolha por onde começar a explorar a casa mais decorada da Fusterlandia, em Cuba!
Não se preocupe com onde pode e não pode ir, porque todas as áreas que não se pode entrar estão claramente identificadas.
Vai subindo e curtindo, até chegar no terraço da casa, de onde você poderá ter uma linda visão do bairro e da casa de Fuster.
Na arte de Fuster fica perceptível sua vontade de descrever a religiosidade heterodoxa da maioria dos cubanos e sua fixação por tudo que está relacionado ao mar, como peixes, sereias, navios, entre outros.
Você também vai gostar de ler: Varadero: Conheça o Hotel Be Live All Inclusive
No dia que fomos, estava nublado, mas mesmo assim nada tirou o colorido das obras de Fuster. É difícil não se encantar, porque a cada canto você vai encontrar detalhes lindos e eu como uma amante da fotografia, tirei fotos de cada cantinho.
José Fuster não estava lá quando visitamos a casa, pelo menos não apareceu. Mas tinham pessoas cuidando do local. E o melhor de tudo, não cobram nada para visitar a Casa de Fuster.
No entanto, convém levar algum dinheiro caso você se interesse em comprar algo nos espaços da oficina. Você vai encontrar desde grandes pinturas até pequenos azulejos (a um custo a partir de $ 30 CUC).
Nós adoramos as obras, achamos lindas, mas caras pro nosso bolso. Por isso não adquirimos nada, só contemplamos.
Passeie também pelas ruas do entorno, tem muita coisa bonita pra ver.
Enfim, é um projeto que se mantém em constante andamento, iniciado há cerca de 40 anos, que cobre casas e concreto com arte extravagante, mas altamente estilizada.
COMO CHEGAR NA FUSTERLANDIA EM CUBA
Confesso que quando fui pesquisar sobre, não consegui achar muitas informações de como chegar. Foi perguntando pra muitos cubanos que descobri.
A primeira delas é pegar um ônibus da cidade, se estiver disposto a tentar descobrir como o sistema de transporte público funciona (afinal tudo em Cuba é muito diferente do que estamos acostumados).
Além disso, você pode pegar um táxi até lá e, quem sabe num clássico anos 50? Mas a gente optou pela terceira, usar o Habana BusTour (hop-on/hop-off) para chegar lá.
Você deve estar pensando, aquele ônibus turistão? Sim, ele mesmo!
Eu gosto de usá-lo para me situar e visitar os pontos turísticos da cidade, principalmente se você não tem muito tempo e deseja obter uma visão geral, são a melhor maneira de fazer isso.
No caso de Havana, o BusTour custa apenas $10 CUC por pessoa para o dia inteiro. Ele, por exemplo, me mostrou muitas coisas em Havana que eu ainda não tinha visto. Confira como foi nossa experiência no Habana BusTour aqui!
Nós pegamos o a linha T1 do BusTour no Parque Central e descemos na estação La Cecilia (última parada), mais a oeste de Havana.
Da parada pegamos um táxi para chegar até Jaimanitas.
Pedimos ao taxista para nos deixar na entrada do bairro, na avenida principal. De lá caminhamos em direção à praia até a rua onde fica a Casa de Fuster. Aproveite o passeio, tem muita coisa pra ver!
Se quiser ir direto de táxi, basta pegar um do centro de Havana (custa cerca de $ 20 a 25 CUC, a menos que você seja um negociador melhor do que eu :D), ou ônibus local regular ($ 0,80 CUP – moeda dos locais – cerca de 1/500 da tarifa do táxi, se for aventureiro o suficiente).
Quando estiver na Av. principal, basta encontrar as paradas de ônibus diferentonas decoradas por Fuster.
Mas cuide, se você procurar no Google, não vai encontrar o local correto. Porque aparece em uma área que não é a Fusterlandia. O local correto fica em Jaimanitas.
Na volta fizemos o mesmo trajeto, um táxi até a parada La Cecilia e depois o ônibus turismo.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM HAVANA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
MAS QUEM É FUSTER?
José Antonio Rodríguez Fuster é um ceramista, desenhista, pintor e gravador cubano. Ele fez ilustrações para várias publicações, participou de vários simpósios e eventos pelo mundo.
Recebeu vários prêmios e menções nacionais e internacionais. Fuster fez uma grande contribuição ao longo dos 20 anos de trabalho na cidade de Jaimanitas, nos arredores de Havana.
Pois foi ele quem decorou mais de 80 casas e parques com murais, pinturas, esculturas, etc.
Tendo envolvido os vizinhos neste trabalho, o projeto de Fuster é uma mostra única de arte pública, nos convocando a celebrar com ele a alegria de morar nesta ilha.
SOBRE FUSTER
José Antonio Rodríguez Fuster, conhecido por todos simplesmente como Fuster (Caibarién, 1946), é um expoente por excelência de luminância e alegria.
Com seu domínio da técnica em pintura, desenho, escultura e cerâmica, seu trabalho mostra notável unidade conceitual e estilística na diversidade de técnicas e materiais que ele costuma usar.
Nascido na cidade costeira de Caibarién, na província de Villa Clara, Fuster mudou-se para a também cidade costeira de Santa Fe, em Havana e, finalmente, para a cidade vizinha de Jaimanitas, também muito perto do mar.
Isso pode explicar a presença constante – e às vezes obsessiva – de peixes e outros seres marinhos, bem como a cor azul em suas pinturas e cerâmicas.
Leia Também: Roteiro Bate e Volta de Havana para Viñales
Formado pela Escola de Instrutores de Arte em 1965, Fuster iniciou sua carreira profissional na Oficina de Cerâmica Cubanacán com artistas renomados como Alfredo Sosabravo, Reinaldo Gonzalez e Julia Calvo.
Considerado um dos fundadores da Nova Cerâmica Cubana, o trabalho de Fuster desde então tem sido tão assíduo que se inclina a identificá-lo principalmente como ceramista.
Mas se olharmos para as pinceladas firmes, o domínio absoluto da cor e da composição em suas pinturas e desenhos, realizados em muitas galerias cubanas e internacionais, preferimos falar do pintor.
E as incríveis esculturas com as quais ele embelezou sua casa e arredores? Esse artista definitivamente não é fácil de definir.
Ele diz que não tem preferência por nenhuma modalidade de arte, que coloca a mesma paixão em tudo que faz. Pra ele a pintura também é uma necessidade espiritual, preferindo a pintura a óleo.
Além disso, ele não pode abandonar a pintura, porque é ela que o ajuda a tocar seu projeto “Fusterlandia” pra frente, tendo em vista que ela precisa de investimento e que são cobertos pela venda de suas pinturas.
Em Jaimanitas, Fuster também realizou uma enorme quantidade de trabalho no embelezamento de fachadas e áreas públicas.
Segundo ele, coloca seu trabalho na rua, em parques e em paredes, para não o tornar privilégio de galeristas e colecionadores, mas para dar felicidade a todos.
Como lembrança de nossa visita, levamos a imagem das suas obras: coloridas e alegres.
Eu amei conhecer este lugar único e especial. Uma mescla de surreal com psicodélica a experiência!
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM HAVANA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
COMO VISITAR A FUSTERLANDIA EM CUBA
Endereço: O Jaimanitas está localizado próximo à Quinta Avenida (Av. 5), no extremo oeste de Playa, entre o Club Havana e Marina Hemingway. Exatamente na esquina da Calle 226 & Av 3, em Jaimanitas.
Um táxi do centro de Havana custará de $ 20 CUC ou mais. Se for de táxi, peça ao taxista que te deixe na “Casa de Fuster”.
Horário: de segunda a sexta das 9h30 às 17h. Sábados e domingos das 9h30 às 16h. O horário das 12h às 14h é reservado somente para grupos, não está aberto ao público durante este horário.
Valor: entrada gratuita
CONFIRA OUTROS TOURS EM HAVANA AQUI!
*Faça suas reservas com antecedência. Você pode cancelar sua reserva até 24 horas antes da sua atividade sem pagar nada por isso, sem taxas de cancelamento.
ONDE SE HOSPEDAR EM HAVANA
Para se hospedar em Havana, eu recomendo ficar no Centro Histórico ou no bairro Vedado.
Porque estes bairros são os que possuem mais atrações no seu entorno e também fácil acesso aos principais pontos da cidade. Veja as opções de lugares para se hospedar AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Cuba! Assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em sua viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas da Fusterlandia em Cuba? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
Respostas de 9
Que lugar bacana, confesso que nunca tinha ouvido falar da Fusterlandia em Cuba e já estou apaixonada. Acho que eu passaria horas por ai tirando mil fotos..
Que lugar mais lindo! De fato, a Fusterlandia lembra muito Gaudí. Suas cores e mosaicos. Deve ter sido uma visita deliciosa.
Foi incrível, eu amo arte e esta em especial é encantadora!
Que lindo espaço em Cuba. A arte é sempre transformadora. Mais um lugar pra conhecer no país, a Fusterlandia.
Sim, não deixe este lugar incrível de fora do seu roteiro em Cuba!
Acredita que nunca tinha ouvido falar em Fusterlandia? Sempre tive vontade de conhecer Cuba mas não tinha pesquisado o que fazer. Certamente que esse bairro, todo em Mosaico, não ficará fora de meu roteiro. Adorei.
Não deixe de visitar a Fusterlandia! Este lugar é lindo demais… arte por todos os cantos!
Uau! Fiquei maravilhada pela Fusterlandia! Adoro esse mosaicos de cerâmica (quanto mais coloridos melhor), e pelas fotos deu pra ver que isso tem aos montes pelo bairro.
Fiquei curiosa para saber se aquela piscina é apenas decorativas ou se dá para tomar banho nela.
De qualquer forma, a Fusterlandia acabou de entrar no meu roteiro de Cuba!
É um lugar incrível e cheio de energia e cor. Tu vais amar conhecer a Casa de Fuster, Helen!