Entre as maiores dúvidas dos noivos: a definição de qual espumante ou vinho a ser servido no dia do casamento
Seja uma cerimônia simples, moderna ou glamurosa, o brinde com um bom espumante garante um toque especial ao seu evento. Sela a felicidade deste momento inesquecível! Dessa maneira, o Garfo & Mala foi pesquisar sobre o tema.
Conversamos com o jornalista especializado em vinhos e gastronomia, o sommelier, Irineu Guarnier Filho e vamos relevar dicas preciosas para você não errar na escolha do produto, seja ele vinho ou espumante, para seu evento.
Entretanto, faça uma harmonização equilibrada e curta a magia que um bom vinho e espumante proporcionam.
CASAMENTO: 4 TIPOS DE ESPUMANTE E VINHO!
Um espumante, Brut ou Extra Brut, na recepção aos convidados do seu evento. Vinho branco, seco, para acompanhar entradas leves.
Vinho tinto seco, Merlot ou Cabernet Sauvignon, se o prato principal tiver carne vermelha e molhos. Para harmonizar com a sobremesa, vinho de colheita tardia, doce, ou moscatel.
Se preferir um único vinho para todo o jantar, então escolha o coringa: um espumante Brut ou Nature. Harmoniza bem com todos os pratos.
TAÇAS PARA SERVIR VINHOS E ESPUMANTES
As taças são fundamentais no serviço do vinho! Não é luxo ou frescura. Porque elas foram desenhadas para valorizar a apreciação visual e olfativa.
Para tintos, geralmente as taças são maiores, bojudas, com a “boca” menor. Todavia, as de espumantes, longas e fina. Uma dica: nunca deixe resíduos de detergente nas taças! Lavar com água filtrada quente.
Para harmonizar corretamente vinhos e comida, é melhor seguir a tradição: carnes brancas, com vinhos brancos; carnes vermelhas, com tintos.
No caso das massas, a harmonização se dá com o molho: vinho branco para molhos claros e tinto para molhos vermelhos.
Aves de carne avermelhada, como pato ou avestruz, também podem ser acompanhadas de vinhos tintos leves.
NÃO PODE FALTAR ESPUMANTE NO CASAMENTO
Espumante é uma bebida festiva, ou seja, não podem faltar no seu evento!
Dependendo do orçamento, o vinho borbulhante pode ser Champagne ou Crémant (franceses), Cava (espanhol), Prosecco (italiano), Sekt (alemão), Sparkling Wine (norte-americano) ou espumantes (chilenos, argentinos, sul-africanos e brasileiros).
Hoje, os espumantes brasileiros da Serra Gaúcha, da Campanha e do Planalto Catarinense estão entre os melhores do Novo Mundo. Têm sido melhor pontuados do que muitos espumantes do Velho Mundo em degustações às cegas de concursos internacionais.
Não deixe de degustar algumas opções antes de ‘fechar negócio’.
CUIDADOS NO DIA DO CASAMENTO
Beber com o estômago vazio, pode ser um grande problema. Sendo assim, não estrague a sua festa. O ideal é comer algo leve, frutas secas, queijos, biscoitos sem sal ou açúcar, ou mesmo pães, antes de começar a beber.
Deve-se beber devagar, goles pequenos, não misturar muitas bebidas diferentes, e com doses generosas de água mineral intervalados.
Pois, a água hidrata o organismo, dilui o álcool no estômago, e ainda ajuda a evitar a intoxicação que causa a ressaca no dia seguinte.
ESPUMANTE NACIONAL OU IMPORTADO?
Esta escolha vai depender do orçamento da festa. O Champagne é o rei dos espumantes. Sem discussões. Cava (espanhol) e Prosecco (italiano) de alta gama também podem ser boas opções.
O melhor é optar por um bom espumante nacional, como os das marcas Cave Geisse, Don Giovanni, Valduga, Miolo, Salton, Adolfo Lona, entre outros.
Para a Lua de Mel, reserve a melhor garrafa da noite! Um espumante Brut, Extra Brut ou Nature (zero açúcar, ou quase isso).
Espumantes Demi-Sec ou moscatel, com maior quantidade de açúcar residual, podem se tornar enjoativos – e estragar o melhor da festa…
Um bom espumante deve apresentar aromas e sabores agradáveis. Os mais jovens geralmente têm cores claras, aromas de frutas e acidez marcante.
Os mais evoluídos apresentam cor dourada, aromas de casca de pão, frutas secas, brioche e muita cremosidade em boca.
Conta pra gente nos comentários, qual foi o seu vinho ou espumante escolhido pro seu casamento?
CONFIRA AQUI MAIS DICAS DE VINHOS, ESPUMANTES E VINÍCOLAS!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Faça já o seu Seguro Viagem com desconto aqui!