Já conhece a receita do Bolo-Rei? Vem conferir esta delicia cheia de simbologia!
Por trás do bolo-rei está toda uma simbologia com 2000 anos de existência. Resumidamente, pode-se dizer que esta doce iguaria representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus quando ele nasceu.
Dessa maneira, a casca ou parte de fora simboliza o ouro. As frutas cristalizadas e secas, representam a mirra. Enquanto o aroma do bolo lembra o incenso.
Reza a lenda que, quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o Menino.
Então, para acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior um feijão-fava. O Rei Mago que pegasse a fatia do bolo com o feijão-fava seria o primeiro a entregar o presente.
O dilema foi solucionado, embora não se saiba se foi Gaspar, Baltazar ou Melchior o feliz contemplado.
RECEITA DE BOLO-REI
Ingredientes (para 6 pessoas):
- 150g açúcar
- 750g farinha
- 1 fava
- 30g fermento de padeiro
- 175g frutas cristalizadas
- 250g frutos secos
- raspas de laranja q.b.
- raspas limão q.b.
- 150g margarina
- 1 colher de sobremesa sal
- 4 ovos
- 1 dl. vinho do Porto
Modo de Preparo:
- Primeiramente retirar as sementes, então pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar).
- Após, dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 xícara de farinha e deixe-a levedar em local não muito frio durante 15m.
- Em seguida, bata a margarina, o açúcar e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento.
- Quando tudo estiver bem ligado, adicione o restante da farinha e o sal.
- Logo após, amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem.
- Molde a massa em uma bola, polvilha com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar em um ambiente não muito frio durante 5 horas.
- Depois de a massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre uma bandeja e faça um buraco no meio. Deixe levedar por mais uma hora.
- Então pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve ao forno bem quente.
- Depois de cozido, pincele o bolo-rei com geleia diluída em um pouco de água quente.
Tempo de preparação: 7 h.
Grau de dificuldade: difícil.
Boas Festas! 😀