Os Bondinhos Aéreos do Parque da Serra, localizados em Canela (RS), te darão a melhor visão natural da Serra Gaúcha
O pano de fundo deste passeio nos Bondinhos Aéreos é a Cascata do Caracol, um cenário que encanta a todos. Além disso, saiba que é um dos mais visitados e lindos cartões postais do Brasil.
A Cascata do Caracol tem este nome devido ao curso do seu rio, que visto de cima, tem o formato de um caracol. Ademais, essa linda obra da natureza, tem uma queda de 131 m de altura e sua nascente fica na cidade de Canela (RS).
Esse passeio é uma das grandes atrações da região. De dentro dos bondinhos aéreos do parque da Serra, você poderá apreciar muita natureza, além da majestosa Cascata do Caracol.
COMO É O PARQUE DOS BONDINHOS AÉREOS DE CANELA (RS)
O Parque está localizado a 500 metros depois do Parque do Caracol, ou seja, na mesma estrada que leva ao Parque da Ferradura.
O Parque da Serra possui uma área de 60 hectares numa região de grande potencial natural, mas é ao fundo que corre o Arroio Caracol e sua cascata. Arroio o qual é o divisor dos municípios de Canela e Gramado.
Ele está inserido no Bioma da Mata Atlântica, também denominada Mata de Araucária.
Para você chegar aos Bondinhos Aéreos é preciso estar de carro (o estacionamento está incluso no ingresso = gratuito). Mas você também pode chegar com o Bustour, o ônibus turístico, que tem uma parada nos Bondinhos Aéreos de Canela.
O ingresso ao parque lhe dá direito a andar nos bondinhos, fazer 3 paradas, percorrer uma pequena trilha na mata, conhecer o Espaço das Esculturas que Falam, assim como apreciar o mirante da Cascata do Caracol.
A atração é indicada para todas as idades e possui acessibilidade com rampas e elevadores em todas as estações. Em 2013 foi inaugurado o novo teleférico, com doze bondinhos, que comportam confortavelmente 8 pessoas em cada um e operam com tecnologia suíça.
O percurso de ida e volta totaliza 840 metros e o passeio total no parque, precisa de mais ou menos 1h30min, contando que você visite tudo com calma.
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
COMO SÃO E O QUE TEM NAS ESTAÇÕES DOS BONDINHOS AÉREOS EM CANELA
O passeio é dividido em 3 estações, partindo da estação “Central”, ou seja, a que fica bem no meio. Nesta estação, tem uma área de alimentação, lojas de souvenires e um mirante para o vale com 60m de altura.
ESTAÇÃO ANIMAL
A próxima parada é a do topo, na estação “Animal”. Lá você vai encontrar um mirante e uma trilha na mata (210m), ambos identificados.
Além disso, tem o Espaço das Esculturas que Falam, que é uma sala com peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010).
As esculturas de animais permitem que você interaja com as obras, reproduzindo os sons dos animais.
O espaço ainda conta com um cenário de floresta composto por esculturas de árvores e plantas, criado pelo designer e artista plástico Rodrigo Huelsmann.
Então, depois de passear e conhecer bem esta estação retorne ao bondinhos aéreos e comece a descer.
ESTAÇÃO CASCATA
Neste momento você vai direto da estação que fica no topo, para a mais baixa e com a melhor vista da Cascata do Caracol.
Esta é a terceira e ultima parada, chamada de estação “Cascata”. Pra mim, com toda a certeza, é o ponto alto do passeio. Então, prepare a câmera.
Logo após, você descer do bondinho, dirija-se ao mirante. No local há um fotógrafo para quem quiser pagar pelo registro em um ponto privilegiado.
Sendo assim, quem quiser um foto profissional pode fazer ali e compra-la na hora. Nós optamos por não fazer e a nossa foto ficou ótima! Afinal a paisagem ajuda e muito, não é?!
Deste ponto chave, você vai poder contemplar a beleza do vale e a Cascata do Caracol. Isto é, verá a queda d’água de frente.
Enfim, é de onde fica ainda melhor tirar fotos de todo o cenário e guardar uma linda recordação deste passeio incrível, em contato com a natureza exuberante da Serra Gaúcha.
Após esta contemplação é hora de pegar o bondinho de volta, ao ponto de partida. Mas tem mais! Porque nosso passeio não terminou! Porque a estação Central conta com novidades, o Eagle. E é lógico, que fomos conferir!
RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO AQUI!
EAGLE: A NOVA ATRAÇÃO DO PARQUE DA SERRA
Esta atração foi inaugurada em julho de 2018 e é inédita na América do Sul (com exceção do México).
É, portanto, um “brinquedo” especial para quem gosta de aventura e contato com a natureza.
Com tecnologia norte-americana, consiste em uma cadeira dupla (pode ir sozinho ou acompanhado), suspensa por um cabo de aço instalado em inclinação.
Lembra muito a tirolesa, mas sentado em uma cadeira preso por um cinto de segurança. Aliás, a altura mínima para curtir esta atração é de 1,20 m.
O Eagle é dotado de um mecanismo de acionamento com motor elétrico que fornece forças de aceleração adicionais e um sistema de freio a ar. Dessa maneira, ele foi criado para simular o voo de uma águia. E por isso tem o nome de Eagle (águia em inglês).
Chegou a nossa hora! Enfim sentados e afivelados ao cinto, a cadeira começou a se deslocar de ré, para o topo do morro, por cerca de 180 metros de distância e a uma altura de 21 metros.
A paisagem é linda, durante o percurso você consegue ver a Cascata do Caracol e o vale por um ângulo diferente, mas com muita emoção.
Chegando lá em cima ela dá uma paradinha e inicia a descida. Confesso que o Carlo na primeira subida e descida (ela faz 2 vezes o trajeto) ficou bem tenso. Já na segunda vez, começou a relaxar e curtir. Mas foi super divertido! Eu amei.
O equipamento fica no andar inferior ao embarque dos bondinhos na estação Central e este brinquedo não está incluso no ingresso do parque.
O brinquedo custa R$50 (duplo) e R$30 (individual). Sendo assim, se você quiser emoção e muita adrenalina.
ONDE FICAR EM GRAMADO
Já que você está planejando conhecer esta linda cidade da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Inclusive elas também estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Gramado está sempre lotada!
Whyndham Termas: avaliação – 8,4 (muito bom)
Hotel Ritta Höppner: avaliação – 9,6 (excepcional)
Laghetto Viale: avaliação – 8,8 (fabuloso)
Hotel Wood: avaliação – 9,6 (excepcional)
Alpestre: avaliação – 9,1 (fantástico)
Hotel das Hortensias: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Vovó Carolina: avaliação – 9,3 (fantástico)
Petit Casa da Montanha: avaliação – 9,1 (fantástico)
Pousada Recanto da Lua: avaliação – 9,0 (fantástico)
Alameda Alegra Hotel: avaliação – 8,9 (fabuloso)
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em Gramado.
Já me hospedei no Hotel Wyndham Resort e Spa, na Pousada Recanto da Lua, no Hotel Laghetto Viale. Então confira nossa experiência em cada um deles clicando no nome do hotel.
ONDE FICAR EM CANELA
Já que você está planejando conhecer as cidades da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Canela é a cidade irmã de Gramado. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se é mais barato ficar em Gramado ou Canela. Com toda a certeza, Canela oferece hospedagens com preços mais baratos que Gramado.
As duas cidades são separadas por apenas 7 km, por uma estrada repleta de atrações turísticas.
Aliás, é importante você saber que Gramado e Canela fazem parte do mesmo polo turístico. Então, não importa onde você fique, que você vai acabar conhecendo as atrações das duas cidades.
Mas se formos comparar as duas, Gramado tem mais agito e um turismo mais intenso, com mais atrações, restaurantes, construções em estilo europeu. Canela tem tudo isso, mas em menor intensidade, é um aqui que ficam as atrações turísticas de natureza, como o Parque do Caracol.
Inclusive as dicas de hospedagem em Canela que listei abaixo, estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Canela, assim como Gramado está sempre lotada!
Grande Hotel Canela: avaliação 9,0 = Fantástico
Possui ampla área verde com lago e lindos jardins. A estrutura de lazer conta com piscina coberta, academia, sauna, quadra de tênis e quadra de esportes. Possui restaurante e bar. Acomodações em quartos ou chalés. Fica a 1,2 km da Praça da Matriz. Confira como foi a nossa experiência no Grande Hotel Canela aqui!
Pousada Cravo e Canela: avaliação 8,7 = Fabulosa.
Pousada romântica, charmosa e luxuosa fica em um antigo casarão. Possui piscina coberta aquecida, sauna, Spa, salão de jogos, sala de estar com lareira e jardins. Fica a 700 metros da Praça da Matriz.
Pousada Doce Canela: avaliação 9,5 = Excepcional
Pousada charmosa e aconchegante, uma bela construção e com decoração vintage. Lindos jardins e conta com piscina. Fica a 1,4 km da Praça da Matriz.
Sky Ville Hotel: avaliação 8,1 = Muito Bom (Bom Custo Benefício)
Um dos maiores da cidade, mas com bom custo-benefício. Possui piscina coberta aquecida, banheira de hidromassagem, salão de jogos, playground e sala de eventos. Fica a 800 metros da Praça da Matriz.
Pousada Villa Vecchia: avaliação 8,4 = Muito Bom (Bom Custo Benefício)
Pousada simples e agradável. Opção econômica. Fica a apenas 500 metros da Praça da Matriz.
Chalés Araucária da Serra: avaliação 9,5 = Excepcional (Bom Custo Benefício)
Chalés simples e práticos com excelente localização e custo-benefício. Os chalés possuem cozinha. Fica a 400 metros da Praça da Matriz.
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em CANELA.
COMO VISITAR OS BONDINHOS AÉREOS NA SERRA GAÚCHA
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h
Endereço: Estrada da Ferradura, 699 – Caracol, Canela – RS (logo depois da entrada do Parque do Caracol)
Valores de Ingressos: Compre seu ingresso antecipado aqui!
Crianças menores de 5 anos são isentas.
Telefones: (54) 3504-1505 | (54) 3878 3250 | (54) 3878 3251
Estacionamento no dentro do parque não tem custo.
**** Vale lembrar que existem 3 pontos turísticos para curtir a Cascata do Caracol: Parque Estadual do Caracol, Tour do Pé da Cascata e os Bondinhos Aéreos de Canela.
O Parque Estadual do Caracol é bem mais antigo. Eu amava ir lá quando era criança e me lembra bons momentos. Afinal lá tem uma vista lateral da cascata por um mirante e um observatório (pago a parte).
Além disso, o parque estadual conta com uma trilha por uma escadaria gigante, com 730 degraus, que dá acesso ao pé da cascata. Contudo, essa escadaria está fechada há quase dois anos por falta de condições de segurança. Confira aqui como é o passeio no Parque do Caracol!
E a outra opção, que é incrível, te leva no pé da Cascata, com direito a arco-íris e muita beleza. Confira aqui como é este passeio!
*Crédito de imagens Suriàn Dupont
VEJA MAIS DICAS DA SERRA GAUCHA!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas dos Bondinhos Aéreos de Canela? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala visitou o parque a convite da assessoria de imprensa. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. Pois, o Garfo & Mala preza pela transparência.