Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

14 Curiosidades da Sagrada Família em Barcelona

Índice


O Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona é uma obra infindável de Gaudí.

Quem vai a Barcelona quer visitar a Sagrada Família, certo?! Até porque esta é uma das maiores e mais incríveis obras de Gaudí. Suas formas, cores e inspirações encantam o mundo!

Vale lembrar que o Templo Expiatório da Sagrada Família é aquela obra de Gaudí que parece não ter fim, mesmo depois de sua morte ela continua a tomar forma!

Sempre que for à Barcelona, você pode revisitar esta atração, porque ela nunca será a mesma. Sempre terá algo novo para ver.

 

O QUE É A SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA

O famoso Templo Expiatório da Sagrada Família, também é conhecido simplesmente como Sagrada Família fica na cidade de Barcelona. Ela é um enorme templo católico da Espanha.

Um projeto desenhado pelo incrível arquiteto catalão Antoni Gaudí, e é considerado por muitos críticos como a sua maior obra-prima. Assim como da arquitetura modernista catalã.

Vale ressaltar que o templo vem sendo construído unicamente por contribuições privadas.

 

HISTÓRIA DA SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA

A ideia de construir um templo expiatório dedicado à Sagrada Família foi do livreiro Josep Maria Bocabella.

Quem assumiu primeiramente foi Francisco de Paula del Villar y Lozano, que propôs uma igreja neogótica de três naves. Assim começou sua construção.

Mas, o projeto foi reformulado completamente por Gaudí, quando ele o assumiu.

Em 1883, Villar desistiu do projeto. Foi então, que ofereceram, após recusas de outros arquitetos, para o jovem Gaudí. Mas ele se dedicou ao projeto até o dia de sua morte, em 1926.

Com o acontecido, seu ajudante Domènec Sugrañes, assumiu as obras e finalizou, entre os anos de 1926 a 1936, as três torres da fachada da Natividade.

Em 1936, devido a Guerra Civil Espanhola, sua construção ficou suspensa. Devido a guerra, restou somente o projeto do templo, com algumas plantas baixas e um modelo em gesso muito danificado.

O templo foi desde então, sendo construído conforme a ideia original de Gaudí, que encenou sua obra com locais que evocam Jesus e os fiéis, representados por Maria, os apóstolos e os santos.

O simbolismo cristão está presente em todos os cantos, que de forma cenográfica apresenta a vida de Jesus e a história da Fé.

Acredita-se que a Sagrada Família em Barcelona será concluída somente em 2026, quando será festejado o centenário da morte de Gaudí.

Desde então retomaram as obras e, atualmente (2021) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão. O portal da Glória também foi iniciado.

Mas a parte da obra que Gaudí realizou em vida (fachada da Natividade e a cripta) foi incluída pela UNESCO, em 2005, como Patrimônio Mundial.

Uma das obras mais espetaculares de Gaudí. Por isso não deixe de conhecer este lugar tão único!

RESERVE SEU HOTEL EM BARCELONA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

 

GAUDÍ E SUA RELAÇÃO COM A SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA

Antoni Gaudí estudou arquitetura em Barcelona. Onde ficam suas obras: Sagrada Família, Parque Güell, Casa Batlló, entre outras.

O projeto da Sagrada Família iniciou em 1882, mas somente em 03 de novembro de 1883 Gaudí assumiu.

Sua dedicação intensa a este projeto tem explicação, porque além de grande magnitude, Gaudí definia parte dos aspetos à medida que a construção avançava. Por isso a sua presença pessoal na obra era de importante.

Ao se encarregar do projeto, Gaudí o modificou. Mantendo somente a parte já construída da cripta. Modificando os capitéis, que passaram do estilo coríntio para o estilo inspirado em motivos naturais.

Gaudí concebeu a Sagrada Família como se fosse a estrutura de uma floresta, com um conjunto de colunas que lembram arvores com diversos ramos, que sustentam abóbadas.

Mas Gaudí foi modificando a sua concepção da Sagrada Família ao longo dos anos, já que as diversas interrupções das obras por falta de dinheiro deram a ele tempo para buscar novas soluções estruturais.

Gaudí apenas chegou a ver a torre de São Barnabé finalizada antes do seu falecimento, que aconteceu em 1926.

No momento da sua morte, Gaudí estava se dedicando totalmente à Sagrada Família, tanto que vivia na oficina dentro da Igreja.

“Meus bons amigos estão mortos, eu não tenho família, nenhum cliente, fortuna, nada, então eu me entrego totalmente ao templo”, disse o arquiteto.

Em 7 de junho de 1926, enquanto atravessa a rua, ele foi atropelado por um bonde elétrico. Sua aparente desfiguração fez com que as pessoas que passavam o confundissem com um mendigo, muitos se recusaram a levá-lo ao hospital.

Mas a ajuda veio tarde demais e, infelizmente, ele morreu três dias depois, com 74 anos. Seus restos mortais foram enterrados na cripta da Sagrada Família, especificamente na capela de Nossa Senhora do Carmem.

 

ARQUITETURA DA SAGRADA FAMÍLIA

O templo foi projetado para ter três grandes fachadas:

  • Fachada da Natividade

Essa foi a primeira das fachadas a ser construída, entre 1894 e 1930, sob a intervenção direta de Gaudí. Ela demonstra o nascimento de Jesus, com uma decoração onde todos os elementos evocam a vida. Mostra a faceta mais humana e familiar de Jesus.

Está dividida em três pórticos, da Esperança à esquerda, da Fé à direita, e da Caridade no centro, com a Porta de Jesus e terminada pela Árvore da Vida.

  • Fachada da Paixão

A construção da fachada da Paixão iniciou em 1952 segundo os desenhos e explicações deixados por Gaudí. Ela é dedicada à Paixão de Jesus, que mostra o sofrimento de Cristo na sua crucificação.

Foi por isso que Gaudí escolheu fazer esta fachada de forma mais simples, sem muita ornamentação. Aqui destacam-se as pedras e um esqueleto reduzido às linhas simples dos seus ossos.

  • Fachada da Glória

Essa fachada será a maior e a mais monumental, pois é a fachada principal, que dá acesso à nave central. As obras começaram em 2002 e permanece em construção até hoje (2021).

Ela tem como tema a Glória celestial de Jesus, que representa o caminho ascensional a Deus: a Morte, o Julgamento Final e a Glória, bem como o Inferno, para todo aquele que se afasta de Deus.

Para entrar no Pórtico da Glória haverá uma grande escadaria com um terraço onde se situará o Monumento ao Fogo e a Água.

Quando o templo estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas (portais).

Serão 6 torres, sendo a central dedicada a Jesus Cristo, com 170 metros de altura. Mais outras 4 ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e uma segunda cúpula dedicada à Virgem.

 

SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA POR DENTRO

Gaudí era apaixonado pelas formas orgânicas e curvas da natureza. Nas suas obras você poderá reparar que há pouquíssimos ângulos e linhas retas.

Essa conexão fica ainda mais evidente no interior da Sagrada Família. É um verdadeiro bosque feito de pedras, com colunas inovadoras que parecem árvores, formando uma verdadeira floresta.

Você verá símbolos da natureza misturados com símbolos religiosos.

Gaudí realizou profundos estudos de acústica e luz para conseguir uma perfeita sonoridade e iluminação no interior do templo.

Os vitrais, por exemplo, foram pensados para distribuir uma iluminação suave e harmônica ao interior do templo, em Barcelona. Eles também dão cor as colunas.

Os materiais utilizados no interior da Sagrada Família são: pedra de Montjuïc, granito, basalto e pórfiro.

Estas fotos irão te dar uma noção de como é a igreja Sagrada Família por dentro, mas confesso que ao vivo a sensação é especial e hipnotizante. Porque cada pequeno cantinho tem uma história para admirar.

Acredita-se que seu coral irá comportar 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos.

São lindos vitrais, belas colunas, formas e cores. Gaudí dava seu toque em todos os detalhes. Ah, não esqueça de prestar atenção no teto da Sagrada Família, porque é lindo demais!

 

COMO É A VISITA NA SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA

A visita na Sagrada Família Barcelona começa pela compra do ingresso, que é bem importante fazer com antecedência.

Porque se deixar pra ultima hora, pode acontecer de não ter ingressos disponíveis ou ter que ficar na fila imensa da bilheteria do Templo.

Por isso, vou deixar aqui um link para você garantir seu ingresso comprando pela internet e evitar filas! Aliás, você não vai nem imprimir, é só mostrar o ingresso na tela do seu celular. Mas vale lembrar que este ingresso específico não te dará acesso à torre, somente ao museu.

Então, se você prefere comprar o bilhete completo, que contempla a entrada da igreja Sagrada Família + museu + áudio guia + acesso às torres, compre aqui!

Eu não consegui este ingresso quando fui, porque não sabia que tinha que garantir o ingresso com antecedência e quando fui comprar já não tinha mais este disponível. Mas é o tipo de ingresso que eu recomendo, por ter o acesso a torre.

Se comprar o ingresso com visita à Torre, fique esperto no horário porque não tem perdão pelo atraso. Você terá uma tolerância de 15 min, depois disso você perderá o seu direito à visita.

Acho difícil dizer qual parte desta imensa igreja é mais linda. São tantos detalhes que poderia passar o dia todo ali observando.

A entrada é pela fachada Natividade, que fica em frente a saída do metrô. Pare na fila, apresente seu ingresso e passe pelas catracas. Logo depois, basta pegar o seu áudio guia em português.

Observe as fachadas, cada detalhe e vá entrando, sempre olhando para cima, lados. Você ai se encantar!

MUSEU SAGRADA FAMÍLIA

O museu fica na parte de baixo do templo, então se esqueça de visita-lo.

É aqui que ficam as maquetes, os desenhos, projetos e várias ferramentas usadas para a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família.

Ali você vai aprender sobre diversos detalhes do projeto de Gaudí. Tem muita coisa interessante para ver.

TORRE DA SAGRADA FAMÍLIA

horário de visita a torre é fixo e não é permitido levar seus pertences (bolsa/mochila). Você terá que deixar tudo em um armário.

Logo depois, você pega o elevador para subir até a primeira parada, onde fica uma plataforma que lembra uma varanda de frente para a rua.

Lembrando que lá de cima você verá a construção, que permanece em andamento, então verá também andaimes e panos que cobrem algumas partes da igreja.

Acho que vale a pena subir na torre se você quer ter uma vista ampla de cima da cidade de Barcelona.

PARTICIPAR DA MISSA NA SAGRADA FAMÍLIA

As missas na Sagrada Família acontecem aos domingos às 9h e para este vento não é preciso comprar ingresso. Mas é obvio, tem um número limitado de participantes. Então se quer participar, busque chegar bem cedo.

Esta missa é realizada em vários idiomas e são chamadas de missas internacionais. Confira aqui o calendário das Missas na Sagrada Família em Barcelona.

Na cripta também são realizadas missas regulares em espanhol e catalão.

Esta é, com certeza, uma das atrações mais visitadas da Espanha. Diariamente, milhares de viajantes esperam por horas, em filas gigantes, para entrar no templo.

 

ONDE FICA A SAGRADA FAMÍLIA EM BARCELONA: MAPA

 

CURIOSIDADES SOBRE A SAGRADA FAMÍLIA DE GAUDÍ EM BARCELONA

1. PROJETO INÍCIO DO SÉCULO XIX

O projeto começou em 1882, mas somente em 1883 Gaudí assumiu como arquiteto. Ou seja, esta obra está em andamento há quase 140 anos.

2. TUDO COMEÇOU PELA FACHADA NATIVIDADE

O lado da Natividade foi onde a obra começou.

3. MAIS ALTO TEMPLO DO MUNDO

Assim que o templo ficar pronto, ele será o mais alto do mundo, com 172 metros de altura.

4. ONDE GAUDI ESTÁ ENTERRADO

Gaudi está enterrado dentro deste local!

5. PAGAMENTO DA OBRA

A construção está sendo financiada por doações de fiéis, empresas privadas, bem como pelos valores pagos pelos visitantes das entradas.

6. TÉRMINO A OBRA EM 2026

A finalização do templo está prevista 2026 para comemorar 100 anos de sua morte.

7. POSSUI 3 GRANDES FACHADAS

A da Natividade (a que ele acompanhou em vida), a da Paixão e a Fachada da Glória, que continua em construção.

8. POSSUI 3 PÓRTICOS

O da Esperança à esquerda, da  à direita, e da Caridade no centro.

9. FACHADA DA PAIXÃO JÁ FOI TERMINADA

A fachada da Paixão começou a ser construída nos anos 50 e já foi terminada.

RESERVE SEU HOTEL EM BARCELONA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

10. SOMENTE PARTE DA IGREJA É PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Somente a cripta e a fachada do Nascimento ou Natividade foram declaradas patrimônio da humanidade em 2005, pela Unesco.

11. ALGUNS DOCUMENTOS E PROJETOS FORAM QUEIMADOS

Durante a Guerra Civil Espanhola, a igreja pegou fogo e teve os documentos e os projetos de Gaudi queimados. Assim, sua construção hoje está sendo feita inspirada nele, mas não com seus projetos.

12. A IGREJA POSSUI POUCAS IMAGENS

Este templo católico conta com poucas imagens, somente 4: Jesus, Maria, José e São Jorge.

Imagem de Jesus

13. A IGREJA POSSUI DUAS ESCULTURAS DE GAUDI

Tem duas esculturas da figura de Gaudi nas fachadas (Paixão e Natividade).

14. O INTERIOR LEMBRA UMA FLORESTA

A parte interna do templo é linda, onde árvores parecem nascer do chão e suas copas formarem o teto.

Teto da Sagrada Família

RESERVE SEU HOTEL EM BARCELONA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

COMO VISITAR A SAGRADA FAMÍLIA DE GAUDÍ EM BARCELONA

INGRESSOS SAGRADA FAMÍLIA

Crianças, Estudantes e Idosos têm desconto.
Sagrada Família sem fila + guia + museu + torres: aqui
Sagrada Família sem fila + guia + museu: aqui

Mas lembre-se que os horários são pré-agendados no momento da compra do seu ingresso! GARANTA SEU INGRESSO, para não deixar de visitar a Sagrada Família!

 

COMO CHEGAR

Endereço: Carrer de Mallorca, 401 – Barcelona
Metrô: linha L2 ou L5 até Sagrada Família
Ônibus: linhas 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 ou B24

 

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De novembro a fevereiro: das 09h às 18h.
Março: das 09h às 19h.
De abril a setembro: das 09h às 20h.
Outubro: das 09h às 19h.

 

OUTROS PONTOS DE INTERESSE PRÓXIMOS

Torre Agbar (1.3 km)
Museu Egípcio de Barcelona (1.4 km)
La Pedrera – Casa Milá (1.4 km)
Casa Batlló (1.6 km)

MAIS FOTOS DA SAGRADA FAMÍLIA

 

RESERVE SEU HOTEL EM BARCELONA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!

CONFIRA MAIS DICAS DE BARCELONA AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!­­

 

Gostou das Dicas da Sagrada Família? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 10

  1. Que maravilhosa essa catedral da Sagrada Família, como é imponente e a arquitetura é incrível mesmo.

  2. Adorei as curiosidades sobre a Sagrada Família, um programa imperdível em Barcelona. Ela, sem dúvidas, é uma igreja muito diferente e espetacular. Fiquei triste com a história da morte de Gaudi. Alguém que tanto se dedicou a um sonho para a cidade e que morreu em um certo abandono.

  3. Como sou apaixonado por arquitetura, a Família Sagrada é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer em Barcelona. Não dá para deixar de fora do roteiro, né?!

    Você acha que em uma manhã ou tarde é um bom tempo para esse passeio?

    Obrigado!

    1. Oi Murilo! Também amo arquitetura e igual a de Gaudí nunca vi… é simplesmente diferente! Eu acho que um turno é bom sim, mas acho que de manhã é melhor, porque tem menos pessoas. Abs

  4. A Sagrada Família é algo de outro mundo!! Maravilhosa!!! Seu post está muito completo, aprendi várias coisas interessantes. Obrigada!

  5. A Sagrada Família é uma das coisas mais belas e maravilhosas de Barcelona. Adorei ler mais sobre ela, tenho muito orgulho de morar nessa cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!