San Andrés é uma pequena ilha colombiana que fica perto da Nicarágua
Se você sonha em conhecer um pequeno paraíso, rodeado por mar azul do Caribe, e não quer gastar muito, San Andres é o lugar! É o caribe com preço justo!
San Andrés conta com comida, hospedagem e passeios com preços acessíveis.
Embora a sua beleza seja mundialmente conhecida, a ilha não tem casarões de artistas famosos e possui poucos resorts. San Andrés tem se tornado a paixão de viajantes do mundo inteiro por ser o Caribe que todos podem pagar.
O pequeno vilarejo (cidade de San Andrés) não tem nada de belo, e quem disser algo contrário estará mentindo. É bastante humilde e simples. Mas, certamente, essa viagem tem outro objetivo: experimentar a beleza natural da ilha! 🙂
Além disso, ela é um duty free, e pagar imposto não está na sua lista.
A Ilha de San Andrés (em espanhol: Isla de San Andrés) é a maior das ilhas que formam parte do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, que tem uma área total de 26 km².
QUANDO IR PARA SAN ANDRES?
É possível visitar este adorável local o ano todo, já que as temperaturas são bastante estáveis: entre 28 e 30 graus.
Contudo, o período de chuva acontece de maio a dezembro. Mas viajar nesse período não significa ficar embaixo d’água.
O tempo muda constantemente na ilha, e é comum o dia amanhecer nublado e depois ficar ensolarado – também ocorrem chuvas passageiras.
Se você for pra lá nos meses com mais chuva, tente esticar um pouco a viagem e ficar mais dias do que o previsto, para ter mais chances de pegar belos dias de sol. Além disso, a ilha é abençoada, pois está fora da rota de furações.
Os períodos de alta temporada – consequentemente de preços mais altos – vão de dezembro ao final de janeiro, de meados de julho a agosto e na Semana Santa.
Meses em que não ocorrem férias, como maio, junho, setembro e outubro, são ótimos para encontrar oferta de hotéis e negociar valores de passeios, ficando ainda mais em conta sua viagem.
COMO CHEGAR EM SAN ANDRÉS?
É possível ir a Cartagena ou San Andrés voando direto de Porto Alegre para a Cidade do Panamá, ou via Bogotá, embarcando no Rio ou São Paulo.
Distantes 700km, San Andrés e Cartagena têm voos regulares entre si, o que facilita a vida do turista que decidir conhecer as duas na mesma viagem.
É muito importante saber que, antes de embarcar para a ilha, é preciso ter um boleto turístico.
Ele tem custo (paguei COP 99.000) e você pode comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia aérea, mas o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro.
Não é obrigatório para quem for permanecer na ilha por menos de 24 horas, nem para crianças de até 7 anos.
- Do aeroporto de San Andrés é possível ir a pé até o centro da ilha!
ONDE FICAR EM SAN ANDRES?
As opções são diversas para todos os bolsos e gostos.
Sugiro pesquisar antes e já ir com a acomodação reservada.
Veja aqui as opções de onde ficar!
VISTOS E DOCUMENTOS PARA SUA VIAGEM
Brasileiros não precisam de visto para permanecer na Colômbia por até 90 dias, e, como o país faz parte do Mercosul, você só precisará apresentar sua carteira de identidade.
Mas ela precisa estar em bom estado de conservação e tenha sido emitida há menos de dez anos, ou o passaporte, claro.
Desde março de 2017 é obrigatória a vacina contra febre amarela. Não se esqueça de levar o comprovante! Confira aqui como tirar seu comprovante internacional da vacina da febre amarela pela internet!
QUAL MOEDA USAR EM SAN ANDRÉS?
Em San Andrés é o peso colombiano. Cartões de crédito e dólar são amplamente aceitos.
HORÁRIO DO COMÉRCIO EM SAN ANDRES, COLOMBIA
É importante lembrar que grande parte dos estabelecimentos comerciais funciona em um horário diferente do nosso. As lojas abrem em torno das 9h, fecham às 12h30 e reabrem às 15h, ficando abertas até as 20… 20h30.
VOLTAGEM E PLUGS DE TOMADAS NA ILHA
Voltagem: 120V.
A maioria das tomadas na Colômbia possuem dois pinos chatos e um pino redondo. Para evitar transtornos para recarregar seus equipamentos, viaje preparado com um adaptador.
NÃO DEIXE DE COLOCAR NA SUA MALA PARA SAN ADNRÉS!
San Andrés é uma ilha com temperaturas altas durante todo o ano. Então não deixe de levar roupas leves, protetor solar e chapéu.
É recomendável, também, ter um sapatilha de mergulho e seu snorkel, evitando os gastos com aluguel. Caso prefira comprar por lá, ambos são encontrados por bons preços nas lojas da ilha.
*Crédito de imagens: Suriàn Dupont
VEJA AQUI TODAS AS DICAS PARA CURTIR SAN ANDRÉS AO MÁXIMO!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto.
E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!