Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Roteiros e Dicas do Alentejo em Portugal

Índice


Buscando Dicas do Alentejo em Portugal? Conheça este lugar que encanta os amantes da gastronomia, vinhos e esporte

O Alentejo em Portugal é um destino perfeito para uma viagem pós pandemia. Embora seja a maior região de Portugal, possui uma população de cerca de 500 mil habitantes, o mesmo número de pessoas que vivem em Lisboa.

Ou seja, a densidade populacional do Alentejo é muito baixa, sinal de que os viajantes estarão tão livres de aglomerações e transito.

Para completar, a região alentejana conta com diversas opções de hospedagem isoladasTodas em meio a belíssimos campos, onde os turistas podem curtir a natureza e muita tranquilidade.

Além de aproveitar o que a natureza oferece, uma boa pedida é visitar as pequenas vilas e vilarejos do Alentejo, onde é possível passear a pé e ver de perto construções históricas incríveis.

Além disso, você pode apreciar cenários de tirar o fôlego. Listamos alguns desses locais abaixo!

CIDADES E DICAS DO ALENTEJO EM PORTUGAL

MARVÃO

Situado no ponto mais alto da Serra de São Mamede, Marvão conta com cerca de 500 habitantes e tem um castelo medieval magnífico.

Como fica em uma altitude elevada, a vista dos arredores é simplesmente deslumbrante. Mas o cenário do próprio vilarejo também é encantador.

Que conta com ruazinhas de pedra e construções que fazem parecer que o tempo parou por ali há centenas de anos.

ÉVORA MONTE

Évora Monte fica a apenas 30 km de Évora, o principal destino alentejano. A vila reúne paisagens impressionantes e construções militares que remetem aos tempos da Idade Média.

A principal atração é o Paço Ducal de Évora Monte, um castelo com quatro torreões dispostos em formato quadrangular e um interior belíssimo, com tetos abobadados.

MONSARAZ

Este vilarejo tem mais moradores que os dois anteriores, mas não vence por muito, tem aproximadamente, 800 habitantes.

Monsaraz fica sobre uma colina, protegido por muralhas e encimado por um castelo. Seu cenário de ruas de pedra ladeadas por casinhas brancas com janelas floridas é simplesmente encantador.

Do topo do castelo, é possível curtir a vista espetacular do grandioso lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

MÉRTOLA

Situada mais ao sul do Alentejo, em meio ao Vale do Guadiana, Mértola reúne cerca de 2 mil habitantes em uma vila cheia de personalidade e história para contar.

Ela se difere de outros destinos alentejanos pois, no passado, foi uma cidade romana e, tempos depois, tornou-se a capital de um reino árabe.

Essa mistura cultural está presente em diversos vestígios históricos, como a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, que foi uma mesquita e hoje funciona como uma igreja cristã.

De fato, a herança islâmica marca esta vila como nenhuma outra em Portugal, podendo ser observada na arquitetura local até hoje.

CASTELO DE VIDE

Bem próximo a Marvão está Castelo de Vide, com uma população que gira em torno de 2,3 mil pessoas. É um dos mais belos vilarejos portugueses, com ruas estreitas de pedra e casas brancas.

Também oferece uma bela vista dos arredores, e em dias claros, é possível ver até mesmo o começo do território espanhol!

Neste destino, o que chama a atenção é a herança judaica, muito presente em locais como o bairro da Judiaria e a Sinagoga medieval.

ARRAIOLOS

O patrimônio de Arraiolos, que conta com apenas 3,3 mil habitantes, vai além das construções históricas, embora o Castelo de Arraiolos seja fascinante, e um dos poucos do mundo com uma arquitetura circular.

Esta vila alentejana é responsável pela produção dos famosos tapetes de Arraiolos, verdadeiras obras-primas bordadas à mão com um ponto criado há séculos.

 

VILA NOVA DE MILFONTES

Este é o destino com a maior população nesta lista, mas ainda assim mal ultrapassa os 5 mil habitantes.

Vila Nova de Milfontes não poderia ficar de fora pois é o único que mencionamos que fica no litoral, próximo às mais belas praias da Costa Vicentina.

O simpático povoado tem um adorável centro histórico que, além dos tradicionais castelo e igreja, conta também com um farol.

 

DICAS DE ATIVIDADES PARA FAZER NO ALENTEJO EM PORTUGAL

Os mais aventureiros podem também fazer passeios de balão de ar quente, caiaque e barco à vela.

Você também pode visitar algum dos castelos do Alentejo!

Na vinícola Santa Vitória os viajantes apreciam uma exclusiva prova de vinhos. Em seguida, no mesmo dia, você ode jantar no hotel, com os excelentes vinhos desta vinícola.

Vale uma visita na Herdade do Sobroso, um alojamento vinícola.  Nesta visita você será convidado a perder-se em 50 hectares de vinhas, visitando a adega e fazendo uma exclusiva prova de vinhos.

Um dos mais aguardados destinos, com toda a certeza, é a Adega José de Sousa. Que ainda utiliza o antigo método de fermentação em ânforas de barro, tradição iniciada pelos romanos, à cerca de 2000 anos A.C.

Esta vinícola, situada num nível abaixo do solo, tem 114 ânforas de barro, onde é feita a fermentação. Portanto, esta é a atmosfera ideal para criar vinhos excepcionais.

Já a famosa Adega da Cartuxa também é uma excelente visita. Pois aqui você poderá desfrutar de um almoço com toda riqueza da gastronomia alentejana, regado com seus melhores vinhos.

Contudo, os amantes do azeite podem curtir uma visita à Vila de Moura, de ruas estreitas e sinuosas. Onde você poderá provar um pouco deste óleo essencial.

Almoço na Adega Cartuxa. Crédito de imagem André Nery

Almoço na Adega Cartuxa. Crédito de imagem André Nery

ONDE FICA O ALENTEJO EM PORTUGAL

O Alentejo é uma charmosa região de Portugal. Ele compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, além de partes dos distritos de Setúbal e de Santarém.

Ou seja, é uma das mais  cativantes regiões do mundo, com lindos campos de sobreiros e oliveiras. Suas pitorescas e encantadoras paisagens, o Alentejo é um dos locais perfeitos para os  amantes da gastronomia e dos vinhos.

 

MAPA DO ALENTEJO EM PORTUGAL

 

QUANDO IR PARA O ALENTEJO?

A melhor época para visitar o Alentejo, em Portugal, é entre maio e outubro, porque neste período é quando as temperaturas são mais amenas e há pouca amplitude térmica.

Já os meses de julho e agosto são mais quentes e secos, típicos do clima temperado da região. E o inverno (novembro a março) é muito frio e úmido no Alentejo.

 

Fazendo as malas para viajar? Porque o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas do Alentejo em Portugal? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!