Confira este guia definitivo de Onde e O Que Comer em Viena, na Áustria!
Viena é linda e vai deixar você encantado. Aliás, é uma cidade que respira elegância, repleta de edifícios históricos, muita cultura e, claro, uma deliciosa gastronomia.
Por isso, neste post vou contar pra você quais são os pratos típicos de da capital austríaca e onde comer em Viena.
Como eu sempre falo, a gastronomia local está diretamente ligada a história e a cultura daquele povo. Por isso, convido vocês sempre a experimentar a gastronomia local em suas viagens.
É incrível poder experimentar sabores e combinações das quais o seu paladar não está acostumado.
Pra mim, o fato de poder experimentar diferentes gastronomias, é uma experiência incrível. Por isso vou trazer aqui pra vocês algumas sugestões de pratos típicos de Viena, bem como dicas de restaurantes e onde comer.
Mas também dicas que todos os visitantes deveriam conhecer e provar.
A culinária da Áustria é conhecida mundialmente principalmente por suas tortas. E o strudel um dos doces mais famoso de Viena e quase sempre vem acompanhado de uma xícara de café.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA GASTRONOMIA DA ÁUSTRIA
O que conhecemos hoje da cozinha austríaca se deu durante o apogeu do Império Austro-Húngaro, no século XIX, quando a gastronomia local sofreu muita influência de italianos, franceses e húngaros.
O prato nacional da Áustria é o Wiener Schnitzel. Mas acredite ou não, o Wiener Schnitzel é de origem italiana, mais precisamente de Veneza.
E não de Viena, como o nome sugere. Porque na Itália desde o século XVI os chefes italianos preparavam esse bife à milanesa.
Porém, durante o auge do Império, os austríacos aperfeiçoaram o prato e desde então, o Wiener Schnitzel e a Áustria se tornaram sinônimos.
Então quer saber qual a diferença no preparo? O autêntico Wiener Schnitzel deve ser feito à base de costeleta de vitela, a carne mais macia encontrada em gado jovem.
Mas você vai encontrar este prato feito com outras carnes. Todavia, se for com carne de porco ou de vaca, o prato não pode ser chamado de Wiener Schnitzel, e sim de Schnitzel nach Wiener Art, ou de Schnitzel à moda Vienense. Sacou?
ONDE COMER COMIDA TÍPICA EM VIENA
Viena é um lugar incrível, onde você poderá tomar um café ou comer no mesmo local onde Sigmund Freud costumava ir. Ou até mesmo no cantinho preferido onde Mozart gostava de compor. Viena é assim: uma mistura de história com glamour.
Uma capital eclética e histórica ao mesmo tempo. Em Viena você poderá encontrar restaurantes internacionais sofisticados, assim como comidas de rua deliciosas.
Pra quem busca experimentar a comida típica de Viena, precisa conhecer as Wirtshaus, que são tabernas bem rústicas, enquanto as Gasthaus são um pouco mais requintadas.
Para os amantes de vinho, não deixe de passar em uma Heuriger, onde você encontrará diversos rótulos e, geralmente, um buffet de petiscos para acompanhar sua taça de vinho. Mas se vinho não é a sua bebida preferida, de um pulo em um Beisl, que é como são chamados os bares de aperitivos.
Com verões amenos e invernos rigorosos, sopas encorpadas, schnitzel com salada de batata, goulash, carne de porco em abundância, Kaiserschmarren (panquecas picadas com compota de maçã), Apfelstrudel de maçã, torta de chocolate Sacher, estão entre as comidas austríacas.
GARANTA SEU HOTEL EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
O QUE COMER EM VIENA: PRATOS TÍPICOS
O prato típico brasileiro é o ‘feijão com arroz’. Em Viena, o prato mais comum e que todos costumam ter em suas mesas é o Schnitzel. Mas para alegria daqueles que não costumam experimentar comidas diferentes, esse é bem parecido com o nosso chamado bife à milanesa.
É uma carne de carneiro bem fina e macia, empanada e frita. Porém, é possível também encontrar a opção de carne de porco ou frango. Ele geralmente é servido com batatas sauté e limão para molhar o filé, mas há também opções com saladas e batata frita.
Outra iguaria deliciosa é o Apfelstrudel, que é uma irreverente torta de maçã, encontrada em todos os lugares de Viena. Além disso, a salsicha austríaca é outra delícia muito elogiada pelos turistas.
Feita de carne de porco e com queijo no recheio, a chamada Käsekrainer é servida cozida, cortada em pedaços com pão preto e mostarda.
Para quem gosta de carne, a picanha feita em Viena é bem gostosa e diferente na forma de criação do prato, chamado Tafelpitz. A carne não se come assada, mas cozida em uma sopa de verdura.
Essa sopa é servida como entrada e depois a carne vem acompanhada com três tipos de molho, batatas tostadas e um creme de espinafre.
A maioria das sobremesas de lá não são exageradamente doces, como no Brasil, mas sim, com uma dosagem de açúcar bem leve. E boa parte das receitas levam maçã, damasco e frutas vermelhas.
COMIDA TÍPICA EM VIENA
Confesso que quando vi pela primeira vez o cardápio de um restaurante em Viena, achei super complicado e difícil de decidir qual prato pedir. Por isso, vou listar aqui e sugiro que leve esta lista de pratos típicos vienenses com você para ajudar na hora de decidir o que pedir:
Wiener Schnitzel: escalope de carne empanada (à milanesa), normalmente acompanhado de uma salada de batatas. É o prato mais típico de Viena.
Tafelspitz: é carne de vitela cozida, servida com uma mistura de maçãs picadas e rabanete. É um prato clássico da cozinha vienense e popular em toda a Áustria.
Forelle nach Müllerin Art: truta servida com batatas ao vapor.
Tiroler Gröstl: é um prato tradicional da região do Tirol, na Áustria. É preparado com batatas, pedaços pequenos de carne de porco (muitas vezes, sobras do dia anterior), bem como cebola picada, salteados numa frigideira com margarina e temperados com sal, pimenta, cominho e salsa. É frequentemente servido com um ovo estrelado por cima.
Rindsuppe: As sopas são parte essencial da culinária austríaca, e a sopa mais popular do país é a rindsuppe simples. Esta variedade em particular desempenhou um papel vital na história da culinária vienense. A preparação do caldo é demorada. A carne é cozida separadamente, e posteriormente fatiada ou em cubos, para ser servida. Os legumes mais comuns servidos nesta sopa são cenoura, salsa, aipo e alho-poró.
Selchfleish: carne defumada servida com chucrute e bolinhos.
Gulash: guisado de carne com cebola e especiarias. Mas a versão austríaca é muitas vezes servida com pães.
Powidl: doce feito a partir de ameixas.
Beuschel: ragu de carne de vaca (coração e os pulmões).
Wienerbrød: pão vienense.
Marchfeld: aspargos.
Knödel: almôndegas feitas à base de sêmola de trigo, batatas ou migas de pão.
Käsespätzle: Spätzle (massa de ovo), queijo e cebola na manteiga.
Kasnudeln: massa recheada de queijo, folhas de hortelã e ameixas.
Schweinebraten: assado de porco com alho.
Topfenkolatsche: massa folhada recheada de queijo.
Buchteln: doce recheado de geleia de damasco.
Krapfen: massa doce com recheio.
Vanillekipferl: bolachinhas de baunilha e avelã.
Sachertorte: torta de chocolate preto com geleia de frutas vermelhas (Torta Sacher).
Palatschinken: panquecas tipos os crepes franceses, mas polvilhadas com açúcar. Eles também são servidos em versões salgados, como por exemplo, de espinafre e queijo.
Kaiserschmarrn: panqueca macias, servidas com compota de maçã ou ameixas cozidas.
Apfelstrudel: torta de massa podre de maçã.
Salzburger Nockerl: suflê de claras de ovo.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
CAFÉS EM VIENA, ÁUSTRIA
Que tal tomar um delicioso café na capital mundial da música clássica?
Viena é elegante, sofisticada, histórica e muito rica culturalmente. Os mais importantes compositores de música clássica do mundo viveram aqui algum tempo de suas vidas como Mozart e Strauss. Os cafés em Viena tem uma importância cultural forte.
Afinal, o primeiro dos cafés de Viena foi inaugurado em 1683 e a sua abertura contou com a presença do imperador da época, Leopoldo I.
Os cafés de Viena foram e ainda são pontos de efervescência cultural, principalmente nos anos próximos ao período da Segunda Guerra Mundial, quando as cafeterias foram muito utilizadas como locais de reuniões de intelectuais, para discussões e debates.
Grandes figuras como o próprio Adolf Hitler (que era austríaco e não alemão), Trotsky, Stalin e Sigmund Freud chegaram a frequentar os cafés da capital austríaca.
E porque não sentar em um café e observar o movimento da cidade, nos mesmos locais onde estes compositores sentavam? Essa é uma programação quase obrigatória em Viena.
Vou então destacar aqui 4 cafés que são imperdíveis: o Café Central, o Landtman, o Sperl e o Café Sacher.
CAFÉ CENTRAL
É um dos mais antigos e famosos cafés de Viena que fica em um edifício neorrenascentista que atualmente recebe o nome de Palais Ferstel em honra ao seu arquiteto, Heinrich von Ferstel.
O Café Central foi inaugurado em 1876 e se tornou ponto de encontro de intelectuais e artistas da época. Atualmente ele é muito frequentado por executivos e turistas.
Não se espante se encontrar uma grande fila na porta! Desistimos de entrar por causa dela, além disso os preços do Café Central também são um pouco salgados, mas vale a pena conhecer.
- Endereço: Corner Herrengasse / Strauchgasse, 1010 Wien
- Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h30min às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 22h.
CAFÉ LANDTMANN
Muito frequentado por psicanalistas, incluindo Freud. Em seus mais de 100 anos de existência, o Café Landtmann é um dos mais clássicos cafés de Viena e é comum a presença de famosos por lá.
Além disso, o Landtmann é um clássico vienense e entrou na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. O ambiente interno conta com cadeiras originais do estilo Thonet, da era imperial, e espelhos da década de 1920.
Nós sentamos na área externa para curtir o pôr do sol do inverno e estava super agradável. Amamos! Eles também servem refeições, seus pratos mais famosos são o schnitzel, goulash e frango frito.
Comemos uma torta Mozart (simplesmente divina!) acompanhada de um café. Eles têm vários tipos de combos de cafés com torta e água, pergunte ao garçom. Os combos saem de 11 até 15 euros.
- Endereço: Universitätsring 4, A-1010 Wienitätsring 4, A-1010 Wien
- Funcionamento: Diariamente, das 07:30h à meia noite.
- Site: cafe landtmann
CAFÉ SPERL
O Café Sperl ficou famoso por ser set de filmagem do filme “Antes do Pôr do Sol”, lançado em 1995. Foi fundado em 1880, quando tanto militares quanto jovens artistas frequentavam o local, que até hoje é um dos tradicionais, clássicos e favoritos cafés de Viena.
- Endereço: Gumpendorferstrasse 11, A-1060 Wien
- Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
- Site: www.cafesperl.at
CAFÉ SACHER
Este café leva o nome de uma das tortas mais famosas do mundo. Criada por Franz Sacher, ela é uma torta doce de chocolate meio amargo com recheio de damasco, servida em todos os cantos de Viena, que leva o sobrenome de seu criador.
Na época da criação (1832), Franz era um estudante de confeitaria e, desde então, ela nunca mais deixou de ser vendida. Quarenta anos depois, o filho do criador fundou o Hotel Sacher, onde está o tradicional e luxuoso Café Sacher, onde a torta é servida com chantilly e considerada a melhor da cidade.
Mas não se apavore se quando você for encontre filas enormes de pessoas aguardando para degustar a famosa torta.
- Endereço: Philharmonikerstrasse, 4.
- Funcionamento: Diariamente, das 8h à meia noite.
- Site: https://www.sacher.com/
TIPOS DE CAFÉS DE VIENA
- Kleiner Brauner: café com um pouco de leite.
- Melange: café com leite.
- Schwarzer: café expresso.
- Moka: café preto.
- Kapuziner: café vienense, com chantilly
ONDE COMER COMIDA DE RUA EM VIENA
Não deixe de passar nas barracas de rua, chamadas por lá de Würstelstand, para comer uma Bratwurst. Que nada mais é que uma linguiça com mostarda e pão. Tem também à moda vienense: salsicha fatiada em um pratinho com mostarda e pão à parte.
Mas se quiser no estilo cachorro quente, também tem. Confesso que fico com água na boca só de lembrar: recheada de queijo, mas o pão é bem grande. Lembre-se de acrescentar uma boa cerveja local.
Nós a provamos o Bosna mit Bratwurst: um cachorro-quente de salsicha Bratwurst, cebola e uma mistura de mostarda ou ketchup de tomate e caril em pó (ketchup de curry). Servida em um pão branco e grelhada brevemente antes de servir.
Comemos esta delícia no clássico Bitzinger Würstelstand Albertina, que fica na esquina do museu Albertina e valeu muito a pena experimentar.
Porque o prato é um clássico em Viena e você vai encontrar barraquinhas em todas as esquinas!
- Endereço: Albertinaplatz 1, Wien, Áustria.
- Funcionamento: Diariamente, das 8h às 4h da manhã.
- Site: https://www.bitzinger-wien.at/
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
ONDE COMER SORVETE EM VIENA: AIDA CAFÉ
A poucos passos da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper), você vai encontrar o famoso café Aida, um estabelecimento com mais de 100 anos de história na capital austríaca. Ali além dos famoso bolos e cafés você também vai encontrar sorvetes deliciosos.
Eu experimentei duas bolas de sorvete: pistache (delicioso e crocante) e o de apfelstrudel (com pedaços de maçã), ambos estavam incríveis! Duas bolas custaram 3 euros.
- Endereço: Singerstraße 1, 1010 Wien, Áustria.
- Funcionamento: Diariamente, das 7 às 22h.
- Site: https://aida.at/en/
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES EM VIENA
Os vienenses costumam fazer suas refeições cedo. O café da manhã, normalmente, é servido entre às 7h e às 10h. Já o almoço costuma acontecer entre às 12h e às 14h.
Então para o jantar não chegue no restaurante depois das 22hs, porque provavelmente encontrará a maioria deles fechados. Um horário bom para chegar num restaurante é até às 21h.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
RESTAURANTE EM VIENA: WRENKH
Um restaurante no centro de Viena com ambiente moderno e atendimento diferenciado. Com uma fachada em vidro, que chama a atenção ao passar. Optamos por experimentar o local que tem boa avaliação no TripAdvisor.
E de fato, não nos decepcionou! Conta com um menu de drinks típicos e comidas incríveis. Vale destacar que ele possui mais opções para vegetarianos do que pra carnívoros em seu menu.
Mas mesmo a gente não sendo vegetarianos, amamos os pratos! Valeu todas as calorias ingeridas!
Nosso destaque vai para o Snitzel de Cogumelos (15,50 euros), um dos melhores pratos que já comemos na vida! Bem como o Kaspatzel (12,50) – um prato clássico de massa caseira com queijo e cebola- também estava excelente.
Um local bacana que atrai jovens, casais e os mais maduros também. A música ambiente é um lounge super relaxante e os garçons falam inglês, além de atenderem super bem!
E para beber, pedimos 2 drinks da casa (custam em média 6 euros). Nós adoramos nossa experiência por lá!
- Endereço: Bauernmarkt 10, 1010 Wien, Áustria
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 23h.
- Site: https://www.wrenkh-wien.at/
O jantar começa a ser servido às 18h.
ONDE COMER STRUDEL EM VIENA
A receita da baklava chegou em Viena em 1453, após a conquista turca de Bizâncio. Foi considerado “comida de marcha” nos tempos de guerra, porque era farta e mantinha as pessoas satisfeitas.
Porém, somente virou moda nos círculos da alta sociedade, durante o reinado de Maria Teresa. Devido à criatividade das donas de casa austríacas, os strudels podem ser preenchidos com praticamente qualquer coisa, mas a maçã continua a ser o recheio mais famoso.
O strudel é melhor servido quente com calda de baunilha ou sorvete.
Segundo as pesquisas, a melhor Apfelstrudel de Viena é a do Cafe Hawelka.
- Endereço Dorotheergasse 6, 1010 Wien, Áustria
- Funcionamento: de Segunda a quinta-feira das 8h às 24h, sexta-feira e sábado das 8h às 13h. Domingos e feriados das 10h às 24h.
- Site: www.hawelka.at
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
O QUE COMER EM VIENA: PETISCOS E OUTRAS DELICIAS
Vienna também tem seus clássicos petiscos, bolachinhas e doces. E tem coisas que só vi por lá e você não pode deixar experimentar.
MANNER WAFFER
Essas são as bolachinhas napolitanas clássicas e mais vendidas de Vienna. As tão adoradas bolachinhas da marca Manner fazem parte da vida dos vienenses há muitas gerações.
Estas balas são feitas com cinco camadas de bolachas crocantes, recheadas com camadas de creme de cacau e avelã. Vendidas em embalagens de tamanhos diversos.
Criadas em 1898 pelo fundador da empresa, Josef Manner I. Além disso, elas mantêm seu formato e sua receita inalterados até hoje. Aliás, calcula-se que são consumidos cerca de dois pacotes destas bolachas a cada segundo!
SALAMI SNACK
Salamitos fininhos em embalagem para levar na bolsa. Uma deliciosa iguaria perfeita para petiscar!
BALAS DE AÇÚCAR DE VIENA
A loja Zuckerl Werkstatt possui mais de 60 tipos diferentes de doces, você pode montar sua própria combinação, dependendo do seu gosto, cor ou sabor favorito.
São aquelas balinhas lindas (que eu amava na minha infância com desenhinhos incríveis. Neste local eles fazem as balas ao vivo, então não deixe de dar uma passadinha lá, para ver estas lindezas sendo feitas na hora!
- Endereço: Herrengasse 6/Schlafzimmer Erzherzog Carls, 1010 Wien, Áustria
- Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 18h.
- Site: https://www.zuckerlwerkstatt.at/
CHOCOLATES MOZART – MEU PREFERIDO
Eu amo marzipã então não foi difícil me apaixonar por este chocolate! O nome, Mozartkugel, já diz o formato — em alemão, ‘kugel’ é bola. Esta delícia austríaca você encontra facilmente em Viena.
Mas de um fabricante para outro, a receita do bombom muda levemente. Já que a tradição é preparar o chocolate com marzipã e nougat. E na embalagem, a marca registrada é o rosto de Mozart estampado no papel.
Uma excelente dica para trazer de presente!
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM VIENNA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
Essas então foram as dicas do que e onde comer em Viena que eu considero bacanas e que acho que você não pode deixar de conhecer.
Mas certamente existem outros bares e restaurantes bem legais ao ar livre e com preços acessíveis no centro da cidade.
A variedade de comidas é grande que vai dos pratos internacionais e conhecidos por todos aos pratos típicos de Viena. Em sua maioria eles custam de 8 a 20 euros, por prato. Então, bom apetite!
✈ Continue sua viagem para Viena aqui:
Vienna Card Vale a Pena? Onde Comprar?
Fazendo as malas para viajar? Porque o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de o Que e Onde comer em Viena? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*Credito de Imagens: Suriàn Dupont
Respostas de 7
Fiquei com água na boca com esses pratos típicos de Viena. Adoraria provar tudo!
Quantos pratos típicos deliciosos para provar em Viena! Da Áustria eu só conheci Salzburg, agora fiquei morrendo de vontade de voltar!
O Bitzinger é super tradicional, acho tão interessante os vienenses saírem da ópera e irem lá comer, na rua. Amei os pequenos-almoços do histórico Café Central, o meu filho ainda hoje fala disso, e a torte de lá é ainda melhor do que a tradicional Sacher.
Quando cheguei na Áustria fui num restaurante que tinha umas massinhas fechadas tipo pirogue e fui com tudo pra comer no almoço. Porque não sabia onde comer em Viena. Quando dei a primeira mordida era doce aheuaheuahe como assim!! Eu estava esperando um recheio de batata por exemplo e encontrei amoras. Quando fui pra Viena tb comi Schnitzel, delicia!
Que delícia experimentar os sabores da Áustria. É bom saber onde comer em Viena.Eu fui em alguns cafés em Viena e amei! Como sou muito frenética, durante o dia, mal paro para comer algo. Prefiro jantar bem e curtir as atividades durante o dia. O que você achou dos valores da comida em Viena? Poderia fazer uma comparação com alguma outra metrópole que visitou?
Danielle, achei os valores salgados se a gente fizer a conversão. Mas comparado com a maioria dos países próximos da Áustria, o preço é bem equivalente!
Ótimas dicas do que comer em Viena. Eu adorei o Cafe Central e provei a famosa Torta Sacher lá. Amei!