Há momentos em nossa vida que precisamos nos desligar e buscar respostas a indagações ou simplesmente, planejar nossa próxima fase, ou até um novo desafio
Apesar do corre-corre do dia a dia, trabalho, família ou até mesmo algo inesperado nos fazem esquecer de relaxamento, por isso sugiro a leitura do livro que relatos do Caminho de Santiago de Compostela. Inclusive nos obriga a adiar planos e projetos.
Então, para proporcionar a si mesmo uma reflexão e uma autoanálise, uma das opções é o período sabático. Sabático vem do hebraico e significa repouso.
Na prática, significa você se dar um tempo. Ou seja, se desligar de suas atividades rotineiras e se dedicar a um momento de autoconhecimento e análise.
Em 2007, enquanto morava em Dublin, na Irlanda, o autor decidiu embarcar no Caminho de Santiago de Compostela.
Na semana seguinte de ter essa ideia, o jornalista foi até St. Jean Pied de Port, no Sul da França, para iniciar seu objetivo.
Nesse tempo, ele passou por algumas dificuldades, pela falta de informação e a inexperiência em peregrinação. Ele, à época, sentiu muito a necessidade de ter um guia para auxiliá-lo na jornada!
Um livro que auxiliasse as pessoas que queiram fazer o Caminho de Santiago
Lá foi ele, pela segunda vez ao Caminho de Santiago. Refação. Recaminho. Realizou sua segunda experiência pelo Caminho de Santiago de Compostela.
Dessa vez, com toda a bagagem de sua primeira viagem e cumpriu a tarefa em 30 dias.
Depois de vivenciar a peregrinação e renovar as energias, escreveu o livro “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias”, publicado pela Editora Évora.
No qual conta toda a sua trajetória pelo Caminho – “quero ver o guia amarrado nas mochilas dos caminhantes, quero que o guia seja útil nessa empreitada” – suspira o autor.
Das dificuldades ao autoconhecimento. Até mesmo pela oportunidade de deslumbrar a beleza natural e a diversidade de nacionalidades que encontrou.
Enfim, o Caminho de Santiago de Compostela consiste em transitar 800 quilômetros que ligam Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha.
Segundo dados da Catedral de Santiago de Compostela, o Brasil encontra-se na 13ª posição entre as 143 nações dos peregrinos que chegam até o destino final
SOBRE O LIVRO DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA:
Dividido em três partes – Orientação, Preparação e Direcionamento. ‘O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias’, publicado pelo Selo Generale da Editora Évora, é baseado na experiência do autor .
O qual por duas vezes (2007 e 2010) caminhou os 800km que ligam Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha.
O livro traz dicas sobre os melhores períodos para realizar o caminho, como custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico.
Itens necessários para levar na mochila, as diferentes rotas existentes, cuidados na peregrinação e até detalhes como as temidas bolhas nos pés. Assim como mapas topográficos e imagens de todas as etapas.
‘O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias’
Traz também, relatos de outros peregrinos. De donas de casas até executivos das maiores companhias do mundo. Sendo assim, os que no momento de alto nível de estresse se recolheram a fim de renovar as energias.
E sobretudo, entender suas atitudes profissionais e pessoais para poder seguir em frente.
O guia pode ser encontrado em todas as livrarias e pelo site: www.editoraevora.com.br