Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que é Couchsurfing e Como Funciona?

Índice


Quer saber o que é couchsurfing?

É muito mais que uma hospedagem gratuita, é uma experiência local. Você já conhece o sistema Couchsurfing?

É uma rede social que faz uma ponte entre turistas que querem hospedagem grátis e pessoas que gostariam de receber visitantes. Uma maneira barata e divertida de conhecer outros lugares e gente do mundo todo.

A tradução literal seria “surfe de sofá”. Mas o serviço vai além de disponibilizar um lugar para dormir. Ou seja, a intenção é que você conheça a cidade baseado na experiência do seu anfitrião. Que pode servir como guia informal. Uma forma fácil e divertida de conhecer gente interessante e de explorar uma cidade na companhia de um local.

A maior parte dos membros que fazem parte dessa comunidade é “gente de mente aberta”. E com certa flexibilidade pra conviver por alguns dias com pessoas desconhecidas

Criada em 2003, com o propósito de ser uma organização sem fins lucrativos, criado e desenhado por Casey Fenton (EUA). Mas hoje, o site couchsurfing.org (couchsurfing.com) já conta com mais de 4 milhões de usuários.

Ela disponibiliza diversas funcionalidades com perfis pessoais e coletivos detalhados. Mas existem muitas outras funcionalidades. Como por exemplo: grupos de discussão, reuniões e encontros, salas de conversa e muito mais.

Ela tem como objetivo a “Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”. Mas a questão da segurança pode deixar muita gente com um pé atrás.

Ainda tá em dúvida em utilizar o Couchsurfing? Então, participe de um dos encontros de membros do grupo, que acontecem em muitas cidades mundo afora. Assim, você conhecerá quem faz parte da comunidade e terá uma ideia melhor do funcionamento dela.

 

COUCHSURFING É SEGURO? DICAS PARA SUA HOSPEDAGEM

– Peça o telefone e o endereço de quem vai lhe hospedar. Além disso, peça orientações sobre como chegar à casa por ônibus/trem/aeroporto. Confirme se os transportes públicos estarão funcionando no horário da sua chegada ou pergunte quanto custa, mais ou menos, uma corrida de táxi.

– Tenha sempre um plano B. Para isso, pesquise opções de albergues ou hotéis na cidade, pra saber pra onde correr caso o anfitrião dê pra trás de última hora. Ou também, caso você se sinta desconfortável na casa dele.

– Avise então, amigos ou familiares onde você vai ficar. Envie pra alguém o perfil do anfitrião da sua hospedagem no Couchsurfing, assim como seu endereço e telefone.

– Se ficar inseguro, prefira viajar em companhia de um amigo. Sempre é mais complicado estar sozinho em situações estranhas.

– Por fim, o básico: use o bom senso. A grande maioria dos membros da comunidade são viajantes, aventureiros como você, que estão animados com a ideia de lhe conhecer e nada mais. No entanto, sempre pode existir gente mal intencionada, por isso é preciso ficar atento. Conheço várias pessoas que hospedaram e foram hospedadas incontáveis vezes através do site e nunca ouvi nenhum relato negativo (já ouvi casos de gente chata e tal, mas nada perigoso).

 

DICAS PARA UTILIZAR O COUCHSURFING

  • Veja se suas expectativas batem com a do seu parceiro de aventura.
  • Conhecer a pessoa e aceitar as regras de hospedagem dela exige boa dose de disposição. Isso sem falar na eventual falta de privacidade.
  • Uma boa forma de conhecer o anfitrião é escrever para quem já se hospedaram no local a que você quer ir, confirmando as referências do perfil.
  • Planeje com antecedência. Ou seja, sem saber o que você quer, é difícil vasculhar os perfis em busca daquelas pessoas que realmente combinam com você.
  • Surfar em grupo reduz as possibilidades de encontrar um local para ficar. Viajando sozinho, ou em dupla, é mais fácil encontrar um sofá.
  • Seu objetivo principal não pode ser somente economizar.
  • É “de bom tom” deixar de fazer algum passeio pra aceitar um convite do seu anfitrião pra um jantar, por exemplo.
  • Se você pensar no seu host como um hotel gratuito, a experiência provavelmente vai ser ruim.

 

O QUE É E COMO FUNCIONA O COUCHSURFING?

Primeiro você precisa abrir uma conta na página, acessando o link, criar seu perfil, preenchendo um formulário com várias perguntas sobre você, como profissão, línguas que fala, cidade natal, interesses, coisas incríveis que fez ou viu, filosofia pessoal, entre outras.

Não é obrigatório completá-lo, mas é recomendável. Já que é assim que os outros usuários vão conhecer um pouco sobre você e, quem sabe, simpatizar o suficiente pra aceitar lhe receber em suas casas.

Na página, você tem a opção de disponibilizar seu sofá ou não (na parte “Couch information”). Enfim, abrir sua casa pra um couchsurfer não é pré-requisito pra ser hospedado pelos outros.

Se não puder ou quiser ser anfitrião de alguém, você pode colocar-se disponível pra tomar um café ou um drinque com viajantes que passem pela sua cidade (escolhendo a opção “Not right now, but I can hang out”).

 

COMO BUSCAR HOSPEDAGEM NO COUCHSURFING

Vá em “Find a couch”, diga pra que cidade e em que período vai viajar e explique o motivo da viagem. É possível filtrar as buscas por idade, gênero e outros aspectos.

 

DICAS PARA SUA HOSPEDAGEM COM COUCHSURFING

Encontrou alguém pra lhe receber, ou topou hospedar alguém na sua casa? Ótimo! Dica: boa comunicação. Seja você o anfitrião ou o hóspede, faça questão de que tudo fique muito claro entre as partes. Desde os horários de chegada e saída, a restrições como “tenho alergia a …”.

Explique ou peça explicação de como chegar casa e, se possível, pense em algumas atividades pra fazer com ele, ou pra recomendar. O objetivo é conhecer pessoas e suas culturas, além de mostrar a sua. Por isso, o ideal é que role uma interação, seja levando-a pra passear ou dando dicas de passeios e batendo um papo à noite, por exemplo, se você não tiver tempo de bater perna com ela.

Deixe muito claras as regras da casa (ou pergunte sobre o que pode ou não fazer, caso seja você o hóspede). Depois da experiência, não se esqueça de deixar seu review no perfil dele (a). Se tiver algum problema grave, notifique o Couchsurfing.

Para algumas pessoas, a experiência é tão transformadora que vira uma filosofia de vida. Foi até filmado um documentário sobre o movimento, considerando o Couchsurfing “um planeta da galáxia da economia do compartilhamento”.

 

COUCHSURFING: ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO

Motivada por startups e entusiastas de tecnologia, que deram início a uma nova forma de consumo que prefere alugar, pegar emprestado ou compartilhar a comprar. Essa ideia está ligada ao movimento minimalista que descarta a posse de bens, exceto os essenciais.

Esse tipo de comportamento onde tudo pode ser compartilhado é totalmente oposto ao conceito de sociedade de consumo do século XX. No qual imperava o capitalismo e o ato de acumular bens, principalmente nos Estados Unidos.

Por se tratar de um tipo de comércio colaborativo e consciente é visto como inovador, mas que remete aos primórdios da economia onde pessoas trocavam coisas (escambo).

Com esse novo conceito na forma de ver o produto redefine-se o valor dele não com base no desejo, mas na necessidade e esse novo jeito de ver os produtos reflete positivamente no meio ambiente e no uso dos recursos naturais.  Muda também a forma de confiança das pessoas que nesse contexto é baseada em reputação.

Toda vez que uma pessoa usa um serviço ou objeto através de uma plataforma de economia de compartilhamento, essa pessoa é avaliada. Se acontecer algum problema, ele fica marcado no perfil do usuário do serviço, o que dificulta a aplicação de golpes e aumenta a segurança.

Moral da história: o importante é compartilhar. O que se ganha são trocas de experiências culturais.

 

Já utilizou o Couchsurfing? Como foi sua experiência?

 

CONFIRA MAIS DICAS DE HOSPEDAGEM AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!