Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Visitação na Vinícola Campestre em Vacaria (RS): Enoturismo de Luxo

vinícola campestre em vacaria rs

Índice


A Vinícola Campestre existe a mais de 50 anos, mas foi em 2020 que ela abriu suas portas para receber viajantes em sua unidade na cidade de Vacaria (RS), onde produz seus vinhos finos e espumantes das linhas Zanotto e Nova Morada.

Ela produz vinhos desde 1968 na cidade de Campestre da Serra (RS). Mas em 2015, adquiriu uma nova unidade em Vacaria (RS). Aliás, essa vinícola é famosa por ser a produtora do vinho Pérgola, o vinho de mesa mais vendido no Brasil.

O projeto enoturístico fica em Vacaria (RS), nos Campos de Cima da Serra, uma região com excelente condições para o plantio de uvas, devido a sua grande amplitude térmica, bem como terroir diferenciado, que resulta em vinhos brancos com aromas frutados e tintos de coloração mais intensa.

A Vinícola Campestre possui uma programação enoturística completa e atividades diferenciadas, que incluem passeios culturais, de lazer e degustação.

A vinícola conta com imensos parreirais, salão de eventos equipado com lareira, terraço com vista para os vinhedos, museus, assim como lindas caves. Ou seja, um local perfeito para que você faça uma verdadeira imersão no mundo do vinho! Ah, ela lembra muito as paisagens da Toscana, um luxo!

Em tempos de pandemia, tudo foi minimamente adaptado para que os visitantes e funcionários estejam seguros. Aliás, o turismo em vinícolas como Campestre pode ser uma ótima opção de passeio neste momento. Até porque o local é enorme, evitando aglomerações e também por possuir muitas áreas ao ar livre.

Abaixo vou explicar como foi a minha visita na Vinícola Campestre, que com toda a certeza, você vai se encantar!

 

VISITAÇÃO NA VINÍCOLA CAMPESTRE EM VACARIA (RS): TOUR COMPLETO

Em resumo, nesse passeio você visitará:

  • Passeio nos Vinhedos
  • Passeio de Trator pela propriedade
  • Visita ao Museu ao ar livre
  • Visita a área de produção da vinícola
  • Museu do Frigorífico
  • Museu do Vinho Nacional
  • História da Imigração Italiana (show de som e luz)
  • Visita as caves (subterrâneas e aéreas)
  • Degustação de 5 produtos da vinícola.
  • Visita a loja e ao terraço da Vinícola

 

ENOTURISMO NA VINÍCOLA CAMPESTRE: COMO É O PASSEIO COMPLETO EM VACARIA (RS)

A visita completa é um passeio com cerca de duas horas e meia que passa por diversos locais da Vinícola Campestre e que inclui também a degustação de 5 tipos diferentes de vinhos. E de presente você ainda ganha uma taça de vinho!

A vinícola possui no total são 84 hectares de área, destes 25 hectares cobertos por vinhedos, que contam com 11 variedades de uvas, duas delas de tipos italianos.

 

LOJA DA VINÍCOLA CAMPESTRE

loja da vinícola campestre

A visitação na Vinícola Campestre começa e termina na loja que fica na entrada da vinícola, onde você encontra todos os produtos da Vinícola Campestre para compra e, onde você pode utilizar o seu bônus do ingresso do passeio.

Não deixe de visitar o terraço da loja, antes de começar ou depois de fazer o passeio. Ali fica uma das vistas mais lindas da vinícola.

Saindo da loja, você passará pelas videiras e caminhará até o deck com vista para o lago e para a enorme garrafa de espumante que jorra água. Deste ponto a visita segue com um tratorzinho.

 

PASSEIO DE TRATOR

Passeio de Trator na Vinícola Campestre

Chegou a hora de passear de trator, que vai te levar pra passear pela área externa da vinícola. O trator é super confortável, com bancos. Vale lembrar que ele é todo aberto, ou seja, uma experiência ao ar livre. Ou seja, se estiver frio, vá bem agasalhado!

Você passeará pelos vinhedos, lago e paisagens lindas. Em seguida, você fará uma parada no museu ao ar livre, que fica num galpão.

Aqui é contada parte da história da vinícola por meio de trilhadeiras que separavam trigo e milho e de antigas carroças que carregavam toneladas de uvas e vinho a granel. Além disso, você também encontra artigos utilizados pelos tropeiros.

Logo depois você será conduzido até a árvore de pedra, que simboliza o sombreiro, mais conhecido como corticeira, que representa a matéria prima das rolhas e o trabalho da família proprietária da vinícola e está estampada nos rótulos dos vinhos finos Zanotto. É aqui que fica a entrada da área de produção da Vinícola!

 

VISITA A ÁREA DE PRODUÇÃO DA VINÍCOLA

Hora de descer do trato novamente, para então visitar os tanques e a elaboração de vinhos finos e espumantes da vinícola. Aqui você visitará e conhecerá como os vinhos são produzidos, tanques onde são feitos os processos, barricas e o museu do frigorífico.

 

MUSEU DO FRIGORÍFICO FRIVA

Sim, o Museu do Frigorífico, porque antes de ser sede da Vinícola Campestre, neste local funcionava o Frigorífico Vacaria.

Interessantíssimo e um tanto quando macabro (pelo menos eu achei hahaha), porque me lembrou muito filmes de terror que acontecem em frigoríficos. Aqui é contada a história do frigorífico Friva, que funcionava onde hoje é o prédio da vinícola.

Uma enorme sala foi mantida nas suas condições originais, onde as paredes foram apenas lavadas e mantidas como eram com maquinários e objetos como relógio ponto, máquinas de escrever, registradoras e facas utilizadas no trabalho.

 

CAVES

Caves da vinícola campestre
Caves da Vinícola Campestre

Logo após você passará pelas caves. A Vinícola Campestre possui caves subterrâneas e aéreas, ambas lindas! É aqui que os vinhos finos evoluem.

Aqui você conhecerá um pouco sobre os vinhos que estão ali, geralmente em garrafas ou em barris de carvalho.

Mas um dos lugares mais bonitos é a cave aérea, que fica onde eram as câmaras frias do frigorífico, por isso permite que a temperatura seja mantida neste local. Ela fica em uma belíssima estrutura arquitetônica feita em pedras para o amadurecimento dos cortes.

 

MUSEU DO VINHO NACIONAL

Museu do Vinho Nacional
Museu do Vinho Nacional

A próxima parada é no Museu do Vinho, dentro do prédio da vinícola, onde você conhecerá um pouco sobre a trajetória e a vinificação no Rio Grande do Sul.

A entrada deste museu é através de uma grande pipa de madeira. Lá dentro, você encontrará muitos elementos que contam a história dos antepassados que se dedicaram ao cultivo da uva.

Além disso, um grande armário exibe antigos garrafões que eram cobertos por palha trançada de palha, objetos de laboratório e pipetas.

 

SHOW DE SOM E LUZ DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

Esse é um dos pontos emocionantes da visita, quando acontece a apresentação sobre a importância da imigração italiana no mundo dos vinhos. A história é contada por narrativa visual e as obras foram esculpidas em concreto celular pelo artista plástico Postal.

 

DEGUSTAÇÃO

A degustação está inclusa na visita completa, com até 5 produtos da vinícola.

MEUS VINHOS PREFERIDOS DA VINÍCOLA CAMPESTRE:

  • Zanotto Merlot Safra 2017
  • Nova Morada Assemblage
  • Zanotto Malbec

 

Nesta visita você conhecerá os vinhedos, museus, como se faz a elaboração de vinhos finos, as caves subterrânea e aérea, bem como os salões de eventos, a loja e o terraço.
As degustações ocorrem no novo local da Vinícola Campestre.

 

OUTRAS ATRAÇÕES DA VINÍCOLA CAMPESTRE EM VACARIA

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Mas, se por acaso, você não queira fazer a visita – eu super indico fazer – você pode apenas degustar os produtos da Vinícola Campestre na loja. Mas aqui só estão disponíveis rótulos das marcas Zanotto e Pérgola, o Nova Morada não possui degustação na loja. A degustação na loja é gratuita.

A loja funciona das 08h30 às 20h.

 

TÁBUA DE FRIOS COM VISTA PARA OS VINHEDOS

Degustação no terraço da loja da Vinícola Campestre
Degustação no terraço da loja da Vinícola Campestre

Na loja, você pode pedir uma tábua de frios ou bruschettas para degustar no terraço, que tem vista para o vinhedo. As tábuas estão disponíveis todos os dias e as bruschettas somente no final de semana. Os valores variam conforme sua escolha.

 

ONDE FICAM OS CAMPOS DE CIMA DA SERRA?

Campos de Cima da Serra é uma região do Rio Grande do Sul localizada no extremo nordeste do estado, bem na divisa com Santa Catarina.

As cidades que pertencem a esta região são: Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, Jaquirana, Cambará do Sul, Esmeralda, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Lagoa Vermelha.

Campos de Cima da Serra (RS) é uma região gaúcha com vários atrativos para conhecer. Então, se você curte ecoturismo e paisagens incríveis como cânions, campos e enoturismo, coloque-a na sua lista de destinos imperdíveis.

Por aqui, além de visitar a Vinícola Campestre você poderá passear pelos cânions, visitar cachoeiras e produções de frutas de clima frio, como maçãs, framboesas, morangos, mirtilos, entre outras belezuras.

 

COMO VISITAR A VINÍCOLA CAMPESTRE EM VACARIA (RS)

Endereço da Vinícola Campestre:

Rod. Régis Bittencourt, 194 – Passo da Porteira, Vacaria – RS

Horário das Visitas Na Vinícola:

As visitas acontecem diariamente. De segunda à sexta das 9h30 às 14h30. E nos feriados e finais de semana, às 9h30, 13h30 e 15h30.

Duração da Visita Completa:

Aproximadamente 2h e 30 minutos.

Valor da Visita Completa na Vinícola Campestre:

R$70 por pessoa. Incluso neste valor você ganha uma taça e 20 reais revertidos em compras na loja.

Mas vale lembrar que neste período de pandemia, a visitação tem número restrito de pessoas e tem que ser agendada com antecedência.

Site da Vinícola CampestreOs produtos da vinícola podem ser adquiridos pelo e-commerce, os vinhos da linha Zanotto tem, inclusive, frete grátis para todo o RS. Além disso, no site da vinícola você também pode conferir as dicas de harmonização dos vinhos com pratos.

 

👉🏼 Em tempos de pandemia a Vinícola se adaptou para receber os visitantes de forma segura. Aliás, esse passeio é uma ótima opção neste momento, porque o local é grande e tem muitas áreas ao ar livre.

 

ONDE FICAR EM VACARIA (RS)

Para quem como eu quer fazer esta visita sem pressa e ainda dormir dentro de uma pipa de vinho, eu super indico a Pousada das Pipas que fica próxima a Vinícola.

Aqui você terá a oportunidade de dormir dentro de uma gigante pipa de vinho, que conta com conforto do ar-condicionado, frigobar, TV e banheiro privativo. Aliás, vale lembrar que a diária conta com café da manhã incluso e a pousada possui piscina térmica!

Adorei a experiência, por isso indico! Além disso, o preço é bem justo comparado com outras pousadas que também foram feitas de pipas de vinho. Assim o passeio fica completo, você não acha!

Confere as fotos que fiz que por lá e já faz tua reserva pelo link do blog, garanta descontos de até 40% assim você nos ajuda a continuar deixando dicas gratuitas por aqui. Reserve aqui: POUSADA DAS PIPAS!

 

MAIS FOTOS DA VINÍCOLA CAMPESTRE

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta ou comentário abaixo!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou da Vinícola Campestre em Vacaria? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 11

  1. O vinho Pérgola é bem famoso no Sudeste. Não sabia que era produzido pela vinícola Campestre. Que lugar charmoso e instagramável 🙂
    Gostaria de conhecer algum dia.

  2. Ahhh, que lugar lindo esta Vinícula campestre! Quando vejo posts de quem vive em ou próximo de lugares assim, confesso que bate uma invejinha. Porque parece: ‘vou ali rapidinho conhecer um lugar maravilhoso’. E lugar maravilhoso pra mim é natureza. Se tiver vinho, melhor ainda! rsrsrs

    1. Realmente Márcia, é mais ou menos assim aqui no RS. Sou suspeita, mas meu estado é lindo demais, alem de ser a terra do vinho no Brasil… ou seja se não é chimarrão é vinho por aqui hahahahhah

  3. Que passeio sensacional! Quero muito voltar no Rio Grande do Sul neste inverno e certamente este é um dos passeios que eu faria. Adorei as fotos também, estão lindas.

  4. Que passeio maravilhoso esse pela Vinícola Campestre! Adoro conhecer vinícolas, acho uma delícia conhecer um pouco do local e dos processos, além da degustação final kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!