Belo Horizonte é uma cidade encantadora, emoldurada pela Serra do Curral.
E por isso, fizemos este post com dicas de o que fazer em Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais que conta com muito dinamismo, história e muita comida boa, sô!
É uma cidade cheia de chefs de cozinha talentosos, conjuntos culturais, uma grande rede hotelaria e bares e restaurantes espalhados por todos os lados, que convidam para aproveitar o ar boêmio desta cidade.
A capital de Minas Gerais conta com um circuito cultural super bacana, assim como serve de base para vários passeios de bate e volta pela região.
Dessa maneira, vamos deixar ao longo deste post dicas de lugares com arte, gastronomia, cultura e história espalhados por esta capital!
Mas antes de começar, preciso lembrar você que nas segundas-feiras, praticamente todas as atrações estão fechadas.
Vem com a gente então conhecer quais os Principais Pontos Turísticos de Belo Horizonte. Também vamos contar nossas experiências e dar dicas dos lugares que qualquer um que visita a capital mineira precisa conhecer!
AS MELHORES ATRAÇÕES PARA VISITAR EM BELO HORIZONTE
- Mercado Central de Belo Horizonte
- Parque e Mirante Mangabeiras
- Praça da Liberdade
- Memorial Minas Gerais Vale
- Feira Hippie
- Complexo da Lagoa da Pampulha
- Rua do Amendoim
- Praça do Papa
- Parque da Serra do Curral
O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE (MG): PONTOS TURISTICOS IMPERDÍVEIS
Abaixo confira como é cada ponto turístico, onde fica, horário de funcionamento e preço do ingresso.
CENTRO DE BELO HORIZONTE
No final do século XIX, a cidade de Belo Horizonte foi planejada para ser a nova capital do Estado de Minas Gerais. E foi a Praça da Liberdade lugar escolhido para construírem o centro administrativo.
Aliás, todo seu entorno foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Por isso, as secretarias foram transferidas do local em 2010, momento em que criaram os 16 espaços culturais.
Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. Pois os museus são muito legais, interativos e modernos, além de gratuitos!
PRAÇA DA LIBERDADE
A Praça da Liberdade fica bem no coração de Belo Horizonte. Na nossa visita ao local vimos muitas pessoas caminhando, passeando com seus cachorros, assim como sentadas nos seus banco e gramado.
Mas o ponto mais instagramável e fotografado da praça é a Alameda Travessia, uma rua de paralelepípedo ladeada por imensas palmeiras imperiais, linda!
Além disso, a praça conta com um antigo coreto, fontes e monumentos.
Os prédios que a cercam foram construídos para a inauguração da capital, em 1897.
Mas, outros edifícios foram erguidos, posteriormente, como o Palácio Cristo Rei (1940), o Edifício Niemeyer (1950) e o Rainha da Sucata (1990). Sendo assim, esse ponto da cidade é imperdível!
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Se você quer entender o verdadeiro “jeitim” mineiro, então você precisa visitar este memorial! Porque ele conta a história de Minas Gerais, do século XVIII até hoje, de forma lúdica e com muita tecnologia.
Afinal, são 31 salas temáticas que vão te envolver com cenários cheios de tradições. Então reserve um tempo do seu dia para visitá-lo!
Endereço: Praça da Liberdade, 640. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de terças a sábados, das 10h às 18h, quintas-feiras, das 10h às 22h e domingos, das 10h às 16h.
Telefone: (31) 3343-7317
Ingresso: Entrada gratuita
Site: memorialvale.com.br
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Esse é o museu que explica o nome do Estado, assim como, a história da mineração e da metalurgia em Minas Gerais. Ele conta com 18 salas que vão te transportar para o universo dos metais, dos minerais e seus componentes.
As salas mais interessantes são a do “Elevador Virtual”, que te leva até o fundo da Mina de Ouro do Morro Vermelho, em Nova Lima, assim como a do “Piso de Estrelas”, com várias lunetas com metais para você olhar, espalhadas pelo piso da sala.
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de terças-feiras a domingos, das 12h às 18h, quintas-feiras, das 12h às 22h.
Ingressos: Entrada gratuita
Site: mmgerdau.org.br
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)
O Centro Cultural Banco do Brasil de BH é um dos espaços mais agitados, pois conta com exposições mundiais, performances que geram filas enormes.
São 1.200 m² de espaços para exposições, sendo duas delas permanentes. Que são o “Salão Nobre” e o “Gabinete do Secretário”, onde você encontrará móveis de madeira da época da inauguração do prédio.
Além disso, este centro cultural conta com um espaço que recebe concertos e apresentações teatrais. Ah, e não deixe de visitar o pátio interno perfeito para tomar um cafézin mineiro, uai.
Endereço: Praça da Liberdade, 450. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de quartas a segundas-feiras, das 9h às 22h.
Telefone: (31) 3431-9400
Ingressos: Entrada gratuita
Site: bb.com.br/cultura
PALÁCIO DA LIBERDADE
O Palácio da Liberdade é um dos principais cartões-postais da cidade, inaugurado em 1898.
No seu interior podem ser vistos candelabros de bronze, piso em parquet, lustres de cristais, painéis alegóricos, uma escadaria linda encomendada de uma empresa Belga, bem como um antigo e belo mobiliário.
Já na sua área externa você verá lindos jardins, projetados por Paul Villon, em estilo inglês, que passaram por reformulações ao longo dos anos, quando recebeu esculturas e fontes.
O acesso à parte interna do Palácio da Liberdade, é lindo, mas só pode ser feito com hora marcada. Além disso o número de pessoas na visita é limitado.
Então chegue com 30 minutos de antecedência do horário do seu ingresso, na entrada do Palácio da Liberdade. A visita tem a duração aproximada de 1 hora e será guiada pela equipe receptiva.
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: mediante agendamento
Ingressos: Entrada gratuita
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
O prédio da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurado em 1961 e é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, feito para o governo de Juscelino Kubitscheck.
Essa biblioteca possui mais de 570 mil livros, inclusive com obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros. Além disso, ela possui um grande acervo digital, bem como jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e um acervo em Braille.
A biblioteca possui também um teatro para 220 pessoas, assim como uma galeria de arte.
Endereço: Praça da Liberdade, 21. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h. E sábados das 8h às 12h.
Telefone: (31) 3269-1166
Ingressos: Entrada gratuita
CENTRO DE ARTE POPULAR (CEMIG)
Esse local conta com diversas obras que demonstram a riqueza das manifestações culturais populares. Com muitas obras em argila, madeira e outros materiais disponíveis no estado.
O prédio foi construído em 1920 para servir de residência, mas posteriormente serviu como sede do antigo Hospital São Tarcísio.
No ano de 2012, ele foi adaptado para abrigar o CAP, que conta com quatro salas de exposições permanentes, uma para exposições temporárias, um auditório para 60 lugares, assim como uma sala para oficinas de arte e ainda um pátio interno que ganhou um projeto de grafites.
É um espaço que recebe muitos eventos de artes visuais e cênicas, música e educação.
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1.608. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: terças, quartas e sextas-feiras, das 10h às 19h. Quintas-feiras das 12h às 21h. E sábados e domingos das 12h às 19h.
Ingressos: Entrada gratuita
MUSEU MINEIRO
Esse museu fica no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um lindo casarão do final do século XIX. Que, inicialmente, serviu de residência oficial e depois como sede do Senado Mineiro.
Aqui você vai encontrar um rico acervo de imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas além de achados arqueológicos. Totalizando mais de 3.500 peças.
Sua coleção possui incríveis peças do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras do mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato e outros, bem como obras de renomados artistas brasileiros como Volpi e Di Cavalcanti.
Endereço: Avenida João Pinheiro, 342. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 12h às 19h. Sábados e domingos das 12h às 19h.
Ingressos: Entrada gratuita
CASA FIAT
Esse centro cultural conta com importantes exposições nacionais e internacionais, gratuitas. Aliás, ele fica no antigo prédio do Palácio dos Despachos.
Possui uma exibição permanente no hall principal com a obra “Civilização Mineira”, maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais. Seu calendário de exposições é regular e gratuito. Vale destacar que o local conta com acessibilidade.
Endereço: Praça da Liberdade, 10. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de terças a sextas, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (31) 3289-8900
Ingressos: Entrada gratuita
OUTROS PONTOS TURISTICOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE
- Academia Mineira de Letra
- Arquivo Público Mineiro
- BDMG Cultural
- Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
- Cefart Liberdade
- Centro Cultural Minas Tênis
- Clube Espaço Cultural Escola de Design – UEMG
- Espaço Do Conhecimento UFMG
MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE
Ahhh como eu amo um mercado público. Já falei sobre isso em outros posts… você deve saber né?! Esse reduto cultural da cidade de BH foi fundado em 1929.
Pois ele é um dos pontos turísticos mais visitados da capital mineira, recebendo cerca de 30 mil visitantes por dia.
Mas não são só os viajantes que visitam o local em busca de delícias comestíveis e arte, muitos belo-horizontinos também passam por lá.
Aqui você vai encontrar muitos produtos, em sua maioria regionais, nas 400 bancas.
Como por exemplo, artesanato, queijos, doces, temperos, restaurantes e cafeterias que servem desde o clássico pão de queijo com “cafezin”, até bebidas feitas com as melhores cachaças mineiras.
Então programe sua visita pela parte a manhã, quando tem menos gente, para poder passear tranquilo e sem pressa e ao final do passeio almoçar por ali.
Isso se é que você terá fome, porque basta trocar uma ideia, que você ganha uma prova de algum item. O prato clássico e mais famoso do mercado central é o fígado acebolado com jiló, frequentemente degustado em pé.
Para facilitar sua vida, vou deixar aqui então algumas dicas de bancas do mercado para você visitar: Tradicional Limonada, Du Pain, Praça do Abacaxi, Dona Diva Café, Comercial Sabiá, Bar da Lora, Cachaça de Minas e Cervejaria DÜNN.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744, Centro.
Horário de Funcionamento: de segundas a sábado, das 8h às 18h. Domingos e feriados, das 8h às 13h.
Entrada: Gratuita
MERCADO NOVO
Esse mercado é o mais novo reduto dos jovens da cidade! E para atender esse público inquieto muitos estabelecimentos criativos de diferentes segmentos abriram aqui suas lojas, como por exemplo, brechós, galeria de arte e até uma loja de fotografia analógica!
Mas como todo bom mercado, não podia faltar deliciosos comes e bebes né?! Aliás até neste quesito o pessoal é criativo, criando pratos que reverenciam a culinária mineira.
Por aqui você vai encontrar um pouco de tudo, desde cervejas, drinks, vinhos, petiscos, pratos, sorvetes, quase tudo artesanal!
Bancas que você não pode deixar de visitar: Mascate Runeria, Rotisseria Central, Fubá Cultura do Milho, Mureta Chopperia, Ortiz Pão Molhado, Alento Sorvetes, Massa Mercado, Cozinha Tupis e Cachaçaria Lamparina.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742, Centro.
Horário de Funcionamento: de segundas a sábados, das 11h às 22h.
Entrada: Gratuita
PRAÇA RUI BARBOSA
Essa praça fica situada na região central da capital de Minas Gerais. Mas ela é mais conhecida como a Praça da Estação.
Isso porque fica em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, que hoje abriga o Museu de Artes e Ofícios (MAO).
Além disso, a entrada da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte fica aqui nesta praça.
Nos jardins da praça você encontrará estátuas em mármore, uma que representa as quatro estações, outra de dois leões e dois tigres e a das ninfas em uma fonte.
Elas são réplicas de obras que havia na praça nos primeiros anos da cidade, mas que suas versões originais, devido ao vandalismo, foram guardadas.
Aqui é também onde acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belo Horizonte.
Não deixa de visitar os outros pontos turísticos que ficam na volta da praça, como, o maravilhoso prédio da Serraria Sousa Pinto, o Museu de Artes e Ofícios e os viadutos de Santa Teresa e da Floresta.
Endereço: Av. dos Andradas, 201 – Centro, Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: Aberta 24 horas
CATEDRAL NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM
Essa é mais uma linda obra arquitetônica de BH, em estilo neogótico, inaugurada em 1913. O Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem é um templo católico que fica no centro da cidade, na Praça da Boa Viagem.
Endereço: R. Sergipe, 175 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: diariamente das 07h30 às 22h.
FEIRA HIPPIE
Apesar do nome, não é uma feira hippie. Mas sim a maior feira de artesanato de Belo Horizonte.
Ela funciona a mais de 40 anos, onde centenas de pessoas vão a feira, aos domingos, para comprar peças de decoração, artesanatos, móveis ou simplesmente passear e comer algo em uma das barraquinhas de comida.
Endereço: R. Sergipe, 175 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: somente aos domingos das 07h às 14h.
MANGABEIRAS
Essa região contempla a parte alta da cidade com vistas de tirar o fôlego!
Que é a parte nobre da cidade, onde ficam as mansões dos endinheirados. O nome do bairro é por conta dos pés de mangaba, que eram muitos na região, na época.
Então confira abaixo os pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em BH na região de Mangabeiras. É aqui que, inclusive, fica um dos principais patrimônios de Belo Horizonte: a Serra do Curral.
PARQUE DAS MANGABEIRAS
Construído sobre uma antiga área de exploração de minério de ferro, esse lugar é uma explosão de cores e sons da natureza.
Seu projeto paisagístico foi feito por Burle Marx, o que valorizou ainda mais essa área da Serra do Curral, com 2,3 milhões m² de matas nativas.
Nossa dica é para que você aproveite o lago, as trilhas, os quiosques, as quadras poliesportivas, a pista de skate e os brinquedos para a criançada.
Aliás é aqui que fica o Mirante da Mata, que é o ponto de onde se tem a vista mais bonita de Belo Horizonte e da Serra do Curral.
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de terças-feiras a domingos, das 8h às 17h.
Ingressos: entrada gratuita, mediante agendamento pelo site
MIRANTE DO MANGABEIRAS
Esse outro famoso mirante fica em uma área de preservação ambiental, ao lado do Palácio do Governador.
Ele possui dois decks de madeira que proporcionam aos visitantes uma bela vista panorâmica de Belo Horizonte.
Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1.000, Mangabeiras. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de sexta a domingo, das 9h às 19h, mediante agendamento.
Ingresso: Gratuito
PRAÇA DO PAPA
Essa praça recebeu uma missa rezada pelo Papa João Paulo II, por isso ganhou este apelido. Ela fica na parte alta da cidade, no caminho para o parque Mangabeiras e tem uma vista linda da cidade.
Aqui amigos e casais se encontram para aproveitar a tarde no gramado e apreciar o pôr do sol. A vista para a cidade pela noite também é bonita daqui!
Mas ela foi criada para receber diferentes manifestações artísticas como concertos sinfônicos, shows de rock, assim como o festival de bolha de sabão.
Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: aberto 24 horas.
RUA DO AMENDOIM
Essa é a rua misteriosa de BH! Seu verdadeiro nome é Rua Professor Otávio Magalhães, mas isso pouco importa.
Afinal, ela é conhecida por fazer os carros subirem desengatados da marcha! Nossa dica é que você a visite de carro. Então deixe o motor desligado, desengatado e solte os freios! Dessa maneira você terá a ilusão de ótica que o automóvel sobe a rua, em vez de descê-la.
Mas existem várias teorias populares que tentam explicar esse fenômeno. Uma delas diz que os carros se movem devido a grande quantidade de minério de ferro existente no solo do local.
Porém, isso pode ser desmentido quando você faz o teste com objetos não metálicos, como líquidos e bolas, que têm o mesmo comportamento no local.
Porque na verdade, é mera ilusão de óptica. Mas vale a pena visitar e se divertir!
Endereço: Rua Professor Otávio Magalhães, s/nº.
PARQUE DA SERRA DO CURRAL
A Serra do Curral era o ponto de referência de localização para os viajantes no período de colonização do Estado.
Foi tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de BH.
O Pico Belo Horizonte está a uma altitude de 1.390 metros. Ela possibilita a prática de esportes radicais e de natureza praticamente dentro da cidade. Aliás, em 1995 foi escolhida como cartão-postal de capital de Minas Gerais.
O Parque da Serra do Curral abrange uma área aproximada de 400 mil m² e possui 10 mirantes. Perfeito para uma caminhada na sua trilha de 2km que conta com uma vista panorâmica linda, assim como para descansar e a contemplar.
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 1951. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de quintas a domingos, das 8h às 16h, mediante agendamento.
Ingressos: Gratuito mediante agendamento.
REGIÃO DA PAMPULHA
Essa região também é linda! A Lagoa da Pampulha tem 18 km de extensão e é um local de lazer em Belo Horizonte.
Aqui fica o conjunto da Pampulha, composto pela Capela Curial São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha.
O complexo foi inaugurado em 1943 e se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 2016.
Essas obras foram encomendadas por Juscelino Kubitschek, então prefeito da capital, para Oscar Niemeyer, que convocou Cândido Portinari e Roberto Burle Marx para fazer parte do projeto.
Para chegar aqui nós pegamos um aplicativo que custou 25 reais saindo do bairro Savassi.
AQUÁRIO BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO
Sabia que BH tem um aquário? Então, esse aquário foi inaugurado em 2010 e é considerado o maior aquário de água doce do país!
Ele é enorme, pois possui quase de 3 mil metros quadrados, que conta com 1.200 peixes de 60 espécies diferentes provenientes da Bacia de São Francisco. Mas a margem e o fundo do rio são representados de forma cenográfica no local.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de terças a domingos, das 8h às 17h.
Telefone: (31) 3246-3034
Entrada e Valores: Ingressos
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
O museu passou a operar em 1957, no lugar do antigo cassino, que deixou de operar com a proibição das casas de jogos no país.
O MAP possui um pequeno teatro, com uma pista de vidro iluminada, que foi uma grande novidade na época. Aqui um efeito acústico provoca um eco, mas que é ouvido apenas por quem está na pista de dança. Bacana né?!
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: Fechado temporariamente para reformas. Mas para verificar os horários clique aqui!
Valor do Ingresso: Entrada gratuita
CASA DE KUBITSCHECK
Essa foi a casa para passar os finais de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck.
Sua arquitetura é bem singular, com o telhado em forma de asa de borboleta.
Afinal é uma obra típica da arquitetura brasileira do modernismo, que mesmo com a reforma, mantém seu projeto original, pois as intervenções que foram feitas tiveram assistência direta de Oscar Niemeyer.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 18h.
Telefone: (31) 3277-1586
Valor do ingresso: Entrada gratuita
IGREJINHA DA PAMPULHA (CAPELA CURIAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS)
Essa linda igreja é mais conhecida como Igrejinha da Pampulha. Ela foi o último prédio a ser erguido do complexo, em 1943.
Com seu visual moderno ela impactou a sociedade de BH, por isso a igreja ficou fechada até 1959, quando, finalmente, foi entregue ao culto religioso católico.
Um dos cartões-postais de Belo Horizonte, ela conta com painéis de azulejo em tons de branco e azul em sua fachada e 14 quadros da via sacra feitos por Cândido Portinari em seu interior. O batistério em bronze é de autoria de Alfredo Ceschiatti e os jardins são assinados por Roberto Burle Marx.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000. Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e 13h às 17h.
Valor de entrada: R$5,00 por pessoa para visitar a parte interna da igreja.
Telefone: (31) 98876-3047
CASA DO BAILE
Essa casa foi projetada em 1943 para ser local de bailes e dança popular.
Seu jardim tem vista para a Lagoa e o Museu de Arte da Pampulha. Já a sua parte interna, possui exposições para visitação e é possível assistir filmes sobre a construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Mas sua maior curiosidade está em um grande painel com desenhos feitos pelo próprio Oscar Niemeyer, na parede que faz divisa com o pequeno auditório. Já na parte inferior, ao lado direito do painel, o arquiteto deixou algumas frases.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751
Horário de Funcionamento: verifique aqui.
Telefone: (31) 3277-7443
Valor do ingresso: Entrada gratuita
FEIRA DO MINEIRINHO
A Feira de Artesanato do Mineirinho é ponto de encontro da família mineira e atração turística aos visitantes em BH.
Aqui você encontrará um pouco de tudo e uma praça de alimentação. Os preços são justos. Ou seja, é um passeio que vale a pena se você estiver circulando pelo local em uma quinta ou domingo!
Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1000 – São Luiz, Belo Horizonte – MG
Horário de Funcionamento: quintas das 17h às 22h e domingos das 08h às 18h.
Valor do ingresso: Entrada gratuita
ESTÁDIO DO MINEIRÃO (ESTÁDIO GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO)
Esse estádio divide torcidas e é mantido pelo governo de MG. Construído em 1965 e, desde então, é cenário de grandes partidas de times brasileiros e estrangeiros.
Ele foi inclusive, um dos estádios que sediou os jogos da Copa do Mundo de 2014, como por exemplo o fatídico 7×1 da Alemanha.
Você pode fazer uma visita guiada e conhecer a fachada histórica, a tribuna, o banco de reservas, os camarotes, acessar a beira do campo e percorrer os vestiários e a sala de aquecimento.
Além disso, você pode optar por tirar uma foto com a réplica da taça da libertadores! Em breve, terá também a opção de uma batida de pênalti no estádio!
Na parte externa do estádio fica a esplanada do Mineirão, que recebe muitos moradores durante os finais de semana.
Quando fica cheia de gente andando de patins, skate e bicicleta nos finais de semana. Essa área também é muito utilizada para eventos, shows e espetáculos.
Endereço: Av. Coronel Oscar Paschoal, s/nº, Portão G2
Horário de Funcionamento: de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
Valor do Ingresso para visitar o estádio do Mineirão: R$ 20 por pessoa.
MUSEU DO FUTEBOL DE MINAS GERAIS
No Mineirão é onde fica o Museu Brasileiro do Futebol de Belo Horizonte, que foi aberto ao público em 2013.
O local conta com fotos da construção do estádio, objetos usados nos primeiros anos, como a maca e a catraca, as fichas de registros de 4 mil jogos, jornais e revistas antigos, bem como placas de bronze com pés e mãos dos ídolos que já jogaram no Gigante da Pampulha.
Essa é uma visita imperdível principalmente para quem curte futebol.
Endereço: Av. Coronel Oscar Paschoal, s/nº, Portão G2
Horário de Funcionamento: de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
Valor do Ingresso ao Museu: R$ 20 por pessoa.
Site: Estádio Mineirão
MELHORES LUGARES PARA VER O PÔR DO SOL EM BELO HORIZONTE
- Mirante do Mangabeiras
- Praça do Papa
O QUE FAZER NO FIM DE SEMANA EM BH
- Visitar o Complexo da Pampulha.
- Visitar a Praça da Liberdade e os museus dos arredores.
- Aproveitar o pôr do sol da Praça do Papa.
- Visitar e comer algo no Mercado Central.
- Aproveitar um final de tarde no Mercado Novo
- Conhecer um barzinho no bairro Savassi.
- Passear na Feira Hippie
O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE E ARREDORES
Confira esta dica incrível, um bate e volta que fizemos para Sabará, do ladinho de Belo Horizonte.
Passeio Bate e Volta para Capitólio e Lago de Furnas
Bate e Volta para São João del-Rei e Tiradentes
Excursão a Ouro Preto e Mariana
Passeio para o Instituto Inhotim
Passeio bate e volta ao Santuário do Caraça
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR BH?
Belo Horizonte é uma capital que possui atrações para curtir o ano inteiro. Seja para aproveitar ao ar livre, conhecer museus ou aproveitar a boemia da cidade nos seus restaurantes e bares.
Nós fomos em fevereiro, na época das chuvas e conseguimos aproveitar super bem. Por isso, na minha humilde opinião, é um lugar para ir em qualquer época do ano!
Todavia, tem épocas que chove mais ou faz mais calor. Por isso acredito que a melhor época para visitar BH é de abril a setembro.
COMO CHEGAR EM BH
AVIÃO
Belo Horizonte possui dois aeroportos utilizados para embarque comercial de passageiros: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha).
O Aeroporto da Pampulha opera somente voos domésticos regionais e particulares, e fica a 9 km do centro de BH, em um trajeto que leva cerca de 30 minutos até o centro da capital mineira.
Se você for de avião provavelmente aterrissará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, conhecido como CONFINS, que fica no município de mesmo nome, na Região Metropolitana de BH.
Ele fica distante quase 45 km do centro da capital mineira, trajeto que leva cerca de 1 hora. Este aeroporto opera voos regionais, nacionais e internacionais.
CARRO
De carro, as principais estradas de acesso são a BR-040 (para quem vem do Rio de Janeiro e de Brasília), a BR-381 (para quem vem de São Paulo) e a BR-262 (para quem vem do Espírito Santo).
COMO IR DOS AEROPORTOS DE BELO HORIZONTE AO CENTRO DA CIDADE
TRANSFER AEROPORTO – CENTRO DE ÔNIBUS
Procure pela empresa Conexão Aeroporto ou Unir, pois ela oferece o transporte de passageiros em ônibus convencionais e executivos saindo dos dois aeroportos, em vários horários até o centro da capital mineira.
As passagens precisam ser compradas nos guichês da empresa na saída de ambos os aeroportos ou, também no terminal da Avenida Álvares Cabral ou na rodoviária (centro da capital mineira), para o sentido inverso.
A Linha Executiva Aeroporto Internacional para o centro de BH, tem parada no Hotel Ouro Minas.
O horário de funcionamento dos transfers é das 6h às 00h30, normalmente, os ônibus saem a cada 30 minutos. Passagem custa a partir de R$14,95.
Site para mais informações: conexão aeroporto.
APLICATIVO
Nós utilizamos o uber para ir de CONFINS até o bairro Savassi em Belo Horizonte. Levou cerca de 1 hora de viagem. Faça a cotação nos aplicativos no momento do seu desembarque para comparar as tarifas, que podem variar bastante.
Acho que essa pode ser uma das melhores e mais confortáveis formas de ir do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) até o centro de Belo Horizonte, que está a 9 km e cerca de 20 minutos do centro.
COMO SE LOCOMOVER EM BELO HORIZONTE
ÔNIBUS
Esse é o principal meio de transporte coletivo da cidade. Atualmente são cerca de 300 linhas que transportam, diariamente, cerca de 1,5 milhão de pessoas.
As regiões Norte, Nordeste, Leste e Venda Nova também contam com sistema BRT que as ligam até o Centro. As tarifas são integradas através do Cartão BH Bus.
METRÔ
Ele conta com apenas uma linha que para em 19 diferentes estações, o metrô liga a região de Venda Nova ao bairro Eldorado, em Contagem/MG.
Suas principais estações são a Lagoinha, que dá acesso à rodoviária e a Estação Central, onde fica a estação ferroviária de Belo Horizonte.
BICICLETA
A cidade tem muitas altos e baixos, por isso exige esforço dos ciclistas. Além disso, ela tem poucas ciclovias, que não se interligam.
Você pode alugar bicicletas na região Centro-Sul e na orla da Lagoa da Pampulha.
Essa última pode ser uma boa alternativa, porque a região é bem plana e pode ajudar você a fazer o trajeto para conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
APLICATIVOS
Belo Horizonte conta com os principais aplicativos de mobilidade urbana (Uber, Cabify, 99pop e inDriver) que oferecem tarifas com um bom custo-benefício.
Essa foi a opção que escolhemos usar em nossa visita a capital mineira, por ser mais prática e confortável, além de ser mais barata que alugar um carro para andar somente na cidade.
TÁXI
O serviço é de concessão pública nas categorias comum e especial. Existem inúmeras cooperativas e pontos de rua espalhados pela cidade, em hotéis e principais pontos turísticos.
CARRO ALUGADO
As principais operadoras de aluguel de carro (Localiza, Unidas, Movida) operam na cidade de Belo Horizonte e nos aeroportos. Você tem a opção de consultar as opções disponíveis, comparar preços e fazer sua reserva aqui.
AGÊNCIA DE RECEPTIVO TURÍSTICO
Dessa forma você pode contratar serviços de receptivo como city tour pela cidade, transporte entre o aeroporto e hotel e ainda passeios de dia inteiro em BH ou nas cidades históricas. Para isso, consulte uma agência de viagem.
ONDE FICAR EM BELO HORIZONTE
Está querendo saber onde ficar em BH, nossa dica é que para ficar próximo da maior parte das atrações turísticas da capital mineira, fique no bairro de Savassi.
Mas outro lugar bacana para se hospedar é no bairro da Pampulha, um pouco longe do centro de BH, mas que fica perto do complexo de mesmo nome.
HOTÉIS NO BAIRRO SAVASSI
- Royal Boutique Savassi Hotel: considerado o melhor hotel do bairro. Perfeito para quem procura conforto e elegância, fica a poucos passos da Praça da Liberdade. Confira aqui o preço e disponibilidade!
- Mercure Savassi: nós ficamos neste hotel e gostamos muito. É um hotel não muito caro e com ótimas instalações. Veja aqui o preço!
- Rock and Hostel Savassi: opção de hostel para quem procura uma hospedagem bacana e barata em BH. Confira aqui a disponibilidade e valores!
HOTÉIS NO BAIRRO DA PAMPULHA
- Quality Hotel Pampulha: hotel executivo com ótimo serviço. Veja tarifa!
- CHA Pampulha Design Hotel: uma das opções boas, charmosas e em conta pertinho da Lagoa da Pampulha. Veja a tarifa!
- Hotel Stop Inn (3 estrelas): esse é um hotel um pouco mais econômico da região e com excelente custo-benefício e conforto! Confira aqui os valores!
Gostou deste post? Então, reserve os seus hotéis em qualquer destino pelos links que deixamos neste post.
Porque reservando por eles você não gasta nada a mais e ainda nos ajuda com uma pequena comissão para que possamos manter o blog, continuar deixando dicas gratuitas aqui e ajudar você com seus roteiros de viagem.
Tem mais dicas de lugares imperdíveis para visitar em BH? Então conta para a gente nos comentários!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!