Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Dicas de Viagem com Pet: Guia Completo

Índice


É provável que famílias tenham dificuldades sobre o que fazer com o pet nas suas férias

Vai viajar, mas não tem onde deixar seu pet e vai levá-lo para viajar com você? Para ajudar a você a promover uma viagem tranquila com seu animal de estimação, fizemos um post com dicas de viagem com seu pet.

Que tal levar seu pet nesta viagem com muito conforto e o mais importante com segurança? Muitas espécies de animais de estimação podem pegar a estrada. Mas é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de embarcar nesta aventura.

Então, para promover o bem estar e a saúde do animal neste momento, o veterinário Aldo Macellaro, nos ajudou a montar este um guia completo com cuidados essenciais para o pet em diferentes ocasiões.

Alguns cuidados devem ser considerados tanto para quem vai viajar com o pet, quanto para os que preferem deixá-los em casa. Como por exemplo: como viajar com cachorro de avião ou de carro?

Quais são os cuidados necessários para cada situação? O que precisa ser considerado ao se hospedar com o animal? Como alimentar seu pet durante a viagem?

Para esclarecer essas e outras questões, o veterinário, montou um guia completo que evitará que as famílias sofram perrengues no período de férias.

 

1. DICAS DE VIAGEM COM PET: FAÇA UMA CONSULTA NO VETERINÁRIO ANTES DA VIAGEM

Uma dica fundamental para sua viagem com seu pet é que você o leve ao veterinário para realizar um check-up.

Porque dependendo do tipo de viagem, o veterinário poderá passar alguns cuidados, como: prevenções de pulgas, carrapatos e doenças que podem afetar a saúde do seu melhor amigo.

Então converse com o médico veterinário e peça para que ele indique alguns remédios, como por exemplo, para enjoo.

 

2. DICAS DE VIAGEM COM PET: CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO DO SEU PET

“As vacinas são muito importantes e precisam estar em dia”, explica o veterinário. Mas não apenas pela obrigatoriedade da vacinação contra raiva, em viagens interestaduais ou internacionais.

Sobretudo, porque seu destino pode, eventualmente, ser uma área de alta incidência de algumas doenças virais de fácil contágio como a parvovirose e a cinomose em cachorros ou a rinotraqueíte em gatos.

Então, a vacinação contra estas e outras doenças devem estar sempre atualizadas. Ou seja, esta dica para planejar uma viagem com seu pet é imprescindível.

Pois devemos nos certificar de que nossos amigos estejam protegidos para podermos todos, aproveitar o passeio.

 

3. VIAGEM DE CARRO COM SEU CACHORRO OU PET

Viagem-cachorro-carro

Primeiramente, a família não deve se esquecer que alguns cachorros não estão acostumados a andar de carro. “Neste caso, antes de fazer uma viagem longa, faça uma adaptação gradual com o pet, para que se acostume aos poucos com a situação”.

Depois disso, os donos precisam separar um assento apenas para ele no banco traseiro. Cachorro pode andar no banco da frente? Conforme a lei, seu pet não deve, em hipótese alguma, viajar no banco da frente.

Além disso, utilize um cinto especial para prender seu amiguinho. “Porque isso vai segurar seu pet para que ele não se locomova dentro do carro, nem cause ou sofra acidentes” ressalta o médico veterinário.

Outra dica importante é você tomar cuidado com a temperatura do ar condicionado dentro do carro. “Ele não pode ser muito quente e nem frio demais.

Então, se for o caso, deixe as janelas um pouco abertas, mas não totalmente. Para que assim, seu cãozinho não coloque a cabeça para fora e seja atingido por motoqueiros ou algum objeto que possa voar e machucá-lo, por exemplo”.

Outra dica importante é evitar horários de trânsito intenso. Isso porque o calor excessivo pode desidratar seu pet e causar mal estar no animal.

Em última hipótese, se o cão não se acostumar, os donos podem conversar com um veterinário de sua confiança para analisar o uso de sedativos, mas com um seguinte alerta: “jamais dê uma sedação por conta própria. Se os donos acharem que pode haver necessidade de utilizar esse recurso,  procure um veterinário antes!”.

 

4. FAÇA PARADAS PARA ÁGUA E OUTRAS NECESSIDADES DO ANIMAL

Conforme o médico veterinário as paradas são indispensáveis. Porque durante a viagem seu pet precisa tomar água, principalmente em dias quentes de verão.

Então, paradas regulares para que o animal beba água e faça suas necessidades precisam ser feitas. Assim, a viagem se torna bem mais tranquila para seu pet e ele vai poder aproveitar melhor com seu dono.

 

5. COMO VIAJAR DE AVIÃO COM SEU CACHORRO OU PET

Antes de viajar com o pet no avião, Aldo aconselha que a família se certifique das regras aplicadas para transporte de pet. “Pois cada companhia aérea tem uma regra.

Algumas aceitam levar animais na cabine, já outras têm restrições de tamanhos ou quantidade de pets que podem ser embarcados por voos. Para evitar estresse, aconselho se informarem com antecedência” explica.

Alguns países exigem carteira de vacinação em dia antes do desembarque do animal ou pede vacinas específicas. Nesses casos, se informar com antecedência e procurar uma clínica veterinária são regrinhas básicas para quem pretende viajar com o pet.

“Além disso, aconselho a sempre ter uma clínica veterinária no país de destino ou cidade para onde a família vai em caso de emergências” aconselha Macellaro.

Vale destacar também a importância de pegar referências do estabelecimento para ver se é realmente de confiança.

Então se companhia aceitar animais, outros cuidados devem ser levados em conta. É necessário que os donos providenciem uma caixa de transporte para viajar de avião com seu pet.

Antes da viagem, acostume seu pet a ficar dentro desta caixa de transporte, uma vez que no voo ele não poderá sair.

Para o veterinário, o treinamento antecipado é fundamental. “Treinar seu pet é ainda mais importante quando o voo é longo. Porque pode acontecer de o pet entrar em desespero, já que não está habituado com esse tipo de situação. Podendo causar um trauma emocional e psicológico”.

No dia da viagem, o veterinário do Clube de Cãompo aconselha que você mantenha a alimentação do pet leve e sempre mantê-lo hidratado, já que o ar do avião é muito seco. Além disso, leve tapetes higiênicos para forrar a caixa.

 

6. DICAS DE VIAGEM COM PET: CHEGANDO AO DESTINO

Ao chegar ao seu destino, confira algumas regras de etiqueta para a família que está com seu pet: “Se você gosta de viajar com o seu pet, busque treiná-lo antes para que ele tenha uma boa socialização com pessoas e outros animais”, aconselha o veterinário.

De acordo com ele, isso é muito importante para evitar estresses desnecessários.

Além disso, identifique seu pet com uma coleira e leve sempre uma guia. “Não se deve deixar o animal solto dentro de hotéis ou lugares públicos. Algumas pessoas tem medo e isso deve ser respeitado” aconselha Macellaro, que também diz que é uma forma de proteger o animal de possíveis machucados ou até de se perder da família.

Outra dica durante a viagem com pet é se for sair com o animal para que ele faça suas necessidades, o veterinário aconselha que você tenha bom senso e mantenha o local limpo após o passeio.

“Isso é um habito que todos os donos devem ter assim que decidem ter um animal de estimação. Pois isso evita constrangimentos com o hotel ou até com autoridades locais” salienta o médico.

E por último, se for a praia leve água mineral para o cão e não deixe que ele beba água do mar. “A água do mar causa distúrbios gastrointestinais e acelera a desidratação” explica Macellaro.

 

7. ONDE DEIXAR OS PETS CASO NÃO CONSIGA LEVÁ-LOS NA VIAGEM?

Após conferir com as companhias aéreas, hotel e transporte, e ainda assim a família perceber que fica inviável levar o cão na viagem, o que pode fazer? Procurar casas que recebem animais é a melhor solução.

Uma dica pode ser o app Dog Hero, um pet sitter de sua confiança ou pedir uma indicação para o veterinário.

O Clube de Cãompo, por exemplo, é um resort em Itu (SP) especializado em receber animais de pequeno, médio e grande porte, que ficam separados conforme o tamanho em chalés exclusivos e monitorados 24 horas.

No local, os cães recebem tratamento vip, com direito a aulas de socialização e natação. Um verdadeiro spa para os pets. Para saber mais acesse www.clubedecaompo.com.br

 

Gostou das nossas dicas de viagem com seu pet? Já levou seu animalzinho em alguma viagem? Como foi a experiência? Tem alguma recomendação para sugerir? Deixe seu comentário abaixo!

 

CONFIRA MAIS DICAS DE VIAGEM COM PET AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!