Querendo conhecer Nova Petrópolis em um Roteiro de 2 dias?
Vizinha da badalada Gramado (RS), a cidade faz parte da Rota Romântica, que aliás foi colonizada por imigrantes alemães e é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha.
Nova Petrópolis é a Capital Nacional do Cooperativismo e das Malharias. Ou seja: não falta o que fazer em Nova Petrópolis.
Então, se você pretende passar um final de semana em Nova Petrópolis, ou está organizando um roteiro pela Serra Gaúcha, ficam aqui minhas dicas de um roteiro de 2 dias.
Afinal, é super importante planejar a viagem, principalmente quando vamos visitar a região pela primeira vez.
Decidir com antecedência o caminho, o transporte adequado, a hospedagem, onde comer e o que visitar faz com que a gente tenha maior segurança e sossego durante a viagem. Até porque, usar o tempo das férias a nosso favor é fundamental, você não acha?!
Então, siga com a gente neste artigo e confira este guia completo com roteiro de 2 dias em Nova Petrópolis.
ROTEIRO DE 2 DIAS EM NOVA PETRÓPOLIS
Este roteiro de 2 dias em Nova Petrópolis foi montado para que as atrações sejam apreciadas com calma e sem correria.
Parques, pôr do sol, happy hour, muita natureza, bem como excelente gastronomia são algumas delas.
Vamos nessa?
RESERVE SEU HOTEL EM NOVA PETRÓPOLIS COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
COMO É NOVA PETRÓPOLIS, NA SERRA GAÚCHA
Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858, por imigrantes alemães dos quais descendem a maioria dos seus moradores.
Mas também é muito conhecida por ser o berço do Cooperativismo de Crédito na América do Sul, modelo que já se propagou pelo Brasil inteiro.
Sua população, na maior parte, é de origem germânica de várias regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera, assim como Boemia. Esses povos também trouxeram os idiomas, como o Pomerano, Boemio e Hunsrück.
Aliás, em Nova Petrópolis, cerca de 70% da população fala Hunsrück, 50% dos moradores da área urbana e mais de 90% dos que vivem na zona rural.
Essa cidade encantadora está localizada nos altos da Serra Gaúcha na região das Hortênsias e faz parte da Rota Romântica.
Em meio à natureza exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca por seus casarios antigos, deliciosa gastronomia, praças, bem como jardins floridos.
DIA 1 DO ROTEIRO EM NOVA PETRÓPOLIS
No primeiro dia deste roteiro em Nova Petrópolis vamos curtir a gastronomia local, então confira nossas sugestões:
1. ALMOÇO NO RESTAURANTE COLINA VERDE
Saímos de manhã de Porto Alegre rumo a Nova Petrópolis pela Rota Romântica. Até porque queríamos chegar para o almoço.
As opções de restaurantes na cidade são grandes. Mas um dos meus queridinhos, que inclusive me lembra a minha infância com a família, é o restaurante Colina Verde.
Ele ganhou destaque em 1986, quando foi apontado pelo Guia Quatro Rodas como a melhor refeição colonial do Brasil. E continua sendo, porque mantém seu excelente padrão de gastronomia e qualidade, servindo culinária alemã e colonial do sul do Brasil.
Aqui você poderá optar entre a sequência na mesa ou menu fixo, ambos com mais de 20 pratos salgados, além de muitas sobremesas. Afinal tem desde cuca, eisbein, schnitzel, até o tradicional bolinho de batata da serra (meu preferido!).
Além disso, hoje o local também trabalha com uma boa carta de cervejas artesanais e regionais. Um lugar que precisa ser visitado!
Endereço: Fica a cerca de 3km do centro da cidade, na rua Felippe Michaelsen, 160, no bairro Vila Olinda. Mas, o acesso se dá pela BR-116, km 185,5.
Horários: Abre de terça a domingo, das 11h30 às 15h. Porém em datas comemorativas é necessário fazer reserva antecipadamente.
2. PARQUE ALDEIA DO IMIGRANTE
A segunda parada foi no Parque Aldeia do Imigrante, o parque mais tradicional e antigo de Nova Petrópolis.
Este parque fará você viajar no tempo, porque ele conta muito da história da imigração alemã em Nova Petrópolis. Sua aldeia histórica foi construída no estilo enxaimel, ou seja, um verdadeiro museu a céu aberto.
Também tem pedalinhos, pracinha para os pequenos, lojas de malhas, assim como a venda de artesanatos e produtos coloniais.
No Biergarten, o Jardim das Cervejas, vendem cerveja, chope artesanal, além de petiscos germânicos.
Endereço: Av. 15 de Novembro, 1966.
Horários: diariamente das 9h às 18h.
Ingressos: R$24 por pessoa, somente no local. Menores de 6 anos não pagam, mas idosos e estudantes pagam meia.
3. FOTOS À MODA ANTIGA
O parque tem um estúdio de fotos à moda antiga, a Photoarte Studium.
Fizemos algumas fotos com roupas de época, que ficaram lindas! Até porque fizemos elas ao ar livre, usando o parque como cenário. O fotógrafo Sr Germano Schüür é muito experiente, nos posicionou e foi rápido para fazer a foto.
Ele já fez fotos antigas inclusive do Rodrigo Hilbert, Fernanda Lima e filhos. A foto fica pronta em 1 hora e você pode retirá-la ali mesmo na loja.
Então, sugiro que ao entrar você aproveite e faça sua foto para depois passear no parque. Dessa maneira, quando estiver indo embora, passa e pega a foto que já estará pronta! Pois o Studio fica bem perto da entrada/saída do parque.
Mas se preferir, eles também prestam o serviço de entrega diretamente no hotel. E as fotos podem ser feitas em molduras ovais, que aliás, ficam super a caráter. Eu amei minha foto, o que achou?
Ingressos: Valores a serem consultados pelo tel. (54) 98163.3449.
Endereço: Av. 15 de Novembro, 1966.
Horários: A loja de fotos fica aberta das 9h às 18h.
4. MALHARIA IMPERIAL
Do ladinho do parque, fica a Malharia Imperial, que possui um memorial dedicado às malharias da cidade. Você pode ir a pé até ali, assim que sair do parque.
Essa fábrica e loja conta com uma espécie de museu, o qual conta sobre o nascimento das malharias de Nova Petrópolis com fotos, maquinários, assim como peças de roupas antigas.
Ingressos: A entrada no memorial é gratuita e através da loja.
Endereço: rua 15 de novembro, 1860, centro.
Horários: Das 9h30min às 18h, diariamente.
RESERVE SEU HOTEL EM NOVA PETRÓPOLIS COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
5. HAPPY HOUR NA TRAUM CERVEJAS ARTESANAIS
A Cervejaria Traum é um lugar para viking nenhum botar defeito! Seu nome significa ‘sonhar’ em alemão e seus rótulos trazem a força da mitologia nórdica.
Fica em uma linda casa em uma colina, onde você pode desfrutar de um incrível pôr do sol. O ambiente é casual, ce conta com área externa e jardim.
Aqui também fica a loja de souvenires, assim como o bar, onde eles servem petiscos e possuem 9 torneiras de cervejas artesanais da Traum.
Eles fabricam diversos estilos de cerveja, mas a Summer Cream Ale com Hortelã, com nome de Frigga, foi a que mais gostei!
Dos petiscos que provei, o bolinho de batata (R$12,90) é simplesmente espetacular, feito artesanalmente com batata ralada, ovos e temperinho verde, como os que a minha mãe faz, uma delícia!
Endereço: Av. 15 de Novembro, 6200, Linha Imperial, em Nova Petrópolis.
Horários: diariamente, de segundas a quintas das 10 às 12h e das 13h30 às 18h. Sextas e sábados das 10 às 24h e domingos das 10 às 20h.
Valores: entrada gratuita, só paga o que consumir!
6. FLORICULTURA ÚRSULA
A Úrsula Gartencenter é a maior floricultura do sul do Brasil e tem mais de 60 anos de história.
Quem nos recebeu e mostrou este atacado de flores e plantas foi a filha do fundador, Christiane. A família dela é de alemães, o que faz com que prezem pelas tradições germânicas, como a do capricho e do cuidado.
Esse shopping para seu jardim conta com mais de 14 mil m² de loja e 1.500 variedades de espécies, mas toda setorizada.
Ou seja, você poderá encontrar os mais diversos tipos de plantas, das mais comuns às mais exóticas, bem como temperos.
Mas ela também vende tudo relacionado a plantas, como seixos, terra, vasos, sementes, ferramentas, entre outros, assim como workshops de bonsais e outras técnicas.
Além de loja, eles também são produtores e, às quartas-feiras fazem promoção, onde todos os produtos dessa incrível e imensa loja verde conta com 10% de desconto.
Então, a minha sugestão é que você desfrute de um lindo passeio com a família pelos lindos e floridos ambientes.
Ingressos: entrada gratuita
Endereço: Av. 15 de novembro, 5170.
Horários: Abre diariamente, das 9h às 11h45 e das 13h às 18h.
7. EDELBRAU CERVEJARIA ARTESANAL
Sol se pondo, fomos rumo a Fábrica e GastroPub da Cervejaria Edelbrau.
Um dos sócios, Fernando, foi quem nos recebeu e fez questão de estar conosco durante toda a visitação. Essa cervejaria foi idealizada por 2 amigos e nasceu em 2011.
Com o propósito de ofertar cervejas e chopes de qualidade, mas também de resgatar a cultura festiva dos seus antepassados, imigrantes alemães.
Passeamos pela fábrica, onde ele nos explicou como funciona a produção de alguns tipos de cervejas. Em seguida, degustamos 5 estilos. Então, se você curte uma cervejinha, não esqueça de visitar este lugar em Nova Petrópolis.
Endereço: Av. 15 de novembro, 4024, no bairro Piá em Nova Petrópolis.
Horários: Abre nas quintas e sextas das 17h às 23h, sábados das 11h30 às 23h e aos domingos das 11h30 às 18h.
Valores: paga somente o que consumir no pub.
8. ARMAZÉM WAZLAWICK
Por fim, chegou a hora de jantar bem! Sim, a Serra Gaúcha é uma região que propícia, e muito, para a comilança!
Fomos jantar em um autêntico armazém centenário que hoje, é um dos restaurantes mais charmosos da cidade de Nova Petrópolis.
O Wazlawick Café e Restaurante serve almoço, jantar, café, cucas, pães feitos em forno à lenha, assim como tortas e macarons.
Aqui eles prezam pela comida natural, sem conservantes e feita na hora. Aliás, eu não conhecia o restaurante e confesso que saí encantada, uma parada obrigatória!
Endereço: Linha Brasil, em uma linda casa com construção datada de 1911. Na RS- 235, Km 14,2.
Horários: sábados e domingos, das 11h30 às 15h, para almoços. No momento não está abrindo para o jantar (2022).
Valores: paga somente o que consumir.
RESERVE SEU HOTEL EM NOVA PETRÓPOLIS COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
Aproveita e aperta o PLAY no vídeo abaixo, para conferir tudo do nosso roteiro em Nova Petrópolis no nosso canal do YOUTUBE!
DIA 2 DO ROTEIRO EM NOVA PETRÓPOLIS
No segundo dia do nosso roteiro em Nova Petrópolis recomendamos os pontos turísticos abaixo para aproveitar e curtir a natureza da região.
1. PARQUE DAS ESCULTURAS PEDRAS DO SILÊNCIO
Que tal acordar, tomar um bom café da manhã e ir conhecer um pouco mais sobre a história da imigração na região, contada por imagens esculpidas em pedras?
Por isso, a nossa primeira parada do dia foi no parque Esculturas Pedras do Silêncio, inaugurado em novembro de 2014.
Primeiramente, ao entrar no parque você assiste a um vídeo que explica o motivo pelo qual criaram o parque. Logo depois, um guia, que no nosso caso foi o Diego, inicia a visitação guiada até certa parte, depois você segue sozinho a visita.
São 86 obras esculpidas em blocos de arenito, feitas por 3 escultores gaúchos que contam a saga da colonização alemã no Rio Grande do Sul, ou seja, uma verdadeira aula de história ao ar livre.
A beleza do parque proporciona momentos de paz, reflexão, mas também lindas fotos. Uma atração para toda a família.
Ingresso: R$40 por pessoa.
Endereço: rua Emílio Dinnebier Filho, 500, Linha Brasil em Nova Petrópolis.
Horários: Aberto diariamente das 9h30min às 18h.
2. PRAÇA DAS FLORES E LABIRINTO VERDE
A segunda parada do dia foi na Praça da República, também chamada de Praça das Flores, que fica no centro de Nova Petrópolis.
Mas não são só as lindas flores da praça que chamam a atenção. Pois é lá que fica o Labirinto Verde, um local constituído de ciprestes de 2m de altura podados a cada 3 meses, como cerca viva, plantados em círculos, formando as paredes do labirinto.
Aliás, o labirinto é uma das atrações mais procuradas da cidade, inaugurado em 1989. Entrar no labirinto verde é um desafio, pois você terá que encontrar seu centro, que conta com uma espécie de pódio feita de cimento para que você possa registrar o momento.
Mas, a saída é também um desafio, fazendo você voltar a ser criança. Ou seja, uma brincadeira para você esquecer a rotina e se divertir, com 26 metros de diâmetro e 1.700 mudas de ciprestes.
E o melhor, a praça e o labirinto são abertos ao público, ou seja, para visitar e brincar não tem custo algum! Além disso, o acesso é fácil e, conta com estacionamento e banheiros públicos no local.
Na praça, ainda há um lindo jardim e uma lojinha de souvenir com artigos do artesanato local.
Então, se você está viajando pela Serra Gaúcha não pode deixar de visitar esta atração.
3. RUA COBERTA DE NOVA PETRÓPOLIS
Do ladinho da praça também fica a Rua Coberta, ela é o point dos eventos da cidade e onde aos sábados, você poderá visitar a feirinha de produtores locais.
Por ali é bem comum você encontrar bandinhas alemãs, com músicos vestidos a caráter, ou seja, vale dar uma passadinha!
Endereço: a Praça e o Labirinto ficam na Av. 15 de Novembro, Centro.
Horários: 24 horas
Ingressos: entrada gratuita
RESERVE SEU HOTEL EM NOVA PETRÓPOLIS COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!
4. COMPRAS EM NOVA PETRÓPOLIS: FESTIMALHA
E para aqueles que não vivem fazer umas comprinhas, é importante destacar que se você estiver em Nova Petrópolis nos meses de maio e junho, tem a Festimalha! Aliás, ela é a maior feira de tricô do sul do país.
E não podia ser diferente, pois Nova Petrópolis possui mais de 100 malharias. A feira acontece anualmente, é aberta ao público e, além disso, reúne muitos expositores no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.
5. VISITA E ALMOÇO NA CIDADE ZAANDAM, VILA DOS MOINHOS HOLANDESES
Esse pedacinho da Holanda em Nova Petrópolis é a mais nova atração do Jardim da Serra Gaúcha.
Projeto de uma família de descendentes que sonhavam em homenagear as colônias holandesas no Brasil, por isso decidiu reproduzir a vida de uma cidade típica da Holanda. O local será expandido em 2022.
ZAANDAM, na Holanda, é uma linda cidade que fica bem pertinho de Amsterdam, nós já visitamos e escrevi sobre ela aqui!
O local é uma gracinha e conta com restaurante e bar super charmosos, além de ambientes internos e externos, com espaços kids. Além disso, o parque é petfriendly.
Aqui você poderá visitar o moinho, as casinhas típicas, assim como provar queijos e os famosos stroopwaffles.
Se você quiser se divertir e degustar delícias holandesas, visite esta “cidade” da Holanda no Brasil!
Aperta o play para conferir o vídeo que fizemos por lá e já aproveita para TE INSCREVE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE e conferir todas as nossas dicas!
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1057 – Centro. Nova Petrópolis – RS
Horário de Funcionamento: diariamente das 9h às 22h.
Valor de Ingresso: entrada gratuita
6. NINHO DAS ÁGUIAS
Perfeito para curtir a natureza e de quebra uma vista de 270 graus, daquelas de cair o queixo.
O Ninho das Águias fica a apenas 8 km do centro de Nova Petrópolis, perfeito para tomar um chimarrão com bergamota e curtir o pôr do sol.
Também é o lugar para você saltar de asa delta ou apenas curtir o lugar preferido dos amantes de voo livre.
Aliás, o Ninho das Águias foi eleito o melhor local do Rio Grande do Sul para voo livre.
Mas, vale lembrar que a incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até final de outubro, o que torna esse o melhor período para praticar o esporte.
Horário: sábados e domingos das 11h às 19h30.
Endereço: BR 116, km 18 – Fazenda Pirajá. Nova Petrópolis/RS.
Ingressos: custa R$10 por adulto, mas é cobrado meia para crianças de 5 a 10 anos, estudantes com carteirinha e maiores de 60 anos.
O ingresso deve ser adquirido no local, em dinheiro, contudo moradores de Nova Petrópolis são isentos de pagamento da entrada.
Chegamos ao fim do roteiro. Então, é hora de voltar para casa renovado com as experiências vividas!
CONFIRA ONDE FICAR EM NOVA PETRÓPOLIS
Hotel: Excelente Localização e Preço Justo!
Se você gostou deste roteiro de 2 dias em Nova Petrópolis, deixe seu comentário abaixo. Me conta qual atração você pretende conhecer primeiro, ou então sugira mais lugares bacanas pra gente!
CONFIRA MAIS DICAS DA SERRA GAÚCHA AQUI!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de roteiro em Nova Petrópolis? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
* A Bacharel em Turismo e editora do blog Garfo & Mala fez este Roteiro em Nova Petrópolis a convite da assessoria de imprensa da Festimalha. Mas, todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência. Pois o Garfo & Mala preza pela transparência.
Respostas de 2
Gostaria de saber valor de ingresso/entrada de muito lugares que estão no seu roteiro. Mesmo que alguns sejam gratuitos, seria bom especifica, para seu público não ficar em dúvida.
Oi Yasmin! Tudo bem? Ficaste em dúvida de qual? Pois todas as atrações possuem os valores de entrada e alguns até link para comprar o ingresso no post. Precisaria saber em qual deles ficaste com dúvida pra tentar te ajudar. Abs