A conhecida Vinícola Jolimont de Gramado na Serra Gaúcha fica mais precisamente na zona rural da cidade vizinha de Canela
O lugar é lindo e perfeito para o cultivo da uva, bem como para a produção de alguns dos melhores vinhos do Brasil.
Mas além de beleza, a Vinícola Jolimont tem história, afinal ela é uma das pioneiras na produção de vinhos finos no Rio Grande do Sul.
Neste post vamos contar pra você como foi o Tour du Vin que fizemos na vinícola. Ele é uma experiência imersiva no mundo dos vinhos, pois vai te permitir conhecer o dia a dia de uma Vitivinícola na Serra Gaúcha.
Além disso, a Jolimont é a primeira Vitivinícola a levar a experiência de realidade virtual para o mundo do vinho, onde você vai vivenciar como funciona a produção de vinhos e no final ainda degustá-los. Então segue com a gente!
ONDE FICA A VINÍCOLA JOLIMONT?
A vinícola Jolimont fica na área rural da cidade de Canela, na Serra Gaúcha, mas a apenas 7km do centro da cidade. Localizada na linda estrada Morro Calçado, que conta com vistas incríveis da serra.
Confira no mapa abaixo onde fica:
HISTÓRIA DA VINÍCOLA JOLIMONT
O negócio foi idealizado por um Francês que vivia na região. Mas a Vinícola Jolimont iniciou a sua história em 1948, ou seja, são 71 anos de história. E é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais.
A escolha do local, na Serra Gaúcha, se deve as boas condições climáticas e o solo perfeito para o cultivo das uvas. A Vinícola Jolimont possui 27 hectares para cultivo a uma altitude de 830 metros, num local de solo pedregoso e profundo.
Além disso, o local permite que o sol incida desde as primeiras horas da manhã até o pôr do sol, favorecendo assim que as uvas amadureçam como um todo.
Bem como as baixas temperaturas durante o inverno são fundamentais às videiras no período de dormência.
O clima da serra gaúcho é um grande aliado para a produção da bebida. Tornando assim, o Terroir Morro Calçado, um local ideal para a produção de uvas de qualidade.
É uma vinícola considerada vitivinícola porque toda a sua produção de uvas é própria. Ou seja, ela não compra matéria prima de terceiros.
O que traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta.
Além disso, esse método tende a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no local e as garrafas dificilmente serão encontradas em qualquer lugar, devido a produção ser em baixa escala.
Já seu nome quer dizer Belo Monte, referindo-se ao local onde fica a propriedade Jolimont.
Em 1982 a Jolimont ganhou a sua primeira medalha de ouro em um concurso internacional da Espanha, com o Vinho Fino Terroir Morro Calçado.
A partir de então, a marca conquistou diversos prêmios em competições internacionais.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM CANELA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
COMO É A VISITA NA VINÍCOLA JOLIMONT
Nossa visita a vinícola Jolimont foi no período da tarde. Chegando lá, basta ter seu ingresso e mostrá-lo na recepção. Logo algum funcionário da vinícola irá te avisar que a visita começará.
Nessa experiência você vai conhecer como funciona o processo de fabricação dos vinhos, desde a colheita dos frutos até a degustação dos produtos finais. ,
Bem como, a história do empreendimento, de como os vinhos são produzidos, armazenados e toda magia do interior de uma vinícola.
Durante o passeio você poderá passear pelas áreas da vinícola, assistir um vídeo. Dessa maneira, você irá acompanhar a colheita, andar de trator, produzir o vinho até assistir ao engarrafamento.
E quer saber o que é o mais legal? Você pode fazer isso o ano todo, a qualquer momento.
Ao final do passeio, nada como conhecer diversos aromas e sabores para descobrir seus preferidos, numa degustação especial. Este passeio reserva belas paisagens e sabores!
Visite, deguste, apaixone-se. Viva essa experiência inesquecível o ano todo!
COMO É A VINDIMA NA VINÍCOLA JOLIMONT
A vindima é a época mais importantes para vitivinicultores, pois é quando as uvas são colhidas.
As atividades voltadas para a celebração da vindima começam na segunda semana de janeiro e seguem até meados de março.
Para aqueles que estão acostumados a visitar os parreirais secos durante o inverno, posso garantir que os vinhedos verdinhos e repletos de uvas é um cenário lindíssimo.
Mas porque pisar nas uvas? Porque antigamente, para que o vinho fosse produzido, precisavam esmagar as uvas, antes de iniciar o processo de fermentação e a faziam com os pés.
Atualmente esse processo é feito por máquinas, mas na época da vindima muitas vinícolas trazem de volta essa festa e com ela, a maneira antiga de fazer o processo de maceração das uvas.
A vindima aqui na Jolimont conta com a pisa nas uvas e ainda tem a opção de incluir uma visita guiada na fábrica e degustar 7 rótulos. Que tal?
Nós optamos pela experiência completa e você ainda leva pra casa uma taça de vidro e uma cartolina com o carimbo dos seus pés que pisaram nas uvas, de presente.
Essa festa da Vindima vai até o dia 19/03 e acontece todos os dias das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Compre seu ingresso aqui e confira outras informações!
CURIOSIDADES DA VINÍCOLA JOLIMONT
1. ONDE GUARDAR O VINHO
Para quem não tem uma adega climatizada, uma boa dica é guardar os vinhos embaixo da pia da cozinha, deitados. Porque assim eles mantem sua temperatura.
2. VINHO QUE QUEIMA CALORIA
Os vinhos tintos queimam 30% da caloria que você ingere (tomar um copo de 350 ml por dia)
3. COMO DECANTAR VINHO SEM DECANTADOR
Uma dica para quem não tem decantador é abrir a garrafa de vinho tinto 30 minutos antes de beber.
4. MELHORES SAFRAS DE VINHOS DOS ÚLTIMOS ANOS
Você pode comprar qualquer vinho fino da safra de 2015 e 2020 de olhos fechados. Pois foram as últimas grandes safra do Brasil!
5. MELHOR VINHO PARA O CORAÇÃO
O vinho tinto tem mais resveratrol que os outros, o que o torna bom para o coração.
GARANTA SUA HOSPEDAGEM EM CANELA AQUI COM OS MELHORES PREÇOS!
ONDE FICAR E SE HOSPEDAR PERTO DA VINÍCOLA JOLIMONT
Já que você está planejando conhecer a região da Serra Gaúcha, vou aproveitar para deixar aqui algumas opções de hospedagem.
É uma lista bacana de locais para se hospedar próximos a vinícola, numa área rural, rodeada de natureza e muitas vistas incríveis.
Inclusive elas também estão bem avaliadas nos sites de reservas. Clique no link de cada uma delas para conferir fotos, disponibilidade e já garantir sua reserva, porque a região está sempre lotada, e deixar pra depois pode prejudicar seu orçamento!
Refúgio INEMA
O Refúgio INEMA está situado em Canela, a 5 km do Parque Nacional de Canela, e a 8 km da Igreja de Pedra. Aceita animais de estimação e possui quartos família.
Pousada Monte Belo Canela
Essa pousada está situada em Canela, a 2,3 km da Igreja de Pedra, oferece jardim, quartos anti-alérgicos e Wi-Fi gratuito. Esta propriedade dispõe de quartos família e terraço ao ar livre.
Estalagem Barth
A Estalagem Barth fica em Canela. Possui WiFi gratuito, todos os quartos contam com piso frio, TV, frigobar e canais via satélite. Possui cozinha completa, com geladeira e utensílios.
Do quarto, você pode desfrutar da vista para a cidade e para o jardim. A propriedade também fornece roupas de cama e comodidades para passar roupa.
Hospedagem na Pipa de Vinho
Situado a 3,1 km da Igreja de Pedra, o Chalé Temático na Pipa de Vinho tem jardim, terraço e acomodações com ar-condicionado, bem como varanda e Wi-Fi gratuito.
Todas as unidades possuem varanda térrea com vista do jardim, TV de tela plana a cabo, cozinha compacta bem equipada e banheiro privativo com chuveiro, secador de cabelo e amenidades de banho gratuitas.
Assim como, micro-ondas e chaleira também são oferecidos. Um café da manhã continental é servido diariamente no chalé.
Pouso Santa Helena (sítio)
Pousada Santa Helena (sítio) com vista para o jardim, oferece acomodações com jardim e varanda térrea, a cerca de 2,5 km do Alpen Park.
Esta acomodação com ar-condicionado fica a 4,1 km da Igreja de Pedra, e você pode desfrutar de estacionamento privativo no local e Wi-Fi gratuito.
Mas se preferir confira aqui outras opções de hospedagem em Canela.
*Lembrando que se você reservar através dos nossos links não paga nada a mais por isso. Mas a booking nos repassa uma pequena comissão, ou seja, é como se estivesse nos pagando um cafezinho em troca de todas as dicas gratuitas que deixamos aqui pra vocês. Nos ajude a manter o blog vivo, faça sua reserva pelos nossos links.
ATRAÇÕES PRÓXIMAS DA VINÍCOLA JOLIMONT (PARA UNIR AO ROTEIRO)
- Alpen Park
- Cascata do Gavião Faiado
- Alambique e Parque Flor do Vale
- Vinícola Granja da Telha
COMO VISITAR A VINÍCOLA JOLIMONT EM CANELA
Endereço da Vinícola Jolimont
A Vinícola Jolimont está localizada na Estrada Morro Calçado, 1420 – Canela/RS. Esta estrada também é chamada de Rota Panorâmica.
Como Chegar na Vinícola Jolimont
A vinícola Jolimont fica a 6km da Catedral de Pedra de Canela. Leva cerca de 10 minutos de carro (alugado ou próprio) ou de uber.
Horário
Diariamente, das 09h às 16h45.
Duração do Passeio
Aproximadamente 1 hora.
Valor do Ingresso na Vinícola Jolimont
O que está incluso no ingresso
– Visita na Vinícola Jolimont;
– Tour: aqui você irá visualizar todo o processo de produção desde a colheita até o engarrafamento dos vinhos;
– Degustação orientada com 7 produtos Jolimont (vinhos e espumantes);
– Presente especial: taça de vidro personalizada com o logo da Jolimont (vidro ou cristal – conforme ingresso escolhido. Apenas para maiores de 18 anos).
Descontos e Isenções
– Política de isenção: crianças de 0 a 06 anos, inclusive, são isentas de ingresso.
– Menores de 18 anos, não poderão participar da degustação que ocorre ao final do passeio.
– Necessária a apresentação de documento que comprove a idade no momento de entrada.
– Para melhor aproveitamento do passeio, o ideal é chegar até às 16h no local.
Compre aqui seu ingresso antecipado e garanta o passeio: Ingresso Vinícola Jolimont.
Dúvidas sobre os agendamentos na Jolimont podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3227.6600, bem como pelo WhatsApp (54) 99677.5995.
VEJA MAIS DICAS DO QUE FAZER EM CANELA!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas da Vinícola Jolimont? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
Respostas de 6
Eu nem bebo vinho, mas já visitei várias vinícolas pelo mundo – por conta das companhias nas viagens hehehe Mas acho q todas as vinícolas estão em lugares com paisagens incríveis!
A vinícola Jolimont foi a primeira que eu visitei na vida! Gostei tanto que comprei 5 garrafas para me presentear rs
A Serra Gaúcha é um paraíso para os apreciadores de vinho, não é mesmo? E cada vez mais tem novas opções, esse passeio na vinícola Jolimont já é mais um pra incluir no roteiro.
Adoro visitar vinícolas! Uma pena que na última vez que estive na serra gaúcha não sabia que era possível fazer esse tour na Jolimont, senão teria tentado encaixar no roteiro…
Carambaaaa… Conhecer a Vinícola Jolimont parece ser um baita passeio, hein?!
Mega arrependido de não ter reservado um tempo para visitá-la durante minha viagem a Canela! =(
Mas não tem jeito, tem muita atração bacana por estes lados do Rio Grande do Sul, né?! Impossível visitar tudo numa viagem só! hahahaha
Adorei as dicas e as fotos estão lindas!
Abraço
Verdade, a Serra Gaúcha tá repleta de lugares incríveis. Precisa visitar mais de uma vez! ❤️ na próxima não deixei de visitar a Vinicola Jolimont! ?