Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Roteiro de 2 Dias no Vale dos Vinhedos com a Giordani Turismo

Índice


Viajar é Trocar a Roupa da Alma, já dizia o poeta Mário Quintana

Mas quando pensamos em viajar, principalmente de férias, nosso intuito, na maior parte das vezes, é relaxar e descansar e isso este Roteiro de 2 Dias no Vale dos Vinhedos vai te proporcionar.

Isto é, o planejamento antecipado da viagem é super importante, principalmente quando vamos visitar um local pela primeira vez. Por isso, escolhemos fazer o receptivo da Giordani Turismo.

Escolher antecipadamente o caminho a percorrer, o transporte adequado, a hospedagem, onde comer e o que visitar, proporciona sossego às suas férias. Tornando-as mais assertivas, tranquilas e mais econômicas.

Aprendi cedo a organizar sozinha minhas viagens, traçar roteiros, comprar passagens, reservar hotéis, tudo por conta própria.

Hoje, confesso que muitas às vezes me rendo a contratar um receptivo local, que sem dúvida, faz diferença e me poupa tempo e dinheiro.

E ao visitar o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha não é diferente. Com o receptivo da Giordani Turismo de Bento Gonçalves, você pode personalizar seu roteiro, escolher os lugares que quer conhecer e ainda contar com a comodidade de que eles organizam tudo pra ti.

E o melhor de tudo é ter um motorista particular no Vale dos Vinhedos a sua disposição e assim, poder experimentar todos os vinhos, cervejas e alcoólicos que quiser, sem se preocupar e com conforto e segurança.

Afinal, aproveitar bem o tempo durante as férias é fundamental!

GARANTA SEU HOTEL OU POUSADA EM GARIBALDI AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

 

COMO FOI O NOSSO ROTEIRO DE 2 DIAS NO VALE DOS VINHEDOS

Nosso roteiro de 2 dias no Vale dos Vinhedos foi montado com base nas minhas preferências e também no tempo que eu ficaria na região.

A Giordani então montou um roteiro com atrações variadas, porque eu queria conhecer além das clássicas vinícolas, outros locais bacanas. E foi exatamente o que fizeram, na minha opinião, ficou perfeito!

Vamos ao Roteiro de 2 dias no Vale dos Vinhedos com o Receptivo com a Giordani Turismo?

 

 DIA 1: DO ROTEIRO DE 2 DIAS NO VALE DOS VINHEDOS COM A GIORDANI

1.           EMPÓRIO LA VIGNA E DEVORATA TRUFAS ARTESANAIS

O Empório LA VIGNA nasceu de uma vontade dos irmãos Lucas e Matheus, em valorizar a produção regional, através da venda de produtos de qualidade, elaborados por pequenos produtores locais.

No empório, eles comercializam azeites, queijos diversos, embutidos como salames, copas, vinhos, espumantes, entre outros. E o melhor, você tem a oportunidade de degustar grande parte deles.

Além disso, eles servem ali os vinhos e espumantes vendidos na casa e tábuas de frios lindíssimas e incrivelmente deliciosas. As tábuas levam queijos, geleias, castanhas e embutidos.

Sem falar do pão caseiro que a mãe deles faz e é servido em fatias, maravilhoso! Então, para começar este roteiro de 2 dias no Vale dos Vinhedos com o pé direito, uma tábua de frios e um espumante para nosso desjejum.

Neste mesmo local, também fica a loja da DEVORATA Trufas Artesanais.

Um espaço que vende trufas super frescas, feitas à mão, sem conservantes, corantes e sem gordura hidrogenada. Ou seja, é chocolate de verdade! A sócia e proprietária da marca, a Mariana, foi quem nos recebeu.

Além desta loja, a Devorata também conta com uma loja em sua fábrica, que fica no centro de Garibaldi.

Mas somente a loja do Vale dos Vinhedos serve a “Trufa com Sorvete”. E quem me conhece sabe que não resisto aos doces, ainda mais assim, repleto de sabor e natural.

Dessa maneira, tive que experimentar esta novidade da Devorata, que consiste em um copinho feito de chocolate com sorvete de creme e uma trufa quente que prefere – sim, tu escolhes o sabor da trufa. Excepcional, vale cada caloria!

O espaço conta com um gramado com mesinhas e bancos feitos com pallets e futons para curtir ao ar livre. Aliás, o final de tarde deve ser fantástico para fazer um happy hour. Que não pude conferir, mas quero voltar!

 

2.           VINÍCOLA MARCO LUIGI

A segunda parada do dia foi na Vinícola Marco Luigi. Uma pequena e familiar vinícola boutique do Vale. Fizemos um tour na vinícola pelas caves com a Luane, que nos contou um pouco da historia da família, sobre a vinícola e a produção dos vinhos.

Após a visita, foi a vez da degustação dos vinhos e espumantes da marca, onde a Ana Paula explicou os produtos servidos, 3 vinhos e 3 espumantes, que variam a cada dia de degustação.

  

3.           GIORDANI GASTRONOMIA

 A manhã estava acabando e chegou a hora de almoçar. O restaurante foi o Giordani Gastronomia, que apesar de ter o mesmo nome da empresa de Turismo, não faz parte do grupo. O restaurante fica no topo de um morro, em uma casa linda de madeira em meio à natureza.

A casa serve rodízio de comida típica italiana caseira. Aliás, todos os pratos são preparados no local e as saladas vêm da horta do restaurante. Tudo começa pela sopa de capeletti com pão caseiro, seguido por polentas, queijos, saladas.

Além disso, os garçons passam nas mesas servindo massas e carnes. São nove tipos de massas e seis carnes. Recomendo provarem o tortéi com molho de tomate seco, que ganhou meu estomago e coração.

Para finalizar, um buffet de sobremesas onde você pode se servir a vontade – adoooro! Conta com os clássicos, como pudim de leite, ambrosia, sagu com creme entre outros.

E para conseguir seguir viagem e levantar da cadeira depois de tanto comer, você pode optar pelo chá de boldo (foi o que fiz) ou um cafezinho. Leia mais sobre a Giordani Gastronomia aqui!

 

4.           MOINHO GRACIEMA E SUAS CERVEJAS

O Moinho Graciema produz geleias, sucos de uva e cervejas artesanais da marca Wroska e Wiatrak. Todas as marcas são da mesma família.

A primeira cerveja de família foi a WROSKA, que significa família em polonês e logo depois veio a WIATRAK, que significa moinho em polonês, uma homenagem os ancestrais poloneses da família, que utilizavam a energia produzida pelo vento para processar os grãos de suas plantações.

As 2 marcas produzem diferentes estilos, para não competirem entre si.

Nesta visita é possível degustar e comprar diversas cervejas produzidas pela família, assim como geleias e sucos. A Monica foi quem nos recebeu e nos explicou sobre todos os produtos.

A Wiatrak, do Moinho Graciema, conta com seis diferentes estilos: Pilsen, American Lager, IPA, Stout, Witbier e uma Tripel (inspirada nos trapistas). A que eu mais gostei foi a Wit, que leva uva moscato em sua formulação.

Além disso, você poderá degustar sete diferentes tipos de geleias e 3 molhos agridoces da casa. Algumas geleias levam cerveja ou vinho em sua formulação. Delicia!

Já os sucos são integrais, produzidos sem conservantes, sem água e sem açúcar. Sugiro que prove tudo que conseguir porque os produtos são ótimos!

 

5.           VINÍCOLA GARIBALDI – TAÇA E TRUFA EXPERIENCE

Esta experiência acontece na Cooperativa Vinícola Garibaldi (leia mais aqui). Uma cooperativa composta por 400 famílias, a qual produz vinhos e espumantes, alguns deles premiados internacionalmente, e com preços justos.

Participei da experiência chamada Taça e Trufa, onde se harmoniza as trufas da Devorata com os vinhos e espumantes da Garibaldi.

Quem nos guiou nesta harmonização foi a Edna. Experimentamos dois vinhos e três espumantes, com cinco diferentes sabores de trufas. E o resultado? Uma harmonização perfeita de espumantes e chocolates.

Mas a dica é que você não coloque toda a trufa na boca, e sim morda um pedaço, para que no final possa provar ela com outro produto e sentir a diferença. Amei a experiência, afinal quem não gosta de vinho e espumante com chocolate?

 

6.           VINÍCOLA PETERLONGO

Final do dia foi à vez da Vinícola Peterlongo. Lá fizemos uma visita guiada com a Luisa. Primeiramente passeamos pelo lado externo da vinícola, seu castelo, parreirais e de lá para o museu da família.

Onde ela nos contou a história da família, de seus produtos e o motivo pelo qual a Peterlongo é a única vinícola fora da França que possui o direito de usar a palavra Champagne em alguns de seus produtos. Além disso, foi a primeira vinícola no Brasil a contratar mulheres para trabalhar.

Logo após, passeamos pela área de produção e caves. Ao final da visita é quando acontece a degustação.  Foi a Luisa quem nos apresentou os vinhos e espumantes da casa. Fiquei apaixonada pelo Tinto Teroldego Armando Memória, que baita vinho!  Não resisti e comprei um para levar pra casa.

 

7.           RESTAURANTE E GALETERIA DIPAOLO

Por fim, não podia deixar de jantar não é?! Sim, a região propicia a comilança! Fomos jantar na Casa Di Paolo, a cantina mais antiga do grupo.

Até porque a DiPaolo é referência nacional da culinária típica italiana da Serra Gaúcha e os restaurantes do Grupo são roteiro obrigatório para aqueles que buscam aproveitar os prazeres e encantos da região.

A escolha foi pela sequencia de comida italiana, pela qual sou apaixonada. Tudo começa com uma deliciosa sopa de capeletti, seguida de saladas, polenta, queijo à dore (só tem aqui), galeto al primo canto crocante por fora e suculento por dentro.

Depois vêm as massas e então as clássicas sobremesas: pudim e sagu com creme. Uma explosão de sabores a cada mordida!

Fim do primeiro dia de Receptivo com a Giordani!

Saldo: visitamos 7 locais lindos e gostosos em apenas um dia, utilizando os serviços do receptivo da Giordani Turismo.

GARANTA SEU HOTEL OU POUSADA EM GARIBALDI AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

 

DIA 2: DO ROTEIRO DE 2 DIAS NO VALE DOS VINHEDOS COM A GIORDANI

 1.   ALAMBIQUE E CACHAÇARIA CASA BUCCO

Que tal acordar, tomar o café da manhã e partir direto para uma cachaçaria? Mas isso é só para os fortes, heheh. A primeira parada do dia foi na Cachaçaria Casa Bucco, uma cachaçaria familiar, que fica na região do Vale do Rio das Antas.

Ao chegar fomos recepcionados pela Nara que trabalha na Cachaçaria e foi quem nos mostrou a propriedade e explicou sobre os processos de produção. Mas foi lá, também que descobri porque algumas cachaças causam mais ressaca que outras.

Eles produzem a cana na propriedade de 11 hectares e meio. O rio das Antas propicia a plantação, pois não permite o acontecimento de geadas. Sendo assim, não acontece a queimada da cana.

Logo após a visita a Nara preparou uma caipirinha maravilhosa com a cachaça da casa. Além disso, provamos diversos rótulos das “purinhas”.

Minha cachaça preferida foi a Amburana, porque é mais leve e aromática.  Mas a Casa Bucco conta com 35 rótulos no total, entre eles, cachaças, brandys, grappa, licores, e vinhos finos. Na visita que fizemos, provamos cerca de 10 deles, além da deliciosa caipirinha.

 

2.   HARAS RECANTO DO GAÚCHO

A segunda parada do dia foi no Haras Recanto do Gaúcho. Um sítio lindo desenvolvido especialmente para o turismo rural. Fomos recebidos pelo Michel e pelo Alexandre os proprietários do haras.  O Michel, um gaúcho de raiz, que ama o campo e a lida, foi quem nos acompanhou na visita e no passeio a cavalo.

O local oferece um pequeno museu com peças antigas da lida do campo. Conhecemos o espaço do restaurante, onde servem o café colonial da casa e logo depois fomos fazer o passeio a cavalo pela propriedade.

Os cavalos do Haras Recanto do Gaúcho são muito mansos e acostumados com o trajeto de 1,5km pela propriedade. Aliás, a Chiquinha, uma égua linda, foi quem me levou para passear.

Passeamos por cerca de 40 minutos, passando pelo pomar, pela plantação de oliveiras e pela mata. Mas, o sítio conta com outros animais além dos cavalos, como patos, coelhos, galinhas, cachorros e porcos. Um prato cheio para divertir a criançada.

Logo após a cavalgada, provamos uma deliciosa tábua de frios com produtos da casa, sentados no jardim, sob a sombra de uma araucária de mais de 100 anos. Inclusive, a vista do jardim é espetacular! Amei este passeio, pois é um local onde você se sente na casa da vó, sabe?!

 

3.   RESTAURANTE PIGNATTELA

O Pignattela é o primeiro restaurante tirolês da Serra Gaúcha. Lá são servidos pratos típicos do Tirol Italiano, mais especificamente da região de Trento. Ao chegar, fomos recebidos pela Glória, a proprietária do restaurante e descendente de imigrantes tiroleses.

O almoço é servido em formato de sequencia, que inicia pela sopa de canederli, seguido de salada da estação, arroz com espumante (lembra um risoto).

Logo depois vem o nhoque de batata, a costelinha de porco ao vinho branco, os cialsons (uma massinha que lembra o tortéi) com recheio surpresa (você terá que adivinhar do que é feito!) e o contra filé marinado ao vinho tinto e ervas.

E por fim, a sobremesa típica tirolesa, tortinha servida com pudim de leite. Uma experiência diferente!

 

4.   COMPLEXO ENOTURÍSTICO DAL PIZZOL

O complexo enoturístico da Vinícola Dal Pizzol conta com muitos hectares de natureza. Localizado a 13 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, é cheio de atrações. Lá você encontrará um museu do vinho, loja, espaço de degustação, lago, áreas verdes, pracinha para crianças, muitos animais e natureza.

Além disso, o local também possui uma plantação de 400 variedades diferentes de uvas, a maior da América Latina. Contudo, a produção dos vinhos e espumantes acontece em outro local, fora do complexo, onde seu foco são os vinhos tintos, sem a passagem por barris de carvalho.

Fomos recebidos pela Francieli que nos guiou pela propriedade e na degustação dos produtos, que conta com espumante e vinho.  Degustamos 13 rótulos da Dal Pizzol. Entre eles um Beaujolais, excelente!

Mas o destaque é para meu tipo preferido de espumante, o Nature, produzido em comemoração aos 40 anos de comercialização dos produtos da vinícola. Aliás, dos tintos, amei o Enoteca, um típico bordalês.

 

5.   TOUR DOS BARES EM BENTO GONÇALVES

Mas não é só o vinho que move a Serra Gaúcha, para os boêmios e amantes de bares de cervejas, vale muito a pena fazer o “Tour dos Bares”, de Bento Gonçalves. Este tour está disponível de terça a domingo e passa por 2 dos bares da cidade, o Nosferato e o Underground.

Mas é contratando este tour com a Giordani que você terá um motorista para te buscar e levar e ainda ganha 3 copos de cerveja, em cada um dos bares. Ou seja, 6 copos de cerveja para cada pessoa que fizer o tour.

Ele inicia cedo, pelas 20hs. Mas, como eu acabei indo jantar e me estendendo um pouco, perdi a oportunidade de conhecer o Nosferato. E acabei indo direto para o Underground.

O Underground foi idealizado pelo queridão do Fausto, o proprietário do bar que está sempre por lá. Ele é natural de Bento Gonçalves, mas morou 8 anos em Londres, e trouxe a ideia do bar direto da terra da Rainha para a terra do Vinho.

O bar conta com 10 torneiras de diferentes tipos de cervejas artesanais gaúchas. Confesso que fica difícil ir embora do bar se você começar a conversar com o Fausto, um cara bacana e super alto astral.

A Bruna, da Giordani, que foi a responsável por montar este roteiro incrível de 2 dias no Vale dos Vinhedos, também nos acompanhou nesta noite divertida.

E com toda a certeza, minha vontade era de ficar mais e mais por ali. Mas tive que ir… 🙁

Fim do segundo dia de Receptivo com a Giordani!

Saldo: visitamos 5 locais incríveis em apenas um dia, utilizando os serviços da Giordani Turismo.

 

GARANTA SEU HOTEL OU POUSADA EM GARIBALDI AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

COMO É O RECEPTIVO DA GIORDANI TURISMO NO VALE DOS VINHEDOS

Primeiramente, você precisa definir quantos dias de receptivo quer contratar. Logo depois, defina seu orçamento, ou seja, o quanto vai querer gastar. E então, comece a pesquisar quais locais que tens interesse em conhecer e asse as informações para a agência de receptivo.

Dessa maneira, a Giordani Turismo pode montar um roteiro receptivo customizado conforme a sua disponibilidade de tempo e preferências. Assim eles organizam os locais que quer visitar dentro do tempo que tens. Como por exemplo, restaurantes, vinícolas, espaços culturais, bares, entre outros.

Ou seja, a única coisa que você precisa é ficar pronto e animado no horário e local combinado. No meu caso, o motorista me buscou no Hotel Casacurta, no qual fiquei hospedada, em Garibaldi (RS). Mas se preferir, ele também pode te buscar no aeroporto.

Enfim, eu achei o serviço excelente e bastante necessário no Vale dos Vinhedos. Afinal, tem vinícolas por todos os lados, é degustação de vinho, de espumante e cervejas durante todo o dia. Confesso que cheguei alegre no hotel no final dos dois 2 do roteiro pelo Vale dos Vinhedos.

 

AS VANTAGENS DE CONTRATAR UM ROTEIRO COM A GIORDANI TURISMO PARA SUA VIAGEM

 1. Personalização

Dependendo que você gosta e quer fazer, assim como sua disponibilidade e forma de deslocamento. Tem gente que prefere fazer trilhas, outros preferem passeios mais light.

Então deixe que a Giordani cuide de tudo para você. Porque ela fará o roteiro baseado em suas preferências, valores que quer gastar, como se locomover e tempo disponível. Ou seja, adequando tudo ao seu perfil!

2. Agilidade

Seu roteiro fica sob medida e ajustado nos mínimos detalhes! Porque normalmente as agências de receptivo tem acesso direto aos locais, e assim conseguem ajustar detalhes como muito mais eficiência e dar respostas rápidas às suas solicitações. Ou seja, você não precisa se preocupar com agendamentos, valores de entradas nas atrações e vinícolas, tempo de locomoção, distancias, entre outros.

Além disso, contará com um transporte confortável, sem precisar pensar em valores de aluguel de carro, combustível, o estresse de não poder beber e dirigir, tempo de distancia entre um local e outro, seguir GPS.

Vale lembrar também que o serviço de aplicativos como Uber e Cabify não funcionam bem na região do Vale dos Vinhedos, o que dificulta bastante a locomoção de um lugar para o outro. Dessa maneira, o custo de receptivo sai mais barato do que fazer tudo separadamente.

3. Ter momentos “TOP”

Contratado um serviço de receptivo personalizado como da Giordani, você terá momentos muito mais especiais e que dificilmente conseguirá fazendo um city tour regular.

Ou seja, é diferente daqueles tours com opções contemplativas em vans lotadas que param por 10 minutos, só para tirar foto.

Porque poder apreciar a gastronomia típica do local, de forma interativa, poder colher e pisar em uvas, conhecer o processo de fabricação de vinhos e cervejas, tudo com calma, são experiências que enriquecem a viagem e a nossa vida.

4. Fácil Relacionamento e Comunicação

Dessa maneira, o caminho fica mais curto entre você e o que vai acontecer, o que facilita a adaptações de roteiros e mudanças repentinas de planos. Tivemos dois motoristas que nos acompanharam, um em cada dia, o Vinicius e o Ricardo, ambos uns queridos!

A Giordani Turismo é uma agencia de receptivo local, especializada em roteiros no Vale dos Vinhedos e Serra Gaúcha. Então, se você precisar de roteiros realmente especiais e customizados para conhecer esses destinos, entre com contato com eles e conheça o serviço!

GARANTA SEU HOTEL OU POUSADA EM GARIBALDI AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

 

COMO CONTRATAR A GIORDANI TURISMO

A Giordani Turismo tem mais de 25 anos de trajetória no turismo da Serra Gaucha, com muita qualidade no que se propõe a oferecer.

O receptivo da Giordani Turismo oferece os mais variados passeios pela Serra Gaúcha. Dentre eles, passeios exclusivos pelo Vale dos Vinhedos, que podem ser feitos em grupo ou privativo, sempre com o acompanhamento de guias e motoristas locais credenciados. Os roteiros variam em tempo e atrações inclusas.

Assim, você tem a liberdade de combinar com a Giordani Turismo o roteiro receptivo que mais se adéqua ao seu perfil. Além disso, você pode incluir opcionais de traslados de ida e vinda para o aeroporto de Porto Alegre.

Um detalhe importantíssimo: a Giordani é também a agência operadora oficial do Passeio da Maria Fumaça e da Epopeia Italiana Parque Temático, que eu estou louca para fazer! Ou seja, eles também podem ser incluídos no seu receptivo.

Sendo assim, você pode comprar os roteiros receptivos padrões acessando o site  da Giordani ou entrar em contato com eles e organizar seu roteiro receptivo personalizado através do telefone (51) 3455.2788 ou pelo e-mail faleconosco@giordaniturismo.com.br

 

VEJA MAIS POSTS COM DICAS DO QUE FAZER NA SERRA GAUCHA!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem , assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o SEGURO VIAGEM com desconto!­­

 

Gostou do Roteiro de 2 Dias no Vale dos Vinhedos com o Receptivo da Giordani Turismo?

Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

* A Bacharel em Turismo e autora do blog Garfo & Mala viajou a convite da Giordani Turismo, de Bento Gonçalves. Todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. Pois o Garfo & Mala preza pela transparência.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!