Já pensou em fazer um tour pelas regiões mal assombradas da capital gaúcha?
São histórias de traição, assassinato, canibalismo e pragas. Esses são alguns dos mistérios que rondam o Centro Histórico de Porto Alegre.
A maioria dessas lendas urbanas de Porto Alegre aconteceram de fato e podem ser contadas com muitos adjetivos e detalhes assustadores.
Vou te contar então que um amigo, que gosta muitos destas histórias de mistérios criou um tour chamado Porto Alegre Mal-Assombrada que passa por diversos pontos misteriosos e cheios de histórias macabras da cidade.
ROTEIRO DAS LENDAS URBANAS DE PORTO ALEGRE
- Viaduto da Duque
- Museu Júlio de Castilhos
- Catedral de Porto Alegre + Cúria
- Cemitério escondido da igreja
- Fernando Machado e suas histórias
- Boulevard da Formiga, década de 20.
- Castelinho do Alto da Bronze
- Largo da Forca
- Igreja das Dores
- Praça da Alfândega
RESERVE SEU HOTEL EM PORTO ALEGRE COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
COMO FUNCIONA O TOUR PORTO ALEGRE MAL ASSOMBRADA?
Esse roteiro é independente, a pé e guiado. Confira aqui as datas e os valores!
Vale lembrar que este roteiro das lendas urbanas de Porto Alegre aborda temas como: suicídio, cárcere privado e racismo.
PONTOS VISITADOS E COMO É O TOUR DAS LENDAS URBANAS DE PORTO ALEGRE?
O roteiro inicia no Viaduto Otávio Rocha, que nós porto-alegrenses chamamos de Viaduto da Borges. Já falei em outros posts que gaúcho, em especial portalegrenses, tem mania de mudar os nomes ou criar apelidos.
O roteiro Porto Alegre Mal-Assombrada nos finais de semana sempre inicia perto das 16hs e dura cerce de 2h e 30 min entre trajeto e paradas.
Então, vou contar um pouco de como é este roteiro mas sem detalhes, porque estes eu vou deixar pro André que é mestre em mistérios e sabem muito sobre os fatos sinistros que aconteceram em Porto Alegre.
O roteiro começa na parte de cima do Viaduto e segue pela rua Duque de Caxias.
PARALELO 30 E MUSEU JULIO DE CASTILHOS
O primeiro ponto de parada fica em frente ao Museu Júlio de Castilhos, mas do outro lado da rua, onde tem um ponto energético, muito conhecido pelos esotéricos.
Chamado de paralelo 30, que inclusive está na letra de uma música de Kleiton e Kledir.
Tem também muita história relacionada ao Museu Júlio de Castilhos que fica em uma casa datada do final do século 19. Ela foi a casa onde Júlio de Castilhos viveu grande parte de sua vida.
Localizada na antiga rua formosa, atual Duque de Caxias. Este museu tem entrada gratuita.
Muita gente conta que se você bater uma foto no espelho de dentro do museu verá algo que não esperava. Será? Sinceramente, ainda não criei coragem de fazer isso!
Essa casa era o ponto de encontro de várias pessoas importantes da época.
O André também contou que gravou um clique de sua banda dentro do Museu, um vídeo curto, que levou poucas horas para ser feito, mas que todos integrantes da banda chegaram em casa exaustos e dormiram até o outro dia.
Ele disse que sentiram que tiveram suas energias sugadas pelos espíritos da casa.
De fato, a esposa de Júlio se suicidou no porão da casa e Júlio morreu na casa por complicações de uma cirurgia que era para ser simples, mas que não deu certo!
CATEDRAL DE PORTO ALEGRE
Dali você vai até a Catedral de Porto Alegre, que esconde segredos na arquitetura da igreja feito por um arquiteto que veio de Roma.
Que mostra o Índio fazendo grande esforço tentando suportar toda a cultura do outro povo. Contam que embaixo da igreja existe um cemitério indígena.
LENDAS URBANAS DE PORTO ALEGRE:
RUA FERNANDO MACHADO
Descemos então até a rua Fernando Machado, chamada antigamente de rua do Arvoredo. Lá foi o palco de uma das histórias mais macabras de Porto Alegre.
Reza a lenda que no período de 1863 e 1864, um açougueiro e sua esposa matavam pessoas e produziam linguiças de carne humana.
E sem saber a verdadeira origem do produto, os vizinhos faziam fila para comprar a iguaria mais gostosa de Porto Alegre.
Ali pertinho também fica o Boulevard (chamado de Beco da Formiga), onde você verá a escadaria da General João Manuel. Um lugar muito bonito e que rende boas fotos. Nos sábados tem feirinha ali.
CASTELINHO DO ALTO DA BRONZE
Seguindo mais pra frente você chega no Castelinho do Alto da Bronze, que fica na ladeira de São Jorge. Hoje a área é conhecida como o alto da Bronze, em homenagem a uma senhora negra que viveu ali, vinda de São Borja.
Ela era uma mulher emproada, que muitos achavam que era prostituta. Mas na verdade, ela tinha poderes místicos e era muito procurada por isso. Ela ajudava especialmente mulheres que sofriam violência.
O povo então apelidou ela de “bronze”, pois tinham medo de chamá-la de preta, chamando-a de bronzeada.
Voltando ao Castelinho, uma obra da década de 40 encomendada por Eurico Gomes, um homem muito poderoso da época.
Ele era casado, mas mandou construir este castelo para aprisionar sua amante (que na época não sabia que ele era casado), a Sra Nilza Link (existe um livro sobre a história dela).
Ele conseguiu mantê-la prisioneira neste castelo de 1948 até 1952 e neste período, a torturou psicologicamente devido ao seu ciúme doentio. Hoje o local se tornou um símbolo da resistência feminina.
LARGO DA FORCA
Dali você vai descer até o Largo da Forca. Um local de muita importância para a comunidade africana. Ele está simbolizado por uma escultura de um Tambor africano.
Era neste local que aconteceram, até 1857, mais de 20 enforcamentos oficiais, mas isso sem falar dos extra oficiais.
RESERVE SEU HOTEL EM PORTO ALEGRE COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES
Por fim, você vai chegar na linda Igreja das Dores e sua escadaria. Que em 1833, quase na mesma época da história macabra do açougue, a Igreja da Nossa Senhora das Dores, estava sendo construída.
Contam que um escravo que foi enforcado no local rogou uma praga na construção da igreja.
Ele havia sido acusado de roubar a tiara de Nossa Senhora, mas jurou inocência e invocou uma maldição: a igreja nunca ficaria pronta.
Não podemos afirmar que a praga da Igreja das Dores deu certo, mas fato é que a construção levou cem anos para ficar pronta.
Então, as pessoas culpavam o escravo Josiano por nunca conseguirem fazer suas preces na igreja.
O roteiro termina na Praça da Alfandega que no dia que fiz não deu para fazer porque lá estava acontecendo a Feira do Livro.
Esse roteiro te convida a olhar para todos os lados e sentir Porto Alegre enquanto você escuta sobre suas lendas urbanas.
As construções do Centro Histórico intimidam e chamam a atenção. Porque Porto Alegre é uma cidade ariana, que começa, mas não termina.
É incrível você observar a cidade com todos os sentidos (olhos, sons, cores, sabores, tato). Outra coisa bacana de fazer é sentar em algum lugar histórico, fechar os olhos e escutar seu sons e imaginar como era antigamente.
CURIOSIDADES
Mas o que muita gente não sabe é que essas histórias não são lendas e sim fatos, pelo menos em parte. O casal açougueiro da Rua do Arvoredo realmente existiu e inclusive tem relatos deles.
No açougue foram encontrados corpos de 2 adultos e um menino. Porém como faltavam parte dos corpos, a imaginação não deixou barato e surgiu a lenda que teriam virado linguiça. O caso foi parar na Justiça e o casal foi condenado.
ONDE SE HOSPEDAR EM PORTO ALEGRE: POR UMA PORTOALEGRENSE
BAIRRO MOINHOS DE VENTO
Um dos bairros de classe alta, que conta com muitas lojas bacanas, bares, assim como restaurantes lindos e possíveis de ir a pé. É aqui que também fica o Parcão (Parque Moinhos de Vento) e a Praça do DMAE.
Melhores hotéis do Moinhos de Vento (custo-benefício):
1. Master Premium Cosmopolitan: com diárias mais em conta, mas fica na parte baixa do bairro Moinhos. Ou seja, para chegar a zona mais bacana do bairro, terás que subir uma lomba!
4. Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento
5. Quality Porto Alegre: esse hotel fica bem em frente ao Parcão, numa região bem bacana e de fácil acesso no bairro.
BAIRRO MENINO DEUS
Meu bairro preferido em Porto Alegre, que fica perto da orla do Guaíba, poucos minutos do centro, assim como da Cidade Baixa. Além de ter tudo o que você precisa por perto!
Melhores hotéis do bairro (custo-benefício):
BAIRRO CIDADE BAIXA
Um bairro mais simples e alternativo, mas com uma agitada vida noturna, muitos restaurantes. Além disso, ele fica pertinho do centro.
Melhores hotéis do bairro (custo-benefício):
CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE
Pontos turísticos, restaurantes e lazer, mas somente durante o dia! A noite o centro fica deserto. O centro costumas ter preços mais em conta, mas não sei se vale a pena!
Não seria um lugar que eu gostaria de me hospedar, a não ser que fosse para economizar. Relacionei abaixo os melhores hotéis do centro, que ficam em lugares melhores para se hospedar.
Alguns deles perto da Praça da Matriz, do Theatro São Pedro e do Viaduto da Borges, que tem bares bacanas nas suas escadarias para conhecer.
Melhores hotéis do centro (custo-benefício):
- Master Alberto Bins
- Nacional Inn
- Plaza São Rafael
- Hotel Continental
- Flat Açores
- Eko Residence
- Hotel Praça da Matriz
Me conta, você conhece outra lenda urbana de Porto Alegre?
CONFIRA MAIS DICAS DE PORTO ALEGRE AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Faça já o seu Seguro Viagem com desconto aqui!
Gostou das Dicas deste tour de lendas urbanas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
Respostas de 13
Boa tarde, não conclui minha compra no cartão de crédito e o valor veio cobrando na minha fatura deste mês 07.:Posso marcar uma data para fazer o Tour?
Sim! Você faz isso direto com eles, eu não tenho vinculo com a empresa que faz os tours, apenas indiquei pq fiz e amei! 😉🙌🏼
Gentee para tudoo que eu não tinha noção desse roteiro por lendas urbanas em Porto Alegre. Adorei o roteiro e a sugestão diferente
Heheh, que bom que tu gostou. Um jeito diferente de conhecer a capital gaúcha né?!
Que legal esse tour! Não conhecia! Conheci Porto Alegre uns 4 ou 5 anos atrás e adoraria voltar para conhecer coisas diferentes, por exemplo o centro com outro olhar hehehe Já vi tours “mal-assombrados” pelo mundo, mas nunca tive tempo nem coragem de fazer hehehe
Bora ter coragem e fazer! Pega na mão de alguém e vai! Hahaha
Confesso que nem mesmo sabia sobre Lendas Urbanas de Porto Alegre, muito menos mal assombradas. Deve ser bem interessante esse tour, até pelo fato de os lugares serem bonitos. A Rua do Arvoredo, com essa história do açogueiro, foi o que mais me deu medo hahahaha.Adorei seu post e espero ter oportunidade de fazer esse tour um dia.
Te confesso que nesse tour parece que tu entra dentro das histórias. Eu amei!
Adorei esse tour!!! Muito legal essas lendas urbanas, não conhecia. Bela matéria
Que legal esse passeio pela lendas urbanas de Porto Alegre! Eu não imaginava que POA tivesse esse lado sombrio. Adorei! Quero fazer!
Bacana né?! Muito interessante este roteiro, feito todo a pé pelo centro histórico da cidade. Você vai amar fazer ele!
Bem bacana esse lado sombrio de POA!
Roteiro bem original esse Porto Alegre Mal Assombrada, parece-me interessante 🙂 Bela sugestão.