Além de ele ser um ponto de referência, fica em prédio histórico construído em 1869
Como já falei em posts anteriores, sou fã de visitar os Mercados Públicos.
E não poderia ser diferente na minha cidade, né?! Acho que eles trazem muito da cultura gastronômica do local.
Então não deixe de visitar o Mercado Público de Porto Alegre quando estiver por aqui!
UM POUCO DA HISTÓRIA DO MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
O lindo e gigante prédio histórico do Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 1869, tornando-se o principal ponto de comércio na época. Já o piso superior ou mezanino, foi construído somente em 1912.
Em 2013 o prédio sofreu um terrível incêndio e vem sendo restaurado desde então.
COMO CHEGAR NO MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
O Mercado Público fica no coração do Centro Histórico de Porto Alegre.
Esse ponto da cidade é o fim e início da linha da maioria dos ônibus, lotações e inclusive trensurb (estação Mercado). O trensurb não tem linhas internas em Porto Alegre, mas leva até as cidades vizinhas da Grande Porto Alegre.
Mas para você traçar a rota e verificar qual o melhor ônibus para chegar no Mercado sugiro que utilize o app de mobilidade que indiquei nessa lista indispensável de app para viagens!
Outra forma de chegar até o Mercado Público é se você fizer o passeio com o Ônibus Turismo de Porto Alegre, que eu super recomendo. Veja mais sobre este passeio clicando no link laranja acima do Ônibus Turismo.
O QUE FAZER E COMER NO MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE: LOJAS, BANCAS, RESTAURANTES E MAIS
O Mercado Público tem bancas para todos os gostos e bolsos. Pois tem bancas de comidas, temperos, souvenires, erva-mate, kits chimarrão e muitos sabores gaúchos.
Sendo assim, se você quer levar pra casa algo tipicamente gaúcho e com bom preço, sugiro que faça suas compras aqui.
Mas se o que você quer é um café de qualidade, recomendo ir na Banca do Café do Mercado.
Além disso, não deixe de passar na Banca 40 para tomar um clássico sorvete ou banana split. Confira aqui nossas dicas de sorveteiras em Porto Alegre.
Mas se você está pensando em almoçar, minha sugestão é o Gambrinus. Porque ele é um dos mais antigos restaurantes de Porto Alegre, aberto em 1889.
Serve pratos portugueses e frutos do mar, o restaurante superou todas as crises do Mercado Público de Porto Alegre, e segue sendo um grande símbolo da história gastronômica da nossa cidade.
Já as Bancas mais famosas para compra de temperos, queijos, embutidos e outras iguarias, são a Banca 43 e a do Holandês.
Além desses produtos, o Mercado tem ainda bancas de frutas, de flores, chás, artesanatos, lancherias, açougues, peixarias, e muito mais. Afinal, no total são mais de 100 bancas/restaurantes. E se preferir, pode até comprar pela internet.
ONDE FICAR NO CENTRO DE PORTO ALEGRE
Bem no Centro Histórico:
No Centro, mas mais próximos da Rodoviária:
COMO VISITAR O MERCADO PÚBLICO DE POA
Endereço: Av. Borges de Medeiros – Centro Histórico de Porto Alegre
Horários de Funcionamento: O Mercado Público de Porto Alegre está aberto nos seguintes dias:
Segunda a sexta: das 7h30 às 19h30 (os portões da Av. Borges Medeiros e do Largo Glênio Peres ficam abertos até meia-noite para acesso aos restaurantes)
Sábados: das 7h30 às 18h30
Domingos: Fechado.
Telefone do Mercado Público de Porto Alegre: (51) 3286-1811
MAIS FOTOS DO MERCADO PÚBLICO:
CONFIRA MAIS DICAS DE PORTO ALEGRE AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto.
E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas do Mercado Público de POA? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
Respostas de 18
Adoro mercados e já conheci o de Porto Alegre uns anos atrás! Comi no Gambrinus q tinha sido super recomendado, mas nem lembro o que pedi!
Uma vez eu comi um salgado nesse mercado, um pao de queijo recheado de frango, nao lembro o nome exato. Muito bom!
Adoro conhecer mercados publicos quando viajo, esse nao pode ficar de fora do roteiro!
Eu amo mercados públicos, acho q eles não podem ficar fora do roteiro tb. Trazem a raiz da gastronomia local… bom demais
É tão bom visitar mercados públicos não é mesmo? Nós sempre procuramos incluir em nossas viagens, pois podemos ver de perto as comidas típicas, frutas entre outro,s das cidades por onde andamos
Verdade absoluta ❤️
que interessante o mercado publico de poa por dentro, muitos detalhes cheio de historia. infelizmente fui apenas 2 vezes a cidade e não pude visita-lo
Então terá que voltar guria! Quando vier avisa! abs
Eu gosto muito de conhecer mercados públicos e feiras locais! Certamente visitarei o Mercado Público de POA, quando for conhecer a cidade. Adorei o post!
Fico feliz que gostou. Obrigada ??
Excelentes dicas para conhecer o Mercado Público de Porto Alegre. Pessoalmente, foi o primeiro “mercadão” que eu conheci! Desde então, adoro visitá-los. Muito legal! Muita comida gostosa. Ótimo!
Ele é um lugar incrível para visitar em Porto Alegre, né?!
Tenho um carinho especial por Porto Alegre, pois foi lá que conheci meu marido. Um dos passeios q gosto de fazer quando viajo é visitar o mercado central da cidade e esse mercado é maravilhoso.
Que bacana saber que foi aqui na capital gaúcha que tu conheceu teu marido! Todo aniversario de casamento agora tem que dar uma passadinha por aqui! heheh
Que lugar chique!!Adorei
Adoro mercados antigos, acho os bastante chiques e com bastante glamour, e o Mercado Público de Porto Alegre é sem duvida um deles. Anotei todas as dicas e irei visitar em breve.
Já fui várias vezes para o sul mas conheço quase nada de Porto Alegre, e sempre fico com vontade de conhecer mais quando leio posts sobre as atrações de lá. Adoro o Mercadão de SP, tenho certeza que vou adorar também o Mercado Público de Porto Alegre quando tiver oportunidade de visitá-lo!
Pessoas e mercados são os meus principais interesses em viagem… 🙂 Não conheço este, mas fiquei encantado com o que ‘vi’. Bela partilha.
Obrigada Rui!