Tá planejando conhecer Ouro Preto, em Minas Gerais?
Então confira estas nossas dicas de o que fazer em Ouro Preto (MG), com dicas de roteiro de 1 dia e onde ficar na cidade.
Ouro Preto é uma cidade histórica extremamente encantadora, localizada no estado de Minas Gerais e conta com o maior conjunto barroco tombado do mundo.
Fundada em 1711 com o nome de Vila Rica de Ouro Preto (como era chamada antigamente) foi a primeira cidade brasileira a ganhar o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto, onde as obras barrocas do famoso artista Aleijadinho e as pinturas do Mestre Ataíde fazem os olhos brilharem.
Atualmente, a cidade também é bastante conhecida por sua vida universitária. Ouro Preto é uma cidade cheia de repúblicas que ganham vida durante o ano letivo e durante os feriados. São festas e mais festas!
Com toda a certeza, você vai adorar conhecer ao vivo e a cores muitos dos lugares que tanto ouvimos falar nas aulas de história.
Confesso que com tantos fatos históricos, fica um pouco difícil montar um roteiro de 1 dia em Ouro Preto, Minas Gerais.
Portanto, vamos separar para vocês o que conhecemos e também outros dos principais atrativos desta cidade histórica.
O QUE FAZER EM OURO PRETO (MG): MELHORES ATRAÇÕES DE OURO PRETO
- Praça Tiradentes
- Museu da Inconfidência Mineira
- Igreja Matriz de Santa Efigênia
- Teatro Casa da Ópera
- Igreja São Francisco de Assis
- Igreja Nossa Senhora do Rosário
- Museu de Aleijadinho
- Loja Casa de Aleijadinho
- Igreja de São Francisco de Assis
- Feirinha de Pedra Sabão
- Igreja Nossa Senhora do Pilar
- Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Museu Casa dos Contos
- Igreja Nossa Senhora da Conceição
- Almoçar em Ouro Preto: restaurantes e cafés.
- Mina da Passagem
CONTRATE SEU TOUR POR OURO PRETO AQUI!
HISTÓRIA DE OURO PRETO MG
A Vila Rica de Ouro Preto, como era chamada antigamente, tinha sua economia baseada nas minas de ouro e na escravidão.
E, por isso, parte de sua história aconteceu debaixo da cidade, mais precisamente nos túneis das minas que recortam os subsolos de toda a cidade.
O nome da cidade “Ouro Preto” veio por causa da cor escura das primeiras pepitas de ouro encontradas na região, que tinham uma camada de óxido de ferro.
Mas seu primeiro nome foi Vila Rica, que só mudou após a cidade se transformar na capital de Minas Gerais.
A cidade de Ouro Preto foi capital de Minas Gerais por quase 70 anos, que só perdeu seu posto em 1890, com a fundação de Belo Horizonte.
Aqui foi onde nasceu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). E é aqui que você encontra um dos mais completos conjuntos de arte barroca do mundo, entre elas obras arquitetônicas, igrejas, esculturas e pinturas.
Mais de 50% da topografia da cidade de Ouro Preto (MG) é montanhosa, ou seja, são ladeiras e mais ladeiras! Dessa maneira, se prepare para andar muito e gastar as panturrilhas entre subidas e descidas.
A cidade também é dona da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), fundada em 1969, que deu ar jovial à cidade. Portanto, além de igrejas e museus, você vai encontrar muitos bares, restaurantes, pubs e vida noturna.
Você sabe porque Ouro Preto tem tantas igrejas?
São dois motivos: primeiro é que as igrejas eram grandes fontes de arrecadação de tributos no período colonial. Portanto, quanto mais igrejas, mais dinheiro para coroa.
Outro motivo era para as classes sociais não se misturarem, tendo cada classe a sua igreja. Como por exemplo, havia a igreja dos negros escravos, a igreja da classe dos trabalhadores (artesãos, marceneiros e outros) e da burguesia.
ROTEIRO DE UM DIA EM OURO PRETO (MG)
Chegando em Ouro Preto, deixamos nossas coisas na pousada e fomos para o centro de carro. Primeiro fomos até a igreja de Santa Efigênia, que fica mais afastada da cidade.
Depois voltamos ao centro e estacionamos o carro próximo à Praça Tiradentes, no coração da cidade, e fomos conhecer a cidade caminhando.
Você precisa ter um bom preparo físico para passear pela cidade, portanto, ir de carro até alguns pontos pode ajudar bastante!
Então prepare suas panturrilhas, porque é um sobe e desce de ladeiras sem fim nas estreitas ruelas repletas de casas em estilo colonial, o que pode tornar o passeio cansativo!
Mas são nelas e nas suas construções que a sua caminhada vai contar a história de séculos desta cidade!
Prepare-se então para um dia cheio! Vamos colocar aqui todos os pontos que visitamos no nosso roteiro de 1 dia na cidade de Ouro Preto (MG), uma das cidades que faz parte do Roteiro do Circuito do Ouro em Minas Gerais.
Lembrando que quase todas as atrações de Ouro Preto NÃO ABREM nas segundas-feiras.
Abaixo veja o que visitar em Ouro Preto (MG) e como foi a nossa visita nesta cidade repleta de monumentos, museus e igrejas setecentistas.
IGREJA MATRIZ DE SANTA EFIGÊNIA
Fica situada no alto da Ladeira de Santa Efigênia em Ouro Preto (MG), de onde se tem uma vista linda da cidade!
Esta igreja de Ouro Preto foi originalmente dedicada à Nossa Senhora do Rosário, mas ficou mais conhecida pelo nome de Santa Efigênia, outra padroeira da igreja.
Sua obra durou cerca de 50 anos (de 1734 a 1785) e quem financiou foi a Irmandade dos Homens Pretos.
Vários artistas importantes da época fizeram parte da construção, fazendo com que suas características sejam distintas.
Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, foi um dos principais fornecedores de madeira, mas além disso, também fez várias vistorias na obra.
A estátua (mulher segurando um bebê) em pedra sabão que fica na fachada foi feita por Aleijadinho.
O interior da Igreja de Santa Efigênia conta com quatro altares dedicados a Santa Rita, Santo Antônio Noto, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo.
Já o teto da igreja é adornado com pinturas e um dos maiores simbolismos desta igreja fica na capela-mor, uma representação de um papa negro.
Essa é a igreja que está ligada a lenda de Chico Rei, tradição popular que atravessou os séculos. A vista deste ponto é linda!
Essa igreja demonstra o mérito dos negros escravos e alforriados, que mesmo excluídos e com todas as dificuldades, se esforçaram para seguir sua fé. A Igreja de Santa Efigênia foi tombada em nível federal em 1939.
Endereço: rua Santa Efigênia, s/n.
Horário de Funcionamento: de terças a domingos, das 8h30 às 16h30.
Entrada: R$ 5 por pessoa (somente em dinheiro).
IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ANTONIO DIAS
Essa Igreja é o marco do nascimento de Vila Rica, bem como uma das mais importantes de Ouro Preto.
Com quase 300 anos, essa igreja tem uma ligação muito especial com Aleijadinho e o pai dele, Manoel Francisco Lisboa, quem a projetou e construiu. Os corpos do dois estão enterrados nesta igreja.
Em espaços desta Igreja foi constituído em 1968 o Museu do Aleijadinho que conta com peças de sua autoria e de outros artistas. Aproveite e visite o museu depois da igreja.
Endereço: Praça Antônio Dias, 09. Ouro Preto – MG
Funcionamento: fechada para restauração (2021)
Telefone para mais informações: (31) 3551-3282
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Essa igreja é a mais incrível de Ouro Preto, não pra menos que foi o primeiro bem tombado de Ouro Preto, em 1938. Então não deixe de visitar essa igreja em Ouro Preto!
Até porque ela é considerada uma obra-prima da arte colonial brasileira e consequentemente uma das igrejas mais conhecidas do Brasil construída durante o ciclo do ouro.
O projeto da fachada e a decoração em relevos é do mestre Aleijadinho, um arquiteto autodidata que contava com a ajuda de seu pai em seus projetos. Aleijadinho sempre buscava integrar suas esculturas nos projetos arquitetônicos que realizava.
As pinturas são do Mestre Ataíde, mas o que mais nos impressionou foi o teto, com uma pintura da glorificação da Nossa Senhora cercada por anjos músicos, a qual ele levou 10 anos para pintar.
Deite em um dos bancos da igreja e aprecie esta incrível obra de arte.
Aleijadinho se dedicou por cerca de 20 anos de sua vida na construção desta igreja (dos 27 aos 47 anos de sua vida), sendo a sua obra máxima.
Lembrando que aos 39 anos de idade começaram os primeiros sintomas de sua doença. Encontraram em uma das paredes desta igreja o projeto dela rascunhado no cimento, feito por Aleijadinho.
Aqui você também verá diversas esculturas de Aleijadinho, que tem como caraterísticas os bigodes saindo das narinas.
O chão da nave principal da igreja, igualmente a uma das igrejas que visitamos em Sabará, possui sepulturas no chão, feitas em jacarandá, onde as pessoas eram sepultadas (2 a 3 pessoas por vão) a mais de 7 palmos do chão.
Fomos informados que as ossadas permanecem no local.
Endereço: Largo de Coimbra, s/n
Horário: de terças à domingos das 08h30 às 11h50 e 13h30 às 17h. Missas aos domingos às 19h.
Entrada: R$ 10 – somente em dinheiro.
FEIRINHA DE PEDRA SABÃO DE OURO PRETO (MG)
Saindo da igreja, fomos conhecer a feira de pedra sabão, que fica em frente à igreja. Ela existe a mais de 150 anos e suas barraquinhas são um bem familiar, que passam de pai/mãe para filho.
São mais de 70 barraquinhas que vendem trabalhos lindos de artesanatos em pedra sabão, super típicos da cidade. Como por exemplo: tabuleiros de jogos, esculturas, relógios, moringas, canecas, xícaras, pratos de parede, vasos e muito mais.
Tem muitas peças incríveis, queria trazer várias, mas faltou lugar na mala.
É o lugar ideal para comprar lembrancinhas de Ouro Preto e ainda ver os artesãos esculpindo as peças ali mesmo. O que torna as peças ainda mais interessantes e com um toque afetivo.
E se quiser ainda pode pedir para personalizar algo, que o artesão faz na hora!
Os preços são bem variados, mas você encontra muita coisa linda por um valor acessível (10 reais ou mais). A maioria ou quase todas as banquinhas aceitam cartão!
Endereço: Largo da Coimbra, 23.
Funcionamento: todos os dias das 8h às 18h
Entrada: gratuita
PARADA PARA O ALMOÇO NO BENÉ DA FLAUTA
Ouro Preto é uma cidade com ótimas opções gastronômicas. Por isso, quando saímos da feirinha escolhemos almoçar em um lindo restaurante que fica ao lado da igreja, o famoso Bené da Flauta.
O restaurante além de ficar numa linda casa histórica, serve comidas deliciosas.
Nós adoramos e recomendamos o almoço pois a noite ele vira um dos points da cidade e fica lotado. Além disso, a noite eles não servem pratos da comida mineira.
Nós pedimos um prato de “Tutu à Mineira” para 2 pessoas e pagamos R$82. Achamos o preço super justo levando em conta o ambiente, atendimento e a qualidade do prato. E no final, não deixe de pedir um cafezinho mineiro sô!
Endereço: R. São Francisco de Assis, 32, Ouro Preto – MG
Horário de Funcionamento: diariamente das 12h às 23h30.
PRAÇA TIRADENTES
Esse é o ponto de partida mais comum para começar o tour pela cidade, porque é aqui que se concentram restaurantes, cafés e alguns dos pontos turísticos de Ouro Preto.
Aqui você encontrará vários guias oferecendo visitas e tours pela cidade. Não sabemos dizer como eles trabalham, porque optamos por fazer nosso roteiro por conta própria. Mas de qualquer maneira, sugiro cuidado.
O monumento a Tiradentes fica bem no centro da praça e foi instalado em 1894. Pois foi neste local que a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), foi exposta (1792) em Vila Rica, atual Ouro Preto.
No local onde estava o poste é onde hoje fica o monumento ao mártir. Veja que curiosamente, a estátua de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador.
Foi logo depois da construção dessa homenagem que o local ganhou esse nome (antes era Praça da Independência).
Endereço: Praça Tiradentes
Horário de Funcionamento: aberto 24 horas
Entrada: gratuita
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
Esse museu histórico e artístico está localizado onde era a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica. Dedicado a preservação da memória da Inconfidência Mineira, mas além disso, possui um acervo riquíssimo do período do ciclo do ouro.
Conta com uma grande quantidade de peças históricas e artísticas além de um espaço especial que abriga os restos mortais de treze dos vinte e quatro inconfidentes sentenciados pela coroa portuguesa. Nós não conseguimos visitar seu interior, mas amamos a fachada.
Sua parte externa é imponente com uma fachada simétrica de dois pisos e elementos destacados que agregam muita elegância ao prédio.
Endereço: Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico
Horário de Funcionamento: de terças a quintas-feiras das 10h às 18h. Sextas das 10h às 19h, sábados das 10h às 17h e domingos das 09h às 13h.
Ingresso: R$ 10 inteira (estudantes, professores, maiores de 60 anos e moradores de Mariana/MG). Crianças menores de 7 anos não pagam entrada.
Audio Guia pode ser usado pelo custo de R$10 (língua a escolher: português, inglês, francês e espanhol).
O QUE VISITAR EM OURO PRETO (MG): OUTROS PONTOS TURISTICOS PARA VISITAR
MUSEU CASA DOS CONTOS
A Casa dos Contos foi considerada, na época de sua construção, a casa mais cara da Capitania de Minas Gerais.
Construída entre 1782 e 1784 pelo português João Rodrigues de Macedo, o responsável pelos impostos da Coroa Portuguesa e, por isso, um dos homens mais ricos do Brasil Colônia.
Tendo desde os seus primórdios ligação com o sistema financeiro, sendo conhecida na época como a “Casa dos Contratos”.
Nessa casa ficavam as tropas imperiais e também foi onde Cláudio Manoel da Costa e o padre Rolim ficaram detidos. Não deixe de visitar também a senzala. Dizem que a energia aqui é bem forte!
Reza a lenda que até hoje um túnel liga a Casa dos Contos ao Palácio dos Governadores, mas nada é confirmado.
O museu atualmente reúne mais de 2 milhões de documentos originais da época do Ciclo do Ouro, além de possuir uma mostra de como era feito o processo de cunhagem e fundição de ouro naquela época.
Além disso é possível ver também a história das moedas no Brasil Colônia e Império além da evolução do processo de fabricação e cunhagem.
Endereço: R. São José, 12 – Centro, Ouro Preto – MG
Horário de Funcionamento: Segunda das 14h às 18h. De terças à Sábados das 10h às 17h. Domingos e Feriados das 10h às 15h.
Entrada: gratuita
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
Essa igreja fica bem atrás do Museu da Inconfidência e é um dos projetos de Manuel Francisco Lisboa, posteriormente modificado por seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
No terreno ao lado fica a casa do Noviciado, onde o Aleijadinho viveu seus últimos anos, e onde hoje funciona o Museu do Oratório, que possui uma grande exposição de peças religiosas.
O desenho dessa igreja, concluída em 1766, remete à fase rococó da arquitetura colonial mineira. Esse estilo se caracteriza pelo uso abundante de curvas e de elementos decorativos, como conchas, flores e laços.
A igreja também conta com pinturas de Manuel Costa Athaíde, o grande pintor colonial brasileiro.
Endereço: Rua Costa Sena, 289. Centro, Ouro Preto (MG).
Funcionamento da Igreja: de terças a domingos, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Missas aos domingos às 8h30.
Funcionamento do Museu: diariamente das 09h30 às 17h30.
Entrada na Igreja: R$ 3 (somente em dinheiro)
Entrada Museu do Oratório: R$10 (somente em dinheiro)
TEATRO E MUSEU CASA DA ÓPERA
O teatro fica na rua lateral do Museu da Inconfidência aquele na Praça Tiradentes. Saindo do Museu da Inconfidência entre a direita (esquina do Frutos de Goiás) e siga por 240m até o Teatro.
Não se deixe enganar pela fachada simples dessa casa laranja. É lá dentro que funciona o teatro mais antigo em atividade na América Latina.
O hall de entrada vai te preparar para a surpresa do magnífico espaço interno. Inaugurado em 1770, ou seja, há mais de 250 anos, o espaço tem programação de eventos e visitas guiadas.
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, 4. Centro, Ouro Preto MG
Funcionamento: de segundas a sábados das 12h às 18h e domingos de 12h às 16h,.
Visitação: R$ 4 (somente em dinheiro)
BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR
Querendo ver ouro em Ouro Preto? Então você precisa conhecer esta igreja. Erguida no início dos anos 1700 ela é uma das mais luxuosas da cidade. A ornamentação da igreja possui mais de 400 kg de ouro cobrindo ornamentos.
Para completar o passeio na Basílica Nossa Senhora do Pilar, vá ao Museu de Arte Sacra do Pilar, anexo à igreja. Nele, você verá diversos ornamentos, roupas, esculturas, entre outras peças ligadas à história do local.
Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa. Ouro Preto MG
Horário de Funcionamento: de terças a domingos, das 9h às 16h45.
Visitação: R$ 8 (inclui a igreja e o museu anexo)
Mais informações: site oficial
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Conhecida como Igreja do Rosário ela foi construída em 1715, em estilo puramente barroco, marcado pela fachada curva e a planta elíptica.
Sua construção foi a partir da necessidade da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos tinham de um local para reunir os negros, já que não podiam frequentar os mesmos cultos dos brancos.
Por isso, também é conhecida como Rosário dos Pretos.
Endereço: Largo do Rosário, s/n. Ouro Preto – MG
Funcionamento: diariamente das 13h30 às 16h30
Visitação: gratuita
CASA DE ALEIJADINHO (LOJA)
Esse lugar costuma confundir os viajantes. Esse lugar é apenas uma loja e não um museu, nem uma casa em que morou Aleijadinho.
O que você encontrará ali é uma casa antiga, que está bem preservada. Você pode fazer uma visita guiada na casa e, inclusive conhecer as passagens secretas que ela tem.
Os vendedores da loja são quem faz o papel de guia turístico, sem cobrar nada e, ao final da visita você pode degustar as cachaças da loja.
Endereço: R. da Conceição, 28, Ouro Preto – MG
Horário de Funcionamento: diariamente, das 9h às 18h30
PONTE DOS SUSPIROS
A Ponte de Antônio Dias, também conhecida como Ponte dos Suspiros ou Ponte de Marília, é uma ponte localizada no bairro de Antônio Dias, em Ouro Preto (MG).
Ela ganhou o apelido “Ponte dos Suspiros” em alusão à obra de Tomás Antônio Gonzaga, poeta que ficou famoso pelos textos dirigidos à sua amada, Maria Dorotéia.
Como eles não podiam trocar carinhos, restava suspirar de paixão um pelo outro.
Situada no Largo de Dirceu, sobre o córrego da Sobreira.
A ponte dá acesso a outro monumento importante de Ouro Preto, o chafariz de Marília, chamado assim em homenagem a Maria Dorotéia Joaquina de Seixas.
Endereço: R. da Conceição, 133, Ouro Preto – MG
Horário de Funcionamento: local público, aberto 24 horas.
PASSEIOS E TOUR MAIS RESERVADOS POR QUEM VISITA OURO PRETO
Tour de jardineira por Ouro Preto
Excursão às cachoeiras de Itabirito
Excursão a Tiradentes e São João del-Rei
Passeio Gratuito: Free tour por Ouro Preto
Excursão a Tiradentes + passeio de trem Maria Fumaça
Excursão ao Santuário do Caraça em Catas Altas
Visita à queijaria Inconfidentes
QUANDO IR A OURO PRETO (MG)
Em Ouro Preto, a temperatura varia entre 6 °C e 28 °C, não sendo uma cidade quente. No verão é a época que chove mais (dezembro a fevereiro).
Mas nós fomos em fevereiro e não pegamos quase nada de chuva, apenas chuviscos fracos no final do dia.
Mas vale a pena conferir a previsão do tempo antes de ir para Ouro Preto, para evitar ir em uma época que pode chover muito, atrapalhando sua caminhada pela cidade.
Feriados prolongados e férias escolares lotam a cidade. Portanto, se você quer ir em uma época mais calma e pagar menos pela hospedagem, a dica é fugir dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, quando Ouro Preto fica lotada.
Um bom mês para visitar Ouro Preto, na baixa temporada, é o mês de agosto.
QUANTOS DIAS FICAR EM OURO PRETO, MINAS GERAIS
É difícil dizer um tempo exato de quantos dias ficar em Ouro Preto.
Afinal, são tantos atrativos que dependendo da sua “pressa” em visitar, é possível passar vários dias subindo e descendo as ladeiras da cidade. Pois andar por suas ladeiras é como fazer uma viagem ao passado!
Mas um tempo que eu acredito ser bom é de 4 dias, pois são diversos pontos turísticos lindos e cheios de história para serem visitados, além dos bate e volta que podem ser feitos na região.
Além disso, essa região também tem passeios incríveis de natureza (ecoturismo).
Você também pode aproveitar para fazer um bate e volta até a cidade vizinha de Mariana, por exemplo.
Confesso que chegamos na cidade sem saber muito sobre TUDO que ela oferece e o resultado disso foi destinarmos somente 1 dia do nosso roteiro em Ouro Preto.
Porém, depois de passarmos o dia conhecendo a cidade percebemos que poderíamos ter ficado pelo menos mais dois dias por lá.
COMO IR PARA OURO PRETO (MG)
As duas melhores formas de ir a Ouro Preto é de ônibus ou de carro. Porque não existe aeroporto em Ouro Preto nem nas cidades vizinhas.
Portanto, é comum comprar passagem aérea para Belo Horizonte e seguir por terra para fazer as cidades do Circuito do Ouro.
Ouro Preto fica a menos de 100km de distância de Belo Horizonte, distancia que leva cerca de 2 horas de carro ou ônibus.
Por isso estas são as duas opções mais populares:
Carro: saindo de Belo Horizonte pegue a BR-356, que é o caminho mais curto, ou pela BR-040, pelo caminho mais longo (veja nossas dicas para alugar um carro!).
Caso você alugue um carro, uma boa opção pode ser retirar ele no próprio aeroporto. E para transitar por Minas Gerais, nossa dica é usar o Google Maps ou o Maps.me, aplicativos que vão te ajudar a traçar as melhores rotas para chegar em segurança a Ouro Preto.
Ônibus: a empresa Viação Pássaro Verde tem ônibus de BH a Ouro Preto. Eles saem da rodoviária de BH de 1 em 1 hora (com exceção do horário das 22h, que não tem). A viagem leva 2h e 15 minutos para chegar a Ouro Preto, normalmente.
Passagem de ida e volta de BH para Ouro Preto (MG): custa em média R$77 (março/2021).
E se você quiser ir direto do aeroporto para a rodoviária, uma opção é pegar o ônibus Conexão Aeroporto em Confins com destino à rodoviária de BH. Desse modo, você já embarca lá mesmo para Ouro Preto.
COMO IR DE BELO HORIZONTE PARA OURO PRETO: NOSSA EXPERIÊNCIA
Saímos de Belo Horizonte as 11h da manhã em direção a Ouro Preto. No caminho paramos no pitoresco Museu Jeca Tatu, em Itabirito. Esse local existe a mais de 22 anos!
Onde antiguidades e vários ônibus escolares antigos se misturam com discos de vinil, livros, câmeras antigas e outras relíquias que levam o visitante para um passeio ao passado.
Paramos para comer algo, provamos o famoso pastel de angu (muito bom) e o bolinho de feijão. Provamos o famoso pastel de angu (dizem ser um dos melhores da região) de carne e adoramos!
Já o bolinho de feijão, não tinha gosto e estava frio (não indicamos).
Além de vários ambientes bacanas para fazer fotos incríveis, o local também conta com um museu, uma réplica de uma igreja e um cinema com 180 lugares.
A entrada do museu custa R$15 por pessoa.
Depois da parada de quase 1h no local, seguimos viagem para chegar em Ouro Preto.
COMO SE LOCOMOVER EM OURO PRETO
Em Ouro Preto você pode optar por conhecer os pontos turísticos a pé, de carro ou de táxi. Mas as atrações que ficam mais afastadas podem cansar se você quiser conhecer indo a pé.
Mas vale ressaltar que Ouro Preto não tem Uber, 99Pop ou Cabify, mas existe um aplicativo próprio da cidade, que acabamos não testando porque estávamos de carro alugado. O Aplicativo da cidade é o OP expert.
Entretanto, o táxi é o meio de transporte mais comum para quem visita à cidade. Mas preste atenção: pergunte o preço da corrida antes de entrar no carro, porque eles não têm taxímetro.
E se estiver de carro, como nós, fique atento a sinalização, pois existem várias ruas de mão única ou com trânsito restrito. E vale lembrar que na alta temporada você pode ter dificuldade de encontrar.
Ou seja, uma boa opção neste caso é deixar o carro no hotel e seguir a pé ou de táxi pela parte central da cidade.
ONDE COMER EM OURO PRETO (MG)
Dentre tantos restaurantes em Ouro Preto, um deles nos chamou a atenção:
BENÉ DA FLAUTA
Bem pontuado no TripAdvisior e próximo do centro da cidade, mais precisamente ao lado da igreja de São Francisco de Assis. O restaurante fica em um casarão antigo lindo com ambiente aconchegante e refinado.
Se puder sente no segundo andar, onde você terá uma vista panorâmica da cidade. Nossa dica de prato é o tutu à mineira com torresmo e couve.
RESTAURANTE CONTOS DE RÉIS
Um dos mais tradicionais da região, serve a autêntica comida mineira. Funciona a mais de 30 anos em uma antiga senzala de um casarão do século XVIII, onde servem comida em estilo buffet.
CASA DO OUVIDOR
É uma das mais tradicionais opções de Ouro Preto. E não é à toa, pois tanto o ambiente à luz de velas quanto a cozinha são bastante convidativos.
Assim, se quiser experimentar um prato típico da culinária mineira, peça o feijão tropeiro.
PASSO PIZZA JAZZ
Esse restaurante tem como carro-chefe da casa as pizzas, o cardápio nesse restaurante em Ouro Preto é bem variado, com opção de menu executivo no almoço.
Mas para beber, ele oferece uma carta de vinho com mais de 100 rótulos e cervejas artesanais, inclusive chope da Ouropretana, produzido na região.
E para uma experiência ainda mais legal, tente sentar na varanda onde tem uma linda vista para a cidade.
CAFÉ GERAES/ESCADABAIXO
Outro lugar bacana que reúne em um só endereço 2 restaurantes em Ouro Preto.
Dessa maneira, no Café Geraes, você opta por almoço ou jantar em ambiente rústico, com piano ao vivo nas quintas, sextas e sábados a partir das 20h.
Entretanto, no andar inferior, fica o Escadabaixo, um bar perfeito para happy hour, com opções de petiscos e bebidas.
SENHORA GASTRONOMIA
Anexo ao hotel Solar do Rosário, esse restaurante combina culinária tradicional mineira com sofisticação gastronômica.
Ele tem um ambiente rústico que conta com adega de vinho subterrânea (aberta para visitas agendadas), bem como um scotch bar.
Como sugestões: carne de sol de filé mignon e joelho de porco. Além disso, servem menu executivo no almoço
ONDE FICAR EM OURO PRETO: HOTÉIS E POUSADAS EM OURO PRETO MG
Escolher uma hospedagem nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais quando as atrações do local estão espalhadas pela cidade.
Por isso, recomendamos que você se hospede próximo do centro histórico.
Porque é ali que se concentram a maioria das pousadas e hotéis em Ouro Preto (MG), que ficam em antigos casarões revitalizados, tornando sua estadia ainda mais incrível.
Além disso, os principais restaurantes e bares também ficam nesta região, o que permite que você possa ir caminhando até eles a noite por esta bucólica cidade.
Podendo assim, circular a pé, economizando tempo e dinheiro.
POUSADAS E HOTÉIS EM OURO PRETO (MG) PRÓXIMAS AO CENTRO HISTÓRICO
Hotel Solar do Rosário (LUXO)
Um dos mais elogiados e o único 5 estrelas no centro histórico, que fica a cerca de 600m da Praça Tiradentes, com 2 piscinas, (uma delas climatizada).
Outras Pousadas e Hotéis muito bem avaliados no centro histórico de Ouro Preto:
Pousada Arcádia Mineira (onde nos hospedamos)
HOSPEDAGEM ECONÔMICA EM OURO PRETO
Grande Hotel de Ouro Preto é um 3 estrelas que costuma agradar
Pousada Solar Nossa Senhora Das Mercês
Mas se preferir, confira AQUI todas as opções de hospedagem em Ouro Preto.
OUTRAS DICAS PARA SUA VIAGEM À OURO PRETO
- Leve nesta viagem um casaco leve e uma calça, principalmente, se você não está acostumado com temperaturas mais baixas. Porque a noite e de manhã cedo é mais fresquinho;
- Leve um tênis, porque para caminhar pelo centro histórico de Ouro Preto você precisará de um calçado bem confortável e que não escorregue. As ruas e ladeiras são todas de paralelepípedo e se tiver chovido, bem escorregadia;
- As ruas da cidade de Ouro Preto são bem estreitas, por isso sugiro que você pergunte na sua pousada ou hostel qual o melhor local para estacionar o carro;
- O centro de informações turísticas da cidade de Ouro Preto (MG) fica na Praça Tiradentes, onde você pode pegar um mapa bem legal de Ouro Preto. Esse mapa é numerado e possui algumas informações de Ouro Preto;
- Em Ouro Preto, vão te oferecer visitação em várias Minas de Ouro, mas indicamos que você visite a Mina da Passagem;
- A cidade de Ouro Preto faz parte da Estrada Real, que conta com um passaporte local, o Passaporte da Estrada Real. Cada um dos 4 Caminhos da Estrada Real, conta com pontos de coleta do carimbo para colocar no seu passaporte. O passaporte é individual, faça o seu pelo site do Instituto da Estrada Real na sessão passaporte;
- Existe um aplicativo bem bacana, chamado Cachoeiras da Estrada Real, onde você pode conferir dicas de cachoeiras próximas e se aventurar nos arredores da cidade de Ouro Preto.
Enfim, nosso roteiro de 1 dia em Ouro Preto foi incrível! Achamos a cidade linda, sem falar nas suas ruelas de pedra, rodeadas de casarões históricos
Sendo assim, se você curte cidades históricas, você precisa conhecer esta linda cidade mineira!
CONFIRA MAIS DICAS DAS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS
O Que Fazer em Mariana (MG): Roteiro de 1 dia na Primeira Cidade de Minas
O Que Fazer em 1 dia em Sabará, Minas Gerais: Bate e Volta de Belo Horizonte
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de Ouro Preto? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!