Gramado é uma cidade turística da região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, com cerca de 36 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Mas recebe, anualmente, cerca de 2,5 milhões de turistas e tem muitos pontos turísticos lindos e gratuitos para visitar em Gramado!
É uma cidade encantadora e com arquitetura linda, que lembra muito a Europa devido a sua colonização italiana e alemã. Além de linda é também organizada, basta dar uma voltinha para você perceber.
E nesta voltinha, que tal conhecer e visitar os pontos turísticos gratuitos de Gramado?
SOBRE A CIDADE DE GRAMADO
Está localizada a 120 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e, ao lado da irmã Canela (9 km), que também atrai muitos turistas.
Gramado foi colonizada por imigrantes açorianos, alemães e italianos, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura, tanto urbana quanto rural. Sua economia é voltada para o turismo, especialmente.
O município está localizado na encosta Inferior da Região Sul do país, no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região das Hortênsias. E faz divisa com Caxias do Sul (ao norte), Três Coroas (ao sul), Canela (a leste), Nova Petrópolis (a oeste).
A região conta com vários riachos, nascentes, cachoeiras e lagos, além de possuir uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas que encantam os visitantes.
De clima úmido temperado, no verão as temperaturas são amenas, giram em torno dos 25 °C, com alguns dias mais quentes, mas com noites agradáveis. Isso devido ao ar das montanhas e das matas.
Já no inverno as temperaturas baixam bruscamente, às vezes abaixo de 0°C, e com geadas frequentes. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a queda de neve é rara na cidade e, quando ocorre, não cai muita neve.
ONDE FICAR EM GRAMADO
Já que você está planejando conhecer esta linda cidade da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem, que como assídua frequentadora de Gramado, posso indicar para vocês.
Inclusive elas também estão muito bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir o local e já garantir sua reserva, porque Gramado está sempre lotada!
Whyndham Termas: avaliação – 8,6 (fabuloso)
Hotel Ritta Höppner: avaliação – 9,6 (excepcional)
Laghetto Viale: avaliação – 8,5 (muito bom)
Hotel Wood: avaliação – 9,7 (excepcional)
Alpestre: avaliação – 9,0 (fantástico)
Hotel das Hortensias: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Vovó Carolina: avaliação – 9,2 (fantástico)
Petit Casa da Montanha: avaliação – 9,2 (fantástico)
Pousada Recanto da Lua: avaliação – 8,9 (fabuloso)
Alameda Alegra Hotel: avaliação – 9,0 (fantástico)
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em Gramado.
Já me hospedei no Hotel Wyndham Resort e Spa, na Pousada Vovó Carolina, no Hotel Valle D’Incanto, no Hotel Laghetto Viale. Então confira nossa experiência em cada um deles clicando no nome do hotel.
PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS EM GRAMADO
Gramado é uma das cidades com mais atrações que eu conheço (deixe-se claro, que das que conheço), depois da Disney de Orlando. Então você precisa de muitos dias para conhecer tudo.
Contudo, você também pode selecionar o tipo de atração que mais gosta e focar em 2 ou 3 para curtir um final de semana. Mas confesso que fica difícil escolher.
Porque mesmo morando aqui em Porto Alegre, do ladinho e visitar Gramado desde criança, ainda não conheço todas as atrações que Gramado oferece.
Porque as opções são imensas e tem atrações para todas as idades, gostos, bolsos e perfis de viajante.
São muitas as atrações pagas, mas também tem muitas gratuitas.
Então criei este post pra falar das atrações e pontos turísticos gratuitos que já vão tomar um bom tempo da sua viagem para Gramado, na Serra Gaúcha. Vou reunir os locais aqui e sugerir um mapa como roteiro.
PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS EM GRAMADO PARA VISITAR
1 – Igreja Matriz São Pedro
Essa é uma das lindas igrejas que você nas fotos de quem visita Gramado. A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo D. João Becker em 1917.
Mas, no inicio ela era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado iniciou a construção da igreja. Porém, levaram cerca de 8 anos para acabarem a obra.
Ela recebeu este nome porque é o padroeiro da cidade, e muitos gramadenses católicos são devotos de São Pedro. Logo na entrada da igreja você poderá ver uma imagem do santo.
É uma igreja que chama atenção, tanto pela sua altura de 860m, sendo destes 46 metros de torre, quando por sua arquitetura, em estilo romano.
Pois na sua construção foram utilizadas cerca de 78 mil pedras basálticas, extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, arrastadas em zorras puxadas por bois.
Já os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier. E seu sino pesa cerca de 1 tonelada, feito em bronze, aço e estanho, que em 2009 foi sistematizado eletronicamente.
Ela foi inaugurada em 29 de Junho de 1942, data da comemoração do dia de São Pedro. No entrada da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações. À noite, ela fica ainda mais linda, quando holofotes se acendem iluminando-a.
Para quem gosta e quer assistir uma missa na Igreja, confira os horários:
De segunda a sexta – às 7h e às 18h30
Aos Sábados – às 18h
Domingos – às 8h, às 10h30, às 17h e às 18h30
Horário: aberta diariamente das 7h30 às 21h
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659 – Centro
Valor: Ponto turístico gratuito
2 – Fonte do Amor Eterno
Essa fonte foi construída numa inspiração a na fonte italiana “Fontana Di Trevi”. Fica entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro.
E chama a atenção, porque tem centenas de cadeados com corações coloridos colocados por casais apaixonados com seus nomes pedindo amor eterno. Aliás, isso a deixa ainda mais charmosa.
Vale muito a pena dar uma passadinha ali, pois rende lindas fotos!
Horário: 24h
Endereço: Rua Ângelo Bisol, 250 – Centro
Valor: Gratuito
3 – Rua Coberta
Esse é, com toda a certeza, um dos pontos turísticos gratuitos mais visitados de Gramado. Trata-se de uma rua, onde não passam carros e é coberta por um teto de acrílico transparente, que passa luminosidade entre as plantas trepadeiras que forram o teto.
Aliás, perfeita para abrigar os viajantes nos dias de chuva. Mas seu nome original é Rua Madre Verônica e possui 100 metros de extensão.
Nessa “rua” concentram-se bares, restaurantes, cafeterias e lojas. Passear por ali é um charme. Ela fica bem em frente ao Palácio dos Festivais e vários dos eventos que acontecem em Gramado tem apresentações na Rua Coberta.
Horários: aberta 24h, diariamente. Porém as lojas ficam abertas até às 19 horas e os restaurantes e cafeterias até à meia-noite.
Endereço: Rua Madre Verônica (rua Coberta) – centro
Valor: acesso público, sem custo.
4 – Palácio dos Festivais
Ele é a sede do maior Festival de Cinema de Gramado, o maior da America Latina, bem como um dos principais eventos que ocorre na Serra Gaúcha. Esse evento acontece sempre em agosto e atrai muitos artistas famosos e viajantes.
O Festival de Cinema conta inclusive com tapete vermelho e calçada da fama, tipo Oscar. O Palácio dos Festivais foi construído em estilo Colonial e na sua fachada tem uma estátua do Kikito (o Deus da Alegria), a mesma estatueta que é dada aos ganhadores do prêmio de cinema.
Fora dos dias do evento do Festival de Cinema, o Palácio mantém em cartaz vários filmes.
Visitas: a verificar na recepção do Palácio – gratuita.
Cinema: sessões às sextas, sábados e domingos – às 20h30. Nos meses de janeiro, fevereiro e julho – todos os dias, às 20h30
Capacidade: 1.200 lugares
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2697 – Centro
Telefone: 54 3286-1058
* Possui acesso para portadores de cadeira de rodas
5 – Lago Joaquina Rita Bier
Esse local é onde acontecem as grandes noites do Natal Luz, com uma ópera a céu aberto, fogos de artifício e show de luzes. Mas no restante do ano é um lugar bacana para passear e tomar um chimarrão.
Trata-se de um lago artificial, com 17 mil metros quadrados que fica bem perto da Rodoviária de Gramado, do Mini Mundo e, praticamente, junto a Rótula das Bandeiras.
Horário: aberto ao público 24hs
Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld – Centro
Valor: gratuito
6 – Lago Negro
O Lago Negro não pode ficar de fora do seu roteiro em Gramado, porque ele é o cartão postal romântico de Gramado! O parque do entorno do Lago é enorme, com 89.336m², e conta com uma Trilha de Caminhada ao redor dele de 740m.
Esse lago não existia antes do trágico incêndio de 1942. Mas foi durante o incêndio, que durou cerca de 8 dias e devastou a paisagem do local, Leopoldo Rosenfeldt teve a ideia de abrir uma fenda com a ajuda dos moradores locais, próximo a uma pequena vertente, sendo assim, a água da vertente encheu a fenda evitando a destruição total da mata nativa, dando origem ao Lago Negro.
E devido a esta devastação causada pelo fogo, Leopoldo importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago. Por isso o nome Lago Negro.
Atualmente estas árvores ficam nas margens do lago, criando sombra na água que deixam o lago com uma tonalidade verde escura.
No verão as hortênsias azuis dão ainda mais cor ao local, enquanto no inverno são as azaleias que dão charme a paisagem. Isto é, vale muito a pena a visita. E para quem estiver afim, tem os pedalinhos e barcos e caravelas para alugar. A criançada adora!
Aliás, não é permitido entrar na água nem nadar no Lago Negro!
Horário: Aberto diariamente durante 24h.
Pedalinhos: das 8h30 às 18h.
Endereço: Rua A. J. Renner – Bairro Planalto
Valor: a entrada no parque é gratuita. Já os pedalinhos custam R$20 (cisne para duas pessoas) e R$ 30 (caravela 2 adultos e duas crianças) – Valore de novembro 2019.
Telefone: 54 9975-7444 (Carlos)
7 – Belvedere do Vale do Quilombo
Este mirante de 850 metros de altitude fica na estrada de quem vai de Gramado para Canela. De lá você tem uma vista incrível para o Vale do Quilombo. Um lugar lindo para fotografar. O acesso é fácil e está bem sinalizado.
Conta com uma grade de proteção, onde também estão sendo colocados cadeados, lembrando a ponte de Paris. Vale a pena uma paradinha para contemplar a natureza dali.
Horário: diariamente 24 horas. Mas o melhor horário para apreciar a vista é durante o dia.
Endereço: Avenida das Hortênsias – Estrada Gramado-Canela.
Valor: gratuito
8 – Pórtico Via Taquara
Esse pórtico fica na entrada de Gramado por quem vem pela estrada via Taquara (Rodovia RS 115). É o pórtico mais novo de Gramado, inaugurado em 8 de junho de 1991, construído no estilo normando, homenageando a colonização alemã.
9 – Pórtico Via Nova Petrópolis
Para quem chega a Gramado via Nova Petrópolis (Rodovia RS 235), caminho mais antigo e chamado de Rota Romântica, você passará pelo pórtico antigo, construído em estilo bávaro e inaugurado em 6 de janeiro de 1973.
Em minha opinião, o pórtico mais bonito de Gramado. Ou seja, vale uma paradinha para a tradicional foto.
10 – Museu do Perfume Fragram
Com mais de 450 frascos de perfume de todo o mundo. Muitos deles interessantes, como o Violeta di Parma, criado especialmente para Marie Louise, segunda esposa de Napoleão Bonaparte.
O museu é o primeiro do Brasil e traz um pouco da história do perfume.
Além disso, possui expostas as principais técnicas utilizadas para extrair as essências, matérias-primas usadas, suas localizações geográficas e curiosidades sobre o produto que atrai homens e mulheres do mundo inteiro. O local conta com loja, fábrica e museu.
Confira aqui como foi minha experiência no Museu do Perfume Fragram de Gramado.
Horário: diariamente, das 9h às 17h
Endereço: Loteamento Tirol, RS-235, 33230 – Portico, Gramado – RS.
Valor: Entrada gratuita
Telefone: (54) 99242-8331
11 – Rua Torta
Essa que era apenas uma rua anos atrás, hoje é um dos pontos turísticos gratuitos muito visitado em Gramado. Trata-se da Rua Emilio Sorgetz, mas mais conhecida como Rua Torta.
Lembra muito uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street. Vale a pena uma paradinha para tirar uma foto (de manhã cedo e ao cair da noite ela fica mais vazia). Ela fica em frente à praça das Etnias muito fácil de chegar e acessar.
Horário: 24 horas
Endereço: Rua Emilio Sorgetz,120 Planalto
Valor: Rua Pública – cuidado com os carros!
12 – Casa do Colono
A Casa do Colono é um lugar especializado em produtos coloniais, feitos de forma artesanal. Ali eles vencem pães, salames, cucas, geleias e outras delícias.
Fica na Praça das Etnias (que é lindinha), num prédio bem ao lado da Rodoviária de Gramado.
Horário: Diariamente das 9h às 18h30
Endereço: Av. Borges de Medeiros, s/n – Centro
Valor: gratuito, paga-se somente o que comprar ou consumir
13 – Rótula das Bandeiras
A Rótula das Bandeiras fica na entrada da cidade de quem vem por Taquara, próxima ao lago Joaquina Rita Bier.
O nome oficial da Praça é Leopoldo Rosenfeldt e é uma das paradas que a maioria dos turistas faz para tirar uma foto na rótula e também com o Kikito, de recordação da Serra Gaúcha.
Nesta praça estão hasteadas as bandeiras de todos estados brasileiros, por isso o nome. O Kikito é o troféu do Festival Internacional de Cinema de Gramado, entregue aos premiados do evento.
Horário: 24 horas
Endereço: Praça Leopoldo Rosenfeld – Centro
Valor: gratuito – local público
14 – Espaço Tô de Férias #InstaGramado
O #InstaGramado é uma jogada de marketing da rede Laghetto que fica bem no centro de Gramado. A atração tem dois andares e conta mais de 20 cenários super bacanas e divertidos criados para serem postadas no Instagram.
Horário: 24 horas
Endereço: Av Borges de Medeiros, 2959 – esquina com a Rua Salgado Filho – Centro
Valor: gratuito
15 – Fábrica de Chocolates da Prawer
A Prawer é a fábrica pioneira de Gramado, onde você pode parar somente para visitar a loja, mas também a fábrica quando ela está funcionando (dias de semana).
Logo que chegar à loja, você assistirá a um vídeo que conta um pouco da história do Cacau e do Chocolate.
E logo depois será encaminhado para a área de produção dentro da fábrica, onde você entra com touca protetora para os cabelos para sentir o aroma do chocolate e assistir ao trabalho dos artesãos.
Porque lá tudo é feito manualmente. A visita é conduzida por uma recepcionista da Prawer, que vai te contar todas as informações sobre as etapas de produção deste fino chocolate artesanal e, por fim, a acontece a degustação.
Horário: De segundas a sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. Finais de semana e feriados fechado.
Endereço: Avenida das Hortênsias, 4100
Valor: Não é necessário agendar horário. A visita é gratuita (começou a ser cobrada em 2022) e pode ser feita por apenas uma pessoa ou em grupo de no máximo 20 pessoas por vez. A visita tem duração de 10 minutos em média, com degustação de um produto Prawer.
16 – Mirante do Morro da Polenta
Mirante que fica a 900m de altura, de você terá uma vista de 360 graus da Serra gaúcha, linda! Deve ser demais ver o por do sol lá de cima!
Endereço: Mirante Morro da Polenta, Gramado – RS. Ele fica do lado oposto da rodovia do Snowland. Mas basta colocar no GPS que você chega direitinho.
Valor: local é público e não tem custo para visitar.
17 – Fabulosa Loja de Chocolates
A Fabulosa Loja de Chocolates Chocolate é puro encanto! Além de ser um local instagramável, com diversos ambientes lindos, ela conta com uma cafeteria linda!
Fica bem no centro de Gramado, próxima da Rua Coberta e vende chocolates deliciosos da marca Caracol, chocolate artesanal gramadense.
Com certeza você se sentirá dentro do filme do Willye Wonka, na Fantástica Fábrica de chocolate. Eu adorei a visita e espero que gostem também. Não tem custo para entrar!
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2605 – Centro, Gramado – RS
Horário de Atendimento: diariamente das 10h às 21h.
Gostou destas dicas de atrações gratuitas em Gramado? Até porque já dá pra preencher um final de semana inteiro, né?
Então conte-me nos comentários, qual destas atrações que você mais gostou!
VEJA MAIS DICAS DO QUE FAZER EM GRAMADO!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou destas Dicas de Pontos Turísticos Gratuitos em Gramado?
Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
*Crédito de imagens: Dionathan Santos e Carlo Molona
Respostas de 7
Gramado é simplesmente encantadora. Está na minha lista faz tempo. Vendo esses pontos turísticos gratuitos de Gramado, percebo que realmente preciso visitar logo. Gostei das dicas de hospedagem também!
Oi Anna! Que bom que gostou das nossas dicas! volte sempre! bjs
Aiii que saudades da serra gaúcha, teu post está muito 10, e acredita que não conferi todos os pontos turísticos ainda. Bela dica para economizar em Gramado com esses 16 pontos turísticos gratuitos para ver em Gramado. Bjs
Oi Cléo! Que bom que gostou das dicas, agora é só ir dando um check naqueles que já visitou e planejar a visita aos que ainda não foi! bjs
Adoro Gramado! Já fui duas vezes e voltaria quantas fossem possíveis rs. Dos principais pontos turísticos da cidade, o Lago Negro é o que eu gosto mais. Que lugar lindo!
Quantas atrações novas desde a última vez que fui a Gramado. Tirando os pontos turísticos clássicos de Gramado, os outros tenho que voltar para conhecer. Adorei o espaço instaGramado, já me imagino fazendo várias fotos.
Amei sua lista de pontos turísticos gratuitos em Gramado. Ja estive duas vezes na cidade mas vi que ainda tem muita coisa para conhecer. Não sabia sobre o Belvedere Vale do Quilombo, não sei como pq é tão fácil o acesso e tão lindo. Dicas super anotadas. Obrigada por compartilhar