O Restaurante Giordani gastronomia Cultural, no Vale dos Vinhedos, é daqueles lugares que você precisa conhecer quando for à Serra Gaúcha
A história do restaurante Giordani Gastronomia está diretamente ligada a colonização italiana. Inclusive, ele é um excelente lugar para você comer comida típica italiana da serra.
E, além disso, desfrutar de um lindo cenário, com vista para o vale.
Quer comida típica italiana em um local autêntico e acolhedor? Esse é o lugar! Galeto, massa, sopinha de capeletti e muito mais.
+ Algumas opções de hospedagem na região, clique AQUI!
UM POUCO DA HISTÓRIA DO RESTAURANTE GIORDANI EM BENTO GONÇALVES
Foi um antigo casarão de madeira, herança dos antepassados da família Giordani, que inspirou a atual construção, localizada no Vale dos Vinhedos.
A reconstrução da casa iniciou em 2005, com a ideia inicial de sediar uma pousada, em formato de “pipa”.
Mas, a ideia mudou. Como matéria-prima foi utilizada a madeira de antigas pipas de uma vinícola da região para construir o casarão de madeira.
O restaurante foi de fato inaugurado em 2008, com aproximadamente 400 metros quadrados de área. O prédio ainda dispõe de um porão de pedra (Cantina Nono Béppi), salão principal (Casa Ottone).
Contudo, o segundo piso serve de moradia da família. Os materiais da construção foram, basicamente, madeiras de pipa e pedras no porão.
Toda a parte externa é revestida com madeira de jatobá, porque não havia madeiras de pipas com seis metros de altura.
Mesmo assim, eles utilizaram cerca de 10 barris de grande porte, que comportavam em média 115 a 130 mil litros de vinho cada.
Aproximadamente sete metros cúbicos de pipas que serviram para a fabricação de vinhos por quase cinquenta anos.
A escolha do material para a construção se deu, primeiramente, pela possibilidade de resgate da cultura local e para complementar essa atmosfera de simplicidade.
O local tem como propósito receber turistas das mais variadas regiões do país e do mundo, oferecendo produtos típicos da região e atendimento realizado pelos proprietários.
COMO É O GIORDANI GASTRONOMIA
O Restaurante Giordani fica Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Em uma linda casa de madeira em meio a vales e parreirais.
Um ambiente familiar repleto de história, decorado com a simplicidade tipicamente italiana.
Composta por fotografias, utensílios doméstico, peças antigas da época da colonização italiana, queijos e salames.
As mesas estão dispostas pelo salão que tem como vista a natureza da Serra Gaúcha. Um almoço típico de uma família italiana.
Almoçar na Giordani Gastronomia Cultural é degustar uma rodízio com mais de 9 tipos diferentes de massas, 6 tipos de carnes e a deliciosa sopa de agnolini (uma espécie de capeletti pequenino e feito artesanalmente).
E fica difícil parar de comer! Até porque eles te oferecer comida sem fim. Ou seja, você vai encher o estomago e acalmar a alma. Sendo assim, vá com fome pra lá!
Veja dicas de onde se hospedar na Região do Vale dos Vinhedos Aqui!
COMO É O ALMOÇO NO RESTAURANTE GIORDANI
Ao chegar você será convidado a escolher uma mesa.
Primeiramente eles servem um couvert com queijos, salame, copa e pão colonial.
Logo depois, veio uma polentinha brustolada, aquela feita na chapa, com queijo por cima, muito comum aqui no sul do Brasil. Ela é assada sobre uma chapa de ferro servida até hoje no café da manhã dos descendentes de italianos.
Em seguida, serviram uma deliciosa sopa de agnolini, que eu não consigo recusar nunca! Poderia viver dessa sopinha com gostinho de infância. E no frio então, tem coisa melhor?
Logo depois vieram as saladas (verde, radicci com bacon e maionese) e o arroz, servidos na mesa.
E durante todo o almoço, os garçons vem à mesa oferecer massas. Entre elas: espaguete ao sugo, macarrão ao molho branco, espaguete ao alho e óleo, talharim de espinafre com molho branco, tortéi com molho de frango (top!), assim como, espaguete à carbonara, ao molho de vinho, nhoque a bolonhesa e ravioli na manteiga e sálvia (adorei também!).
Mas também tem as carnes, então guarde um espaço no estomago. Eles servem galeto, costelinha suína, picanha, filé mignon, entrecot e picanha de ovelha.
Tudo muito saboroso, mas com destaque especial para a sopa de agnolini, salada de maionese, tortéi e a massa alho e óleo.
Chega a dar um nervoso, de tanta comida. Tua gula quer provar, mas teu estomago não tem mais espaço!
Você pode pedir reposição de tudo e comer o quanto quiser /conseguir. Todos os pratos são feitos com ingredientes locais, pela própria família, com aquele gostinho de comidinha da Nona!
E como se não bastasse, ainda tem as sobremesas típicas daqui, com por exemplo, pudim, sagu com creme e ambrosia, que fazem a alegria dos loucos por doces como eu.
Por fim, para conseguir levantar da mesa, chá de boldo!
COMO VISITAR O RESTAURANTE GIORDANI GASTRONOMIA
End.: Vale dos Vinhedos – Via Trento, n.3671, em Bento Gonçalves
Horário de atendimento: O Giordani Gastronomia Cultural abre diariamente, das 11h30 às 15h.
Valor do Almoço no Restaurante Giordani: O rodízio custa R$76 por pessoa, sem a cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.
As bebidas são pagas a parte. A casa trabalha com vinhos (garrafa ou taça), mas sugiro que você peça uma prova antes do pedido.
Porque eu não gostei muito, mas vai de casa um não é?! Além disso, tem suco de uva, refrigerantes, água e cervejas artesanais (também produzidas pela família).
Tempo Destinado ao Almoço: Acho válido que você reserve pelo menos 2 horas para desfrutar com calma do almoço.
Tel.: (54) 3453.6884
VALLE BIER: A CERVEJARIA DA GIORDANI GASTRONOMIA
Logo depois, sugiro uma paradinha para tomar uma cerveja artesanal no container do Valle Bier que fica ao lado do restaurante Giordani.
Que conta com uma Pilsen que eles definem como dourada, com aroma nobre de lúpulo e acentuado sabor do malte.
E o melhor, você poderá apreciar a bebida curtindo uma bela vista do Vale dos Vinhedos, ao som de boa musica.
Ou seja, agora na região dos vinhos, você também pode apreciar uma cervejinha no deck da Valle Bier. O deck Valle Bier fica aberto diariamente das 11h30min até às 18h.
VEJA MAIS POSTS COM DICAS DO QUE FAZER NO VALE DOS VINHEDOS!
***A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala viajou a convite do SEBRAE RS. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. Porque o Garfo & Mala preza pela transparência.