Havana, a capital de Cuba, exibe em seu centro histórico a arquitetura colonial espanhola do século XVI
Se você me perguntar se você deve conhecer Havana, vou responder sem pensar: Havana é uma das cidades mais interessantes do mundo.
Muitas pessoas que visitam Cuba vão somente para curtir o mar caribenho. Contudo acho que sua capital é uma das suas maiores atrações.
Então, se você está perdido sobre o que fazer em Havana, confira este post com dicas e suas atrações.
Sendo assim, inclua no seu roteiro uma passada pelo Capitólio Nacional, uma caminhada pelo quarteto principal de praças e uma parada na Bodeguita del Medio, para tomar um refrescante mojito.
Vale lembrar que a noite, a cidade não deixa de ser animada e tem várias opções para quem quer curtir um dos famosos ritmos que agitam Havana.
A maioria dos bares tem música ao vivo.
São dois os bairros que concentram a maior parte das atrações de Havana estão em Habana Vieja (centrinho) e El Vedado.
As ruas do centro de Habana Vieja são, com toda a certeza, uma das grandes atrações da cidade. Andar por elas admirando sua arquitetura antiga de cima a baixo é uma das coisas mais legais para se fazer em Havana.
Já El Vedado é um bairro mais novo, com ruas largas. A arquitetura, aliás, aqui tem ares mais modernos, sem as construções coloniais características de Habana Vieja.
Afinal, era aqui que vivia a alta sociedade antes da revolução cubana e muitos dos edifícios monumentais relacionados à episódios desse período histórico ficam aqui.
Além disso, a densidade populacional neste bairro é bem menor do que no centro. Assim como a concentração de visitantes por m². Atualmente, este bairro é o polo cultural de Havana.
O QUE FAZER EM HAVANA
CALLE OBISPO
Obispo é uma das principais ruas de Havana. Então, ande pela rua, onde os carros não passam.
Porque aqui você verá de perto como vivem os moradores da cidade e sentir a atmosfera movimentada da capital.
Nesta rua tem vários lugares bacanas para passear, comprar, visitar e comer.
PLAZA DE ARMAS
Essa é a praça mais antiga de Havana e aquela que eu considerei a mais interessante. De segunda a sábado acontece uma feira de livros usados.
Ou seja, por aqui você vai encontrar vários livros antigos e outras lembranças feitas em papel.
CALLE MERCADERES
A Calle Mercaderes é uma das ruas restauradas, feitas de paralelepípedo e onde somente pedestres transitam.
Aqui nessa rua você vai encontrar muitos restaurantes, lojas e museus, como por exemplo, o Museu del Tabaco (Mercaderes, 120) e a Fototeca de Cuba (Mercaderes, 307).
Essa última, é uma galeria super bacana de fotos dos artistas locais.
PLAZA VIEJA
É uma das praças mais importantes de Havana. Do ponto de vista arquitetônico, ela é bem eclética, porque mistura o barroco cubano com art nouveau inspirada em Gaudí.
Ali você também vai encontrar muitos bares, restaurantes, uma microcervejaria, a escola primária Angela Landa e uma fonte.
PASEO DEL PRADO
Trata-se de um calçadão lindíssimo, histórico e cercado de prédios antigos.
Nele você vai encontrar muitos cubanos se divertindo, desde crianças, jovens, estudantes, artistas.
CAPITOLIO NACIONAL
O Capitólio é a construção mais imponente de Havana e, com certeza, a que mais chama a atenção dos turistas. Ele é bem parecido com o capitólio de Washington, mas é mais alto e com outros detalhes arquitetônicos.
Ele foi a sede do governo de Cuba e hoje funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências, apesar de estar fechado para reforma.
O custo absurdo da construção, que se iniciou em 1926 e foi inaugurada 3 anos depois, garante ainda hoje olhares entusiasmados para o edifício. Ele foi reinaugurado em 2018 e é possível, inclusive, fazer visitas guiadas no seu interior.
Eles disponibilizam 2 horários para visitas diárias, os quais você terá que se informar no próprio Capitólio, porque mudam frequentemente. Não será difícil encontrá-lo, já que ele é também o principal cartão-postal da cidade.
Endereço: Paseo de Marti, Havana.
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 20h.
Valor da entrada: 10 CUCs por pessoa. Mas o acesso ao interior pode estar restrito, devido a obras de restauração em andamento.
REAL FÁBRICA DE TABACOS PARTAGÁS
Essa é uma das fábricas mais antigas de Havana, desde 1845. Aqui são feitos os charutos mais famosos do país: Cohiba e Montecristo.
Então, se você quiser pode visitar o interior da fábrica, onde eles explicam como as folhas de tabaco são escolhidas, como o tabaco é enrolado, prensado e encaixotado.
Nós acabamos não fazendo esse tour, mas nos disseram que é bem corrido.
Endereço: 416 Industria, La Habana.
Horário de funcionamento: visitas as 9h às 10h15 e das 12h às 13h30, de segundas a sábados. Loja fica aberta das 09h às 17h e aos sábados das 09h30 às 15h. Fecha aos domingos.
Valor da entrada: a visitação custa 10 CUCs por pessoa.
MUSEO NACIONAL DE LA REVOLUCIÓN
Esse é um museu bacana onde você encontrará toda a história de Cuba, isto é, desde a cultura pré-colombiana até a revolução cubana e o regime socialista de hoje.
Além disso, você também poderá ver instrumentos da época da revolução, uniformes ensanguentados, objetos de Che Guevara. Bem como o iate de 18 metros que levou Fidel e outros 81 revolucionários do México a Cuba.
Endereço: Avenida Bélgica, La Habana
Horário de funcionamento: diariamente das 9h30 às 16h.
Valor da entrada: 8 CUCs.
MUSEO DEL RON
A bebida oficial de Cuba, da marca mais famosa, tem seu próprio museu: Havana Club. O acervo conta com detalhes da produção de bebida, bem como a sua maturação.
Mas se por acaso você só queira provar um rum cubano, sugiro que vá em algum bar.
Endereço: Avenida del Puerto 262, esq. Sol, Havana Vieja, La Habana.
Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 16h.
Valor da entrada: verifique aqui os tours
CASTELO DA FORÇA REAL
O Castillo de la Real Fuerza é um forte no lado oeste do porto em Havana. Situado bem atrás da entrada e na fronteira com a Plaza de Armas.
Ele, originalmente, foi construído para se defender de ataques de piratas. Mas está muito longe dentro da baía, quase dentro da cidade.
Endereço: O’Reilly, Plaza de Armas. Habana Vieja.
Inauguração: 1558
Horário de funcionamento: de terças a domingos das 9h30 às 17h. Mas fecha as segundas-feiras.
Valor da entrada: 2 CUCs.
MALECÓN
A antiga Av. de Maceo, mas hoje conhecida como Malecón, é um dos símbolos da cidade. Possui 8km de extensão à beira-mar, com um grande calçadão.
Aliás, é um excelente lugar para fazer uma caminhada. Mas não dê ouvidos aos gineteiros (cubanos simpáticos que puxam conversa e tentam te vender ou convencer de algo – caia fora!).
ARMAZÉNS DE SAN JOSÉ: FEIRA DE ARTESANATO
Os armazéns de San José são os melhores lugares na cidade para encontrar em um mesmo espaço lembrancinhas da viagem. Então, confira neste post o que trazer de lembrança de Cuba!
Ali você também poderá curtir uma brisa que vem do mar, assim como ainda ir às compras. Você encontrará aqui diversos itens para comprar, como por exemplo, camisetas, peças em madeira, placas, quadros, instrumentos e mais.
Do lado fica uma fabrica de cerveja artesanal, o Armazém do Tabaco e da Madeira.
Endereço: Ave. del Puerto, Havana Cuba
Horário de funcionamento: de terças a domingos das 10h às 18h, fechas nas segundas-feiras.
Valor da entrada: gratuita
CASTILLO DEL MORRO
Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro, ou simplesmente Castillo del Morro. Essa é uma pitoresca fortaleza colonial construída em 1589 pelo Império Espanhol para proteger a região de Havana.
O responsável foi o engenheiro italiano Juan Bautista Antonelli, mas o nome foi inspirado pelos Três Reis Magos, da Bíblia.
Endereço: Carretera de la Cabana, Havana
Inauguração: 1589
Horário de Funcionamento: diariamente das 10h às 19h.
FORTALEZA DE SAN CARLOS DE LA CABAÑA
A Fortaleza de São Carlos da Cabaña, conhecida como La Cabaña, é um complexo fortaleza do século XVIII. Atualmente, com 700 metros de uma ponta à outra e 19 hectares, é a maior fortaleza do continente Americano.
Localizado no lado leste elevado da entrada do porto em Havana, Cuba. Aliás, esse forte fica junto com o Castelo Morro.
A Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, também abriga o Museo de Fortificaciones y Armas (Museu de Fortificações e Armas) e o Museo de Comandancia del Che (Museu de Comando do Che).
Neste castelo, todos os dias às 21h, acontece o canhonaço, quando atores vestidos de uniformes militares do século XVIII recriam o disparo de um canhão no Porto de Havana. O canhonaço foi sinal (até 1850) do fechar das portas da muralha da cidade.
Mas o ideal é chegar uma hora antes ao local para comprar o ingresso e encontrar um bom lugar para assistir. Então, uma boa dica é solicitar acesso à área VIP da Fortaleza.
O custo extra para essa mordomia é de apenas 1 CUC e assim você terá uma melhor visão do espetáculo e ainda direito a um drink.
Endereço: Carretera de la Cabana, Havana
Inauguração: 1762
Horário: aberto diariamente das 10h às 23h
Valor de entrada: Durante o dia é 6 CUCs por pessoa. O valor para acompanhar esta cerimônia é de 8 CUCs por pessoa.
MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES DE CUBA – SEDE DE ARTE CUBANO
O Museu Nacional de Belas Artes é um museu de arte localizado na cidade de Havana, em Cuba.
Subordinado ao Ministério da Cultura do país e ocupa dois edifícios localizados nos arredores do Paseo del Prado: o Palácio do Centro Asturiano e o Palácio de Belas-Artes.
Atualmente, abriga peças da coleção de arte cubana, como por exemplo, obras de Rita Longa ou Juan José Sicre.
Endereço: Calle Trocadero, Havana, Cuba
Inauguração: 28 de abril de 1913
Horário: de terça a sábados das 9h às 17h. Domingos das 10h às 14h. Fecha nas segundas-feiras.
Preço da Entrada: 5 CUCs por pessoa. Crianças com menos de 14 anos não pagam entrada.
GRANDE TEATRO DE HAVANA
Construído sobre o Teatro Tacón, que data do século XIX, que inclusive, é um dos complexos culturais mais importantes da América Latina.
O novo edifício data do início do século XX e é de estilo neobarroco. Na fachada principal, aliás, existem várias esculturas que representam a música, o teatro, a beneficência e a educação.
Também é composto por várias salas, sendo a mais importante a de Federico García Lorca. Vale lembrar que este teatro também é a sede oficial do ballet Nacional de Cuba. Vale a pena vê-lo com iluminação noturna.
Endereço: 458 Paseo de Martí, La Habana – Cuba
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 18h. Domingo das 9h às 15h.
Preço da visita guiada: 2 CUC por pessoa.
Valor para assistir a um Espetáculo: a partir de 20 CUC por pessoa.
PALACIO DE LOS CAPITANES GENERALES
O Palácio dos Capitães Generales é a antiga residência oficial dos governadores de Havana, Cuba. Localizado no lado oriental da Plaza de Armas, em Havana Velha, é o lar do Museu da Cidade de Havana.
Considerado o exemplo mais importante da arquitetura barroca da cidade, este imponente edifício no lado oeste da praça foi construído em 1792.
Que serviu como sede do governo colonial espanhol até 1898 e abrigou 65 Capitanes Generales, depois serviu como centro da administração militar dos Estados Unidos (1898-1902), posteriormente como residente do presidente cubano. E, finalmente (1920-67) como Câmara Municipal.
Endereço: Cuba Tacón, La Habana, Cuba
Horário: de segundas a sábados, das 9h às 20h.
Entrada no Museu: CUC 3, CUC 5 (incluso guia), menores de 12 anos tem entrada gratuita.
HOTEL NACIONAL
O Hotel Nacional é um dos cartões postais da cidade de Havana por sua importância histórica e seu papel chave em diversos acontecimentos políticos do país.
Mas uma boa dica e visita-lo no final da tarde, pedir um mojito e assistir ao pôr do sol do jardim deste lindo hotel. E, aliás, ao entardecer sempre tem música boa tocando.
PLAZA DE LA REVOLUCION
A praça muito conhecida e fotografada pelos viajantes que passam por ali, mas também é a base do governo cubano e local onde acontecem diversas manifestações políticas.
Foi nesta praça também que o papa João Paulo II rezou uma missa, reunindo mais de um milhão de pessoas.
Mas o principal atrativo dela é o grande painel de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, famosos revolucionários nos prédios da praça.
MEMORIAL JOSÉ MARTÍ
Em frente à Praça da Revolução fica um Memorial dedicado a José Martí, uma das maiores figuras revolucionárias do país, com uma grande estátua em mármore de 17m de altura.
Além disso, você pode visitar o museu e o observatório, que fica no alto do obelisco, com quase 109m de altura.
Nós subimos e curtimos muito, lá de cima você terá uma vista panorâmica da cidade. Esse é o ponto mais alto de Havana, então, não deixe de visitar!
Endereço: Praça da Revolução, La Habana, Cuba.
Horário de funcionamento: de segundas a sábados das 09h30 às 17h.
Valor da entrada: 5 CUC + 2 CUC (opção elevador).
CEMITÉRIO DE CRISTOVÃO COLOMBO
Chamado de Necrópolis de Cristóbal Colón, esse cemitério foi declarado como Monumento Nacional e considerado como um dos cemitérios arquitetônicos monumentais mais importantes do mundo.
Ele está localizado no bairro el Vedado, na cidade de Havana.
São 56 hectares de impressionante iconografia religiosa e esculturas em mármore. Longe de ser perturbador, realizar um passeio por este cemitério pode ser uma viagem educativa e emocional pela história cubana.
Endereço: Calle Zapata y Calle 12, Havana.
Horário de funcionamento: de segunda a sextas-feiras das 8h às 17h.
Valor da entrada: 5 CUCs.
COPPELIA SORVETERIA
Na tradicional sorveteria cubana, esperar um tempo na fila já faz parte da programação. O sorvete tem fama e dizem que é realmente gostoso, apesar de a gente não ter animado em enfrentar a fila.
Aqui não existem muitos sabores diferentes. Mas refrescar-se com um sorvete é a pedida perfeita para aliviar o calor que faz na cidade.
Há filas e lugares de vendas diferentes para quem compra com CUP ou CUC. Reza a lenda que, comprando com pesos, o sorvete é feito com água em vez de leite. Por isso, compre em CUC para garantir o sabor.
Endereço: 2111 Calle L, Vedado, Havana
Horário de funcionamento: de terças a domingos, das 9h às20h.
FUSTERLANDIA
O artista José Fuster espalhou magia pelo bairro onde mora, transformando-o na Fusterlandia. São várias casas ornamentadas com recortes de azulejos coloridos, com homenagens ao amor, à Cuba, à felicidade.
Pura arte e vida nessa vizinhança colorida. Confira dicas completas sobre esse lugar lindo clicando aqui!
Endereço: Jaimanitas, Havana, Cuba
Horário de funcionamento: diariamente das 9h30 às 16h.
Valor da entrada: gratuita
ACUARIO NACIONAL
O Acuario Nacional de Cuba é um aquário criado em 1960 para a “pesquisa e educação ambiental”. Além de shows de golfinhos e leões-marinhos.
Endereço: 3ª esq com Miramar 62, Playa, Havana
Horário de funcionamento: de terças a domingos das 10h às 18h. Fecha as segundas-feiras.
Número de animais: 2.700
Valor da entrada: 5 CUC (Adulto) e 3 CUC (Criança).
PRAIAS DE HAVANA: PLAYAS DEL ESTE
As Playas del Este são uma excelente opção pra quem está visitando Havana, a histórica capital cubana.
Estão localizadas a apenas 20 minutos (de carro) do centro de Havana e são bonitas, afinal é o mar do Caribe cubano, certo?!
As Playas del Este se estendem desde Bacuranao, a 12 km do Túnel de la Habana, até Guanabo que fica a 27 km de Havana.
Essas praias são mais frequentadas por cubanos do que por turistas. Acabamos não indo porque iriamos a Varadero e Cayo Coco, mas nos falaram que vale muito a pena!
Como chegar: de ônibus turístico T3, táxi ou ônibus de linha.
O QUE FAZER EM HAVANA: ROOFTOPS EM HABANA VIEJA
Pra quem quer curtir um mojito gelado e uma bela vista em Havana, tem que conhecer um dos rooftops. Afinal de contas, Havana tem lindos terraços com vistas para você aproveitar, ainda mais se for pra curtir o sol se por.
HOTEL PARQUE CENTRAL
Esse terraço conta com música ao vivo e oferece uma vista completa do Capitólio.
HOTEL PASEO DEL PRADO
Um hotel novinho que conta com um terraço lindo, com decoração contemporânea e vista para o malecón e o mar. O local conta até com heliponto. A dica é ir antes do pôr do sol, para curtir dali tomando uns drinks.
HOTEL PARQUE MANZANA
Esse, com certeza, é um dos terraços mais chiques de Havana. Lá em cima, você verá a piscina com borda infinita e uma vista deslumbrante do centro velho de Havana, da praça e do Capitólio.
Nós adoramos o astral, serviço, comida e drinks deste terraço! Confira neste post como é o Terraço do Hotel Manzana!
O QUE FAZER EM HAVANA A NOITE
LA FABRICA DE ARTE CUBANO
Esse lugar é uma mistura de balada, bar e arte. Aliás, ouvi só falar bem deste lugar. Mas não chegamos a ir.
A galeria e o palco desse lugar foram estabelecidos dentro de uma antiga fábrica de óleo de cozinha e, desde então, ganhou fama como uma das principais baladas e galerias de arte de Havana.
Disseram que é bom chegar cedo perto da hora que abre, às 20h, porque depois normalmente tem fila. Afinal logo que abre, dá tempo de passear pelo lugar e conhece-lo. Às 22h os shows começam e a casa lota.
Endereço: Calle 26, esquina 11, Vedado – Havana. Preço justo de uma corrida de táxi do centro de Havana para lá custa 10 CUCs.
Horário de funcionamento: abre de quinta a domingo, das 20h às 02h. Então se programe!
JAZZ CLUB LA ZORRA Y EL CUERVO
Uma cabine telefônica vermelha na rua leva a esse lounge subterrâneo intimista com bandas de jazz ao vivo. Esse é o clube de jazz mais famoso de Havana, com programação todas as noites.
Nesta casa de jazz além de tomar uns drinks você também pode comer e ainda degustar um charuto.
Endereço: na esquina das ruas 23 e 0, em Vedado – Havana.
Horário de Funcionamento: diariamente das 22h às 02h.
CONFIRA MAIS DICAS SOBRE CUBA AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Cuba, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de o que fazer em Havana? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*credito de imagens: Suriàn Dupont