Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer em Florianópolis além das Praias

Índice


Está indo para Florianópolis e quer saber o que fazer por lá além das praias?

Então continua aqui que vou te contar, porque a cidade conta com inúmeras atrações para incluir no seu roteiro.

Por isso, a capital catarinense é uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil!

Afinal ela é dona de praias espetaculares e lugares históricos cercados por belezas naturais de tirar o fôlego.

Primeiramente achava-se que Florianópolis contava com 42 praias. Mas para surpresa geral, a ilha possui mais de 100 praias!

Praia do Campeche

Mas as vezes o tempo pode não estar propício para curtir uma praia. Então vem com a gente conhecer os melhores passeios e atrações da Ilha de Florianópolis!

 

O QUE FAZER EM FLORIANÓPOLIS ALÉM DAS PRAIAS

Há muitos lugares para conhecer em Florianópolis que agradam os mais diversos tipos de viajantes, desde os que preferem uma viagem econômica até aqueles que não abrem mão do requinte.

Para quem ama uma praia, aqui você terá praias para todos os gostos, desde as badaladas até as desertas e tranquilas.

Além disso tem trilhas na natureza, passeios para os dias de chuva e para os dias de sol.

E não posso deixar de falar sobre o lindo bairro de Santo Antonio de Lisboa, que conta um pedaço da história do Brasil com lindas ruas e construções do tempo da colonização.

 

CENTRO HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS

O centro histórico conta um pouco sobre a história de Floripa.

O centro conta com diversos pontos turísticos para visitar, por isso, vou deixar abaixo um mapa do centro com os principais pontos para você percorrer.

 

MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

Um dos melhores passeios em Florianópolis é a visita ao Mercado Público, considerado um dos principais cartões-postais da cidade.

Porque não importa onde eu vou, sempre quero visitar o mercado público da cidade, porque ele conta um pouco da cultura e da gastronomia local.

Em Floripa o mercado público conta com vários bares e restaurantes. Então não deixe de passear pelo local e sentar pra comer algo em um dos restaurantes. Em sua maioria eles oferecem menus para duas pessoas.

Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis – SC

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 07h às 22h. Sábados e domingos das 07h às 17h.

Entrada: gratuita

 

CASA DA ALFANDEGA

A Casa da Alfândega é uma construção de 1875, em estilo neoclássico com 1300m², que por 90 anos serviu ao porto de Florianópolis.

Mas em 1964 as atividades portuárias foram encerradas, foi então que a Alfandega foi desativada.

Tombada em 1975, ela atualmente abriga o projeto Centro da Cultura Popular e a Galeria do Artesanato que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura catarinense, que conta com mais de 120 artesãos de todo o Estado de Santa Catarina.

Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro

Horário de Funcionamento: de segunda a sábados das 09h30 às 18h.

Entrada: gratuita

 

PALÁCIO CRUZ E SOUSA

Esse lindo palácio hoje é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina e um exemplo da arquitetura eclética do fim do século 19.

Porque conta com uma mistura de estilos que vai do barroco ao neoclássico, que é tombado pelo patrimônio histórico estadual.

Além do museu, o Palácio conta com uma sala que guarda os restos mortais do grande poeta catarinense João da Cruz e Sousa, que nasceu na antiga região do Desterro em 1861, atual Florianópolis.

O poeta empresta seu nome ao prédio que abrigou a sede do governo do Estado desde os tempos coloniais até 1984.

Ele fica em frente à principal praça da cidade, a Praça XV de Novembro, tendo servido como Palácio do Governo do Estado.

Quem quiser agendar a visita guiada, que dura cerca de 1h pelo interior do museu, deve encaminhar a solicitação pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar confirmação.

Mas saiba que nem sempre é possível agendar para o mesmo dia, portanto, recomendo que você solicite com pelo menos 48h de antecedência.

Mas se quiser tentar, pode ir diretamente ao museu e verificar a disponibilidade de vagas no dia.

Endereço: Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis – SC

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 13 às 18h; aos sábados, das 10 às 14h. O local não abre às quartas e aos domingos.

Entrada: As visitas são guiadas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 13h e realizadas a cada hora.

 

CATEDRAL METROPOLITANA

A Catedral de Nossa Senhora do Desterro foi edificada no mesmo local onde existiu uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Ela já sofreu várias reformas, a maior em 1922, mas preserva a porta original em madeira da Capela da Nossa Senhora das Dores e, no interior, o arco cruzeiro em cantaria.

Ela conta com um expressivo acervo de arte sacra, a escultura “Fuga para o Egito”, talhada no Tírol (Áustria), pelo artista Demetz, em dois blocos de cedro, no tamanho natural e que está na Catedral desde 1902, além disso ela conta com um órgão de tubos alemão e vitrais.

A catedral é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.

Endereço: R. Padre Miguelinho, 55 – Centro, Florianópolis – SC

Entrada: gratuita

 

CASAS OITECENTISTAS

Aqui você poderá apreciar lindos sobrados geminados que ficam pertinho da Catedral, do Palácio e da Praça XV de Novembro.

Eles mantêm a arquitetura luso-brasileira, combinando os alinhamentos das portas e janelas, os guarda-corpos das sacadas decorados.

Dois dos sobrados ainda mantêm, nos fundos, os quintais históricos, típicos da ocupação urbana colonial.

Todo o conjunto é tombado pelo patrimônio municipal.

Além disso, uma das últimas casas remanescentes da arquitetura colonial, térrea, com a frente azulejada, pode ser vista na mesma quadra (nº 320), além da antiga Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, que foi, até 1838, a casa de João Prestes de Melo.

Endereço: Rua Fernando Machado e Praça XV, 352, 348, 344 e 340.

Horário de Funcionamento: local público – 24 horas.

Entrada: é possível somente visitar as fachadas.

 

FIGUEIRA CENTENÁRIA DE FLORIANÓPOLIS

Essa Figueira da Praça XV e também é conhecida como Figueira Centenária ou Velha Figueira, fica localizada na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

A árvore, nascida em meados de 1871, foi transposta aos vinte anos para a praça onde cresceu e vive até hoje.

Seu tamanho, idade e localização no coração da cidade tornaram a figueira um ponto turístico e folclórico da cidade.

 

PONTE HERCÍLIO LUZ

A história da Ponte Hercílio Luz começou em 1922, projeto realizado para ligar a, até então, isolada ilha de Santa Catarina ao continente.

Além disso, queriam abrir um canal para o tráfego de carros e pedestres e, à época, charretes.

Ela é a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros, sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras ainda existente. Além disso, ela possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros.

É o símbolo mais famoso da cidade de Florianópolis e de todo o estado de Santa Catarina e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro de Florianópolis. Na área também está situado o Parque da Luz.

Horário de Funcionamento: os melhores dias e horários para conhecer a ponte são aos sábados, domingos e feriados. Isso porque o trânsito de veículos é bloqueado.

Assim, turistas e moradores podem passar também pelas pistas da ponte, e não apenas pelas laterais

Entrada: gratuita

 

BEIRA MAR NORTE

Aqui você encontrará um lindo calçadão a beira mar, com vista para a ponte Hercílio Luz e ainda redutos e trapiches para apreciar a vista da Ilha da Magia.

Esse é um local super agradável para fazer uma caminhada e é onde fica um dos letreiros “Floripa”.

Alguns dos melhores hotéis da capital de Santa Catarina ficam por aqui.

 

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

O bairro Santo Antônio de Lisboa é um charme à parte e revela um pouco da história do Brasil e de Santa Catarina.

O bairro que é um dos mais antigos de Florianópolis, de fato rende um fim de tarde especial em um dos bares ou restaurantes à beira-mar.

Não deixe de percorrer as suas ruas de pedra, apreciar os lindos casarios antigos e históricos e sua igrejinha cheia de charme e história.

A Igrejinha Nossa Senhora das Necessidades foi construída entre 1750 e 1756 e é tombada como uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense.

Em 1845 a freguesia de Santo Antônio de Lisboa recebeu a visita oficial do Imperador D. Pedro II, acompanhado pela Imperatriz Thereza Christina. Nesta oportunidade as autoridades imperiais estiveram na igreja local.

Endereço: bairro de Santo Antônio de Lisboa, com acesso pela SC-401 a 16 Km do centro da cidade

 

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Na hora de decidir o que visitar em Florianópolis, a Lagoa da Conceição é uma atração imperdível, dona de uma beleza singular e cercada por muitos bares, restaurantes e lojas.

Não deixe de caminhar pela longa Avenida das Rendeiras que costeia a Lagoa e conferir as lojinhas de artesanato repletas de peças feitas com rendas lindas.

Além disso, é daqui que sai o passeio para a Costa da Lagoa, que vou falar sobre abaixo.

 

PASSEIO PARA A COSTA DA LAGOA

Esse é um dos passeios clássicos de Florianópolis, no qual você pega um dos barcos que levam para a Costa da Lagoa.

A Costa da Lagoa é uma comunidade que fica às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, isolada, numa área em que os veículos não chegam e que só pode ser acessada por barcos ou trilhas, por isso o ritmo deste lado da Lagoa da Conceição é bastante pacato.

Além de servir de moradia para muitas famílias, é um dos principais atrativos turísticos da cidade, um passeio imperdível que reúne história, cultura, natureza, belas paisagens e boa gastronomia.

O local conta com diversos restaurantes super bacanas que servem a famosa sequência de camarão, um mundo de pratos e petiscos feitos com essa iguaria deliciosa.

Além disso, o local conta com uma igrejinha e uma cascata, que merecem uma visita. Nós saímos antes do almoço e voltamos no horário do por do sol, foi uma experiência deliciosa!

Abaixo vou deixar o vídeo que fizemos desse passeio com mais informações para você conferir!

Endereço: O principal terminal dos barcos para a Costa da Lagoa fica no centrinho da Lagoa da Conceição, junto à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras.

Horário de Funcionamento: deste terminal da Cooperbarco os barcos partem de hora em hora durante a semana. Mas nos finais de semana a frequência é maior, saindo a cada meia hora.

Preço do Passeio: passagem de ida e volta custa R$25 por pessoa – pagamento só pode ser feito em dinheiro ou por pix, porque eles não aceitam cartões. Mas se preferir, tem a opção de comprar o tour completo (com transfer e passeio), evitando o custo dinâmico dos aplicativos ou dos horários de ônibus, clique aqui para conferir!

 

MIRANTE MORRO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Um mirante em Florianópolis com localização pra lá de conveniente, esse é o Mirante da Lagoa, que tem vista para o bairro da Lagoa da Conceição.

O visual é bonito, mas com certeza, não é o mais incrível de Floripa. Porém, como o acesso é bem fácil pra quem está de carro, vale uma parada rápida.

 

MIRANTE MORRO DA CRUZ

O Mirante Morro da Cruz, a uma altitude de 285 metros, está entre os lugares incríveis para visitar em Florianópolis, porque ele proporciona uma das melhores vistas da região.

Ele fica localizado a apenas sete quilômetros do centro da cidade. Mas vale a pena subir no horário do final da tarde, porque nesse horário é quando o cenário fica ainda mais lindo com a luz do sol.

É possível subir de carro, uber ou de ônibus de linha (linha160), que sai do terminal do centro (TICEN) e faz o percurso em cerca de 40 minutos (verifique a frequência da linha antecipadamente).

acesso é gratuito, mas saiba que não tem nenhuma estrutura lá.

 

MIRANTE DA PRAIA MOLE

No lado oposto da praia no caminho para a Barra da Lagoa, o Mirante da Praia Mole oferece uma vista panorâmica da Lagoa da Conceição.

Além disso, o local conta com estacionamento, cafeteria e loja de lembrancinhas. A dica é uma parada para fazer fotos.

 

DUNAS DA JOAQUINA

Além da praia, a Joaquina ainda conta com dunas enormes, que são um belo atrativo.

Por aqui você poderá alugar uma prancha para descer sentado ou fazer sandboard.

 

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA

Construído no século 17, é um antigo forte para proteção de invasões estrangeiras.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa possuía, no século XVIII, três baterias de canhões armadas com 31 peças de artilharia.

Eram três Fortalezas que controlavam as embarcações que chegavam ao litoral catarinense, que ficava a meio caminho entre o porto do Rio de Janeiro (Vice-reino) e a Colônia de Sacramento no Rio da Prata.

Ela fica em uma ponta entre as praias de Jurerê e do Pontal. A Fortaleza foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, restaurada em 1992.

Aproveite para conhecer a casa do comandante e sua exposição de fotos.

Endereço: Serv. da Carioca, s/n – Praia do Forte, Florianópolis – SC. Ela fica na Praia do Forte, no Distrito de Canasvieiras ao norte da Ilha de Florianópolis, distante 25 km do Centro da Cidade.

Horário de Funcionamento:  diariamente das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Entrada: paga, verifique os valores pelo tel. (48) 3271-8302

 

Outra forma de percorrer a cidade é com o ONIBUS TURISTICO DE FLORIPA, que nada mais é do que um ônibus turístico que faz uma rota pelos principais atrativos da cidade. O serviço oferece três roteiros diferentes.

 

O QUE FAZER EM FLORIANÓPOLIS COM CHUVA?

Tem bastante coisa pra fazer em Florianópolis, até mesmo com chuva e céu fechado.

Então, se o dia não está favorável para pegar praia, aproveite para conhecer um pouco da história e cultura local.

Não deixe de visitar o centro histórico, que está repleto de construções antigas. Além disso tem a linda ponte Hercílio Luz, o cartão postal da cidade.

Aliás, a chuva também não impede de fazer uma visita ao bairro de Santo Antônio de Lisboa e suas construções em estilo colonial.

Ou então passeie pelo Ribeirão da Ilha, outro bom escape para os dias chuvosos.

Além disso, a ilha de Florianópolis conta com três shoppings bacanas que são: Beiramar Shopping, Iguatemi e Floripa Shopping.

Ou, se preferir, ainda é possível fazer um city tour completo em Florianópolis, com o acompanhamento de guia. O passeio custa, em média, R$120 por pessoa. Para mais informações e reservas, clique aqui!

 

PASSEIOS BATE E VOLTA SAINDO DE FLORIANÓPOLIS

Além de todos os pontos turísticos, passeios e mirantes mencionados acima, uma viagem a Florianópolis também pode render passeios bate-volta super interessantes.

Esses tours guiados são uma ótima maneira de você visitar outros destinos catarinenses em uma mesma viagem.

De modo geral, este tipo de passeio em Florianópolis funciona assim: você contrata o tour, a van da agência te busca na porta do hotel, faz o passeio acompanhado de um guia, seguindo o itinerário e na volta te deixam no hotel novamente.

Mas vale ressaltar que, normalmente, esses passeios costumam durar o dia todo.

Nós recomendamos que você faça os passeios bate e volta de Florianópolis com nossa parceira, que presta os melhores serviços. Aliás, ela oferece mais de 10 opções de passeios, sendo os mais populares:

Transfer de ida e volta para a praia da Guarda do Embaú (R$75)

Passeio bate-volta às cidades de Blumenau e Pomerode (R$ 145)

Visita às praias de Bombinhas (R$ 75)

Passeio bate-volta para Balneário Camboriú (R$ 145)

Transfer de ida e volta para o parque Beto Carrero World (R$ 100)

Mas se preferir, clique aqui para consultar a lista completa de passeios para fazer em Florianópolis.

 

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER EM FLORIANÓPOLIS?

  • Centro Histórico
  • Mercado Público de Florianópolis
  • Ponte Hercílio Luz
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Lagoa da Conceição
  • Mirante Morro da Cruz
  • Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  • Palácio Cruz e Souza
  • Costa da Lagoa
  • Ilha do Campeche
  • Praia da Lagoinha do Leste
  • Armazém Rita Maria
  • Forte de Anhatomirim e Antunes

 

MAS ONDE FICA FLORIANÓPOLIS?

Floripa, como é carinhosamente chamada, está localizada no litoral do estado de Santa Catarina, sendo composta por uma ilha principal e um trecho continental, além de pequenas ilhotas.

Você também vai gostar de ler: Onde Comer em Florianópolis

 

MAPA DE FLORIANÓPOLIS

Pra você entender melhor a Ilha da Magia, como também é conhecida a capital catarinense Florianópolis.

Pensando nisso, deixamos abaixo um mapa para você se localizar!

 

COMO CHEGAR EM FLORIANÓPOLIS?

O jeito mais fácil de chegar é de avião, pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que recebe voos nacionais e internacionais todos dias.

Ao desembarcar na capital, você pode alugar um carro (clique aqui para garantir os melhores preços) ou utilizar os ônibus de linha e aplicativos para percorrer as principais atrações ou fazer o trajeto até o seu hotel de ônibus, táxi ou transfer, que partem do aeroporto.

 

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR FLORIANÓPOLIS?

Quer saber qual a melhor época para ir para Florianópolis, não é mesmo?

Para quem tem dúvida de qual é a melhor época para conhecer a capital de Santa Catarina, fique sabendo que o destino é bacana em qualquer época do ano.

Mas se o que você quer é pegar praia e curtir as atrações ao ar livre, a primavera e o verão, são as melhores opções, pois as temperaturas estão mais altas e chove menos. Porém é quando a ilha está lotada e o trânsito caótico.

Já para quem quer aproveitar o frio do sul do Brasil, o outono e o inverno são boas épocas para visitar Florianópolis, pois é quando a cidade está mais vazia e ainda conta com atividades legais para fazer.

 

O QUE FAZER EM FLORIANÓPOLIS EM 3 DIAS?

Dá o play abaixo no nosso vídeo com roteiro completo de 3 dias em Florianópolis! E JÁ TE INSCREVE NO CANAL PRA NÃO PERDER NENHUMA DAS NOSSAS DICAS!

 

ONDE FICAR EM FLORIANÓPOLIS

($) Para quem quer economizar e não se importa em ficar em hostel, o Lagoa Nômade Hostel é uma das melhores opções econômicas da cidade.

($$) Para quem quer mais privacidade e conforto, porém sem gastar muito, a Pousada da Lagoa tem um bom custo-benefício.

($$$) No entanto, se você pode investir um pouco mais em hospedagem, a dica é ficar no Novotel Florianópolis, onde ficamos, que conta com quartos espaçosos, piscina no rooftop e localização excelente.

» Se por acaso preferir, clique aqui e confira mais ofertas de hospedagem em Florianópolis.

 

Então, gostou das nossas dicas de atrações em Florianópolis? Conhece outros passeios incríveis além das praias? Conte para nós nos comentários!

 

Gostou das Dicas de o que fazer em Floripa além das praias? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 7

  1. Realmente tem muita coisa para fazer em Florianópolis além das praias, eu conheci o centro histórico e tem bastante lugar para ir.

  2. Florianópolis é uma das cidades do Brasil que eu quero muito conhecer e sempre que encontro posts sobre o que fazer na cidade meu roteiro cresce, pois fico com vontade de conhecer tuuuudo.

  3. Nem cheguei em Florianópolis e já estou apaixonada pela cidade. Muito obrigada pelas dicas, não vejo a hora de ir pra lá! Sempre gosto de conhecer os lugares além das praias, acho que vou amar Floripa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!